Game Retail #09 – Pokémon Black & White 2

A Nintendo gosta de surpreender seus fãs e quase sempre acaba conseguindo… Quase sempre? Vamos ser sinceros, ela sempre consegue, seja pelo lado positivo, pelo lado negativo ou por ambos. Dessa vez, ela fez de novo e nos surpreendeu por ambos os lados ao anunciar a primeira continuação de um jogo da série principal de Pokémon, totalmente ao contrário do tão esperado Pokémon Gray, que todos queriam que fosse anunciado logo.

O histórico de anúncios Pokémon sempre foi bem cheio de reviravoltas. Quando todos esperavam uma cotinuação da série lá na longínqua primeira geração, a Nintendo apareceu com uma “edição especial Pikachu”, que logo se tornou o famoso Pokémon Yellow e que não era uma continuação.

Depois disso, surpreendeu a todos com a segunda geração, apresentando trocentos novos monstrinhos e os novos jogos com novos personagens e novo continente. E foi a mesma coisa quando ela anunciou na terceira geração os remakes da primeira, colocando cinco jogos diferentes em uma mesma temporada.

pokémon

Na quinta geração, as coisas já foram bastante ousadas logo de cara. Não posso deixar de comentar a reinvenção que a série teve nesse período, tudo era diferente, tudo era novo e enquanto jogava pela primeira vez eu parei várias vezes para me perguntar: “Isso é mesmo Pokémon?”.

E se foi com uma trama envolvente e bem mais complexa que as anteriores que a série Pokémon se reinventou, nada mais justo que a história ganhe uma continuação, certo? E foi isso que a Game Freak e a Nintendo fizeram.

No dia 25 de fevereiro, durante o programa Pokémon Sunday, que passa semanalmente nas televisões japonesas, o diretor da série de games, Junichi Masuda, foi até lá para fazer um “anúncio bombástico” e acabou apresentando dois novos jogos, diferente do que todos estavam esperando.

Ao invés do já famigerado Pokémon Gray, cuja divulgação oficial era esperada desde meados do ano passado, Masuda anunciou dois novos jogos, com os títulos Pokémon Black 2 e Pokémon White 2.

pokémon

O anúncio foi bastante bombástico mesmo, diga-se de passagem. Rapidamente, várias opiniões começaram a surgir na internet em sites de diversos países, tanto opiniões positivas quanto negativas, que aconteceram por diversos fatores.

O primeiro fator é que o game ainda se manterá no DS. Talvez seja uma pequena desvantagem para quem já comprou o 3DS e gosta da série, mas olhando isso comercialmente, é uma forma que a empresa encontrou de ampliar o alcance que o jogo terá, fora que eles prometeram algumas diferenças para quem jogar nos portáteis mais recentes, como o já mencionado 3DS ou o DSi.

O segundo fator é que o monstro de capa, Kyurem, será mantido nos dois jogos, porém em formas diferentes. Eles apresentaram o Black Kyurem e o White Kyurem, duas formas diferentes do dragão de gelo, uma muito parecida com o Zekrom e outra com o Reshiram (os lendários de Black/White).

pokémon

O terceiro fator é que o jogo será rapidamente localizado para o ocidente, diferente do que normalmente acontece. O jogo chegará ao Japão em junho e virá para a América por volta do mês de setembro ou outubro. Normalmente, esperávamos pelo menos seis meses pela localização de um game da série. Ainda não está na diferença de alguns dias que acontece em franquias como Mario, mas já melhorou bastante.

O quarto fator e, para mim, o mais considerável, é que pouquíssimas informações foram dadas a menos de quatro meses do lançamento japonês, algo que não é tão comum assim na série. Masuda não afirmou se os jogos serão como as versões Yellow, Crystal, Emerald e Platinum, onde haviam apenas o mix das versões iniciais, ou se o game será realmente um jogo novo, com história nova e possíveis personagens e cidades novos.

O que podemos supor, ainda sem nenhuma certeza, é que Hoenn é mencionado várias vezes em Black/White e alguns personagens deixam claro que o continentes é próximo de Unova, onde a história se passa. Além disso, assim como Kanto, que tinha a região Johto como vizinha, Unova não é exatamente uma ilha, então podem haver locais próximos a serem descobertos e, quem sabe, ginásios e ligas novas para serem vencidas.

pokémon

Particularmente, achei esse anúncio bastante ousado por parte da Nintendo, já que ele não foi feito para agradar a todos, como os anteriores, mas não duvido da força que a franquia Pokémon tem no Japão e no mundo e sei que, assim como todos os outros jogos, este também será um sucesso.

Obs1: Sem comentários do tipo “Parei na primeira geração”. Isso é coisa de quem quer fingir ser cool, mas de cool não tem nada.

Obs2: Quando anunciei no Departamento Editorial que iria escrever essa matéria, todo mundo já veio falando que eu não sou nada imprevisível. Sim, eu não sou.

Obs3: Perdi os macetes de fazer postagem no wordpress… Faz tanto tempo que não posto nada que esqueci como fazia.

Obs4: Vamos “Pokémonizar” o AFS nas próximas semanas! Fica a dica!

E vocês,o que acham do anúncio de Pokémon Black&White 2?

 

Comente

Sobre Anime Freak Show

Durante esses mais de 3 anos, muitas pessoas passaram pelo site, algumas não estão mais, mas suas postagens continuam aqui!

14 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. Jonatas da Silva

    Opa só um update,ja anunciaram que tera MUITAS novidades,e que a história sera totalmente nova.

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*