A sala de aula de volcaloid: Onde aula de música conhece o século XXI

1
OBS: Na imagem diz: “Agora vamos ver como as músicas de vocaloid são compostas passo-a-passo.”

Aulas de música podem ser um sucesso ou um fracasso. Algumas pessoas realmente a aproveitam e encontram uma longa vida de paixão – outros se atrapalham sem esperança com as baquetas e apenas queriam que fosse hora de começar a aula de matemática. De qualquer um dos jeitos, nós todos tivemos que enfrentar uma situação parecida, certo?

Mas tão importante quanto de aprender um instrumento, pode parecer que as aulas de música estão presas no século XX – ou até mesmo no século XIX. Depois de tudo, a indústria de música, hoje, baseia-se tanto no Pro Tools (programa profissional de gravação de áudio) como em um baixista especialista. Então, enquanto nós vamos sempre precisar de qualificados músicos, parece prudente introduzir um pouco mais de aspectos avançados tecnologicamente de música para a sala de aula, não é?

Bem, uma escola japonesa fez apenas isso, oferendo uma lição-piloto de composição de músicas de vocaloid para o seu currículo!
Como muitos já provavelmente sabem, vocaloids, como Hatsune Miku, são basicamente vozes sintetizadas para cantar. Os programas ajudam os usuários a colocar notas, ritmos e textos a serem digitalmente transformados e “cantados” pelos programas.

2

OBS: Na imagem:”Eu acho que é incrível como vocaloid pode cantar melodias que uma verdadeiro(a) cantor(a) não consegue.”

Enquanto vocaloids ainda não são particularmente bem conhecidas pelo mundo, eles tem conquistado uma quantidade significante de popularidade no Japão – particularmente Hatsune Miku, a qual mercadoria pode ser encontrada na massiva loja de conveniência FamilyMart. A música de estrela digital pop é, é claro, um hit com os adolescentes bem como alguns adultos, e vocaloids são usadas com frequência por bandas que são horríveis no vocal ou querem um som único.

Vendo as assinaturas dos tempos, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio da Escola Femina Fujimura decidiram hospedar a lição-piloto de composição de músicas de vocaloid para suas alunas de música de primeiro ano do ensino médio.

3

OBS: Na imagem: “Ensino Fundamental e Ensino Médio da Escola Femina Fujimura”

Parece que isso aconteceu depois que a diretora foi abordada por um diretor de vocaloids, o que pode torná-la a maior diretora progressista do país. Descobriu-se que a professora de música da escola tinha na verdade estudado composição de música na universidade, fazendo-a a pessoa perfeita para dirigir as primeiras aulas de vocaloid nas escolas japonesas.

4

OBS: Na imagem: “Sessão-piloto de vocaloid”

A aula foi até mesmo visitada por uma compositora de vocaloid profissional que ofereceu assistência e respondeu perguntas. Ela explicou que vocaloids apelam contra artistas desde que elas com frequência cantam melodias e ritmos que uma pessoa cantora pode não ser capaz de fazer. Os vocalistas digitais também ajudam compositores a testar novas ideias imediatamente, fazendo a criação de novas músicas mais fáceis e rápidas.

5

OBS: Na imagem: “Ela usou vários rítmos e frequências, mas a última parte foi cativante.”

As garotas todas pareciam se divertir um pouco com a aula e rapidamente conseguiram usar o programa, cada uma fazendo suas próprias músicas comerciais. Parece ser uma grande ideia para estudantes do ensino médio que podem estar mais interessados na musica pop que as tradicionais-padrões.

Você pode aprender mais sobre o programa e ouvir algumas das musicas das garotas no vídeo abaixo.

Nós já estamos um pouco “velhos” para voltar a escola de música, mas se você não, você pode querer perguntar ao seu professor de música sobre incorporar algumas lições de música de vocaloid no seu programa escolar! Mas você pode ter uma batalha cansativa explicando exatamente o que é um vocaloid. Apenas tente não sugerir que algum dia o trabalho do seu professor possa ser inteiramente substituído por uma cantora de anime de 16 anos!

 

 

 

Fonte: RocketNews

 

Comente

Sobre Hayasida

Hayasida
Hm...estudante de Engenharia, otaku em treinamento, apreciador da cultura japonesa e gamer desde criança XD. Fã e seguidor do AFS desde do cast 67.

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*