J-WAY – I Ain´t Afraid of no Ghost!

Yo minna!!

Quanto tempo, hein?

Depois das férias e da maratona de gravações, o AFS está voltando com tudo! Se ainda não ouviram o Cast 77 de Ano Hana que acabou de ser lançado, cliquem AQUI e comecem a ouvir, pois o tema do J-Way de hoje é sobre a Menma….não, espera aí, o tema é Fantasmas…é, pode ser a Menma mesmo…

Espíritos

Vou falar um pouco sobre alguns tipos de fantasmas da cultura japonesa e mostrar que eles nem sempre são maus, nem sempre são bons, mas todos têm uma história interessante.

Segundo as crenças japonesas, todos nós humanos temos uma alma chamada Reikon (parece nome de Pokémon, mas não é). Depois que morremos o Reikon deixa o corpo e vai para o Purgatório, onde aguarda até que os rituais funerários sejam completados para enfim descansar em paz. Querem exemplo? Vejam YuYu Hakushô e vão notar que assim que Yusuke morre (Spoiler? ¬¬, se não assistiu YuYu até hoje em dia..) sua alma se desprende, se tornando assim um Reikon. Inclusive, se lembram que ele tinha que impedir que seu corpo fosse sepultado para que pudesse retornar? Além das razões óbvias, era pela alma enfim descansar em paz após os rituais que ele teve que possuir o Kuwabara (isso soou estranho…) e pedir para a Keiko impedir o funeral.

Bom, mas até aí a alma ainda não se tornou um fantasma, então quando isso ocorre?

Se a pessoa morre de uma causa não natural, tal como um assassinato, afogamento, atropelada por um burro, com um meteoro na cabeça ou se os rituais fúnebres não forem feitos de maneira satisfatória o Reikon se torna um Yurei, que são os Espíritos Escuros. Esses espíritos ficam presos ao purgatório se martirizando, até que em um momento quando a angústia é tão grande eles retornam como fantasmas.

Vamos conhecer alguns tipos de Yurei?

Espíritos

Onryo

São os mais conhecidos, pois são os Espíritos de Vingança. Eles retornam do purgatório para acertar as contas com aqueles que lhes fizeram mal em vida, mas geralmente sobra pra todo mundo!

 Espíritos

Ubume

São os espíritos de mães que morreram no parto de seus filhos. Elas retornam para se tornar as protetoras de suas crianças até que cresçam e possam se cuidar sozinhas.

 Espíritos

Funayurei

São os espíritos daqueles que morreram afogados. Aparecem à noite em um barco fantasma e não são bons nem maus, apenas vagam por aí.

 Espíritos

Zashiki-Warashi

São os espíritos de crianças que gostam de fazer travessuras. Uma vez que aparecem nas casas eles fazem tudo para chamar a atenção dos adultos. Se resolver ignorá-los eles continuam com as travessuras até que você os dê atenção. Mesmo com todas essas traquinagens (já ouviram essa, hein?) os Zashiki-Warashi são considerados amuletos de boa sorte e trazem prosperidade para os lares que habitam. Portanto, para aqueles que não se importam de ter um fantasminha andando por aí até que é um bom negócio.

 Espíritos

Goryo

São os fantasmas da mais alta classe. São espíritos de aristocratas mortos que voltam para atormentar aqueles que os invejavam e tramavam contra eles.

 

Locais assombrados

EspíritosDentre os vários locais considerados assombrados no Japão temos dois que se destacam. O primeiro deles é o Castelo Himeji, na prefeitura de Hyogo, que é conhecido por abrigar o espírito de Okiko em um de seus poços. Okiko era uma belíssima serva que trabalhava para o samurai Aoyama Tessan. Por ser muito bela ela despertou o interesse de seu mestre, porém sempre resistia a suas investidas amorosas. Cansado de ser rejeitado, Aoyama bolou um plano e fez que Okiko acreditasse que havia perdido um dos dez pratos que pertenciam à família. Um crime desses era punido com a morte e não importava quantas vezes Okiko contasse, os pratos sempre chegavam somente até a nona peça, o que a fez chorar de culpa e desespero.

Aoyama ofereceu “esquecer” o que ela havia feito em troca de se tornarem amantes, porém ainda assim Okiko não aceitou a proposta e fez com que ele tomado de fúria a jogasse em um poço do castelo e a matasse. Transformada em um espírito de vingança, Okiko voltou para atormentar seu assassino aparecendo para ele, contando até nove e soltando um grito de desespero para simbolizar o décimo prato que ela nunca encontrou.

Outro lugar que dizem ser assombrado é a floresta de Aokigahara, localizada aos pés do gigante monte Fuji. Esse é o lugar com mais alto índice de suicídios do Japão, o que faz com que ele não seja um local muito apropriado para fazer um piquenique. Irei falar mais sobre Aokigahara em um próximo texto, portanto aguardem.

Fantasmas Famosos

Além de Okiko outros fantasmas são bem famosos e conhecidos no Japão. Irei falar de mais três: Hanako-san, Kokkuri-san e Kuchisake-onna.

 

Toire no Hanako-san (Hanako do Banheiro)

Espíritos

Hanako era uma garotinha que se suicidou na escola devido ao bullying que sofria. Ela assombra a quarta cabine do banheiro das garotas nas escolas primárias e aparece para assustar quem lhe cruzar o caminho. Ela não faz mal nenhum além de assustar as pessoas, porém para aquelas que não têm um coração muito forte recomendo evitar a quarta cabine na próxima ida ao banheiro.

Kokkuri-san

EspíritosAlguém aqui já brincou do jogo do compasso ou do copo? Pois bem, Kokkuri-san é um fantasma que se manifesta na versão japonesa dessa “brincadeira”. Os jogadores escrevem caracteres em Hiragana em um papel, colocam seus dedos em uma moeda sobre ele e fazem uma pergunta a Kokkuri-san. Depois disso a moeda se move para os caracteres que respondem sua pergunta. Quem assistiu GTO deve se lembrar do momento em que Onizuka em vez de dar aula ficava jogando esse jogo com os alunos.

Kuchisake-onna

EspíritosCrianças que andam sozinhas à noite podem encontrar uma garota usando máscara cirúrgica (no Japão até que é normal usarem uma dessas). A garota irá parar e perguntar para a criança: “Eu sou bonita?”. Se a criança responder que não, ela a matará com uma tesoura que sempre carrega, mas se a criança responder que sim ela perguntará “E agora?”, tirará a máscara e mostrará que sua boca está cortada até próximo da orelha. Se depois disso a criança responder que não, ela a cortará ao meio. Se responder que sim ela irá cortar o rosto da criança e deixará igual ao dela. Dizem que uma forma de se livrar da Kuchisake-onna é responder que ela é “maomenos” ou rebater com a pergunta: “E eu? Sou bonita (o)?”. Enquanto ela fica confusa, RUN!!

Bom, acho que por enquanto é isso pessoal! Espero que tenham gostado desse texto de volta do AFS e portanto, comentem! Digam quais são seus personagens fantasmas favoritos no mundo dos animes e avisem aos seus amiguinhos: O AFS ESTÁ DE VOLTA, BEBÊ!!

Itekimasu!

Espíritos

Espíritos

Espíritos

 

Comente

Sobre Raito

Raito
Podcaster e editor de áudio, gamer casual, viciado em tecnologia, animes, mangás e cultura japonesa em geral. Gêneros preferidos são comédia, suspense e ação. Excluiu o Shoujo água com açúcar de sua vida e hoje é uma pessoa mais feliz.

12 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. Renata Alexandra

    Muito daora tua postagem. Eu já vi a mina dos pratos e do poço em algum anime, mas não lembro qual, só lembro que não dava medo. A Hanako-san eu vi em Kimi to Boku. O Kokuri-san eu vi em Holic. É fácil ver essas coisas em animes. .-.

    • Raito

      Verdade Renatinha, em animes eles aparecem bastante. Para os mais Hardcores vão jogar Fatal Frame de madrugada sozinho que também tem tudo isso aí…recomendo….só que não….

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*