Ultimas Noticias

J-WAY – Bunkasai, o festival escolar japonês.

Yo minna!! Tudo beleza?

BunkasaiHoje vou falar um pouquinho sobre o Bunkasai, os famosos festivais escolares, que são tão bem representados pela comunidade animística (Existe essa palavra?).

A palavra Bunkasai significa Festival Cultural Japonês, e acontece anualmente na maioria das escolas do Japão, desde o jardim de infância até as universidades.

Mas não pense que tudo é festa.

O Bunkasai faz parte do currículo estudantil japonês (nas universidades é extracurricular), portanto para o aluno se formar é necessária a participação todos os anos.

De acordo com o Ministério da Educação do Japão, o Bunkasai serve para mostrar para a sociedade quais são os resultados das lições e da motivação aprendidas diariamente nas escolas pelos alunos.

BunkasaiO festival também serve de parâmetro para que os jovens que desejam freqüentar aquela escola vejam como é o ambiente, o trabalho em equipe e a atmosfera dos seus futuros colegas.

Normalmente o Bunkasai acontece próximo ao Bunka no Hi (Dia da Cultura – 3 de novembro), que é um feriado nacional no Japão e é realizado sempre em um sábado ou domingo, para que todos da sociedade possam comparecer.

Mas apesar desse caráter mais didático, no fim o Bunkasai acaba sendo uma grande diversão para todos aqueles que nele participam.

Vamos conhecer agora quais as atividades mais comuns em um autêntico festival escolar?

Barracas de comida

Bunkasai

O que seria de um festival escolar sem as concorridas barracas de yakisoba, arroz frito, takoyaki e doces, não é verdade?

 Shows de bandas

Bunkasai

Geralmente os integrantes dos clubes de música das escolas se apresentam no ginásio para mostrar todo o seu talento (não é, Mio?)

Peças de teatro

Bunkasai

Os Clubes de Drama ou Teatro apresentam peças produzidas e protagonizadas por eles para o público presente.

Cafés

Bunkasai

Cafés, chá e bolos são servidos por garotas vestidas de maids, nekos, enfim, qualquer coisa kawaii, com todo o amor e carinho.

Casa dos Sustos

Bunkasai

As salas de aula viram um verdadeiro circo dos horrores (tá, nem tanto, rs) nessa atração bem popular entre os visitantes.

Existem também outras atividades, mas as principais que aparecem sempre em anime são essas.

Particularmente uma das coisas que admiro muito na cultura e no espírito japonês é como eles lidam com a questão da educação por lá. O estudo é encarado como uma parte importante da formação do caráter pessoal e intelectual do povo japonês, portanto não é a toa que as maiores inovações e tecnologias surgem daqueles lados.

Para aqueles que se interessam por esse assunto leiam o post que fiz semana passada falando justamente sobre isso, ok?

No mais, bom Natal a todos os Freaks e nos vemos semana que vem!

Bônus: Suzumiya Haruhi cantando no Festival Escolar (Música Espetacularmente ¨$%#¨%¨@#%)

Itekimasu!

Bunkasai

Bunkasai

Bunkasai

Comente

Sobre Raito

Raito
Podcaster e editor de áudio, gamer casual, viciado em tecnologia, animes, mangás e cultura japonesa em geral. Gêneros preferidos são comédia, suspense e ação. Excluiu o Shoujo água com açúcar de sua vida e hoje é uma pessoa mais feliz.

3 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. Alucard

    Interessante.

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*