Acompanhando com o Tio Jão: SAO 1

Fala, Galera! Tudo bem? Hoje vou começar uma nova coluna onde eu vou acompanhar um anime a cada temporada. O meu critério de escolha vai ser um anime que a maioria goste e que provavelmente vá ter qualidade e bom conteúdo para ser comentado. O anime de estreia dessa coluna será Sword Art Online, que está prometendo dar o que falar. Já avisando que essa coluna terá spoilers do episódio comentado.

História

Sword Art Online é um anime sobre um jogo virtual fictício de mesmo nome. Após o lançamento do jogo, cujo lote inicial era 10.000 cópias (que foram todas vendidas), houve um problema. Quem se conectava no jogo não conseguia sair.

Após um momento, todos os jogadores foram teletransportados para a praça principal do jogo. Após isso, uma figura de um homem gigante aparece e diz ser o Game Master, falando que não é um erro do jogo eles não conseguirem se desconectar, que muito pelo contrário, aquilo fazia parte do jogo. Disse também que se alguém de fora tentasse desconectar tirando o NerveGear, o capacete que te conecta no jogo, ele enviaria uma poderosa microonda que destruiria o cérebro da pessoa, levando-a dessa forma ao óbito. O mesmo iria acontecer com quem morrer no jogo, ou seja, perder o jogo significa óbito também.

Nesse contexto, acompanhamos a história de Kirigaya Kazuto, ou Kirito(aquele no centro). Ele é um jogador “solo”, do tipo que nunca entra em uma guilda e sempre segue suas próprias aventuras sozinho. O anime mostra a jornada dele dentro desse universo perigoso que é o Sword Art Online.

Bom, enquanto estava dando este resumo acabei já falando do acontecimento chave do primeiro episódio, que é a explicação de como o jogo funciona. Então, que tal falarmos agora como chegou até esse momento, como ele foi exatamente e o que aconteceu depois? Sem mais delongas, vamos ao primeiro episódio!

Episódio 1

O episódio começa com um documentário mostrando a fila para quem quer comprar o Sword Art Online (começarei a usar a sigla SAO a partir de agora), cortando logo em seguida para o personagem principal do anime, Kirito, logando pela primeira vez no jogo (detalhe que o rosto dele não é mostrado com detalhes). Temos então as primeiras impressões do mundo de SAO, em um local que aparentemente é a praça principal do jogo. Nela já são mostrados elementos de um MMORPG, como lojas e pessoas conversando sobre possíveis parties. Enquanto andava, Kirito é abordado por um garoto que o reconheceu como um dos players que jogou o Beta do jogo. O garoto se chamava Kline e pediu para Kirito ensinar os básicos do jogo para ele. Kirito então leva Kline para uma área para treinar e ensina os básicos para ele.

Sobre o jogo, ele é de jogabilidade aparentemente simples. O jogo não apresenta magias e tudo se baseia em skills com a espada. Pouco foi mostrado, não dá pra ter uma noção de quão forte as habilidades podem ser, nem se existe alguma energia gasta para elas serem usadas, como mana ou algo do tipo e muito menos se existe algum intervalo de tempo entre a utilização das habilidades. É aguardar os próximos episódios para descobrir.

Não consegui tirar muitas conclusões sobre o Kirito nesse primeiro episódio. Aparentemente ele é alguém que não se abre facilmente para as pessoas ao seu redor, e acredito que esse lado misterioso dele vai ser explorado ao longo da série. Estou aguardando os próximos episódios para ver o desenvolver do personagem e descobrir se ele é realmente um personagem profundo ou não.

Quanto ao Kline, a personalidade dele é de alguém mais extrovertido e carismático (Desde que o Seyuu dele, Hirata Hiroaki, fez a voz do Kotetsu de Tiger & Bunny, eu sempre que escuto a voz dele tenho a sensação que o personagem dublado vai ser carismático, incrível). Ele parece ser alguém que se enturma rápido, sendo um rapaz de grupo e que está sempre a disposição quando algum amigo necessita.

Após algum tempo de conversa entre os dois, eles percebem que não conseguem deslogar. Após isso, um sino toca e eles são teletransportados para a praça principal do jogo, chegando até a cena que eu disse quando estava apresentando a história. Uma entidade encapuzada aparece no céu e diz se chamar Kayaba Akihito, o criador do jogo. Ele explicou sobre o que acontece se alguém tentar deslogar a força ou morrer no jogo, que é a morte na vida real, como já disse antes.

Algo que eu achei interessante nesse momento foram explicações sobre o funcionamento do NerveGear. Ele funciona através de microondas, que também são a arma para intimidar e forçar as pessoas a continuarem no jogo pelo risco de morte. Ele possui bateria interna, o que impossibilita tirar a pessoa do jogo simplesmente cortando a energia. O anime se preocupou bastante em explicar como a física envolvendo o NerveGear funciona e criou métodos para ele fazer sentido. Aparentemente a série se preocupa com um público mais crítico que gosta de explicações sobre a série que acompanha. Ponto positivo para o SAO.

Destaque também para a forma como o criador desfez todos os avatares do jogo e forçou todos a utilizarem suas verdadeiras aparências. Isso provavelmente foi feito com o intuito de mexer com o psicológico dos jogadores, afinal, ele destruiu talvez uma das maiores vantagens do mundo online, que é o anonimato. Com todo mundo sabendo como você é, fica mais difícil criar uma máscara, e você é obrigado a encarar a realidade. Isso ficou claro com um jogador homem que tinha um avatar de mulher e usava isso a seu favor para conseguir evoluir no jogo perdeu essa máscara com a quebra dos avatares.

Com o que foi mostrado até agora, podemos chegar a algumas conclusões e fazer suposições. Esse anime provavelmente vai ser de sobrevivência, onde a competição vai ser intensa. Provavelmente vai ter jogadores entrando em desespero e utilizando métodos sujos para conseguir vencer o jogo. Estou na expectativa de ter ou não player kill, ou seja, se os jogadores chegarão a se matar ou se a única preocupação será os inimigos do próprio jogo.

Kayaba Akihito parece ser extremamente perigoso. Ele disse durante a explicação dele que o motivo dele estar fazendo isso é criar um mundo e interferir nele. Ou seja, ele é um psicopata querendo brincar de Deus. Ele pegou dez mil vidas e colocou dentro de um jogo de morte para ficar observando e fazendo seu próprio julgamento. Eu pessoalmente gostei muito do personagem e espero que o anime explique mais sobre ele futuramente.

Terminando o episódio, vem a cena que me fez dar pontos positivos ao Kirito. Em vez de se desesperar com toda essa situação igual todo mundo, ele resolveu aceitá-la e arrumar meios de sobreviver a ela com as ferramentas que lhe foram concedidas, criando uma estratégia para evoluir e futuramente ganhar o jogo. Kline resolveu ficar na praça porque ele tem amigos no jogo e que precisa procurar por eles. Os dois então se separam, e Kirito vai em direção a uma vila evoluir, enquanto Kline continuou na praça principal para procurar seus amigos. Essa separação deve gerar frutos no futuro, já que eles vão se desenvolver separadamente e provavelmente vão se encontrar mais para frente. Após essa cena, o episódio termina.

Não sei quanto a vocês, mas eu fiquei muito animado com esse primeiro episódio. Ele foi muito bem feito, explicou bem como o anime funciona e eu aguardo ansiosamente pelos próximos episódios. Claro, continuarei fazendo textos sobre eles. Até mais!

 

Janjão~~

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observações:

-Maldito Word, sempre que eu escrevo a sigla SAO ele faz correção automática pra SÃO! >.<
-Gente, eu não acompanho a novel do anime e nem pretendo acompanhar por enquanto. Portanto, quem tiver visto, por respeito a mim e a quem não viu, não conte spoilers nos comentários, ok? Grato.

Comente

Sobre Janjão

Janjão
Estudante de psicologia, amante de cultura pop japonesa no geral e redator do Anime Freak Show nas (muitas) horas vagas.

8 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. Poxa eu num li o novel mas o meu marido já spoilo tudo pra mim. 🙁
    Muito bom esse anime surpriende a cada episódio, fica melhor a cada semana.
    Janjão gostei muito e gostaria de saber se você vai postar no decorrer da história oui vai fazer começo, meio e fim \ é que já passaram alguns epis e vim ver se tinha algo novo po aqui, mas num achei dai eu decidi comentar e te dar o parabens pq ficou ótimo tudo bem explicadiho. Muito bom

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*