daruma01

J-WAY – Daruma e o poder de realizar desejos

Yo minna!

Faz um tempinho que não escrevo nada aqui no J-WAY, portanto a primeira pergunta é: estão todos bem?

Agora que o site está a mil, estou fazendo mais coisas que somente escrever essa coluna aqui, como por exemplo, traduzir notícias e fazer as galerias de Cosplay também, por isso da parada (tem a preguiça também, mas essa nem leva em conta, kkkk).

Como eu sei que tem pessoas que gostam de ler essa coluna (será?), vou escrever mais sobre o Japão e dividir com todos os Freaks que passam aqui pelo nosso portal.

E hoje o texto é curtinho, mas vai servir de curiosidade, principalmente para aqueles que gostam dos símbolos e superstições nipônicas. Hoje vou falar sobre o Daruma.

daruma2Daruma é um pequeno boneco feito geralmente de madeira, com formas arredondadas, de corpo vermelho, sem braços, sem pernas e sem pupilas nos olhos. Esse boneco representa o monge Bodhidharma, que saiu da Índia e foi para a China mais ou menos no início do século V. O monge foi o responsável pela transmissão do Budismo Zen (Meditação) em terras chinesas e acredita-se que ele conseguiu alcançar a iluminação após nove anos de meditação ininterrupta. Ele permaneceu sem se mover ou fechar os olhos, inclusive removeu suas próprias pálpebras para que não dormisse durante o período de meditação. Durante os nove anos sem se mover, seus músculos foram se atrofiando e ele acabou por perdê-los.

Porém antes disso, diz-se que ao chegar a um templo Shaolin, o grande Bodhi (kkk) se deparou com os monges em péssimas condições, tanto físicas quanto mentais. Para ajuda-los a se recuperar ele os ensinou exercícios físicos e divulgou a filosofia Zen. Baseados em métodos de respiração e Yoga (não o Cisne!), os exercícios se assemelhavam em muito com técnicas de combate. Em um determinado momento esses exercícios passaram a ser rotina no templo, e eles evoluíram a tal ponto que logo pôde ser considerado um estilo de autodefesa próprio: o Kung-Fu Shaolin. Aposto que não sabia que um dos mais famosos estilos de Kung-Fu surgiu daí, não é?

bodhidharma

Mas e o Daruma?

A palavra Daruma vem da forma como os japoneses falam Dharma e ele é utilizado para fazer pedidos. Acredita-se que ao pedir ao Daruma algo, o monge em toda a sua bondade o concederá. O costume é ao fazer um pedido, pintar um dos olhos do Daruma, simbolizando que ele ainda não foi respondido. Ao receber a graça, deve-se pintar o outro olho do Daruma e enfim, dar o descanso merecido ao monge.

Bom, creio que não tem muito mais a falar. Como eu disse, o texto é curtinho, mas serve de curiosidade a todos que gostam da cultura japonesa. E na próxima vez que ver um Daruma em alguma lojinha da Liba ou na cidade onde moram não se esqueçam de levar um pra casa!

Até a próxima!

Itekimasu!

Comente

Sobre Raito

Raito
Podcaster e editor de áudio, gamer casual, viciado em tecnologia, animes, mangás e cultura japonesa em geral. Gêneros preferidos são comédia, suspense e ação. Excluiu o Shoujo água com açúcar de sua vida e hoje é uma pessoa mais feliz.

2 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. Gostei do artigo Mas gostei mais do: "o grande Bodhi (kkk)" rsrsrs.

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*