Ultimas Noticias

Coluna: Pokémon – Uma história de sucesso! [Parte 03/03]

Yooo!!! Depois de um Anime Friends agitado, estou de volta com mais uma matéria quentinha! Essa semana, chega ao fim um ciclo de matérias sobre a franquia de sucesso milionária chamada Pokémon!

Antes que tentem me matar, saibam que Pokémon é uma série que ficou muito conhecida por muitas pessoas e, por conta disso, existem muitas fontes de informação com histórias diferentes contando o mesmo fato (se é que isso é possível). Portanto, saibam que, apesar de parecer uma história clara e fácil de ser contada, Pokémon tem uma das mais diversas histórias disponíveis na internet, ou seja, ninguém (muito menos eu) pode afirmar qualquer fato com total certeza.

Agora chega de explicações e vamos começar!

Começando!!!

Depois de anunciar uma nova geração de Pokémon antes mesmo de anunciar uma nova geração de videogames, a Nintendo começou a soltar na mídia imagens, vídeos e informações sobre o que seriam os novíssimos jogos Pokémon Black & White, que, apesar de inovadores, manteriam a plataforma Nintendo DS.

Os logotipos das novas versões Black & White

Os novos jogos, que ainda não foram lançados, terão diversas novidades que, com certeza, mudarão o conceito de muita gente sobre Pokémon. À começar pela câmera do jogo, que será totalmente reformulada para uma visão mais em 3D, de forma que os cenários terão extrema importância na jogabilidade, que apesar de diversas mudanças, será mantida. Outra novidade importantíssima é a mudança na visão das batalhas. Não que ela tenha sido completamente alterada, mas agora os monstros terão mais mobilidade durante as lutas e aparecerão de corpo inteiro em ambos os lados da batalha (é claro que não é a visão em 3D que sempre sonhamos, mas já é um grande avanço).

.

Além disso, tem outras novidades, que não poderiam faltar em uma nova geração de Pocket Monsters, como a presença de novos personagens aparecendo durante os jogos, vários novos monstros (que se somados aos anteriores ultrapassarão 500 Pokémon) e um novíssimo continente, que segundo a história do jogo, será muito afastado dos continentes presentes nas gerações anteriores e, por isso, terá grandes diferenças com os jogos passados e a contagem das rotas começando novamente do número 01 (já que nas outras gerações não haviam rotas com o mesmo número).

.

Com essas informações que nos foram divulgadas, podemos ver que os jogos Pokémon Black & White já são muito esperados em todo o mundo e, seguindo os jogos anteriores, venderão como água em diversos países do mundo. Darei mais detalhes quando os jogos forem lançados em setembro/outubro.

.

.

Os novos Pokémon iniciantes [Tsutaaja, Pokabu e Mijumaru]

OS MANGÁS DE POKÉMON

Atendendo à pedidos, vou falar dos mangás de Pokémon, que, com certeza, são muito diferentes do que se imagina e, em alguns momentos, conseguem até superar a série animada da franquia.

O primeiro é o mangá Pocket Monsters, que é publicado desde 1996 e conta uma história satirizada da série, cujo personagem principal, Red, possui a mesma história inicial dos games, porém quase sempre acaba vencendo suas batalhas de forma ridícula e improvável. Esse mangá não foi publicado no ocidente, pois possui uma grande carga de piadas pesadas que, provavelmente, não seriam permitidas para um público mais jovem, o que acompanha a série.

O segundo mangá é o PiPiPi Adventures, que menos segue a história principal da série. Foi criado como um mangá em shoujo e, por isso, tem um traço bem diferente das outras séries em mangá de Pokémon e conta uma história em clima de comédia romântica, da jovem Maron que não entende nada sobre Pokémon e se apaixona por Almond, que tem o objetivo de capturar todos os monstros existentes.

.

O terceiro e mais conhecido mangá da série é o Mangá Pokémon Adventures (nos EUA) ou Pocket Monsters Special (no Japão), que segue à risca as histórias presentes em todos os jogos da série. Começou a ser publicada em 1997 e continua sendo até hoje no Japão.

.

Em outros países o mangá não teve muito sucesso, já que a maioria deles tem mais interesse por histórias voltadas ao anime e não aos games. Ao contrário do anime de Pokémon, esse mangá tem uma história mais séria e madura, com um toque mais realista sobre as pessoas envolvidas. A história evoluiu muito desde que foi criada, começando com os personagens Red, Green, Blue e Yellow, que depois foram substituídos por Gold, Silver e Crystal na segunda geração, Ruby, Sapphire, Emerald na terceira geração, Red e Green novamente em uma comparação aos remakes dos jogos, e logo depois por Diamond, Pearl e Platinum, que provavelmente serão substituídos quando a quinta geração for lançada.

.

Além disso, o mangá já teve também versões para jogos Spinoffs como Pokémon Mistery Dungeon e Pokémon Ranger.

.

Na minha opinião é um mangá muito bem elaborado, com traços bem feitos, de acordo com os desenhos criados para os jogos e que mereciam ser comentados.

SPINOFFS

Primeiramente, o que são spinoffs? São jogos relacionados à série, mas que não tem qualquer parentesco com os jogos principais (no caso de Pokémon, podem até ter, mas esse não é o foco do assunto). Não falarei muito sobre eles para a matéria não ficar mais interminável do que ela há está.


Esses jogos são lançados para os fãs da série que não querem apenas os famosos RPG para jogar, de forma que eles tenham outras funcionalidades para a série e vendam tanto como os outros.

Alguns dos spinoffs mais conhecidos são Hey You Pikachu (joguinho de realidade virtual com um microfone, onde você deve falar com um Pokachu), Pokémon Dash (de corrida, onde você usa a caneta do NDS para ganhar de outros Pokémon), Mini (uma espécie de tamagochi [bichinho virtual] com diversos minigames), Pokémon Pinball (o nome já diz, talvez o mais divertido de todos seja esse [na minha opinião]), Puzzle Challenge (um joguinho de Puzzle muito divertido e frustrante para jogadores insanos), Mistery Dungeon (diversos jogos onde a história se baseia em um humano que se transformou em Pokémon) e Ranger (um jogo em estilo RPG, mas que não tem a mesma jogabilidade dos jogos principais e, cujo objetivo principal é proteger os Pokémon).

Outros spinoffs que existem, mas não são oficiais, são os jogos Pokémon NetBattle e Pokémon Shoddy Battle, jogos criados por fãs na Internet com o objetivo de simular perfeitamente as batalhas Pokémon e fazer torneios com jogadores de todo o planeta.


Ambas as ideias são muito parecidas e possuem milhares de jogadores, já que a Nintendo (até a terceira geração) não tinha se interessado muito em algo com jogabilidade à nível mundial. O mais interessante é que os servidores brasileiros são os mais cheios e existem muitas opiniões diferentes quanto a existência dos jogos.


E assim termina esse ciclo de três matérias gigantescas sobre Pokémon! Espero que tenham gostado, dêem suas opiniões nos comentários!

Até a próxima!!

Comentários:

01 – Desculpem o atraso no lançamento da matéria, o motivo vocês já devem imaginar: Anime Friends.

02 – Eu adoro Pokémon! Quem sabe no futuro eu não volte com mais uma matéria sobre eles?

03 – Obrigado Mugiwara, graças à sua ajuda, eu consegui jogar Pokémon Soul Silver com pessoas nos Estados Unidos, Japão e na Guatemala (!).

 

Comente

Sobre Anime Freak Show

Durante esses mais de 3 anos, muitas pessoas passaram pelo site, algumas não estão mais, mas suas postagens continuam aqui!

5 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. parabéns kiba ^^

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*