Ultimas Noticias

J-WAY – SHOGATSU – O ANO NOVO JAPONÊS

Yo minna-san!

Ano NovoComo foram de Natal? Tudo bem?

Passada esta data festiva nos aproximamos do fim do ano e, aproveitando o embalo, hoje trago para vocês algumas caractéristicas e curiosidades do feriado mais importante do Japão: o Ano Novo!!

Engana-se quem pensa que o ano novo japonês é comemorado apenas na virada do dia 01 de janeiro, como é comemorado aqui no Brasil, por exemplo. Por lá as comemorações vão desde o dia 31 de dezembro até o dia 03 de janeiro, sendo que muitos estabelecimentos nem abrem as portas nesse período para que todos possam estar com seus familiares e amigos e aproveitar bem essa oportunidade.

Para que fiquem mais por dentro desse assunto vou falar um pouquinho agora de algumas coisas que se destacam no ano novo japonês:

NENGAJÔS (年賀状)

Ano NovoAs preparações para o feriado começam mesmo na metade no mês de dezembro, época essa que os japoneses costumam enviar para os correios de lá os chamados Nengajôs, que são cartões postais de ano novo. Esses cartões são enviados para familiares e amigos e contém frases curtas de felicitações ou notícias. O mais legal é que o correio japonês garante a entrega dos Nengajôs no dia 01 de janeiro, mas para isso eles devem ser enviados até uma data limite. Nessa época os correios costumam contratar estudantes que desejam trabalhar meio-período para dar conta da demanda, que é muito alta nessa ocasião.

Os Nengajôs podem ser tanto feitos à mão quanto comprados, sendo esse último o mais utilizado por aqueles que não têm tanto tempo ou que possuem mil amigos no facebook… brincadeira. Algumas das frases que podem vir em um Nengajô são essas aqui:

  • Kotoshi mo yoroshiku onegai-shimasu (Espero por seus favores nesse novo ano que se inicia);
  • (Shinnen) Akemashite omedetô-gozaimasu (Felicidades pra você na chegada do Ano Novo);
  • Kinga shinnen (Feliz Ano Novo);
  • Gashô (Para celebrar o janeiro);
  • Shoshun/hatsuharu (Literalmente “Início da Primavera”, uma vez que o ano novo começa nessa época);
  • Geishun (Para recepcionar a Primavera);

A maioria desses cartões são decorados com desenhos do 12 signos do zodíaco chinês, mostrando o animal que representará aquele ano se que inicia. A título de curiosidade, o ano de 2012 é o ano do Dragão, enquanto que o próximo será o ano da Serpente.

OMIKUJIS (おみくじ)

Agora irei falar um pouquinho sobre sorte. Sorte? Sim, isso mesmo.

Ano NovoVocês já devem ter assistido algum anime que mostra os personagens indo até algum templo durante o ano novo para rezar e fazer pedidos, certo?

Se já assistiram com certeza notaram que vira e mexe eles resolvem tirar a sorte em uns papéis que geralmente as sacerdotisas (mikos) disponibilizam para os visitantes nos templos. Esses papéis são os tão famosos Omikujis, que é uma espécie de oráculo da sorte para aquele ano que se inicia.

Existem 12 tipos de sorte que você pode encontrar nesses papéis, que vão desde a “Grande Sorte” ou “Grande Benção” até o “Grande Azar” ou “Grande Maldição”. Após ler a sua sorte a tradição manda que você pendure em algum lugar do templo (geralmente galhos de árvores) o seu Omikuji para que a sua grande sorte se confirme ou o seu grande azar não se realize.

Os japoneses levam muito a sério o que sai escrito no Omikuji e seguem à risca a tradição, tanto que se olharem bem nas árvores dos templos e nos espaços reservados para pendurar os papéis notarão que a quantidade lá deixada é absurda.

Os 12 tipos de sorte que você pode tirar em um Omikuji são:

  • Grande bênção (dai-kichi, 大吉).
  • Bênção medíocre (chû-kichi,中吉).
  • Pequena bênção (shô-kichi,小吉).
  • Bênção (kichi,吉).
  • Meia bênção (han-kichi,半吉).
  • Quase bênção (sue-kichi,末吉).
  • Pequena quase bênção (sue-shô-kichi, 末小吉).
  • Maldição (kyô,凶).
  • Pequena maldição (shõ-kyô,小凶).
  • Meia maldição (han-kyô,半凶).
  • Quase maldição (sue-kyô,末凶).
  • Grande maldição (dai-kyô,大凶).

OTOSHIDAMA (お年玉)

Ano NovoNo primeiro dia do ano também é costume japonês dar para as crianças um pequeno envelope contendo dinheiro. Esse costume se chama Otoshidama e o pequeno envelope se chama Pochibukuro, que faz a alegria dos japinhas nessa data. A quantidade de dinheiro dentro do envelope varia de acordo com a idade da criança e de quantos filhos a pessoa possui.


JOYANOKANE (じょやの鐘)

Ano NovoOutra tradição bem legal bem legal no ano novo do Japão é o Joyanokane, ou traduzindo aqui pra gente os “Sinos de Ano Novo”. Mas o que seria isso? Calma, vou explicar. À meia-noite do dia 31 para o dia 01 de janeiro os templos budistas de todo o Japão badalam os seus sinos 108 vezes. 108 vezes? Espera, já vi esse número em algum lugar… mas onde?

Se vocês lembraram-se dos 108 espectros de Hades estão no caminho certo, uma vez que esse número representa os sentimentos que atormentam e desorientam a vida dos seres humanos, de acordo com a crença budista. O badalar dos sinos 108 vezes tem por objetivo purificar esses sentimentos negativos, assim como o rosário de Shaka, que também possuía 108 contas.

HATSUHINODE (初日の出)

Ano NovoOutro costume bem característico do Ano Novo Japonês é o Hatsuhinode, que é o costume das pessoas de assitirem o primeiro nascer do sol do novo ano, seja em observatórios, montanhas, praias, enfim, em qualquer lugar. Como eles acreditam muito em números, os “primeiros” atos do novo ano indicam boa sorte e saúde para todos.

Bom, por enquanto é isso pessoal, desejo a todos um Feliz Ano Novo, muita saúde, paz, animes, mangás, figures, rsrs….

Nos vemos em 2013!!

Itekimasu!!

Ano Novo

Ano Novo

Ano Novo

Comente

Sobre Raito

Raito
Podcaster e editor de áudio, gamer casual, viciado em tecnologia, animes, mangás e cultura japonesa em geral. Gêneros preferidos são comédia, suspense e ação. Excluiu o Shoujo água com açúcar de sua vida e hoje é uma pessoa mais feliz.

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*