J-WAY – O Gato da sorte e do dinheiro.

Yo minna!

Maneki NekoTodos nós já sabemos de longa data que o Japão é um país muito supersticioso, certo? Os japoneses possuem amuletos ou símbolos para representar praticamente qualquer coisa ou situação. E hoje vou falar um pouco sobre um dos principais amuletos de boa sorte e prosperidade financeira do Japão: o Maneki Neko.

Maneki Neko literalmente significa “Gato que Chama”, mas também é conhecido como “Gato da Sorte”, “Gato do Dinheiro” ou “Gato da Fortuna”. Ele é feito geralmente de cerâmica e tem como principal característica a pata direita, esquerda ou até as duas levantadas, como se estivesse “chamando” as pessoas. Uma coisa interessante a se destacar é que a primeira vista parece que ele está acenando para a gente e não nos chamando, mas isso se deve ao fato da diferença cultural. Calma, vou explicar.

Maneki NekoPor aqui quando queremos chamar alguém utilizando as mãos o que fazemos?

Geralmente erguemos a mão fechada com a palma virada pra cima, somente com o indicador estendido e o mexemos pra cima e para baixo, correto?

Pois bem, no Japão esse ato é diferente. Os japoneses quando vão chamar alguém eles erguem o mão com a palma virada para frente e abaixam e levantam todos os dedos (é difícil explicar com palavras, mas olhando a imagem do Maneki Neko acho que dá para ter uma idéia).

Os japoneses utilizam essas estátuas em seus estabelecimentos comerciais para “chamar” os clientes e conseqüentemente dinheiro. Mas sabiam que dependendo que qual pata está levantada o significado muda?

Maneki NekoExistem várias interpretações, algumas dizem que se a pata esquerda está levantada ele atrai clientes enquanto que se for a pata direita atrai boa sorte e saúde, outras dizem que a esquerda atrai dinheiro e a direita o protege. As duas levantadas significam ambas as situações (não me diga..¬ _¬) e quanto mais alto está levantada a pata maior é o retorno, por isso é comum ver Maneki Nekos de todos os tipos.

Outras características marcantes em alguns dos Maneki Nekos são o colar com um guizo e a moeda de ouro, chamada de Koban.  O guizo representa os enfeites que gatos usavam na era Edo em lares saudáveis, ou seja, famílias ricas. Já a Koban era a moeda de ouro utilizada na era Edo e equivalia a dez milhões de Ryô (unidade monetária antiga do Japão). Um ryô poderia ser imaginado nos dias atuais como centenas de dólares, então façam as contas para imaginar o quanto o Koban era valioso…

Maneki NekoAs cores também influenciam o propósito. Os Maneki Nekos brancos representam a pureza, os pretos representam a saúde e espantam maus espíritos, os vermelhos também espantam espíritos e dão proteção, dourados simbolizam riquezas, os rosas amor, roxos representam força artística e o verde força nos estudos.

Mas e a história do Maneki Neko?

Existem três versões principais da lenda que explicam a origem do Maneki Neko. São elas:

O Gato do Templo

Maneki NekoEssa versão diz que um lorde feudal estava se refugiando em baixo de uma árvore de um templo em Tóquio durante uma forte tempestade, quando viu o gato do sacerdote local o chamando. Ele resolve seguir o gato e instantes depois um raio atinge a árvore em que ele se escondia. Vendo que o templo era bem pobre e se sentindo muito grato ele se torna um grande amigo do sacerdote e o ajuda, fazendo com que o templo prosperasse. Quando o gato do sacerdote morreu o primeiro Maneki Neko foi feito em sua homenagem.

A Cortesã

Maneki NekoUma gueixa chamada Usugumo tinha um gato que era muito amado por ela. Uma noite o gato começou a puxar o quimono dela e não importava o quanto ela o tirava de lá ele voltava e continuava a puxar. O dono do bordel o viu fazendo isso e pensando que ele estava enfeitiçado cortou sua cabeça. Nesse momento a cabeça do gatinho saiu voando para o teto e matou uma serpente que estava pronta para dar o bote em Usugumo. Ela ficou arrasada pela morte de seu companheiro e para animá-la um cliente fez uma estátua em forma de gato pra lhe dar de presente, se tornando o primeiro Maneki Neko.

A Velha Senhora

Maneki Neko

Uma idosa devido à pobreza extrema foi obrigada a vender seu amado gato. Pouco tempo depois ele apareceu em seus sonhos e disse para a idosa fazer sua imagem em barro. Ela assim o fez e posteriormente vendeu a estátua, conseguindo um pouco de dinheiro. Ela então fez mais estátuas e continuou vendendo, fazendo mais dinheiro e se tornando próspera e saudável.

Maneki NekoO Maneki Neko fez aparições em várias mídias, mas o exemplo mais clássico é do personagem Meowth de Pokémon, que é inspirado nesse símbolo e inclusive possui um ataque em que ele ataca com Kobans, usando o dinheiro do jogador. Outro anime em que o Maneki Neko aparece bem é o Nyankoi, onde o personagem principal acaba sem querer quebrando uma estátua dessas e é amaldiçoado com o estranho poder de entender o que os gatos falam.

Bom, depois de tudo isso que falei para vocês, já percebemos o quanto o Maneki Neko é importante para a os japoneses e o quanto isso contribui para a construção da magnífica e vasta cultura japonesa.

Por enquanto é isso pessoal, espero que tenham gostado e peço que além de lerem, deixem seus comentários e sugestões, para que possamos sempre melhorar os textos do editorial para todos vocês, combinado?

Itekimasu!

Maneki Neko

Maneki Neko

Maneki Neko

Comente

Sobre Raito

Raito
Podcaster e editor de áudio, gamer casual, viciado em tecnologia, animes, mangás e cultura japonesa em geral. Gêneros preferidos são comédia, suspense e ação. Excluiu o Shoujo água com açúcar de sua vida e hoje é uma pessoa mais feliz.

4 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*