Animes informativos! Ou seriam instrutivos?

Vocês já repararam como existem muitos animes que além de entreter, também são informativos. Entretanto, informativos em que sentido? Informativos já que passam informações técnicas a respeito de um assunto específico para o grande público. Mas que tipo de informações você está se referindo? Logicamente existem diversas áreas do conhecimento e/ou trabalho que uma pessoa comum não conhece, simplesmente porque essas informações são exclusivas a um meio, não são difundidas ou não influencia a vida da pessoa. E essas informações são cheias de detalhes, termos técnicos, que levaram anos/ décadas/ séculos para serem concebidos e aplicados. Tudo isso que meras pessoas não sabem, podem ser entendidas superficialmente de uma forma rápida por meio de vários meios de comunicação que seriam livros, cds, filmes e porque não animes e mangás?

Alguns animes e mangás valem dessa prática de informar o público como uma forma de atrair a atenção dessas obras. Logicamente, isso envolve pesquisa e planejamento. Entretanto, uma série que possui esse foco consegue se destacar em seu meio, primeiro porque faz uma função social que é informar o leitor/espectador, segundo porque contribui para a divulgação dessa área do conhecimento antes desconhecida do público, terceiro porque pode deixar um legado que seria uma geração ávida e curiosa querendo saber mais para aplicar na prática essas informações deixadas.

Contudo vale a ressalva, e uma opinião pessoal, essas séries eu concebo como informativas e não exatamente instrutivas. A série informativa não está lá para explicar todos os detalhes existentes em uma determinada área, ela só dá informações básicas. Uma pessoa não vai aprender a ser um esportista ou um grande profissional com essas informações teóricas, para isso é necessário um grau maior de instrução. Isso se consegue com estudo, cursos, livros especializados além de muita prática. Para isso existem cursos e livros específicos, logo entramos em uma área diferente, que seriam os textos instrutivos. Lá, como um tutorial ou guia é explicado devidamente como são aprendidas todas as etapas, e por meio da prática aprendemos bem as coisas. Por isso ressalto, os animes informativos que são transmitidos na TV, não os considero exatamente instrutivos, e sim informativos.

Esse próprio texto pode-se até chamar de informativo, pois apesar de uma parte dele conter uma opinião pessoal, tem como foco principal apresentar alguns animes informativos. Ele não contém ensinamentos nem a forma de como escrever uma coluna. São apenas informações, e cabe ao leitor se vai aceitar as informações ou não. Como não sou estudante na área da literatura, com certeza posso estar com um ponto de vista diferente do que é ensinado. Aliás, essa propria discussão poderia ser descartada, pois para alguns não acrescentaria em nada ao conteúdo da coluna. São somente reflexões com um único ponto de vista, por muitos considerado não precisos. Imagino os estudantes, profissionais e amantes da literatura que estão lendo isso e discordando de algumas palavras que escrevo. Mesmo assim vale reforçar a idéia, informação e instrução são coisas diferentes.

Bom, focando nessa parte de informativo e não instrutivo, listo alguns animes que tem essa temática “explorar o desconhecido”, ou melhor, informar e divulgar um tema ao público. Vejamos a lista.

Slam Dunk

A melhor referência sobre anime de basquete. Antes de Slam Dunk, esse esporte era um assunto delicado e pouco discutido em mangás, visto a pequena popularidade do basquete no Japão. Graças à série, o basquete se tornou mais popular causando um boom de estudantes praticantes do esporte. O anime se mostra bem informativo, apresentando a cada momento termos técnicos assim como regras do jogo, lances válidos e penalidades. Além disso, dá para se ter uma clara idéia das posições dos jogadores e como a diferença nas habilidades se mostram úteis para cada posição. Apesar de ser um anime cômico, ele mostra bem a realidade em uma partida de basquete, e a paixão dos jogadores pelo esporte, por isso cativou jovens a praticarem o esporte nas escolas, aumentando bem a quantidade de praticantes de Basquete no Japão.

Bakuman

Uma lição para quem não sabia sobre os vários processos para se tornar um mangaká. Apresenta vários termos técnicos, as etapas de um processo editorial para conseguir publicar e manter essa publicação, e os concursos existentes para apresentar novos mangakás. Mesmo com algumas críticas por não apresentar exatamente a realidade cruel que um mangaká sofre para publicar, ainda assim a série traz muita informação desse universo dos bastidores de um mangaká.

Hajime No Ippo

Considerada uma das melhores séries de esportes, Hajime no Ippo apresenta além das regras do boxe e as categorias dos lutadores, os golpes existentes. Sim, pode não parecer, mas no boxe existem vários tipos de golpes usados em lutas reais, e Hajime no Ippo destrincha vários desses golpes apresentando seus pontos fortes e fracos, além da história de vários lutadores reais da galeria do boxe. Fora isso, a série mostra como há diferentes tipos de lutadores como in fighter, outfighter, e vários outros termos presentes nesse esporte. Além disso, Hajime no Ippo é praticamente um tutorial básico de como é a vida de um boxeador, com o sofrimento de um lutador contra a balança, e como eles levam a luta a sério. Finalmente a série mostra os tipos de campeonato e as etapas para se chegar a disputar um cinturão. Realmente, traz muitas informações que podem ser levadas a sério para se entender o boxe.

Hikaru no Go

O Go é um jogo de tabuleiro bem tradicional no Japão e países asiáticos, e é levado a sério. Tanto é verdade que existe uma liga profissional de praticantes dentro do Japão e outros países, com campeonato e tudo. Contudo, ao longo do tempo ele sempre apresentava um certo declínio de praticantes. Hikaru no Go fez ressurgir esse interesse pelo Go, apresentando muitas de suas regras, de movimentos básicos a mais complexos, os termos técnicos, as etapas desde o treinamento até a profissionalização, os desafios para aumentar o nível, alguns campeonatos, jogos de exibição e estilos de jogar Go. Além disso, ao final de cada episódio do anime, uma profissional do Go acompanhada de duas crianças explica vários movimentos do Go, e alguns desafios para se salvar durante a partida. Somado a tudo isso, não é de se estranhar que graças a série surgiu no Japão um boom de praticantes de Go.

Overdrive

Série que discute sobre o ciclismo na forma de competição esportiva. Na história, vemos como a disputa por equipe é extremamente vantajosa para um ciclista, por detalhes que a gente não pensava. Afinal de contas, para um leigo no assunto, imagina-se que o ciclismo consiste apenas em pedalar e chegar em primeiro. Vemos como existem diferentes tipos de ciclistas, cada com uma habilidade que quando usados com sabedoria, faz com que uma equipe se torne extremamente competitiva. Por isso, Overdrive além de informar com termos técnicos, equipamentos, e as regras faz aumentar um pouco o interesse sobre o ciclismo e talvez acompanhar um pouco mais de perto o esporte.

Nodame Cantabile

Essa série traz muita informação sobre a música clássica. Entre tantos compositores e partituras, Nodame Cantabile informa sobre a história de cada música e a mensagem que ela passa. Além disso, mostra a dificuldade de se tornar um músico clássico e como é um mundo muito rígido e cheio de disciplina. Apesar do foco estar no piano, outros instrumentos também são apresentados, e mostra-se como cada instrumentos faz diferença dentro de uma orquestra. Finalmente, nota-se como a sutileza nas notas tocadas afetam toda a música, podendo fazer uma música triste parecer feliz, e vice-versa. Anime extremamente recomendado para quem quer conhecer um pouco mais de música clássica.

Eyeshield 21

Apresenta várias informações sobre o futebol americano, focando bastante nas posições dos jogadores e estratégias na partida. Fora tudo isso a série mostra as regras, as formas de pontuação, as penalidades, além do campeonato existente no Japão. Claro a série é meio fantasiosa, mostrando times que não existem e os clichês que tornam algumas jogadas meio que absurdas. Com tudo isso, quem olha para o anime, pode imaginar que não dá para tirar alguma lição a sério, contudo fica a ressalva, várias dessas jogadas são praticadas no esporte real. Está certo que as jogadas não são feitas com toda essa pompa apresentada no anime, mas tudo é baseado em jogadas reais. O anime ainda mostra em seu intervalo comercial algumas lições ensinadas por um jogador de verdade, além de um quiz esclarecendo algumas dúvidas básicas relacionadas ao esporte.

Initial D

Mesmo que apresente um esporte underground, Initial D traz muita informação sobre carros, especialmente as características técnicas daqueles usados nas corridas de rua. Motor, Chassi, Freios, Suspensão, entre outras coisas são informações apresentadas e bem discutidas no anime inteiro. Além disso, vários carros reais são apresentados e mostram as suas vantagens e desvantagens em uma corrida como por exemplo, um GT-R R32 é potente, e não precisa fazer drift, contudo seu freio seu desgasta rapidamente em uma descida devido ao seu peso. No anime ainda vemos como o Drift é extremamente importante nas corridas de montanha, e o domínio do carro e seus detalhes na parte técnica, como ajuste do motor, amortecimento, freios, pneus, assento do piloto entre outras coisas são detalhes fundamentais que fazem a diferença em uma corrida.

Yakitate!! Japan

Essa série não convencional apresenta como é o universo da panificação, ou seja, fazer um pão. Existem diferentes tipos de pães, e a série mostra como dependendo da combinação de ingredientes, como fermento, açúcar, farinha, leite, manteiga, além do preparo e temperatura afetam a forma, textura e o gosto do pão. Além disso, para diferentes tipos de pães e massas assadas, cada um tem o seu detalhe e ficar atento a esses detalhes é crucial ao se preparar a massa. O anime possui um humor meio escrachado, e mesmo cheio de clichês, é interessante o tema abordado. A cada fim de episódio, são apresentados algumas curiosidades sobre as massas e algumas outras curiosidades. Enfim, é um bom guia cheio de informações sobre a panificação.

Bartender

Quem imagina que bebida é tudo igual, não sabe como existem milhares de diferentes drinks e que cada um tem um nome e uma forma correta de se fazer. E quem imagina que o drink tem o mesmo gosto ruim ou que só serve para beber e ficar bêbado, também não imagina como cada drink tem uma história e uma lição de moral por trás dela. Bartender é uma série que apresenta os vários drinks existentes, muitos dos quais a maioria não conhecia, as suas origens, a forma correta de se criar, e como em vários casos, não somente as bebidas, como o copo, gelo, e o jeito certo de se misturar afetam o gosto final do drink. Além disso, a série também desmistifica a profissão do bartender, valorizando a profissão, ou seja, removendo a idéia de que o bartender serve para embriagar o cliente. Contando a história de cada drink, além de mostrar a forma de preparo, o bartender consegue dar lições de vida a cada cliente, e eles buscam motivação para a jornada deles, ou coragem para mudar suas vidas.

Comentários:

  • 1 – Vocês repararam que boa parte desses animes que traz informação estão relacionados a algum tipo de esporte e são shonens. Isso acontece para atrair a atenção do público alvo, que em sua maioria é composta de jovens estudantes. E geralmente o retorno é certo.
  • 2 – Todas as séries apresentadas são animes que eu gosto muito, talvez isso se deva pelo meu fascínio em querer me informar sobre um monte de coisas novas.
  • 3 – Ontem teve reunião no QG e ficou definido que muito provavelmente os casts retornem entre os dias 3 a 10 de Setembro. Torço bastante para que isso aconteça.
  • 4 – Conhece mais algum exemplo de anime informativo? Comente!
  • 5 – Espero não ter escrito nenhuma bobagem. Qualquer coisa que você discordar é só comentar!
  • 6Spoiler não confirmado: Talvez um dos primeiros casts no retorno do site seja de algum anime citado acima. Peço aos Vips que não espalhem boatos XD
  • 7 – Bom até a próxima vez! Ainda to pensando em algum tema! Flw o/
Comente

Sobre Anime Freak Show

Durante esses mais de 3 anos, muitas pessoas passaram pelo site, algumas não estão mais, mas suas postagens continuam aqui!

12 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. Sagasou… kotae wa kikanaide
    Mitsuketai girigiri no shoubu de
    Get life
    Jikan ga sonna ni nai ze
    Sore ga start way
    I want this only
    Sagashi motomeru
    Ano giniro no
    hikari no naka de…
    Já assisti a maioria, realmente são animes incríveis. Deu vontade de assistir o Bartender e o Hikaru no Go, mas um anime ensinando a jogar truco ia ser legal também… LOL

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*