Costumes

J-WAY – Karuta, o HARDcore jogo de memória japonês.

OOlá pessoal, tudo bem com vocês?

Era para o Ricky postar hoje, porém ele está enrolado com algumas coisas. Então estou aqui no lugar dele.

E chego trazendo novamente mais um pouco de informação e curiosidades sobre a tão rica e fascinante cultura japonesa.Karuta

Hoje vou falar um pouquinho sobre o Karuta, um jogo de cartas japonês que lembra um pouco o nosso conhecido jogo da memória.

Assim como no nosso jogo, a memória é o fator principal para se vencer, porém a velocidade, o psicológico e até a preparação física contam muito também.

Calma, vão saber logo o que quero dizer com isso, porém antes preciso explicar alguns termos para ficar mais fácil (ou não) o entendimento da idéia básica do Karuta.

O que é Karuta?

O Karuta é um jogo composto de 100 pares de cartas chamadas de Uta Garuta. Dessas 200 cartas, 100 são chamadas de Yomifuda, que são as cartas de leitura, e as outras 100 de Torifuda, as cartas de jogo.

Nesses 100 pares de cartas estão descritos cada um dos Hyakunin Isshu, que é a antologia de 100 poemas de 100 autores diferentes, coleção essa muito tradicional lá no Japão.

KarutaIsso quer dizer que cada Yomifuda possui um Torifuda correspondente. O que muda é que o Yomifuda possui um desenho do poeta e seu poema completo enquanto que no Torifuda é descrito apenas a última linha do poema.

Mas qual é a desse jogo louco?

Basicamente funciona da seguinte maneira:

Dois jogadores vão pegar cada um, aleatoriamente, 25 Torifudas dos 100 disponíveis e vão espalhar pelo chão. Depois de alinhados, os jogadores terão 15 minutos para decorar a posição e o conteúdo de cada Torifuda e o jogo se inicia.

O locutor vai começar a ler um poema que não está entre os 100 principais para que os jogadores possam identificar sua intensidade da voz e a clareza na leitura.

A seguir o locutor vai pegar um Yomifuda e começar a leitura, tendo os jogadores por objetivo pegar o Torifuda correspondente o mais rápido possível.Karuta

Caso seja uma carta do lado do oponente, depois de pegá-la você deve transferir uma carta do seu lado para o dele, além de outras regrinhas. O jogador que terminar primeiro com nenhuma carta no seu lado ganha.

Complicado? Um pouco…

Além de ter de memorizar os 100 poemas, você deve memorizar também a posição das cartas em jogo, tanto as suas quanto as do oponente e ainda ser mais rápido que ele para pegá-las.

Esse é o motivo de ter falado que além da memória é preciso ter uma boa velocidade, um bom psicológico e um bom preparo físico, pois apesar de ser jogado sentado, movimenta-se muito os braços e isso cansa, ainda mais quando em média uma partida dura 90 minutos.


Recomendações de Animes:

Chihayafuru – É um anime bem agradável de assistir e que já tem uma segunda temporada confirmada, além de que foi produzido pela sempre competente MadHouse. Conta a história de Chihaya, uma garota que gosta de Karuta desde pequena e que junto com seus amigos começa a enfrentar grandes desafios.

Chouyaku Hyakunin Isshu: Uta Koi – Essa animação conta as histórias por trás dos 100 poemas que mencionei anteriormente e parece ser bem divertido


Agora que tal vermos uma partida de Karuta real? (Pra quem assistiu Chihayafuru o minuto 3:15 será familiar, rsrs). Deixo também as aberturas dos Animes que recomendei ali em cima! Curtam!

Até a próxima minna!!

Itekimasu!

Alguns vídeos sobre Karuta

Deixem seus comentários sobre Karuta…

Mostrar mais

Artigos relacionados

9
Deixe um comentário

avatar
7 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Comentario mais recente
Mais Comentados
  Se Inscreva  
Me Notifique
trackback

[…] pop br Wikipedia Karuta Karuta Brasil Asahi Wiki Chihayafuru Anime News Network My Anime List Anfreak The Japan Times Japanese games shop (local que vende o jogo de cartas) Share […]

Milie
Membro
Milie

Bem interessante a matéria. =D Nem ficou longo. Acho q sua explicação sobre como funciona o jogo ficou boa pra se entender(ou não) o básico do jogo. Mas só vendo mesmo uma partida pra entender direito como funfa esse jogo XD Nossa, fiqei tão concentrada assistindo o video d karuta, esperando pelo proximo movimento dos dois q nem percebi qando acabou o video >.< Meu coração bateu forte nos 3:15 *-* Chihayafuru é um ótimo anime, depois d assisti-lo dá pra entender bastante d como funciona as partidas e talz, além d ter um bom triangulo amoroso na história e… Read more »

NIS
Membro

A que isso num falo d+ não, foi um post bem curioso esse, e eu como sempre não entendi nada, mas vou seguir a sua dica e ver o anime um dia desses. Pelo visto ta tendo bastante trabalho hein ficou massa.

trackback

[…] estagiarios estao arrebentando com as suas colunas, como: Freak News, do Steve; Portal MMO, do Zoid; J-Way, do Raito; e não se esqueçam de nós como: A Rotina de um Estagiário, do Ricky Aguiar; My […]

Keila Renê
Visitante

Concordo com o Ricky-chan
Só acho que seria Interessante por p Anime dos 100 Poemas *-*

Sakuraba
Visitante
Sakuraba

Legal, eu conhecia o jogo, eh fácil entender se você ver as pessoas jogando. Mas explicar com palavras eh bem dificil. No Sket Dance tem uma parodia com esse jogo, agora faz mais sentido.

Ricky Aguiar
Visitante

Fico bem legal a matéria, eu realmente queria ter uma boa memoria pra jogar esse jogo XD

NIS
Membro

Eu também, mas será que vai dar certo afinal não sei nem jogar stop né Ricky

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar