A Yamato Nadeshiko

A Yamato Nadeshiko é um conceito visto na cultura japonesa. Seu nome vem da combinação dos nomes da província de Yamato, uma província antiga do Japão e Nadeshiko, uma flor nativa japonesa.

Yamato é também um dos primeiros nomes dados para o Japão. Por causa de sua posição e importância histórica, a região de Yamato é considerada o coração japonês. Chamada também de Washū, essa província antiga está localizada atualmente na região de Nara e a origem do seu nome se refere ao povo Yamato, o grupo étnico dominante no Japão antigo. Por causa de toda a sua história, Yamato se tornou uma palavra que representa não somente a região, como ganhou várias homenagens e simboliza a tradição e as virtudes do Japão tradicional.

A palavra Nadeshiko vem da flor de mesmo nome (Dianthus superbus) e ela é um símbolo que representa as jovens mulheres no Japão. Assim, unindo as palavras Yamato e Nadeshiko, têm-se o conceito dado à Yamato Nadeshiko que seria uma mulher que representa toda a tradição do Japão.

Dessa forma, a Yamato Nadeshiko é uma mulher que seria o modelo de esposa ideal japonesa, mas da perspectiva da sociedade masculina. Assim, ela deve ser fiel, gentil, saber lavar, cozinhar, ser humilde, sábia e ser submissa (de fato, uma visão machista), mas também ter determinação para proteger e se sacrificar perante àqueles que ela ama. Dessa forma, pode-se entender que ela possui os conceitos de uma dona de casa, as virtudes de uma gueixa e o espírito de um samurai.

Como descrito na Wikipedia “Durante a 2ª Guerra Mundial, a idéia de Yamato Nadeshiko foi popularizada como uma propaganda nacional do governo japonês. Uma Yamato Nadeshiko devia ser capaz de suportar toda a dor e a pobreza da vida de seu marido (um soldado) e do país. Devia sempre estar pronta para lutar com uma naginata ou tae yari e estar pronta para morrer a qualquer momento, pelo país ou para manter a castidade.”

Como parte da cultura tradicional japonesa, o conceito de Yamato Nadeshiko foi muitas vezes explorado em outras áreas de cultura e se popularizou. Dessa forma, não é tão difícil encontrar referência ao tema em personagens de outras obras como filmes, animes e mangás. Em vista dessa grande quantidade de referências, vamos citar alguns exemplos encontrados em animes. Por isso, boa leitura e boa diversão. ^^

Belldandy (Ah! Megami Sama)

Vindo de um anime agradável e acalmante, essa personagem é uma representação perfeita da Yamato Nadeshiko. Amável, gentil, carinhosa, sábia, essa deusa (literalmente uma deusa) faz de tudo para se manter na Terra e continuar sempre ao lado do protagonista, Keiichi Morisato. E se mantém do lado dele sempre sendo prestativa a tudo e a todos, desde colegas à deuses inimigos.

Kasumi Tendo (Ranma 1/2)

Para quem não conhece Ranma 1/2, Kasumi Tendo é a filha mais velha da família Tendou, irmã de Nabiki e Akane, sendo a última a co-protagonista e 1ª noiva do protagonista Ranma. Kasumi se torna uma espécie de matriarca da família Tendo, já que sua mãe faleceu cedo. Mesmo com essa adversidade, conseguiu manter a responsabilidade de ser um pilar dentro da casa e cuida de todas as funções domésticas, sempre com um sorriso no rosto.

Kyoko Otonashi (Maison Ikkoku)

Esse anime que eu adoro, meu top de 1 de romance, possui e não possui um bom exemplo de Yamato Nadeshiko. A protagonista Kyoko ao mesmo tempo que age como uma do tipo, também age como uma espécie de Tsundere, mas nada escrachado. Tem ciúmes, algumas vezes age por impulso, mas grande parte do tempo é recatada e sempre atenciosa e educada. E todos os inquilinos da pensão onde ela é a gerente respeitam ela.

Chitose Hibiya (Chobits)

Inteligente, atenciosa, gentil, todos os atributos de um Yamato Nadeshiko estão presentes nela. Mesmo tendo um passado triste, ainda consegue transparecer felicidade a todos os outros personagens. Além do que cuida de uma pensão, por isso possui muita responsabilidade e nunca se enerva com tantos problemas aparecendo.

Aoi Sakuraba (Ai Yori Aoshi)

Essa personagem reencontrou seu amor de infância, e com certos obstáculos presentes, conseguiu ficar do lado dele, mesmo não sendo da forma ideal que ela queria. Além de estar sempre de kimono, foi educada de forma tradicional e por isso possui características que lembram bem uma Yamato Nadeshiko.

Tohru Honda (Fruits Basket)

Sabe se portar, apesar de ser meio atrapalhada. Sabe dar opiniões, e é determinada no que acredita e naqueles que ela protege, e ao mesmo tempo possui uma personalidade calma e extremamente gentil. Cativa os personagens e leitores por sua bondade e gentileza. Fruits Basket sempre será uma série agradável de se acompanhar ^^.

Maria (Hayate no Gotoku)

Praticamente uma mãe para a personagem Nagi. Essa empregada, que na verdade tem 17 anos, se porta de forma madura, carinhosa, responsável e inquestionável. O mesmo não se pode dizer da sua chefe, a Nagi, que é infantil e mimada, por isso se espanta pela calma que ela apresenta em vários momentos, mesmo o anime sendo de comédia.

Yakumo Tsukamoto (School Rumble)

Uma das personagens mais queridas dessa série, junto logicamente do protagonista Harima. Sua presença é tão grande que cativa mais do que sua irmã, a Tenma a outra protagonista da série. E mesmo com um bizarro polígono amoroso, a maioria dos fãs prefere a união da Yakumo e Harima, em vista das virtudes presentes nela.

Nadeshiko Kinomoto (Card Captors Sakura)

Apesar de aparecer pouco, possui citação constante durante a série. Ela se personificou como o ideal de esposa e mãe, e mesmo tendo morrido cedo e serviços de Nadeshiko terem transferidos ao marido, ela ainda é bem lembrada pela forma carinhosa que se dedicava aos filhos e ao marido.

Sasami Jurai (Tenchi Muyo)

Irmã mais jovem da Aeka. Ao contrário da irmã que é irresponsável, falastrona, inquieta e nada gentil da forma que trata várias pessoas, especialmente as rivais amorosas do Tenchi, Sasami é bem contida, espirituosa e sabe lidar com as tarefas domésticas da casa. E mesmo sendo bem jovem, é um bom exemplo de Yamato Nadeshiko.^^

OBS:

Conhecem mais algum exemplo, então comentem !!

Comente

Sobre Anime Freak Show

Durante esses mais de 3 anos, muitas pessoas passaram pelo site, algumas não estão mais, mas suas postagens continuam aqui!

3 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. É a primeira vez que mando um comentário…

    Bem, a matéria é deveras curiosa,mas, o termo já conheço de um anime: quem assistiu “Matantei Loki Ragnarok” ou “Mythical Sleuth Loki” – como ficou conhecido na versão brasileira – tem um personagem que fala este termo, que é o Fenrir, todas as vezes que depara com a Mayura. Na versõa brasileira o termo ficou como “minha musa japonesa”.

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*