Mestre

Hayao Miyazaki, a lenda da Ghibli, se aposenta.

O presidente do Estúdio Ghibli Koji Hoshino anunciou hoje que o fundador do estúdio e mundialmente renomado cineasta de animação Hayao Miyazaki irá “se aposentar da produção de longa-metragens.” O anúncio foi feito durante uma conferência de imprensa no Festival de Cinema em Veneza. O anúncio do estúdio não exclui a possibilidade do mestre Miyazaki trabalhar em projetos de porte menor ou secundários.

Kaze Tachinu, o décimo primeiro e mais novo filme do diretor de 72 anos, estreou nos cinemas japoneses em julho. O filme foi nomeado na competição do Festival de Cinema de Veneza.

Miyazaki alcançou sucesso na década de 70 com séries animadas para televisão como Lupin III, Mirai Shounen Conan e Meitantei Holmes. Ele dirigiu seu primeiro longa, Lupin III: Cagliostro no Shiro, em 1979. Em seguida ele adaptou o início de seu mangá Nausicaä do Vale do Vento em um filme de anime em 1984, antes dele e do diretor Isao Takahata fundarem o Estúdio Ghibli.

Kiki

Com a Ghibli, Miyazaki lançou os longas Laputa: Castelo no Céu, Meu Vizinho Totoro, O Serviço de Entregas da Kiki, Porco Rosso, Princesa Mononoke, A Viagem de Chihiro, O Castelo Animado, Ponyo, e finalmente, Kaze Tachinu (O Soprar do Vento). Ele também orientou os esforços diretoriais de Takahata e trabalhou em projetos menores.

A Viagem de Chihiro continua como o filme de maior sucesso comercial no Japão, 12 anos após sua estréia em 2001. O longa ganhou o Oscar de melhor animação em 2003.

1083_019812A.jpg

Em um entrevista ao canal japonês TBS, Miyazaki revelou que está aberta a possibilidade de aparecer uma sequência para Nausicaä do Vale do Vento. Porém, ele deixaria esse projeto nas mãos do capaz diretor de Evangelion e animador do primeiro filme de Nausicaä, Hideki Anno. Anno emprestou a voz ao protagonista de Kaze Tachinu.

Fonte: NHK Via: ANN

Comente

Sobre Narrador

Narrador
Sou um apreciador de vídeo jogos, animação e cultura japonesa. Estudante de jogos, dublador amador, vendedor e amante de literatura, traduzo notícias em meu tempo livre para manter o público atualizado no mundo da animação japonesa, e por vezes escrevo artigos próprios.

5 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. Miyazaki pode tudo até para.
    Alias ele já tinha parado depois de ‘A Princesa Mononoke’, mas não resistiu a vontade de dirigi ‘A Viagem de Chihiro’ … espero que ele não regista a próxima vez que ele escrever outra obra prima.

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*