Game Retail #006 – E3, Tsunami de Notícias e Resumo

Está acontecendo em Los Angeles, nos Estados Unidos, a maior conferência do mundo relacionada à videogames, a E3 (Electronic Entertainment Expo), (até agora nada que ninguém conhece). E no meio de tantos anúncios, novidades e coisas um tanto famigeradas (diga-se de passagem), somos levados à uma verdadeira barricada de informações em um curto período de tempo.

E3

Basicamente todos os sites falam da E3, os de games respiram o assunto, o fluxo de notícias recua como o mar em uma tsunami e nada de novo aparece, até que chegam os dias do evento e as novidades vêm em uma onda gigante, trazendo (ao contrário da figura de linguagem), a felicidade e a expectativa de todos os fãs do assunto.

E depois dessa introdução gigantesca (ainda não comecei a coluna), vou falar um pouco sobre como começou e como funciona essa feira de games e quais são as minhas expectativas para as três mais importantes empresas do ramo, Sony, Nintendo e Microsoft, que são as fabricantes dos consoles para quais os jogos são feitos.

A E3 começou em 1995, quando a Interactive Digital Software Association resolveu criar uma feira para as empresas do mercado de tecnologia de entretenimento, mais precisamente, os videogames. A feira foi um sucesso, sendo a primeira a mostrar as novidades e tendências dessa área, que até então, era pouco explorada na mídia.

O evento aconteceu, a partir de então, anualmente, tendo algumas reestruturações e hoje é conhecida como a maior feira de novidades no setor de videogames no mundo, onde as maiores empresas do ramo realizam suas conferências e mostram o que estão fazendo e o que pretendem fazer com seus consoles e jogos.

Todos os anos, empresas fabricantes de console (Microsoft, Nintendo e Sony) mostram como estão investindo para desenvolver novas plataformas e jogos para seus consoles, enquanto que diversas produtoras (Ubisoft, Electronic Arts, Konami, Square Enix, Activision, Capcom entre outras) demonstram quais serão seus próximos grandes lançamentos em relação à games e utilitários.

A edição de 2011 rolou nos últimos dias e, apenas para demonstrar minha opinião, falarei um pouco sobre as conferências mais esperadas e de alguns jogos que chamaram a atenção.

Microsoft

E3

A Microsoft mostrou uma conferência simples, falando inicialmente sobre os resultados obtidos com o Kinect e mostrando novos jogos para o utilitário, com destaque para o esperado Mass Effect, que terá reconhecimento de voz ao ser jogado, além de Dance Central 2 e Star Wars Kinect. Também pudemos ver a apresentação de Gears of Wars 3,RYSE e Halo Combat Evolved. Os grandes destaques da conferência foram os jogos Halo 4 (anunciado horas antes no site do Xbox), a novíssima demo jogável de Tomb Raider (que parece ser um dos grandes destaques da E3) e a demonstração de Call of Duty: Modern Warfare 3, que também promete ser um dos grandes lançamentos. Apesar de simples e sem revelações bombásticas, a conferência foi muito boa e bem elaborada.

Sony

E3

Mostrando que seu foco realmente é a tecnologia, a Sony utilizou em quase toda sua apresentação a tecnologia 3D, tanto em seus jogos quanto nas apresentações do telão, mostrando em primeira mão jogos como Uncharted 3, Bioshck Infinite, Starhawk e Star Trek, sendo a grande maioria jogos em primeira pessoa (que eu particularmente não sou muito fã). O grande destaque da conferência ficou para o Playstation Vita, o novo portátil (conhecido anteriormente como NGP), que trará várias novidades, entre elas a conexão 3G, tela com touchscreen, uma espécie de giroscópio e gráficos com muita qualidade. Eu não achei o nome PSVita dos melhores, mas a capacidade do portátil parece ser impressionante. A empresa anunciou diversos jogos para o novo console, como uma variação de Uncharted e Little Big Planet.

Nintendo

E3

Com um ar bastante épico em ritmo de Zelda Skyward Sword e Ocarina of Time 3D ao som de uma grande orquestra, a BigN começou sua conferência com Miyamoto, que falou sobre os 25 anos da série. Depois disso, o presidente Satoru Iwata falou dos resultados do 3DS e em seguida Reggie, o presidente da Nintendo of America veio para anunciar os jogos como Kid Icarus, Super Mario Kart 3D, Star Fox 3D, Super Mario 3D e (pasmem!) Luigi’s Mansion 2. Além disso, a falou sobre aplicativos recém lançados para o 3DS, como o eShop, a Pokédex 3D e a conectividade com a Internet. O grande ápice da conferência foram as imagens iniciais do novo console, o Nintendo WiiU (conhecido antes por Projeto Café), que terá um controle com uma tela tátil e giroscópica. A empresa não economizou em anunciar jogos para a nova plataforma, dando aos hardcores um bom motivo para comprarem o console. Entre os jogos anunciados estão Tekken, Batman Arkhan City, Assassin’s Creed, Ghost Recon, Lego City Stories, Darksider II e Ninja Gaiden 3. Além desses jogos, foram mostrados os famosos games para os jogadores casuais, além de um dispositivo de videoconferência e comunicação online, fechando a conferência e deixando os expectadores com aquela famosa depressão pós E3, já que agora todo mundo vai ter que esperar um bom tempo pra ter acesso à essas novidades.

E esse foi um resumo (bem simples, diga-se de passagem) das principais conferências da E3 2011. Agora é a sua vez! Comente, dê sua opinião, critique, elogie e fale sobre o maior evento do mercado de games do mundo.

Até a próxima!

Random Comments:

01 – A Nintendo simplesmente quebrou tudo nessa E3. Enquanto a Microsoft e a Sony mostraram conferências longas e simples, a Big N foi rápida (um pouco mais de uma hora), mas mostrou as novidades mais impressionantes. Alguém aí quer um WiiU?

02 – Gostei do PSVita, apesar do nome ser meio estranho. Se não custar o olho da cara como o PSP no lançamento, talvez eu compre um quando lançar Deus sabe quando.

03 – Tá todo mundo falando desse novo Tomb Raider. Vai ser interessante ver como as aventuras da Lara Croft começaram. No início achei meio estranho o novo “look” dela, mas já estou me acostumando. Quero jogar! ò.ó

04 – Não se fala em outra coisa nos sites de cultura pop e cultura nerd se não E3… Eu tinha que escrever o Game Retail sobre a E3 essa semana.

05 – Comente! Quero saber o que você pensa sobre os anúncios feitos nas conferências.

Comente

Sobre Anime Freak Show

Durante esses mais de 3 anos, muitas pessoas passaram pelo site, algumas não estão mais, mas suas postagens continuam aqui!

15 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. ótima postagem, foi um resumo bem breve e rapido da E3, mas foi bem feliz ao escreve-lo, ficou facil entender e acredito que até para quem não acompanhou a E3 conseguiu se achar, nao entrou em nenhum detalhe técnico, o que foi bom pois este não é um site de games específico então poupou boa parte do conteúdo “dispensavel” digamos assim, em relação ao texto é isso que eu tenho a dizer, está otimo!!

    Em relação à E3, concordo que a nintendo arrasou, em minha opinião a mais fraquinha foi a conferencia da microsoft pois não trouxe nada de “bombante” comparado as outras duas conferencias. Porém acho que a E3 do ano passado foi superior em relação ao sentimento que se passou ao publico, teve-se muitas novidades e alem do mais uma competição indireta do PSmove e do Kinect, sem falar nas outras atrações né…
    Mas essa E3 não me decepcionou, só eu estava esperando “the last guardian” aparacer na conferencia da sony né, isso me decepcionou um pouco XD
    bom é isso (nossa comentario gigante O.O)
    abração ae!

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*