J-WAY – Karuta, o HARDcore jogo de memória japonês.

OOlá pessoal, tudo bem com vocês?

Era para o Ricky postar hoje, porém ele está enrolado com algumas coisas. Então estou aqui no lugar dele.

E chego trazendo novamente mais um pouco de informação e curiosidades sobre a tão rica e fascinante cultura japonesa.Karuta

Hoje vou falar um pouquinho sobre o Karuta, um jogo de cartas japonês que lembra um pouco o nosso conhecido jogo da memória.

Assim como no nosso jogo, a memória é o fator principal para se vencer, porém a velocidade, o psicológico e até a preparação física contam muito também.

Calma, vão saber logo o que quero dizer com isso, porém antes preciso explicar alguns termos para ficar mais fácil (ou não) o entendimento da idéia básica do Karuta.

O que é Karuta?

O Karuta é um jogo composto de 100 pares de cartas chamadas de Uta Garuta. Dessas 200 cartas, 100 são chamadas de Yomifuda, que são as cartas de leitura, e as outras 100 de Torifuda, as cartas de jogo.

Nesses 100 pares de cartas estão descritos cada um dos Hyakunin Isshu, que é a antologia de 100 poemas de 100 autores diferentes, coleção essa muito tradicional lá no Japão.

KarutaIsso quer dizer que cada Yomifuda possui um Torifuda correspondente. O que muda é que o Yomifuda possui um desenho do poeta e seu poema completo enquanto que no Torifuda é descrito apenas a última linha do poema.

Mas qual é a desse jogo louco?

Basicamente funciona da seguinte maneira:

Dois jogadores vão pegar cada um, aleatoriamente, 25 Torifudas dos 100 disponíveis e vão espalhar pelo chão. Depois de alinhados, os jogadores terão 15 minutos para decorar a posição e o conteúdo de cada Torifuda e o jogo se inicia.

O locutor vai começar a ler um poema que não está entre os 100 principais para que os jogadores possam identificar sua intensidade da voz e a clareza na leitura.

A seguir o locutor vai pegar um Yomifuda e começar a leitura, tendo os jogadores por objetivo pegar o Torifuda correspondente o mais rápido possível.Karuta

Caso seja uma carta do lado do oponente, depois de pegá-la você deve transferir uma carta do seu lado para o dele, além de outras regrinhas. O jogador que terminar primeiro com nenhuma carta no seu lado ganha.

Complicado? Um pouco…

Além de ter de memorizar os 100 poemas, você deve memorizar também a posição das cartas em jogo, tanto as suas quanto as do oponente e ainda ser mais rápido que ele para pegá-las.

Esse é o motivo de ter falado que além da memória é preciso ter uma boa velocidade, um bom psicológico e um bom preparo físico, pois apesar de ser jogado sentado, movimenta-se muito os braços e isso cansa, ainda mais quando em média uma partida dura 90 minutos.

Recomendações de Animes:

Chihayafuru – É um anime bem agradável de assistir e que já tem uma segunda temporada confirmada, além de que foi produzido pela sempre competente MadHouse. Conta a história de Chihaya, uma garota que gosta de Karuta desde pequena e que junto com seus amigos começa a enfrentar grandes desafios.

Chouyaku Hyakunin Isshu: Uta Koi – Essa animação conta as histórias por trás dos 100 poemas que mencionei anteriormente e parece ser bem divertido

Agora que tal vermos uma partida de Karuta real? (Pra quem assistiu Chihayafuru o minuto 3:15 será familiar, rsrs). Deixo também as aberturas dos Animes que recomendei ali em cima! Curtam!

Até a próxima minna!!

Itekimasu!

Alguns vídeos sobre Karuta

  • Partida Karuta
  • Abertura Chihayafuru
  • Abertura Uta Koi

Deixem seus comentários sobre Karuta…

Comente

Sobre Raito

Raito
Podcaster e editor de áudio, gamer casual, viciado em tecnologia, animes, mangás e cultura japonesa em geral. Gêneros preferidos são comédia, suspense e ação. Excluiu o Shoujo água com açúcar de sua vida e hoje é uma pessoa mais feliz.

9 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*