É tudo igual!! O que os shonen’s tem em comum!

Yoo minna!!! Aqui está o mais polêmico (…) colunista do AFS para mais uma matéria muito polêmica (…) sobre o polêmico (…) mundo dos animes. Depois de três matérias sobre Pokémon, fui trancafiado em uma prisão sub-aquática pelos fãs do assunto liderados pelo Goezinho, mas agora estou de volta e trouxe uma matéria muito interessante que com certeza, vai gerar muita polêmica (…). Ou não.

Começando!

Os shonen’s são os animes preferidos pelos otakus, pelo menos, pela grande massa que não consegue, não quer ou não tenta se aprofundar nos animes de forma à conhecer tudo o que rola nesse mundo misterioso que só se tem acesso por aqui através da internet, mais precisamente o que chamamos de “shonen’s de pancadaria”.

.

Vendo isso e analisando a grande maioria dos shonen’s de pancadaria que fazem fizeram sucesso, podemos crer que, de alguma forma, todos eles são muito parecidos, o que é correto, já que essas características são comuns nos animes voltados ao público jovem masculino (ou apenas shonen, se preferir).

.

O que todos eles tem em comum? Posso fazer uma lista imensa dizendo porque os shonen são todos muito parecidos, utilizando características simples:

.

01) Os shonen’s são intermináveis. Sim, eles demoram muito para acabar ou para tomar um “rumo definitivo”, de forma que as sagas normalmente tem poucas “baixas” de personagens e a história, muitas vezes não caminha ou simplesmente pára no tempo. Não que isso seja ruim, mas em alguns casos fica um pouco cansativo, principalmente se o autor não souber manter a atenção dos espectadores com histórias envolventes.

.

02) Dão muita importância à amizade. Você sempre vê que os personagens são amigos e estão sempre usando a amizade como motivo de tentar protegê-los, salvá-los ou até mesmo, vingá-los. A amizade é um dos sentimentos mais importantes dentro dos shonen, pois normalmente ela que acaba guiando as histórias.

.

03) Falam sobre motivação e realização de objetivos. Os personagens sempre estão em busca de  superação de obstáculos para conseguirem alcançar uma meta previamente traçada ou a realização de seus sonhos, por mais que eles não estejam diretamente envolvidos com o tema central da história.

.

04) Os shonen’s mostram sempre a Rivalidade entre o personagem principal com algum coadjuvante. Eles sempre acabam competindo por algum motivo, disputam para saber quem é o melhor, quem é o mais forte.

.

05) Tem personagens principais envolvidos em comédia. Eles sempre fazem parte das pontas de comédia da história, mesmo quando eles não são os mais cômicos da história, que, por sinal, sempre tem um com senso de humor maior que os outros. A comédia, mesmo escondida, é um quesito básico nos shonen’s.

.

06) Tem vilões que se tornam aliados. Alguns dos vilões iniciais das séries, normalmente, voltam como aliados depois, criando também uma rivalidade entre personagens, além de fazer com que eles tenham que trabalhar em conjunto com o personagem principal em algum momento da história, ou que hajam até mesmo traições no meio de alguma parte da história.

.

07) Tem personagens fofinhos, aqueles que sempre são os preferidos dos produtos relacionados ao anime. Esses personagens podem ter diversas formas, desde crianças até criaturas ou monstros mágicos que normalmente tem uma forma “kawaii” para agradar aos fãs da série e vender milhares de coisas sobre o assunto. Muitas vezes, esses personagens fofinhos estão relacionados à mascotes ou ajudantes dos personagens principais e seus nomes são sempre simples de se pronunciar.

08) Possuem grandes reviravoltas em suas histórias. É um clima de amizade que, do nada, se torna um ambiente de batalhas por causa de um vilão, um personagem que some e reaparece misteriosamente quando todos estão precisando dele, é um vilão que descobre-se ser aliado, coisas desse tipo.

.

09) Tem sempre um personagem “fodão” que não é o principal. Sim, sempre tem um personagem que não é principal e todos admiram ele, dizendo ser o “personagem mais legal da série”. Esse personagem normalmente é um aliado, sabe que é o “fodão” e faz com que o principal pareça um idiota perto dele. Às vezes ele está diretamente envolvido com as cenas de comédia do anime.

.

10) Tem sempre histórias de superação que não envolvem diretamente a história principal. Alguns personagens mostram exemplos de superação quando aparecem no anime, mostrando características que conseguiram através de dificuldades que, provavelmente, o impossibilitariam de ser alguém “forte” ou “poderoso”.

.

11) Tem sempre uma personagem peituda. Pode ser qualquer personagem, envolvida diretamente ou não com o personagem principal. Normalmente, tem cenas que envolvem comédia ao seu redor.

.

12) Tem sempre um personagem pervertido. É aquele que quer ver meninas se trocando, gosta de estar rodeado de mulheres e, muitas vezes, gosta de ficar bêbado. Também é um personagem que está sempre envolvido em cenas de comédia.

.

Para exemplificar as características comuns nos “shonen’s de pancadaria”, é só analisar os animes do tema… Assista Saint Seiya, Yuyu Hakusho, One Piece, Dragon Ball Z, Naruto Shippuuden, Bleach, Katekyo Hitman Reborn, Fairy Tail e muitos outros e você vai saber… Pode ser que não encontre todas, mas a grande maioria você vai achar…

.

Até a próxima!!

Comentários:

01 – Eu ia exemplificar cada uma das características em animes shonen, mas prefiro que vocês façam isso nos comentários. Acho que vai ser mais divertido. .

02 – Existem outras características comuns entre os shonen’s, mas eu quis mostrar as mais “engraçadas”. Se souber de mais alguma, coloque nos comentários /o/ se não souber também .

03 – Existem shonen’s que não são intermináveis, mas essa matéria só foca os que são! .

04 – Um grande abraço pra toda a galera do ShoutBox!!!! Fofonca, Drih (sobrenomes aleatórios), Tio Panda, Rafael Fair, Mugi, Rodz e toda a galera que entra sempre ^^

 

Comente

Sobre Anime Freak Show

Durante esses mais de 3 anos, muitas pessoas passaram pelo site, algumas não estão mais, mas suas postagens continuam aqui!

13 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. Essa formula anda um pouco esquecida nessas ultimas temporadas, como disse Ken Akamatsu, não existem mais personagens principais homens para se identificar. O ponto de começar um personagem fraco e gradativamente se tornando forte está sendo pouco utilizado, mas também graças ao aumento da renda feminina no Japão e a queda da compra desses materiais pelos japoneses.

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*