9 coisas surpreendentes para um turista no Japão.

Se você já esteve fora de seu próprio país, você provavelmente já experimentou algum tipo de choque cultural. Na verdade apenas visitar outra cidade pode torná-lo consciente de como as coisas são feitas de forma diferente.  No Japão, algumas coisas são surpreendentemente diferentes para os estrangeiros, que assustam.

Aqui está uma lista de nove situações que os visitantes estrangeiros experimentam na primeira vez no Japão (de acordo com a colunista Ryoko Kozakai do site Excite) :

1. Sanitários de alta tecnologia.

choque cultural

Só no Japão é que os banheiros são desconcertantes! Abertura e fechamento da tampa automático, som de descarga gravado para disfarçar o que você está fazendo são impressionantes. Há uma infinidade de botões também, literalmente você pode passar horas e horas tentando descobrir o que cada um faz. Onde está a descarga? Geralmente um sensor é ativado para que você não precise se preocupar com isso. Ah, e os botões têm belas imagens sobre o funcionamento, mesmo que você não saiba ler japonês você poderá entendê-los.

2. Trens que nunca atrasam.

choque cultural

Se por algum motivo inevitável, como falta de energia, terremotos ou inundações, os trens estão atrasados, então profundas desculpas são feitas no sistema de alto-falantes. Isto é particularmente surpreendente para pessoas de áreas onde os atrasos de trem duram horas e horas, com ocorrências quase que diárias. Japoneses são famosos por sua pontualidade. É incrível como muitas pessoas tiram um cochilo no trem e ainda são capazes de acordar a tempo de sair na estação certa. Também é muito surpreendente que eles não têm seus pertences roubados enquanto dormem!

3. As pessoas comem, comem e comem, mas não engordam.

choque cultural

É surpreendente ver. “Por que os japoneses são tão esbeltos?” O segredo está no teor de gordura do alimento. A comida japonesa é saudável e de baixo teor de gordura. (Há uma abundância de alimentos para engordar em no Japão, mas muitos são influencia do ocidente)

4. As lojas de 100 ienes tem uma variedade incrível de produtos à venda.

choque cultural

As lojas de R$1,99 nem se comparam a essas. Você pode obter de comida a calçados. Lojas de 100 ienes são perfeitos para substituir pratos quebrados, tigela de arroz, tigelas de sopa e travessas individuais. Não é ruim para uns 100 ienes. Estrangeiros que visitam o Japão ficam fascinados com essas lojas!

5. A maioria dos japoneses não tem religião, mas eles gostam de feriados religiosos e culturais.

choque cultural

A primeira coisa que vem a mente é o Natal, assim como o Dia das Bruxas. Japoneses têm feito desses, seus próprios eventos especiais. O Natal japonês é um momento para os casais saírem para namorar, e as famílias comerem fatias de bolo com decoração de  morangos e Papai Noel. Árvores de Natal e Gnomos também são símbolos do Natal Japonês. Doces ou travessuras não é muito utilizado, mas o Dia das Bruxas é uma época que as pessoas fazem festas a fantasia, a festa em casa esta se tornando cada vez mais popular também.

6. O banho japonês, ou ofurô, é maravilhoso.

choque cultural

Nenhum outro povo tem orgulho como de seu ofurô como o japonês. Mas para as pessoas que tomam vários banhos diários, a cultura do banho japonês é um pouco chocante. Sento, são as casas de banho públicas, bem como onsen, que são as fontes termais, oferecem a oportunidade de ficar nu entre estranhos e mergulhar em uma “atmosfera bem relaxante”. Banhos públicos é uma coisa muito peculiar para entrar nessa esta lista. A tecnologia do banho em casas também é algo para se surpreender. Empurre os controles de temperatura para preparar o seu banho, utilize um botão para transforma água morna em quente novamente. Há ainda controles para manter a umidade baixa quando a banheira está vazia. Seu banho diz quando ele está pronto com um anúncio em uma voz feminina suave, uma característica bem marcante!

7. As mulheres vestem-se bem.

choque cultural

As mulheres em geral utilizam a moda de forma consciente, tendo o cuidado de se vestir adequadamente, pelo menos, mais do que em qualquer pessoa em outro lugar do mundo. Não que eles se vestem como os modelos em revistas de moda o tempo todo, mas até a roupa mais casual segue as regras de etiqueta. Só que não parecem ser nada ao acaso, o casual também é muito bem planejado.

8. Mulheres Jovens carregam bolsas de marca.

choque cultural

Marcas caras geralmente são utilizadas por mulheres mais velhas e celebridades em outro lugar, mas não no Japão!

9. Mulheres pagam a conta ao final de uma refeição.

choque cultural

9 em cada 10 mulheres é vista pagando a conta, quando sai com a família para uma refeição. Isso é uma surpresa! Mas não é verdade, quando se considera que na maioria dos lares japoneses o marido é quem trabalha e recebe o salário, mas e a esposa quem gerencia a grana.

O que é perfeitamente normal para qualquer japonês prova ser uma experiência de deixar com os cabelos em pé. Claro que existem inúmeras outras coisas que podem causar esse choque cultural nos estrangeiros, mas vamos finalizar por aqui.

E você? O que te deixaria mais estarrecido em relação à cultura japonesa? O que te assustaria com o choque cultural?

Fontes:

RocketNews24

Excite

 

Comente

Sobre Dias

Otaku, Nerd, Jogador de Video Game. Gosta muito de animes. Assiste quase todos os animes lançados, principalmente se tiver mechas...

2 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. Marcelo Hiroshi Fujii

    Acho que esse 5 aí é em todo lugar quem não gosta de um feriado XD.
    Esse cartão aí do 9 é muito legal 😉

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*