Coluna do Kiba

Game Retail #004 – Rumores, cafezinhos, Nintendo e um novo console

Yo minna!! Estou aqui hoje para tratar de um assunto interessantíssimo e famigerado, que todos os sites não param de comentar, mas que depois de uma pequena análise, merece atenção aqui na Game Retail.

Já fazem alguns dias que começaram a surgir na Internet diversos rumores sobre a Nintendo estar planejando anunciar o “sucessor do Wii” na sua conferência na E3, que acontecerá no dia 7 de junho. Várias informações começaram a surgir com possíveis características dessa nova plataforma, além de empresas que já estariam trabalhando em jogos para ele.

Eis que tantas coisas acerca do game surgiram, que logo começaram a chamá-lo de “Project Cafe”, nome esse originado por causa de um subdomínio chamado “/cafe” criado no domínio dos kits de desenvolvimento da empresa, onde as empresas desenvolvedoras de jogos acessam através de username e senha.

Esse rumor sobre um novo videogame foi divulgado, num primeiro momento, pelo mesmo site que tinha divulgado os rumores do NGP, que algum tempo depois, foi confirmado pela Sony, de forma que ele já tinha certa credibilidade para isso, mas mesmo assim, visto que a internet pode ser muito perigosa, ninguém falou com certeza, até que… A Big N confirmou que o rumor é verdadeiro.

Não estou aqui para falar de todas características que supostamente o novo console terá, mas não posso deixar de mencionar a capacidade de processamento superior à qualquer videogame atual, além da resolução HD e do controle com tela touchscreen, que receberá sinais de “Stream” diretamente do videogame.

A questão é: O quanto disso a Nintendo deixou que fosse divulgado? Sim, estou falando de um possível (e provável) golpe de Marketing dado pela empresa para que todos soubessem informações sobre uma grande novidade antes que ela fosse oficialmente anunciada.

O primeiro indício disso está no fato da empresa não se pronunciar sobre qualquer rumor quando as primeiras informações começaram a surgir. Nem negaram e nem confirmaram. Depois disso vem o Miyamoto e todo seu carisma em uma entrevista dizendo que “onde há fumaça há fogo”, o que praticamente confirmou que algo realmente grande estava por vir. E no último momento, Satoru Iwata, presidente da Big N, confirma que mostrará uma nova plataforma (que já estará jogável) na E3 2011, mas não divulga nenhuma informação acerca disso.

Agora, a questão mudou: Porque a Nintendo fez isso? Os verdadeiros motivos ninguém sabe, além da própria cúpula da empresa, mas é possível acreditarmos em várias razões. Uma delas é que a empresa gostaria de testar a opinião dos fãs sobre o assunto, já que ela mesma está tentando atingir um público maior dessa vez segundo os boatos.

Outra razão também é o fato de assustar a concorrência, já que às vésperas do evento de games mais esperado do mundo, tanto a Sony quanto a Microsoft já estão com as novidades prontas para serem anunciadas e um boato desse é de colocar medo em qualquer concorrente. Mas o mais provável mesmo talvez seja a vontade de ter todas as atenções voltadas para ela na E3 para anunciar a nova plataforma em grande estilo.

O que temos certeza é que os executivos da Big N são muito espertos e, se realmente não quisessem, não deixariam uma informação tão importante vazar assim na Internet, como aconteceu. Vamos esperar a E3 e ver o que acontece, pois segundo o próprio Iwata, o próximo console da Nintendo inovará na forma como jogamos videogame.

RANDOM COMMENTS

01 – Adoro ler as entrevistas do Miyamoto… O cara possui carisma e educação impressionantes.

02 – Semana passada eu falaria dos rumores, mas tive um problema e não pude postar, deixei para postar no final de semana, mas o presidente da Nintendo me fez o favor de confirmar os rumores e deixar a matéria totalmente sem sentido.

03 – Hoje eu vou no Lançamento do jogo novo Mortal Kombat em São Paulo. Vamos ver se semana que vem rola uma matéria sobre o assunto (de novo).

04 – Estamos preparando um “Especial Editorial” para o aniversário do AFS. Não devia ter dito isso, o Seiji vai me matar.

05 – Hoje não teve introdução com historinha…

06 – Comentem! Seus comentários fazem o sucesso da minha coluna (ou não).

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

10
Deixe um comentário

avatar
9 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Comentario mais recente
Mais Comentados
  Se Inscreva  
Me Notifique
RafaelFair
Membro

Se tratando da nintendo eles concerteza estão fazendo um console diferenciado para tentar atingir outros públicos e se manter entre as maiores, mas vamos esperar para ver.

Como sempre suas matérias continuam fodas, Kiba o/

Ruan de Freitas
Visitante
Ruan de Freitas

Tomara que seja um Video Game tão foda quanto o PS3 em termos gráficos 😀 Nintendo Forever

zephiroth
Visitante
zephiroth

A nintendo se supera cada vez mais, mas eu também acho que lançar um console de mesa muito antecipadamente pode ser um tiro pela culatra, mas vamos esperar pra ver.
E Rodz, o “Dolphin” era o codinome do Gamecube, o do Wii era “revolution”.

• Rodz •
Visitante
• Rodz •

Tem certeza cara, se eu nao me engano Revolution era pra ser o nome oficial do Wii mesmo, e Dolphin o nome de proejto kk todo caso bacana…

Depois vou dar uma olhada na net e confirmar 😀

Seiji
Visitante

Kiba, excelente matéria. Tá certo q eu nao sou mais um gamer, entao nao posso falar mto do console (saudades do meu PS1 q obtive pq troquei meu N64 com um cara, tá certo q o N64 já tava morrendo, e ele ainda tava queimado, ou seja, tive sorte XD). Mas voltando à coluna, esse vazamento de informacoes com certeza é um golpe de marketing estratégico. Divulgar essas informacoes a poucos meses da E3, foi bem esperto…agora só vao falar disso até a convenção. Agora vamos ver se esse console promete mesmo, ou vai ser alguma barca furada. PS: sim,… Read more »

• Rodz •
Visitante
• Rodz •

Bom kiba aproveitar essa tua coluna pra desabafar pro mundo coisas q eu penso quanto a nosso “Project Coffe”… por curiosidade o wii em sua fase de desenvolvimento tinha o nome de “Dolphin” esses codnomes sao usados pra evitar vazar informaçoes antes da hora como a ansai por saber o verdadeiro nome dos projetos e tb ajduar a mida e rumores a referenciar de uma forma só os projetos. Mas voltando ao project cafe, talvez repito talvez a minha querida Big N esteja dando um tiro no pé, nao sei se lançar oq seria o primeiro video game da 8… Read more »

Clayton Yaso
Visitante

Não sei como é , não vi ainda , não sei se é bom mas… EU QUERO !!!!!!!!!

Jonatas da Silva
Visitante
Jonatas da Silva

QUando eu soube dos rumores eu fiquei tipo”FILHU DA P*** EU IA COMPRAR UM WII MES Q VEM >_< Agora vo juntar e comprar um 3DS,e depois juntar pra comrpar o "Nintedo Stream" por que segundo alguns rumores tera retrocompatibilidade com o Wii e com o NGC. JOGADA DE MESTRE da Big N,fizeram o mesmo ano passado e pra mim,a E3 2010 foi E3DS E esse ano a nintendo provavelmente vai roubar o show AGAIN. Ja que as unicas novidades seram mais info sobre last guardian e FFVSXIII(eita final fantasy de abreviassão longa o_O) E para o 360…eu não ligo,a… Read more »

Lana-chan
Visitante

Minha ansia pelo E3 é por final fantasy versus xiii. A Square-Enix divulga pouca coisa, eu quero saber mais sobre a Stella!
Não sou muito chegada da nintendo (se bem que o que eu estou jogando shin megami tensei: strange journey pra ds), o unico jogo da nintendo que eu gosto muito é Fire Emblem.

Drih Hawkeye
Visitante
Drih Hawkeye

Eu tô ansiosa pela E3. Em parte, porque vai ter lançamentos fodásticos, e em parte porque… é, eu vou dizer: eu me divirto demais com a briga dos -istas! xDDDDDD Junte isso ao fato de começarem a sair rumores sobre os novos consoles de mesa da Sony e da Microsoft (embora as próprias já tenham avisado que só vão sair consoles novos em 2014), o NGP da Sony, uma série de apostas e promessas das desenvolvedoras de jogos… É, a E3 desse ano tem tudo pra ser épica demais. *-* E a Nintendo sabe fazer marketing de qualidade, isso sim.… Read more »

Fechar
Fechar