Review

Review: Monster

“Eu parei sobre a areia do oceano e vi subir do mar uma besta, que tinha dez chifres e sete cabeças, e em cada chifre um coroa, e sobre as suas cabeças, nomes de blasfêmia,(…)
E adoraram o dragão, porque deu à besta a sua autoridade e eles adoraram a besta, dizendo:
– Quem é semelhante à besta?
– Quem poderá enfrentar à besta?”
Apocalipse de São João, 13:1-4


Monster

Hi Freakmaniacos, aqui é o Majin, já faz um tempo desde a minha 1º review, Hi no Tori – A Fênix, fiquei muito feliz pelos seus comentários, irei trazer para vocês séries (animes e mangás) que raramente se encontra nos animelists da vida como esse que irei lhes mostrar. Mas antes deixe me conversar um pouco com vocês.
Acho que vocês sabem, que a Panini está trazendo One Piece para preencher o buraco feito pela Conrad durante esse anos de mangás cancelados, muitos estão felizes com isso, inclusive eu.  Mas não é só One Piece que vem para nós, otakus brasileiros, em formato tankohon, Dragon Ball também vai vir para nós nesse formato, mas há mais dois mangás que não são muitos conhecidos aqui na pátria amada, o primeiro deles ja foi lançada pela Conrad até o volume 10, claro que estou falando de: Monster e 20th Century Boys, feitos pelo mesmo mangaká, Naoki Urasawa, mas falarei dele só no futuro, não nesse review.

Agora voltemos para o tema central desse review:

Hoje irei falar de Monster, um mangá Gekiga (Mangá adulto) de ( 1994-2001 ), com 18 volumes, feitos por Naoki Urasawa (o 10º dos mangakás que mais influenciaram, de acordo com a Oricon), publicado pela Shogakugan (Editora de Ranma 1/2) na magazine Big Comic Original (Magazine Seinen) e animado pela Madhouse (Estudio de Death Note), com 74 episódios, dirigido pelo Masayuki Kojima (Diretor de Piano no Mori), o anime segue fielmente o mangá por exigência de Naoki, sendo o anime feito depois de três anos do fim do mangá.
Monster é uma série Gekiga de alto nível profissional de terror psicológico, suspense, horror, detetive e drama. Onde o grande empenho na criação de personagens pode determinar o sucesso da série.
Monster é o supra-sumo entre os mangás do estilo. Sendo reconhecido pelo mundo como Naoki Urasawa Monster, o monstro de Naoki Urasawa.

Apresentado o anime. Agora vamos para História:


História

Essa história começa em 1986, num hospital numa cidade da Alemanha chamado Eisler Memorial, entre as pessoas que fazem parte da equipe médica, um promissor neurocirurgião e chefe cirúrgico japonês chamado Kenzõ Tenma é reconhecido pelos seus talentos incomuns para um doutor tão jovem. Mas num dia, percebido que o hospital não trata seus pacientes como iguais, ele faz um juramento que irá tratar qualquer pessoa independendo de qualquer status social.
Em um de seus plantões, Tenma conhece um casal de gêmeos chamado Anna e Johan Liebert chega ao hospital, Johan é baleado com um tiro na cabeça e Anna entra num estado de choque profundo pelo “assalto”, tudo estava pronto para a cirurgia de Johan,mas ele recebe ordens para ser transferido para operar o prefeito da cidade de um ataque cardíaco, mas ele recusa e vai tratar de Johan.
Tendo a operação com um sucesso, Johan fica em repouso inconsciente em seu leito. Mas para infortúnio de Tenma, o prefeito acaba falecendo, temendo o pior, ele vai conversar com o diretor Heinemann para pedir misericórdia por desobedecer às ordens e ele o perdoa, mas agora ele está preso no hospital, destituído de seu cargo, perdeu a sua esposa Eva e nunca irá crescer na sua carreira. Frustrado com a sua situação, ele reclama da vida  ao lado do leito de Johan. Depois que ele sai do hospital, Tenma acaba se embebedando a noite inteira, reclamando.

Mas no dia seguinte, acordando de uma ressaca, chega a noticia  de que o diretor Heinemann é encontrado morto em sua sala por envenenamento e o casal de gêmeos está desaparecido. Tenma é o principal suspeito, mas o caso fica congelado por falta de provas. Sob nova diretoria, Tenma é titulado com o seu antigo cargo, o de chefe cirúrgico, se esforçando com muito com empenho, ele passa seus dias trabalhando em paz… Até agora.

Nove anos depois, 1995:

Ainda no hospital Eisler Memorial, ainda com o seu cargo de chefe cirúrgico, chega um paciente, Adolf Junkers, um criminoso, que faz parte de uma quadrilha que cometia latrocínio em casas de pessoas idosas, é atropelado por um carro, é operado por Tenma, Na sua recuperação, escoltado por um policial, ele começa a entrar em choque, dizendo:

-O Monstro…. está chegando!!

Depois que Tenma o acalma com um passeio e palavras doces, depois que ele se acalmou ele começa a dizer que ele se sente como se Tenma fosse um pai, pois ele o salvou, depois ele diz a Tenma que ele e sua quadrilha tinha sido morta, fui o único a escapar.
Então Tenma pergunta a ele quem os matou ele não responde e começa a tremer, Tenma percebe que era o tal do monstro que ele dizia. Na noite do mesmo dia, Tenma vai até o quarto de Junkers e vê que ele não está lá, mas ele encontra o guarda morto no chão, ele olha por todos os lados e encontra Junkers, ele o persegue e ele chega num prédio estacionamento, ele grita chamando por Junkers. Mas quando ele percebe que Dr. Tenma está no prédio, ele grita:

-Não se aproxime, fuja Dr. Tenma!!

Ignorando os avisos de Junkers, Tenma chega ao andar e ele ve Junkers jogado no chão e uma pessoa na frente deles na escuridão. Quando Junkers olha para Tenma, ele grita:
-Fuja Dr Tenma, não olhe para o rosto dele.
-Foi ele quem nos contratou para assaltar as casas dos velhinhos, foi ele quem matou todos eles.
-Foi ele quem matou meus colegas, se você ver o rosto dele você também vai ser morto.
O que será que vai acontecer? Tenma irá sair vivo dessa? Quem será o homem nas sombras? O que será que está reservado para Dr Tenma?

Vamos para os Personagens:


Personagens

Dr Kenzõ Tenma

Um jovem cirurgião japonês com potencial de se tornar um grande médico no ramo da neurociência, trabalhava na clinica de seus pais no Japão. Ao ler as teses do Dr Heinemann, médico e diretor no Hospital Eisler Memorial na Alemanha, ele ficou muito admirado com o seu trabalho e entrou em contato com ele. Ao encontra-ló, Heinemann percebe que seria uma valorosa aquisição para o seu hospital, e o convida para se tornar cirurgião-chefe, Tenma aceita, e vai morar na Alemanha. Mas então ele percebe que tudo na vida tem um preço e também percebe a verdadeira politica dentro do Hospital. A vida dele muda totalmente.
Seyuu: Hidenobu Kiuchi

Dr. Heinemann

Diretor do Hospital Eisler Memorial, reconhecido por suas cirurgias sucedidas é reconhecido com um dos melhores médicos da Alemanha, e fez varias teses que são admiradas por muitos aspirantes a medicina, inclusive Tenma, mas na verdade, existe várias mentiras dentro dessa verdade.
Seyuu: Masaru Ikeda

Eva Heinemann

Filha do Dr. Heinemann e futura esposa de Tenma, é um madame, uma filhinha de papai, que não consegue viver sem o luxo, oferece a sua mão a Tenma, pois ele pode à substituir seu pai na diretoria.
Seyuu: Mami Koyama

Anna Liebert

Filha do ex- Conselheiro do Ministério do Comercio e irmã gêmea de Johan Liebert , é encontrada dentro de sua casa,em estado de choque, com os pais mortos, e seu irmão numa poça de sangue. A policia encarou a situação como seu fosse um assalto.
Seyuu: Mamiko Noto

Johan Liebert

Filho do ex- Conselheiro do Ministério do Comércio e irmão gêmeo de Anna Liebert, foi baleado na cabeça pelo possível assalto, em estado grave, Tenma consegue salvá- lo na operação. Foi ele que mudou a vida de Tenma para sempre.
Seyuu: Yuuto Uemura

Inspetor Heinrich Runge

Detetive da Policia Federal da Alemanha, é encarregado do caso da morte do diretor do Hospital Eisler Memorial, Dr. Heinemann, ele encara que Tenma é o único culpado. Mas sem provas, ele não tem como provar se Tenma é o assassino. Ele tem uma mania de digitar no ar, como se ele fosse um computador, ele guarda toda a informação dos casos em que ele está no seu “banco de dados”.
Seyuu: Tsutomu Isobe

Adolf Junkers

Arrombador da quadrilha que ultimamente esta assaltando casas de idosos, ele nunca quis ser arrombador, mas por ironia do destino, ele é um crimonoso.
Seyuu: Takhiro Murozono

O “Monstro”

Se quiseres saber o rosto do Monstro, assistem por sua conta e risco.


Aberturas e Encerramentos

http://www.youtube.com/watch?v=Ejyf4rNz2mc&feature=plcp
É uma abertura totalmente instrumental, tocada por Kuniaki Haishim, que meu deu medo na primeira vez que assisti, falando serio, é como se você entra no clima do anime, o som e o vídeo te deixam aterrorizado, pena que é a única abertura em 74 episodios, mas vale apena assistir em todos os episódios para poder entrar no clima do anime.
http://www.youtube.com/watch?v=1LSEZsSo8c8&feature=plcp
É um encerramento, tocado por David Sylvian, que ao escutar ela, depois de ter visto alguns episódios, seu estado espiritual muda realmente, você fica pensativo, é como você ficar pensando na cena em que os irmãos Elric encontram a Nina Quimera. Voce fica imóvel, olhando pro nada com um carga emocional, só pensando no episódio ou até em todo o anime de Monster.

Opinião

Monster é o melhor anime em sua categoria , o único que o supera é o mangá do mesmo mangaká Naoki Urasawa, 20th Century boys, mas só no quesito suspense, os dois estão entre o meu top 20, mas voltando a falar de Monster, o seu ritmo da história é lento, mas o tempo que você assiste o anime, passa bem rápido, pois o drama te prende de um jeito inesquecível. Uma das coisas que fazem essa série seja memorável são as reviravoltas, as surpresas, e particularmente as expressões dos rostos dos personagens, retrata de um jeito marcante a situação em que se encontra, dando uma carga maior de personalidade aos personagens, você sente o medo do personagem de tão pesado que é o ambiente.
Alguns não vão gostar de Monster pois não estão acostumados com terror e suspense, preferem geralmente um shonen com poderes especiais, com comédia, e alguns dramas para sentir- se ligado ao personagem, um seinen com palavrões, armas, sangue, um shojo com comédia e romance meloso, mas para essa pessoas, eu tenho um conselho, se você quiser melhorar o seu conhecimento e amadurecer a sua visão de mundo, assista/leia Monster. O mesmo vale para 20th Century Boys, mas veja Monster primeiro, assim vai poder ver o melhoramento do mangaká depois desse clássico.

Vocês devem- se perguntar:
– Esse anime tem filler?

O anime e o mangá são totalmente iguais, isso quer dizer sem fillers, por ordem de Naoki Urasawa. Então a história será igual para todo mundo. Mas a experiencia não, pois no anime tem seyuus e trilha sonora, o que muda o sentir de qualquer cena.
Por mim voces podem ver em qualquer ordem, mas eu comecei pelo anime e fui pro mangá.
Depois de vocês assistirem/lerem Monster, existe uma novel que Naoki Urasawa fez sobre Monster chamado Another Monster, conta a historia de Monster no olhar de um jornalista, só que não achei disponível, será que a Panini publicaria essa novel pra nós? Espero que voces ajudem a trazer essa novel pro Brasil também. Conto com vocês. ^~


Fansubs e Links

Muito obrigado a Omda Fansubs pelo trabalho bem feito em Monster.
Omda Fansub E muito obrigado aos sites que disponibilizam esse anime.
Eu irei disponibilizar todos os links de todos os sites que conheço onde está disponível o anime Monster.

Hinata-sou Meikai Animes Kanzen Animes Anbient


Comentários

– Curti fazer esse review por dois motivos, um: adoro esse anime, dois: pois estou de saco cheio de ouvir que ninguém assistiu Monster ou que não conhece, alguns so viram até o episódio 20 e ficaram com preguiça de ver o resto, espero que curtam Monster como eu curti.

– O meu review é a ultima atividade do AFS de 2011, olha a responsa. ^^ – Feliz 2012 para todos.

– Espero ansioso pelos seus comentários.

 


E Lembrem-se:
– Não é só de Podcast que vive o AFS XD!!

Mostrar mais

Artigos relacionados

22
Deixe um comentário

avatar
10 Comment threads
12 Thread replies
0 Followers
 
Comentario mais recente
Mais Comentados
  Se Inscreva  
Me Notifique
Ze do buteco
Visitante
Ze do buteco

spoiler on
achei que poderiam ter dado um final melhor ao anime, o final ficou meio aberto e sem conclusão. o Monstro levou 50 tiros na cabeça e no final ainda continuou vivo e sem sequela nenhuma. e eu devo ser meio duente, pois torci pelo monstro do inicio ao fim. e aqueles 3 episodios que ele se passa por um traveco ficou sem sentido nenhum.

Moira
Visitante
Moira

aii nem acredito que zapeando pela net encontro alguém que tbm curte Monster!! (são poucos os que realmente viram/leram Monster) Pra mim esse anime é super subestimado D: Gosto de lembrar de um amigo meu que dizia a quem comparasse Monster com Death Note que “Depois que você assiste Monster, percebe que Death Note é para emos retardados, ;d” HUAHUHAUHA claro que é um exagero, mas po, não vejo em que DN seja muuuito superior a Monster D: odeio essa comparação idiota lol Adoreei sua review, bem no clima de Monster. Confesso que as duas aberturas, no inicio da serie,… Read more »

Chuck
Visitante
Chuck

Masterpice sem dúvidas. E sim , o Naoki Urasawa é o Deus dos Mangás.

Light
Visitante
Light

“Será que todos merecem ser salvos?” “Qual o valor de cada pessoa?” “Como nasce um monstro?” Acredito que o enredo de Monster se baseia nesses preceitos. Parabéns pelo review Majin e assim como você, acho triste que 20th Century Boys e Monster (principalmente) sejam tão impopulares. Monster tinha sido cancelado pela Conrad por falta de vendas, mas ainda bem que voltarão pela Panini. Espero que Monster e principalmente 20th Century Boys vendam bem desta vez. É inegável que tanto Monster quanto 20thCB são ótimos mangás, assim como a qualidade do Naoki Urasawa como mangaká. Mas tem duas coisas que me… Read more »

kudo
Visitante
kudo

Otima Review.Já conheço o autor apesar de não ter lido as obras dele.
Você sabe aonde posso achar Pluto, Majin se souber me diz que ficaria EXTREMANETE grato.

0,000000000000001
Visitante
0,000000000000001

gostei bastante principalmente porquê Monster foi o terceiro manga que eu consegui mas quando fui procurar pelo resto soube que só tinha até o décimo volume e desanimei.Agradeço por me avisar que existe o anime e principalmente por citar que e fiel a obra, cativou para poder ver.

Gust
Membro

Muito bom Majin, sabia ke ia ficar foda kkk

Milie
Membro
Milie

eu bem q estava pensando em assistir esse anime, estava cm vontade d assistir um terror psicologico pra variar XD
a review foi ótima e aumentou mais ainda minha vontade d ver esse anime, muito obrigada e feliz 2012

Ricky
Visitante
Ricky

nunca vi mas verei futuramente, só não vejo agora pois ainda não tenho interesse em animes no estilo Horror e Psicológico não que eu não ache interessante, mas nesse momento não me agradaria muito se eu vesse, mas não vem ao caso.
parabéns majin otima review e obrigado por mostrar que existem animes que fazem pensar kkkk

Cabeça
Visitante
Cabeça

Primeiro \o/ Uhuu!

Excelente review Majin, conseguiu representar bem oque a obra representa.
Cra se vc contasse mais um pouquinho da história acho que voariam pedras na sua direção. Hehe
Mas eu curti muito este estilo mais narrativo com algumas falas. Continue assim.

PS: Quando ele falou de pessoas que só viram até o episodio 20 e ficaram com preguiça ,foi uma indireta pra mim. Hehe

Fechar
Fechar