J-WAY – Jihanki, as máquinas de venda japonesas

OOlá pessoal, como estão?

Eu sou o Raito, nJihankisovo colunista de cultura japonesa e vou trazer para vocês algumas curiosidades e histórias sobre o mundo nipônico.

Todos vocês, amigos Otakus, com certeza (sim, certeza) já assistiram a algum anime em que algum personagem foi até a vendinha da esquina, ou algum outro lugar, e utilizou uma Jidô-Hanbaki, também conhecida como Jihanki.

Mas o que seria isso?

Simples, Jihanki é uma máquina de venda, igual a aquelas que temos por aqui no Brasil e que vocês já devem ter visto em alguns lugares.

Porém, acreditem, existem algumas Jihankis japonesas beeeem diferentes das do Brasil. Vou mostrar algumas para vocês, mas antes vou falar um pouquinho delas.

O Japão é o país com mais Jihankis per capita do mundo, com uma máquina dessas para cada 23 pessoas. E os motivos de existirem tantas máquinas por lá são vários, por exemplo, a baixa taxa de criminalidade (sim, os japoneses são educados), a grande concentração populacional e até a limitação de espaço físico.

É óbvio que existem as máquinas tradicionais, que vendem sucos, salgadinhos, etc., mas o mais legal são as, digamos, diferentes…Vamos ver algumas?

Jihankis Curiosas

Gosta de Coca-Cola? O que faria se estivesse andando tranquilamente pelas ruas de Tóquio e desse de cara com uma dessas?

Jihankis

Precisando de gelo pra sua bebida? Não precisa ir até a venda do seu Zé comprar, basta achar uma dessas:

Jihankis

Começou a chover e esqueceu o guarda-chuva? Se estiver passando por Tóquio, use essas Jihanki:

Jihankis

Estourou seu tênis de tanto andar por Akihabara procurando Figures? Então seus problemas acabaram:

Jihankis

Essas Jihankis são para os solteiros e preguiçosos de plantão, sim, do lado tem uma que vende batata frita:

Jihankis

Essa belezinha aqui queria no meu quarto, se alguém quiser me doar estou aceitando:

Jihankis

 

Existem muitos outros tipos de Jihankis lá no Japão, vendendo desde ovos, verduras, gravatas, sorvetes, iPods, revistas, roupas, filmes, jogos, videogames, entre outras coisas, provando que são bem úteis.

Por enquanto é isso, até a próxima minna!

E então, o que acharam das maquininhas Jihankis ? No mínimo, curioso não é?

Comente

Sobre Raito

Raito
Podcaster e editor de áudio, gamer casual, viciado em tecnologia, animes, mangás e cultura japonesa em geral. Gêneros preferidos são comédia, suspense e ação. Excluiu o Shoujo água com açúcar de sua vida e hoje é uma pessoa mais feliz.

15 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. Por que eu estou achando que isso não ia dar certo no brasil… Boa matéria.

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*