Ultimas Noticias

J-WAY – Sakuras e Hanamis, uma combinação tipicamente nipônica.

Yo minna!

Como estão todos?

SakurasHoje irei falar um pouco sobre a importância das Sakuras para o povo japonês. Mas não é sobre a Sakura Kinomoto e nem qualquer outro personagem de anime que estou falando, e sim das típicas e marcantes flores de cerejeiras.

Existem mais de duzentas variedades de Sakuras no Japão, sendo a mais comum a Somei Yoshino, que tem por principal característica as flores brancas com um leve tom de rosa perto do seu caule. O florescer dessas árvores se inicia na ilha de Okinawa em meados de janeiro, chega a Kyoto e Tóquio no final do mês de março e termina em Hokkaido algumas semanas depois, sendo que o período que as pessoas têm para admirar essas belas dura em média de uma a duas semanas, tempo esse que elas levam para florescer e depois cair.

SakurasTodo esse espetáculo e beleza não poderiam passar despercebidos pelos japoneses, que nessa época se reúnem com seus amigos e familiares nos vários parques do Japão para admirar e aproveitar as Sakuras, nos chamados Hanamis.

O Hanami é um costume milenar japonês (milenar mesmo) de se admirar a beleza das flores e que tem sua origem estimada no ano de 710 d.C. Inicialmente reservada apenas para os nobres da corte imperial japonesa, que se reuniam embaixo de árvores de Sakura para comer e beber, esse costume se espalhou entre os samurais e posteriormente para as pessoas comuns na Era Edo (1603-1868).

Certo, mas por que Sakuras e não outra flor?

SakurasSakuras possuem um forte simbolismo no Japão, pois o seu processo de florescer, exibir sua beleza e morrer rapidamente acaba por representar o ciclo da vida de uma pessoa. Elas também foram muito utilizadas na Segunda Guerra Mundial, servindo como uma forma de inspirar o espírito do povo japonês durante a crise, tanto que os pilotos Kamikazes as pintavam nas laterais de seus aviões antes de embarcarem em suas missões.

Como os japoneses adoram e respeitam tradições, o costume do Hanami persiste até hoje, inclusive com os melhores lugares sendo muito disputados pelas pessoas. Uma coisa interessante é que o Hanami também pode ser feito durante a noite, porém assim ele é chamado de Yozakura.

O Brasil, sendo o país com mais japoneses do mundo fora do Japão não poderia ser diferente.

SakurasPor aqui, principalmente na região Sul e Sudeste, temos muitas dessas árvores, que foram plantadas desde a época da chegada dos imigrantes japoneses. No Jardim Botânico de Curitiba, por exemplo, está plantada uma infinidade de árvores de Sakuras, inclusive com alguns exemplares sendo enviadas direto do Japão pela família real. Muitos festivais e festas são realizados por diversas cidades, onde as pessoas têm a oportunidade de provar além da culinária e da música japonesa, um pouquinho desse costume tão bonito e com um grande simbolismo para eles.

Bom, por enquanto é isso pessoal.

Como bônus, vou deixar aqui dois clipes de uma música chamada “Sakura Sakura” para que relaxem um pouquinho, uma mais clássica e outra um pouco mais moderna.

  • Sakura Sakura
  • Sakura Sakura – Rin

Itekimasu!

sakuras

sakuras

Comente

Sobre Raito

Raito
Podcaster e editor de áudio, gamer casual, viciado em tecnologia, animes, mangás e cultura japonesa em geral. Gêneros preferidos são comédia, suspense e ação. Excluiu o Shoujo água com açúcar de sua vida e hoje é uma pessoa mais feliz.

9 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. Muito legal, lembro d ter visto o Hanabi aparecer em dois animes, um era o d Kobato, logo no começo e o outro foi em Shirokuma Café.
    Parece ser bem divertido, apesar dos bêbados d plantão cm gravata na cabeça =D
    Adorei o segundo vídeo, aqilo q elas estavam tocando eram um kotto? Qeria saber qal o nome do outro instrumento q parece um bandolim, já tinha visto ele antes em outros vídeos, mas não sei o nome…

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*