J-WAY – Youkais, Youkais Everywhere!!

Yo minna!

Raito-sensei mais uma vez chegando com o J-Way (que como já devem ter percebido, se tornou esporádico) para compartilhar conhecimentos e curiosidades sobre os mais variados temas relacionados à cultura japonesa.

E hoje irei falar sobre um assunto que muitos talvez já conheçam: Youkais.

imagesYoukai é uma classe de monstros sobrenaturais do folclore japonês, que podem ser dos mais variados tipos. Existem os bondosos e que não representam mal algum e que podem até trazer boa sorte e também há aqueles que são malignos e traiçoeiros. Podem possuir formas humanas, de animais, objetos e até aqueles que você para e pensa…WTF?! A definição de Youkai, por ser uma coisa mais abrangente, representa praticamente quase todos os seres sobrenaturais, como fantasmas, demônios, etc. Um sinônimo que as vezes é usado para se referir a esses seres é o de “Mononoke”, que significa algo como “O espírito de alguma coisa” ou “Alguma coisa estranha”. Essa palavra é mais usada para se referir a eventos inexplicáveis, espíritos de humanos ou objetos e outras criaturas. Uma animação que muitos já devem ter visto e que utiliza esse termo é o clássico “Princesa Mononoke” (Mononoke Hime), feito pelo estúdio Ghibli, do grande Deus da animação Hayao Miyazaki.

Alguns tipos de Youkais

Animais

Vários animais são considerados místicos pelos japoneses e acredita-se que possuem poderes mágicos. O poder mais conhecido é o “Henge” (Transformação) que eles utilizam para se “disfarçar” de humanos. Alguns dos mais conhecidos são:

Kitsune_by_who_stole_MY_name

–        Tanuki (Guaxinim);

–        Kitsune (Raposa);

–        Hebi (Serpente);

–        Mujina (Texugo);

–        Okami (Lobo);

–        Bakeneko (Gatos);

–        Tsuchigumo (Aranha);

–        Inugami (Cachorro).

 Tsukumogami

Esse grupo de Youkais abrange os objetos do dia a dia que ganham vida no centésimo aniversário de seu nascimento (criação). Por isso que vemos alguns Youkais em forma de espelhos, jarras, etc. Alguns exemplos:

yokai_karakasaobake1

–        Bakezon (Sandália de palha);

–        Biwa-Bokuboku (Flauta);

–        BuraBura (Lanterna de papel);

–        Karakasa (Guarda-Chuva velho);

–        Kameosa (Jarra de saquê velha); Duvido que conheciam esse…

–        Monnji no Kama (Chaleira);

–        Mokumokuren (Telas de papel com olhos).

Tengu

Tengu_by_Flying_Fox

Tengu é um goblin da mitologia japonesa que possui muitos poderes sobrenaturais e habilidades em artes marciais. Originalmente era conhecido por ser um Youkai muito perigoso e inimigo mortal do Budismo, porém conforme o tempo foi passando o comportamento deles foi se alterando e hoje são conhecidos por serem os defensores de Dharma (Não sabem quem é esse maluco? Então vão ler meu último texto, folgados!!).

Oni

Official_jorge

Um dos mais conhecidos Youkais do folclore japonês, o Oni é um ser com forma de Ogro, com pele de cor azul, vermelha, marrom ou preta, um ou dois chifres na cabeça, bocas com os dentes inferiores saltando para fora, usam geralmente uma tanga de pele de leopardo e carregam porretes ou espadas gigantes (lembram-se de DBZ ou do estrupício de YuYu Hakusho? Se não lembram, desculpe, vocês não tiveram infância). A maioria é conhecida por ter tendências maléficas, porém também podem ser personificações de forças naturais.

Kappa

kappa01

Um Youkai aquático, o Kappa é um ser anfíbio, com pele escamosa verde amarelada, com um casco de tartaruga nas costas, mãos e pés com membranas para uma melhor locomoção na água e a característica depressão em forma de pires na cabeça. Esse local deve sempre conter água para que o Kappa possa utilizar seus poderes quando em terra firme.

Animes e Mangás

Nurarihyon-no-MagoYoukais são presenças constantes em animações e em histórias em quadrinhos japoneses, afinal,  sendo uma parte importante da cultura do país, é claro que eles seriam representados nesse tipo de mídia. Desde os já citados Youkais de YuYu Hakusho (um dos primeiros animes com esse tema que assisti) até à famosa Kyuubi (Raposa de Nove Caudas) de Naruto, esses seres povoam nossa imaginação e nos mostram suas características únicas através da magia dos animes (que coisa mais Disney….¬¬).

Um dos últimos títulos que abordou muito bem esse tema foi Nurarihyon no Mago, que conta a história de Nura Rikuo, o jovem mestre do mais poderoso clã de Youkais do Japão. Nesse anime podemos ver praticamente todos os tipos de Youkais que mencionei até agora, portanto, para quem ainda não assistiu, fica aí a dica.

Bom pessoas, por enquanto é isso!

Se gostaram do tema comentem e nos digam qual é o seu Youkai favorito, espalhem para seus amigos, ouçam nossos casts e Be Happy! Aye!

P.S. – Se ainda não deu uma olhada no nosso TOP 10 de Youkais, de acordo com a opinião da Staff, clique no botão abaixo e veja!

TOP 10 Youkais

Itekimasu!

 

 

Comente

Sobre Raito

Raito
Podcaster e editor de áudio, gamer casual, viciado em tecnologia, animes, mangás e cultura japonesa em geral. Gêneros preferidos são comédia, suspense e ação. Excluiu o Shoujo água com açúcar de sua vida e hoje é uma pessoa mais feliz.

5 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. Faltou InuYasha!

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*