Mães em Animes: Algumas Características e Semelhanças

A mãe representa um laço firme com o filho, já que foi ela que carregou ele no ventre. Não devemos diminuir a importância do pai, mas a mãe sempre teve uma importância mais simbólica para os filhos. Representada em grande parte pela ternura, responsabilidade e criação, a mãe de fato é uma presença muito importante para qualquer um.

Vale lembrar que a mãe não é só aquela que gera o bebê, mas sim uma pessoa que cuida, cria e dá atenção a qualquer criança. Assim tia, avó, madrinha, amiga dos pais, qualquer uma pode ser considerada uma mãe, especialmente para os olhos de quem foi criado por ela. Dessa forma, devemos recordar que a data do Dia das Mães não deve valorizar apenas as mães biológicas, mas sim qualquer uma que foi importante desde o berço de qualquer um.

Em vista disso, apresento uma lista de mães com características em comuns encontradas em animes. Logicamente, a lista é só uma amostra do que é facilmente encontrado. Há várias outras características que podem ser identificadas, além de diversos tipos de mães. Portanto, se vocês souberem de algo sobre o assunto que não for escrito aqui, comentem. E sem mais delongas, vamos rever algumas figuras maternas de animes e mangás e suas diferentes características.

Mãe que amadurece

Esse tipo de mãe enfrenta uma difícil situação, pois necessita se tornar uma pessoa mais responsável para poder cuidar de uma criança. Assim, nessa situação que é algo inédito, a pessoa se conscientiza de que a criação da criança é algo de extrema importância. Enfrentando o desafio da criação, especialmente se a mulher não tem nenhum vínculo sanguíneo, ela reinventa a sua vida, sua forma de pensar e agir e junto com o bebê, ela amadurece para se tornar uma pessoa mais responsável. Alguns bons exemplos são Kyoko Honda (Fruits Basket), Akane Fujisaki (Sket Dance), Momoko Hoshino/Shigeno (Major).

     

Mãe que se sacrifica

Uma mãe pode estar ausente, ou não ter participado mais da criação dos filhos, mas isso não significa que ela não se importa com eles. O sacrifício de uma vida significa o quanto ela se importa com os filhos. Assim, tal sacrifício mostra o desejo dela de demonstrar que eles continuem suas vidas, tendo fé e esperança e que eles tenham um futuro melhor e mais feliz. Exemplos disso são Nico Olvia (One Piece), Bellemere(One Piece) e Uzumaki Kushina (Naruto)

  

Mãe que dá saudades

Essa daqui é para quem perdeu uma mãe. A saudade bate no peito de cada um, e é difícil lidar com essa perda. Alguns filhos agem de forma triste, outros se conformam e continuam com as suas vidas, mas sempre fica aquele sentimento de querer revê-la e matar a vontade de falar, conversar com ela e curtir os momentos felizes que foram compartilhados. Alguns exemplos desse tipo de mãe são Trisha Elric (FullMetal Alchemist), Nadeshiko Kinomoto (Card Captors Sakura) e Masaki Kurosaki (Bleach).

     

Mãe gentil

A mãe gentil é aquela que atende os desejos dos filhos, e não se percebe qualquer outro tipo de alteração de humor. Se está brava, se tem preocupações sérias, muitas vezes não deixa transparecer isso. Chora quando pode, mas mantém uma postura mais rígida e deixa transparecer ternura. É uma mãe madura, e tenta lidar com a criação da melhor forma possível, sem querer preocupar seus filhos. Exemplos são: Sanae Furukawa (Clannad), Nana Sawada (Katekyo Hitman Reborn), Mãe do Ash (Pokemon).

   

Mãe que dá medo

Esse tipo de mãe te dá medo porque age como mandona, mas muitas vezes ela age assim porque pensa que essa é a melhor forma de criar os filhos. Seu temperamento nervoso às vezes te faz pensar que é uma maluca, mas é a sua forma natural de agir. Suas palavras são rígidas, por isso o medo do enfrentamento, e muitas vezes os filhos agem de modo a evitá-las, mesmo sabendo que isso não é uma atitude correta. Bons exemplos são: Chichi (Dragon Ball Z), Bulma (Dragon Ball Z) e Nodoka Saotome (Ranma 1/2).

  

Mãe ruim

Esse tipo de mãe é ruim por natureza. Culpa seus filhos, dá bronca neles, bate, agem de forma indiferente e são cruéis, algumas por auto-satisfação, outras por jogarem a culpa de tudo nos seus filhos. Muitos desses filhos se revoltam, outros possuem uma natureza, culpa da criação perturbada. De fato, não são mães agradáveis, e portanto denigrem a importância do Dia das Mães. Bons(?) exemplos são: Rosa Ushiromiya (Umineko no Naku Koro ni), Medusa (Soul Eater) e Marianne Brittania (Code Geass).

  

Observações:

1. Feliz dia das Mães para todos!!

2. Se você sabe de mais alguma característica e exemplos, comente!

3. Se tiver dúvida em algum exemplo, é só comentar!

4. Se faltou algum bom exemplo, é só avisar!

5. Agradecimentos ao Janjão pela rápida revisão no texto.

Comente

Sobre Anime Freak Show

Durante esses mais de 3 anos, muitas pessoas passaram pelo site, algumas não estão mais, mas suas postagens continuam aqui!

8 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. Acho que nimguem assitil Kino no Tabi mais a mãe da protagonista (junto com o pai) nos ultimos episodios querem matar a filha por causa de uma lei na cidade deles…

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*