B.R.M.R – Mistério 07 – Hyouka: A Força do Tolo e a Justiça do Mago?

Todos vestiram seus uniformes colegiais? Pegaram suas mochilas e tomaram o café da manhã? Porque desta vez nós vamos frequentar o clube de literatura clássica do colégio Kamiyama com o detetive Oreki, a sensata Mayaka, o banco de dados Satoshi e a kininarimasu… Não, pera; e a Chitanda. Dessa vez nós assistimos Hyouka e vimos qual é a dificuldade de ser um estudante do ensino médio com um QI um pouco mais alto que o comum. xD

Saímos de um anime de ‘investigação’ e entramos em um anime de ‘mistérios’… Tipo, nada a ver os integrantes do clube de literatura clássica ficarem desvendando os mistérios do colégio e dos parentes deles, mas tudo bem. Seguiremos assim mesmo!

Enfim, vamos às desculpas. Primeiramente, pedimos desculpas pelos atrasos constantes, não podemos prometer que eles vão parar, porque depois da próxima Brigada estaremos sem animes assistidos, e então continuaremos demorando com as postagens (e o Raito brigando com a Renatinha pela falta de profissionalidade/responsabilidade dela). Mas jamais desistiremos! Quando vocês menos esperarem, nós estaremos lá!

01

1. Enredo.

Atendendo um pedido de sua irmã mais velha, o estudante Oreki Houtarou se junta ao Clube de Literatura Clássica do colégio Kamiyama para impedir o seu fechamento. Juntam-se a ele, Chitanda Eru, uma garota com um senso de curiosidade absurdo, Satoshi Fukube, o “Database” humano e amigo de Houtarou de longa data e Mayaka Ibara, membro do clube de mangá que se juntou ao clube por último, mais pela presença de Satoshi do que qualquer outra coisa. Juntos começam a investigar casos “misteriosos” que acontecem dentro e fora da escola, usando do incrível poder de dedução de Oreki (que jura que tudo não passa de sorte…).

02

1.2. Enredo: releitura dos brigadeiros.

Oreki Houtarou é um garoto aparentemente normal. Seu único defeito é ser pau mandado de sua irmã mais velha, que ordena as mais variadas coisas para que seu querido irmãozinho faça. Em um desses caprichos, ele é ordenado a entrar para o Clube de Literatura Clássica do colégio, através de ameaças emocionais, para que o mesmo não seja fechado. Houtarou junta-se então á Chitanda Eru, uma garota rica e inteligente, porém sem senso comum, Satoshi Fukube, amigo de Houtarou e que possui uma relação de admiração/inveja para com ele e Mayaka Ibara, que é uma desenhista de mangás mas que foi parar ali só porque quer o corpo nú do Satoshi. Juntos, como um bom clube de Literatura Clássica, irão ler alguns livros? Nããão! Vão sair por aí resolvendo mistérios nem tão misteriosos assim atráves do poder da amizade + protagonismo.

03

2. Informações Técnicas.

Gêneros: mistério, escolar, dia-a-dia, drama, romance.
Demografia: seinen~shounen.
Obra original: Novel.
Adaptações: mangá, anime, OVA.

Hyouka foi primeiramente publicado no Japão pela Kadokawa Shoten em 31 de outubro de 2001 como uma novel para o público masculino, é impressa na Kadokawa Sneaker Bunko até os dias atuais.

Em março de 2012 o autor, Yonezawa Honobu, permitiu que a Shonen Ace publicasse um mangá de sua obra. O  mangá é escrito por Taskohna e continua em publicação.

O anime de Hyouka ficou no ar de abril à setembro de 2012. Tendo sido produzido pela famosa Kyoto Animation, conta com Yasuhiro Takemoto como diretor e Shoji Gatoh como roteirista.

No ano seguinte, especificamente em janeiro de 2013, foi lançado junto com um dos volumes do Blu-Ray um OVA, chamado “Motsubeki Mono wa” (ou episódio 11.5) e estando após o episódio 11 na cronologia.

kyoaniboys

Relembremos quem são os integrantes do clube de literatura clássica do colégio Kamiyama:

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

Oreki---Força

Oreki Houtarou.

Chitanda---Tolo

Chitanda Eru.

Mayaka---Justiça

Ibara Mayaka.

Satoshi---Mago

Fukube Satoshi.

Produtores do Anime: Kyoto Animation, Lantis, Kadokawa Shoten, The Klock Worx, chara-ani.com, Animation Do.
Diretor: Takemoto Yasuhiro.
Diretores de Animação: Horiguchi Yukiko, Nishiya Futoshi, Kamoi Chise.
Diretor de Audio: Tanaka Kouhei.
Criador Original: Yonezawa Honobu.
Character Design: Nishiya Futoshi.
Produtor: Hatta Hideaki.
Animadores: Kigami Yoshiji, Utsumi Hiroko, Ishidate Taichi, Shinohara Mutsuo, Makita Masaya, Muta Ryouhei.
Dubladores:

  • Oreki Houtarou (Nakamura Yuuichi); dublou o Okazaki Tomoya de “Clannad”.
  • Chitanda Eru (Ai Kayano); dublou a Shiro de “No Game No Life”.
  • Ibara Mayaka (Satomi Sato); dublou a Ritsu de “K-On”.
  • Fukube Satoshi (Sakaguchi Daisuke); dublou o Sunohara Ryouhei de “Clannad”.

*P.S.: Detalhe interessante de se comentar é que esse anime tem uma staff de dubladores muito boa, com vários seyus famosos e conhecidos fazendo personagens secundários, mas não tem Mamoru Miyano e nem Hanazawa Kana.

Para mais informações sobre os personagens de Hyouka cliquem no link da página dele no My Anime Listhttp://myanimelist.net/anime/12189/Hyouka/characters.

3. Aberturas e encerramentos.

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • Primeira abertura: Yasashi no Riyu – Choucho (episódios 1-2, 4, 6-8, 10-11).

  • Segunda abertuta: Mikansei Stride – Saori Kodama (episódios 13-16, 18-20, 22).

  • Primeiro encerramento: Madoromi no Yakusoku – Satomi Sato & Kayano Ai  (episódios 2-4, 6-11).

  • Segundo encerramento: Kimi ni Matsuwaru Mystery – Satomi Sato & Kayano Ai (episódios 12-14, 16, 18, 20-22).

4. Opiniões da Brigada: Renatinha, Magno, Raito e Felipe. [SPOILERS]

Comentário do Raito

Comentário do Raito

Member 001 – Raito

Bom, o que dizer de Hyouka?

Um ótimo trabalho da KyoAni, com personagens bem construídos, uma história leve, trilha sonora que combina com o ritmo dos episódios (inclusive com várias músicas clássicas, veja só) e que vale muito a pena reservar um pouco do seu tempo para assistir. Especial destaque para o relacionamento entre os personagens, não na questão amorosa, mas sim no entrosamento entre cada um durante o decorrer da série e que dá ainda mais charme para o desenvolvimento das personalidades de cada um.

Apesar de parecer ser um anime de investigação e mistérios, ao assistir perceberá que ali o que importa não é a resolução do caso e sim o caminho que os personagens tomam para chegar até lá, afinal eles são só estudantes e não detetives.

Enfim, assistam Hyouka, um ótimo anime que te proporcionará boas horas de diversão.

Itekimasu!

Comentário do Magno

Comentário do Magno

Member 002 – Magno

Retornando as origens em um anime escolar, fugindo daqueles onde o mundo conduz os personagens! Apesar de ser um anime de mistério, Hyouka não é cheio de grandes reviravoltas; em vez disso possui uma série de pequenas revelações em um ritmo muito agradável. Talvez isso fará com que você não tenha uma cena favorita, ao invés disso você se lembrará de um monte de pequenos momentos memoráveis.

O anime brilha no desenvolvimento de personagens, como quando você percebe que a “má vontade” do Oreki para realizar qualquer tipo de esforço começa a diminuir por causa da Chitanda, entre outras pequenas mudanças que acontecem durante a série.

Em Hyouka você não encontrará nada de sobrenatural, ninguém é um super-detetive e o mundo não vai acabar. Você verá o dia-a-dia dos 4 membros do Clube de Literatura Clássica que são arrastados por sua presidente e sua curiosidade por boatos e coisas misteriosas.

Recomendo fortemente que todos assistam, talvez você não deva colocá-lo no topo da lista para ser o próximo, mas ele definitivamente deve estar na lista de próximos animes que você vai assistir.

Comentário da Renatinha

Comentário da Renatinha

Member 003 – Renatinha

Provavelmente isso é repetição dos meus comentários anteriores sobre os outros animes mas, é a verdade pura, sempre é: eu sou fagirl de Hyouka!

Sou mesmo e me orgulho de dizer que eu sou apaixonada pelo Houtarou, que ele é foda e eu gritaria “Houtarou, seu lindo, que não é dublado pelo Mamoru Miyano mas mesmo assim é foda pra caralho, eu te amo, se você não fosse 2D eu casava contigo!” que nem a Kei gritando “Taichi, seu lindo, dublado pelo Mamoru Miyano, se você fosse 3D eu casava contigo!” porque é verdade.

Lógico que eu não acho que ele sustenta o anime, mas com toda certeza se não tivesse ele não ia ser um anime bom!

Vou, mais uma vez, dizer que eu amo animes de “detetives”, ou de mistérios, ou apenas animes inteligentes. Eu sugeri que, já que assistiriamos Kamisama no Memochou, deveriamos assistir Hyouka, logo em seguida. Porque são dois animes que tem temas parecidos… inclusive eu achava que era o mesmo tema, até reassistir com os meninos e escutar os argumentos deles, aí eu percebi que eram bem diferentes. xD

Eu amo de verdade animes inteligentes, animes que não subestimam a capacidade de entendimento, a interpretação, dos telespectadores. Animes que te fazem pensar e pensar, e repensar, e pensar outra vez. Eu me sinto burra assistindo Hyouka, porque o poder de dedução do Houtarou é incrível! Não me vejo conseguindo resolver os mistérios que ele resolve, pelo menos não com tanta facilidade. E isso porque eu me considero uma pessoa bem inteligente…

Eu realmente gostei do anime, de verdade. A cada resolução de arco eu ficava mais e mais animada com a história e com os personagens. Sério, o último arco me deixou boquiaberta. Foi o que eu mais gostei, depois foi o que eles encontram o significado de Hyouka, eu fiquei arrepiada.

Pra todo mundo que gosta do mesmo tipo de anime que eu, e acho que vocês já devem ter percebido qual é, eu recomendo fortemente.

É lindo, em todos os sentidos. *-*

E esse foi o pior comentário da minha vida, mas, eu passei meus sentimentos! HAHA/

Comentário do Felipe

Comentário do Felipe

Member 004 – Felipe.

Hyouka, um anime de mistérios sem mistério. Como todos sabem, não preciso tecer elogios à KyoAni pelo ótimo trabalho em Hyouka. Não apenas em copiar o character design dos personagens (brincadeira). Os personagens foram muito bem produzidos, tanto é que, em determinadas situações onde há falha por parte dos personagens, não são falhas, eles não são perfeitos (…). Hyouka é vendido como um anime de mistérios, porém ele usa uma fórmula até então pouco utilizada: não joga as situações na sua cara e logo em seguida mostra o desfecho dos acontecimentos, vai caminhando junto do espectador para desvendar as situações. Isso num primeiro momento soa como uma afronta a sua inteligência, mas logo em seguida você percebe que ele não te trata como uma criança sendo arrastada pelo braço. Há todo um desenvolvimento/desenrolar dos “mistérios”, fazendo com que você pense e muitas vezes tire conclusões precipitadas.

04

5. Pontos Fortes vs Pontos Fracos.

Só para variar, dessa vez vamos começar falando dos pontos fracos.

Iniciando pelo character design, que… bom, é aquele que todos estão cansados de conhecer porque a Kyoto Animation é o estúdio do moe e não varia o traço. Inclusive, aproveitando o momento, o personagem masculino do anime novo da KyoAni (Hibike! Euphonium) é uma mistura do Makoto (Free) com o Houtarou e o Mochizou (Tamako Market). Para quem gosta do character design do estúdio, desculpa, mas, como diria a Kei, os meninos desse estúdio são todos “kibados”.

O enredo de Hyouka é dividido em várias partes, e isso é, ao mesmo tempo, um ponto fraco e um ponto forte. Por quê? Bom, não tem uma história grande. O anime é todo feito em mini arcos e isso tira um monte da emoção da história; já que um dos requisitos para um enredo intrincado é uma história continua, que vai e volta na vida dos personagens e nos acontecimentos ao redor deles, e, quando se tem mini arcos, que fecham a história e partem pra próxima como se o passado não existisse e o futuro não importasse, você quebra essa continuidade.

Outra coisa ruim nos mini arcos é a quantidade de episódios que cada arco acaba por ter. Quando em um anime com arcos médios ou longos teria no mínimo 7~8 episódios ou até um cour inteiro (vide Durarara!!x2 Shou) por arco, um mini arco teria no máximo 3~4 episódios.

Mas ainda tem um lado bom: arcos curtos contém histórias rápidas (óbvio), não necessariamente simples mas que se fecham facilmente. Entre esses arcos não há muita conexão, alguns deles podem até ser assistidos separados do resto do anime, mas os alguns arcos são muito dependentes do início e meio da história.

Para finalizar, o maior ponto forte de Hyouka são os “mistérios”. A história corre de uma forma que faz com que você fique sempre interessado e atento; ela te trata como um ser humano pensante e capaz de entendimento, de interpretação, e todos concordamos que é ruim assistir um anime que te trata como idiota…

05

6. Você deve ver Hyouka por quê…?

No final, apesar dos pontos fracos, Hyouka é um anime com uma história incrível! É sim um anime sobre o cotidiano dos integrantes do clube de literatura clássica da Escola Kamiyama e tem todas as características do gênero. Mas é também um anime com mistérios que cria situações e as resolve de forma progressiva, fazendo com que o espectador entre na história, sinta-se como parte dos acontecimentos. E isso é uma coisa impressionante! Quase não se tem mais animes e filmes (e praticamente quase todo tipo de entretenimento relacionado a isso) que conseguem ou que querem fazer as pessoas se mesclarem a história.

Os personagens são engraçados, os cenários são agradáveis e a música de fundo é envolvente e marcante. Não é um anime pesado, carregado de drama e coisas assim, mas é um anime emocionante, porque te deixa ansioso e te diverte.

Mas, como os meninos cansaram de dizer, não vá assistir ao anime com grandes expectativas. Não porque é Hyouka, mas porque sim. Quando você joga suas esperanças de que o anime seja bom lá no alto a decepção é certa. Então, vão com calma, mas vão. 😀 Vocês vão ver que realmente vale a pena.

06

E por hoje é só!

Mas… para fechar com chave de ouro, aí vai uma notícia que vocês vão gostar, esperamos.

A Brigada resolveu assistir o “Anime da Origem”! Vários comentários têm pedido há tempos por um podcast principal de Suzumiya Haruhi e o Sky jogou um balde de água fria em geral, mas foi então que a Lana pediu pra gente fazer um programa sobre esse anime. Pensamos: “Essa é uma ótima ideia.” E ficou resolvido que faremos uma postagem sobre ele, já que foi de lá que tiramos o nome da coluna.

Fiquem com essa notícia e esperem ansiosos, ou não, por ataques de fagirl daquela que vos fala. 😀 Até a próxima pessoal!

07

Produção

Produção

Bruto, Trilha Sonora, Edição Final – Raito.
Texto – Renatinha, Magno, Raito e Felipe.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas

Comente
Reproduzir

Todos vestiram seus uniformes colegiais? Pegaram suas mochilas e tomaram o café da manhã? Porque desta vez nós vamos frequentar o clube de literatura clássica do colégio Kamiyama com o detetive Oreki, a sensata Mayaka, o banco de dados Satoshi e a kininarimasu… Não, pera; e a Chitanda. Dessa vez nós assistimos Hyouka e vimos qual …

Avaliação

Character Design
Animação
Construção dos Personagens
Construção da História
Enredo

Estrelas da Confiança!

Sumario: O character design é aquele que todos estão cansados de conhecer porque a Kyoto Animation é o estúdio do moe e não varia o traço. Mas a coloração e os cenários são bem trabalhados e agradáveis. A trilha sonora é bonita. As músicas de fundo são marcantes e envolventes enquanto abertura e encerramento mostram as vozes dos personagens. Os personagens são engraçados e têm uma progressão incrível! Enquanto alguns deles permanecem quase que imutáveis do primeiro ao último episódio, outros são desenvolvidos de várias formas e pontos de vista durante todo o anime: o progresso do Houtarou, entendendo sua "arrogância", o choque da Mayaka com o Fukube, o fatídico dia dos namorados, e, a persistência constante da Chitanda em "entender" tudo. Como se trata de um anime slice of life a animação é básica, se há erros eles não podem ser encontrados facilmente por conta da simplicidade das cenas. Mas existem alguns picos disso, como quando algumas explicações são feitas com cenas desenhadas ao invés de apenas focar nos rostos falando e os momentos de curiosidade da Chitanda em que ela se multiplica e etc. A história, no geral, tem uma continuidade muito boa, mas perde pontos por ter arcos curtos com pouca conexão entre si.

Nota do Usuario: 4.79 ( 7 Votos)
80

Sobre Renata Alexandra

Renata Alexandra
Eu sou uma garota viciada em revisão de português, então por isso eu fiz o teste para o cargo aqui no AFS, e depois para vários outros sites... Atualmente sou podcaster, fazedora oficial de postagens de cast, faço pautas e captura de áudio nas horas vagas e a parte mais importante da trilogia (de quatro pessoas) da Brigada RMR.

8 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. O que dizer? Hyouka é, depois de uns 3~4 animes lançados e entre eles está Psycho-Pass, os melhores animes da geração sem sombra de duvidas no meio de tanto anime genérico em aprofundamento na história e nos personagens, sem tratar de dar diálogos bem humanizados, conseguir se aprofundar e nos mostrar a sua proposta ao que veio para nós. Ele é um anime fantástico e muito divertido, tem seus fracos e eu nem preciso mencionar que é o Moe (Que é o defeito do Japão, minha opinião), mas fora isso ele é imperdível.

    Excelente texto, ri enquanto lia algumas partes e foi bem dinâmico as opiniões… E que sinopse, viu? Continuem com o bom trabalho.

    • Renata Alexandra

      Obrigada pelo comentário, Weslley. ;DD
      Que bom que você gostou do nosso texto e dos nossos comentários! Continuaremos firmes e fortes com a Brigada! Estamos sempre tentando melhorar o formato (não só da Brigada, mas do site inteiro, né) então qualquer comentário sobre isso é bem vindo. =DD

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*