Ultimas Noticias

J-WAY – A Flecha do Oriente

Yo minna!

Alguém aqui já viajou de trem?

ShinkansenA maioria de vocês com certeza irão responder que não, uma vez que aqui no Brasil infelizmente não temos esse meio de transporte para esses fins.

Porém em países DESENVOLVIDOS como o Japão, por exemplo, viajar de trens já faz parte da cultura e do cotidiano da população. Que tal conhecer um pouco sobre o mais famoso deles: o Shinkansen?

Então arrume suas malas, espere atrás da linha amarela e vamos embarcar juntos nessa viagem!

Shinkansen na verdade não é um trem e sim uma enorme rede de linhas férreas de alta velocidade que atravessa o Japão praticamente de ponta a ponta. Atualmente essa rede tem mais de 2.000 km de linhas construídas, sendo a primeira e principal delas a Tokaidô Shinkansen, com uma velocidade máxima de 300 km/h.

ShinkansenLigando as principais cidades japonesas, a Tokaidô Shinkansen é a linha de alta velocidade mais movimentada do mundo, carregando mais de 150 milhões de passageiros por ano. Ela foi inaugurada em 01 de outubro de 1964, a tempo dos Jogos Olímpicos de Tóquio e mudou por completo o jeito de viajar de trem. Para se ter uma idéia, a viagem entre Tóquio e Osaka, as duas maiores cidades do Japão, que antes demorava 6 horas e 40 minutos passou para 3 horas e 10 minutos, isso naquela época, onde a velocidade máxima era de 210 km/h.

Mas como esses trens atingem essas velocidades?

A resposta é simples: Tecnologia.

ShinkansenAs rotas do Shinkansen foram planejadas e construídas completamente separadas das linhas convencionais, eliminando assim o problema de tráfego. Os cruzamentos de estradas com as linhas também não existem nesses trajetos, tornando assim a viagem muito mais dinâmica. Outro ponto importante é que é proibido por lei se aproximar de qualquer rota do Shinkansen, estando sujeito o infrator a severas punições, evitando assim o risco de algum acidente.

O Shinkansen é também um meio de transporte muito seguro, mesmo com os constantes terremotos e tufões que atingem o Japão. Em todos esses anos desde sua inauguração e com mais de 7 bilhões de passageiros transportados não foi registrado nenhuma fatalidade devido a colisões ou descarrilamentos. O único descarrilamento do Shinkansen na sua história foi em outubro de 2004, devido a um terremoto de 6.8 graus, porém não houve nenhuma vítima. Depois desse incidente um novo sistema foi implantado em toda a linha, permitindo que assim que um terremoto seja detectado o Shinkansen pare rapidamente.

ShinkansenDevido a todos esses fatores favoráveis os japoneses na maioria das vezes utilizam o Shinkansen como principal meio de transporte, pois além de mais prático ele também é mais limpo com o meio ambiente. Para dar um exemplo fácil, uma viagem de Tóquio para Osaka produz 16% menos dióxido de carbono do que a mesma viagem feita de carro. Pode parecer pouco, mas isso equivale a 15.000 toneladas de dióxido a menos na nossa atmosfera por ano. Ah sim, e como não poderia deixar de ser, nos modelos mais novos de Shinkansen existem tomadas elétricas individuais e acesso à internet, que por lá chega aos míseros 1 Gigabyte por segundo.

Shinkansen

Como pensar no futuro é uma grande força japonesa, planos de expansão já estão em andamento, inclusive com obras previstas até o ano de 2035. Novos trens com velocidades superiores a 300 km/h também estão sendo introduzidos, o que irá diminuir ainda mais o tempo das viagens por todo o Japão.

É uma pena que para nós, termos um serviço de transporte desses por aqui seja uma coisa praticamente impossível de acontecer. Mas sonhar não custa nada, não é?

Por hoje é só pessoal.

Itekimasu!

Shinkansen

Shinkansen

Shinkansen

Comente

Sobre Raito

Raito
Podcaster e editor de áudio, gamer casual, viciado em tecnologia, animes, mangás e cultura japonesa em geral. Gêneros preferidos são comédia, suspense e ação. Excluiu o Shoujo água com açúcar de sua vida e hoje é uma pessoa mais feliz.

3 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. Faço qestão d andar no Shikansen se eu for pro Japão algum dia >_.< Só nos sonhos mesmo ;-;
    *lembra d cena clássica d anime slice of life onde estudantes estão numa viagem d trem, olham pela janela, vêem o mar e ficam todos gritando: "UMIII DAAAA!!! SUGOIIII!!!" *

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*