Ultimas Noticias

J-WAY – Tanabata Matsuri, o festival das estrelas.

Yo minna!

Estão todos bem?

TanabataHoje vou continuar falando um pouquinho sobre os vários festivais que acontecem no Japão. E o escolhido da vez é o Tanabata, o festival das estrelas.

O Tanabata é um festival originário da China e que celebra o encontro das divindades Orihime e Hikoboshi, representadas pelas estrelas Vega e Altair respectivamente.

Diz a lenda que Orihime era a princesa e filha de Tentei, o Deus do Céu, e passava seus dias a tecer lindas roupas nas margens do Amanogawa, o rio celestial (Via Láctea). Seu pai adorava suas roupas e ela se esforçava muito para agradá-lo, trabalhando todos os dias. Porém com o tempo Orihime foi ficando triste, pois como nunca parava de tecer suas roupas ela nunca teve a chance de encontrar e se apaixonar por ninguém. Preocupado com sua filha, Tentei arranjou um encontro dela com Hikoboshi, um criador de vacas que morava e trabalhava do outro lado do Amanogawa. Ao se encontrarem a paixão foi instantânea e pouco tempo depois eles acabaram se casando.

TanabataPorém, uma vez casados, Orihime parou de tecer as roupas para seu pai e Hikoboshi não cuidou mais de suas vacas, fazendo com que elas se espalhassem por todo o céu. Irado, Tentei separou o casal em lados opostos do Amanogawa e os proibiu de se encontrarem. Orihime chorou, chorou e chorou, fazendo com que seu pai, movido com suas lágrimas, prometesse deixá-los se encontrar no sétimo dia do sétimo mês do ano desde que ela continuasse a trabalhar duro e a tecer suas roupas.

Mas nem tudo foi alegria, pois na primeira vez que tentaram se encontrar eles perceberam que não conseguiriam atravessar o Amanogawa porque não existia uma ponte. Orihime mais uma vez chorou, chorou e chorou (Shirahoshi?), fazendo com que um grupo de pombos se sensibilizasse e oferecessem fazer uma ponte com suas asas para que os dois amantes pudessem se encontrar.

O interessante é que, como eu disse anteriormente, as estrelas Vega e Altair realmente só aparecem juntas no céu nessa época do ano, por isso representam o casal apaixonado.

TanabataOs festivais de Tanabata acontecem geralmente em centros comerciais e em ruas, que ficam todas decoradas com grandes e coloridos enfeites. Como não poderia faltar, temos muitas barracas de comidas, jogos, desfiles, músicas, danças e concursos que fazem do ambiente um lugar festivo e agradável, inclusive na Disney de Tóquio (Sim, tem uma Disney lá, sabiam?) eles fazem uma parada onde o Mickey representa Altair e a Minnie representa Vega. No Tanabata também é costume as pessoas escreverem seus desejos em pequenas tiras de papel colorido (Tanzaku) e pendurarem em galhos de bambu, que são usados como enfeites nas casas (já viu isso em algum anime, não e?) e também se reunirem à noite para observar as estrelas com suas famílias.

Assim como falei no texto do Obon Matsuri, em São Paulo moram muitos japoneses, portanto é claro que o Tanabata também acontece por aqui, geralmente na primeira semana de julho no bairro da Liberdade, por exemplo.

Vamos ver alguns vídeos dos festivais?

  • Tanabata Matsuri (Japão)
  • Tanabata Matsuri (Brasil)

E então, gostaram? Querem que eu continue falando sobre mais festivais do Japão? Então comentem e deixem suas opiniões!

Bônus:

  • Megpoid & Miku & Luka ~ TANABATA
  • Rain – A Tanabata Special – Ichihime

Bom, por enquanto é isso pessoal, até a próxima!

Itekimasu!

Tanabata

Tanabata

Tanabata

Comente

Sobre Raito

Raito
Podcaster e editor de áudio, gamer casual, viciado em tecnologia, animes, mangás e cultura japonesa em geral. Gêneros preferidos são comédia, suspense e ação. Excluiu o Shoujo água com açúcar de sua vida e hoje é uma pessoa mais feliz.

Um Freak gritou para o Mundo!

  1. Q legal, gostei bastante da história, não sabia dela. Ô menina chorona ein >.< Mas é uma história fofinha *u*
    no primeiro vídeo qando apareceu o cara vendendo dvds(?) me lembrei das feiras q tem aki perto d casa, mas ao invés d frutas, são barraqinhas d lanches e joguinhos XD Crianças japonesas d quimono são tão fofinhas *w*

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*