J-WAY – Akihabara, o paraíso otaku existe!

Yo minna! Estão todos bem?

 

AkibaHoje vou começar a falar sobre alguns lugares importantes e bem característicos do Japão, para que fique como uma dica de viagem para aqueles que planejam visitar a Terra do Sol Nascente um dia.

E o primeiro lugar escolhido não poderia ser outro a não ser o paraíso Otaku na Terra: Akihabara!

Akihabara ou Akiba, para os íntimos, é um distrito de Tóquio que fica a apenas cinco minutos de trem, partindo da Estação de Tóquio. Conhecida como Electric Town, Akihabara é o centro da tecnologia e cultura pop japonês, possuindo muitas lojas de componentes eletrônicos, games, maid cafés e é claro, as desejadas lojas de Animes e Mangás.

Mas nem sempre foi assim.

AkibaDepois da Segunda Guerra Mundial, Akiba era conhecida por ser o lugar onde surgiu a primeira escola de manufatura elétrica do Japão, no lugar onde hoje fica a Tokyo Denki University. Isso fez com que várias lojas se instalassem ali para vender os mais variados componentes elétricos para os estudantes, por isso, posteriormente o local ficou conhecido como Cidade Elétrica (Electric Town). Após esse período começaram a surgir lojas que vendiam rádios, televisões, máquinas de lavar, refrigeradores, enfim, utilidades mais voltadas para o lar.

AkibaA partir de 1990, com o surgimento de grandes redes de lojas que vendiam esses mesmos produtos em outros locais de Tóquio, esse mercado começou a perder força em Akiba, e como os computadores estavam entrando na moda nesse período, logo se tornaram os próximos grandes atrativos de quem andava por lá.

Esse reinado dos Persocom (Personal Computer) durou mais ou menos uns dez anos, pois a partir de 2.000 as vendas começaram a cair e surgiu então um novo mercado: o de Animes e Mangás.

Lojas e o Akiba-kei

Partindo da rua principal de Akiba, a Chuo-dori (Avenida Principal), existem muitas ruazinhas que se ramificam e escondem milhares de lojas, vendendo os mais variados produtos e nos mais variados preços. Uma prática comum que acontece por lá é a de que quanto mais longe essas lojas ficam da Chuo-dori, melhor tende a ser o preço de seus produtos. Porém existe o outro lado, pois quanto mais afastado a loja menor é o acesso à informação para os turistas, tornando-as verdadeiras lojas secretas. Vamos conhecer algumas das lojas mais visitadas em Akiba?

Akiba

Animate

Localizada na Chuo-dori, a Animate é um prédio de sete andares e mais um piso subterrâneo que contém TUDO relacionado ao universo Otaku. DVDs, Figures, Games, Mangás, enfim, tudo aquilo que um dia sonhamos em ter por aqui..

Fotos Animate

Fotos Animate

Akiba

Akiba

Akiba

Akiba

Comic Toranoana

A loja Toranoana fica logo ao lado da Animate e se o que você procura são Doujinshis esse é o lugar que você deve ir com certeza.

Fotos Toranoana

Fotos Toranoana

Akiba

Akiba

Akiba

Akiba

Book-Off

Como dá para perceber pelo nome a Book-Off é uma loja de livros. Mas são NOVE andares, sendo que os dois últimos superiores são exclusivos de Mangás!!

Fotos Book-Off

Fotos Book-Off

Akiba

Akiba

K-Books

Um prédio de “apenas” dois andares, sendo que no primeiro a metade de seus produtos é relacionada ao conteúdo de Mangá adulto/Hentai e no segundo é dedicado aos Doujinshis. Ah sim, eles também vendem Mangás “normais”.

Fotos K-Books

Fotos K-Books

Akiba

Akiba

Akiba

 

Uma coisa que deve se prestar atenção principalmente quando forem comprar Figures é a de que nunca se compra na primeira loja que encontrar, pois aquele mesmo produto pode ter em outra loja até pela metade do preço, dependendo da sorte é claro. Como as coisas são bem movimentadas por lá também é comum encontrar o mesmo produto, na mesma loja, com preços diferentes, portanto fiquem espertos!

Cure Maid Cafe

O Cure Maid Cafe é uma das lojas mais visitadas de Akiba, formando extensas filas nos finais de semana. Tudo isso para serem servidos por lindas garotas vestidas de empregadas e de voz Kawaii.

Fotos Cure Maid Cafe

Fotos Cure Maid Cafe

Akiba

Akiba

Akiba

Neko JaLaLa

Gosta de gatos? Então esse é o seu lugar, pois aqui você tem a oportunidade de sentar, relaxar e brincar com dezenas de gatos espalhados por todos os cantos. É claro que todos são bem limpinhos e você quando entra também tem que se higienizar.

Fotos JaLaLa

Fotos JaLaLa

Akiba

Akiba

Akiba

@Home Cafe

Nesse tradicional Maid Café temos vários tipos de bebidas, comidas, jogos e é claro, as mais lindas Maids para lhe atender com todo amor e carinho.

Fotos @Home Cafe

Fotos @Home Cafe

Akiba

Akiba

Akiba

Akiba

Akiba

Bom, existem muitas outras lojas em Akiba, mas essas que mostrei aqui já dá para vocês terem uma idéia do quanto a Eletric Town é o sonho de viagem de muitos Otakus do mundo todo.

AkibaToda essa importância de Akiba, não só para o Japão, acabou criando o Akiba-kei, ou traduzindo, o “Estilo Akihabara”. Este termo se refere na verdade ao estilo Otaku, onde a pessoa coloca sua mochila nas costas, veste uma roupa confortável e sai para desbravar e descobrir os maiores segredos de Akiba. Vocês podem ver um exemplo clássico de Akiba-kei no Anime Genshiken (recomendo).

Bom, espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre Akiba. Por enquanto é isso, pois já falei demais por hoje, certo?

Se vocês tiverem alguma sugestão de lugar para abordar nos próximos textos é só comentar!!

Itekimasu!

Akiba

Akiba

Comente

Sobre Raito

Raito
Podcaster e editor de áudio, gamer casual, viciado em tecnologia, animes, mangás e cultura japonesa em geral. Gêneros preferidos são comédia, suspense e ação. Excluiu o Shoujo água com açúcar de sua vida e hoje é uma pessoa mais feliz.

11 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. Graci-chan

    Parabéns pela matéria, ficou incrivel *—*

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*