Maio – Crônicas de um Otaku Solto na Europa

Olá. Na coluna desse mês, vou mostrar uma visita que fiz em uma loja de otaku aqui em Berlin. A loja se chama Otaku Store Berlin, e na verdade essa loja é uma das poucas voltadas ao público otaku existentes em Berlim.

otaku

Como essa loja fica em uma região um pouco distante de onde eu estou, para eu poder ir até lá, tive que ir de metrô. Então, antes de mostrar como é a loja, vou mostrar como fiz para chegar até lá. Então, essa coluna também será um pequeno guia, mostrando algumas curiosidades do sistema de transporte da cidade.

otaku

A imagem acima mostra o mapa do sistema de trens e metrôs de Berlin. Como se percebe, consegue-se ir para qualquer lugar na cidade indo de trem e metrô. O sistema ferroviário e metroviário é controlado pela Berliner Verkehrsbetriebe (Companhia de Transporte de Berlin), ou simplesmente BVG. E para curiosidade, só para se ter uma idéia, o metrô de Berlin (U-Bahn) é composto de 9 linhas, com 173 estações com um tamanho total de 147km, com movimentação diária de 1,4 milhão de passageiros. (Fonte: Wikipedia). Esses dados nem se comparam com a movimentação do metrô de São Paulo, que apesar de ter 5 linhas, 62 estações, num total de 70 km, transporta 3,6 milhões de pessoas por dia. (Fonte: Wikipedia). Além disso, dentro da cidade, o trem (S-Bahn) possui 15 linhas, com 166 estações, num total de 331 km de linha,com uma circulação diária de pouco mais de um milhão de passageiros por dia. De fato, os dados mostram como o sistema ferroviário/metroviário é bem complexo, com muitas estações e linhas, com uma grande movimentação diária. Por causa disso, devido ao emaranhado de estações e linhas, é muito fácil se confundir e se perder no trem e metrô.

otaku

Devido a toda essa complexidade, é bem comum encontrar pessoas carregando um mapa no bolso, tentando procurar qual linha devem seguir para chegar na estação desejada. Eu mesmo tenho o meu mapa, e ele já tá bem gasto.

otaku

Essa daqui é a imagem da S-Bahn, que é o trem metropolitano. Para ir até a loja eu usei a U-Bahn, que é o sistema de metrôs. Eu somente coloquei essa imagem para mostrar a diferença visual entre o trem e o metrô que mostrarei logo em seguida. Mesmo sendo um trem, ele é de uma qualidade incrível, pois é silencioso, não é de balançar, está sempre pontual (sim, o sistema de transporte alemão é extremamente pontual), e o curioso é que dentro deles é permitida a livre circulação de animais de estimação e bicicletas.

OBS: Não existem catracas nas estações de trem e metrô. Então como funciona o embarque? O passageiro deve comprar um bilhete para circulação, com tempo de duração, validando o bilhete num marcador eletrônico existente em todas as estações, só que não há barreiras físicas que impedem a circulação desde a entrada da estação até entrar no vagão. Então, na teoria pode-se andar de trem e metrô sem pagar nada? Sim! Por uma questão cultural de confiança do povo alemão, espera-se que já o passageiro já tenha o comprado o bilhete de circulação. E como é feita a fiscalização? Há vários fiscais à paisana circulando por dentre os vagões, e de repente ele pode mostrar o crachá dele se identificando e pede para ver seu bilhete de circulação. Se você não tem o bilhete em mãos, ele te aplica uma multa, registra sua identidade e endereço, e a multa é pesadíssima. Tem semana que eu não encontro nenhum fiscal, e tem semanas que eu vejo 2 ou 3 fiscais em cada embarque. Por isso é mais seguro sempre comprar um bilhete de circulação.

otaku otaku otaku

Para se comprar um ticket, em todas as estações tem máquinas desse tipo, que fornecem tickets somente inserindo dinheiro ou passando cartão. Existem bilhetes de todos os tipos, os mais comumente usados são aqueles que permitem circular por 3 horas, e custam cerca de 2 euros, somente precisando indicar na máquina estação de origem e estação de destino. Após comprar o bilhete, insere-o numa máquina para validação, que faz uma marca nele. Pode-se também comprar bilhetes temporais, que tem duração semanal ou mensal. Eu utilizo o bilhete mensal, que me permite usar qualquer transporte (ônibus, trem e metrô), e várias trocas. Esse bilhete é caro e custa 74 euros, e permite que eu circule pelas regiões A e B.  Contudo a compra desse bilhete compensa porque eu uso diariamente trem e metrô, assim há uma certa economia no transporte.

otaku otaku

A imagem mostra a estação Zoologischer Garten, uma das principais estações no lado Ocidental de Berlin. Ela fica de frente ao Zoológico de Berlin. Ela permite conexão de 3 linhas de trens, 2 linhas de metrô, além de alguns acessos a linhas expressas de trem, fora o terminal de ônibus. De frente dela, está a estação de metrô, que é o que eu usei para chegar até a loja.

otaku otaku

A linha que eu preciso pegar da U-Bahn (metrô) é a U9 no sentido da estação Osloer Straβe, e vou descer nessa estação para trocar de linha. A outra imagem mostra a plataforma da U-Bahn que eu embarquei.

otaku

Algumas curiosidades são que várias estações usam uma única plataforma para abrigar várias linhas, ao invés de criar várias plataformas para cada linha. Como isso funciona? O letreiro eletrônico avisa a sequência de trens e suas respectivas linhas, que estão chegando, e quanto tempo cada um vai demorar para chegar na plataforma. Como o sistema é pontual, a troca de linhas consegue existir em perfeita harmonia. Na plataforma que eu embarquei, como a linha está é em direção totalmente oposta da outra linha de metrô existente, essa plataforma é exclusiva para a linha U-9.

otaku otaku

A imagem mostra um típico vagão da U-Bahn. A pintura externa dele é amarela. Outra curiosidade é a presença de botões (ou podem ser alavancas), que tem que ser ativada para que a porta abre assim que o vagão para na estação. Esses botões existem tantos na U-Bahn quanto na S-Bahn. Isso quer dizer que as portas não abrem automaticamente assim que o metrô chega na estação, ou seja, se não apertar esse botão, a porta vai continuar fechada. Eu, na minha distração já fui muitas vezes enganado, esperando que a porta abrisse sozinho. Acho que eu entendo o motivo desses botões, pois como no inverno a cidade fica muito fria, abrir pouquíssimas portas quando necessário, faz com que o calor dentro dos vagões seja mais preservado.

otaku otaku

Bom, cheguei na estação, ela é bem indicativa e chamativa. Há algumas indicações de saída, ruas que existem lá fora, e outras linhas que posso trocar. No meu caso, eu preciso pegar a linha U8 no sentido da estação Wittenau. A plataforma para embarcar nessa linha é bem sinalizada, assim é fácil de encontrar.

otaku otaku

Bom, a plataforma dessa linha também é chamativa, e como todas estação também tem placas de publicidades.

otaku otaku

Uma coisa comum que tem em toda plataforma é a existência de placa indicativas mostrando a linha (no meu caso é a U8), a estação que eu estou, o sentido que vai o metrô, ou seja, todas as futuras estações e também tem as estações anteriores. Bom, eu tinha que descer na Franz-Neumann-Platz, então desci na próxima estação. A outra imagem mostra o letreiro eletrônico, nas escadarias para acesso das plataformas da linha U8. As duas estações são os extremos da linha U8. Como eu vou pegar no sentido da Wittenau, precisei esperar 9 minutos para que chegasse o metrô. Bom, era sábado cerca depois do meio-dia e essa linha não é das mais movimentadas, por isso justifica essa espera. Pelo menos, avisam em quanto tempo o metrô vai chegar.

otaku otaku

Bom, cheguei na estação que eu queria, e dá para ver como é uma estação bonita e que parece meio grande.

otaku otaku

Saindo da estação, dá para conferir novamente o nome dela. E próximo à estação está a loja otaku que eu fui visitar.

otaku otaku

Otaku Store !!

Como eu já disse, a Loja é a Otaku Store Berlin. Ela possui uma fachada discreta, até por que a loja não é muito grande. Ela se situa em uma região residencial, por isso é um lugar tranquilo e pouco movimentado.

otaku otaku

Já deu para ver como a loja começou bem, com uma imagem de One Piece na porta principal ^^. E aqui um aviso que a loja começa a funcionar entre meio dia e 7 da noite, a partir do dia 1º de Abril. Nota, eu fui na loja nesse mês de Maio.

otaku otaku

Aqui 2 imagens tiradas do Facebook da loja de otaku . As imagens que eu tirei ficaram fora de foco. Mesmo assim,são imagens do que é a loja, tem uma grande prateleira de mangás, publicadas em alemão. Eu não sabia que existia tantos mangás assim publicados na Alemanha.

otaku otaku

Aqui também mais 2 imagens tirada do Facebook da página da loja. Prateleira com gashapons, miniaturas, itens, revistas e outras coisas. E do lado algumas roupas prontas, e aparentemente, também dá para fazer encomenda.

otaku otaku

Agora sim, as imagens que eu tirei foto e que não ficaram tão ruins assim. Na imagem tem alguns objetos de pelúcia, e também o Totoro.

otaku otaku

Aqui uma prateleira(sonho otaku) com alguns gashapons e outros itens. Na imagem ao lado, mais alguns mangás, livros e Light Novels.

otaku otaku

Na imagem algumas miniaturas e mais outros itens.

otaku otaku

 

Para terminar, mais algumas fantasias e cosplays expostos na loja. Boa parte delas acabam sendo voltadas para crianças, mas tem outros também que chamam mais a atenção. Fora isso, tem os cosplays que são encomendados e por isso não estão expostos na loja.

OBS: Depois dessas fotos, fui chamado a atenção pela dona da loja. Ela percebeu eu tirando fotos, mesmo eu tentando ser discreto. Ela me alertou dizendo que não eu podia tirar fotos dentro da loja, e mesmo sendo bem simpática, levar bronca em alemão não é nada legal. Por isso desliguei a câmera e guardei no bolso. Para compensar ela, até porque fui lá na loja com esse intuito, queria comprar algo na loja, e encontrei algo interessante.

otaku

Comprei esses 2 volumes do Mangá de Kingdom Hearts, os dois únicos que tinham na loja, e em alemão. Além disso, eles estavam acessíveis, já que cada um custou 5 euros. Ainda preciso dar uma lida com mais calma, mas to achando que o volume foi dividido em 2, porque esses 2 volumes totalizaram 13 capítulos.  Realmente não sei XD. Contudo, acho que vou até revender esses 2 volumes quando voltar ao Brasil. kkkkkk Será que chove proposta? ^^

Bom gente, e com isso finalizo a  coluna de Maio desse Otaku solto na Europa. Espero que tenham gostado das curiosidades que mostrei, antes, durante, e depois dessa viagem de metrô, além dessa loja que visitei. Então galera, até final de Junho, com mais uma Crônica. Danke Schoen e Tschüss!!

Comentários:

1 – Depois que eu reli a coluna, percebi que falei pouca coisa da loja >_< ;

2 – Pois é, meu Dia da Toalha até que foi interessante. Não vi ninguém de toalha aqui pelas ruas XD;

3 – O primeiro cast que eu gravei foi lançado \o/. E Fato, não reconheço minha voz Ç_Ç.

4 – Comentem, senão Kotonoha-sama convidará vcs para visitar o barquinho dela Ò_Ó

5 – Sono (-_-)

6 – zzzzzz

Comente

Sobre Anime Freak Show

Durante esses mais de 3 anos, muitas pessoas passaram pelo site, algumas não estão mais, mas suas postagens continuam aqui!

10 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. O legal é que além de ler sobre a loja otaku também aprendi sobre o sistema de transporte alemão. Por essa eu não esperava xD

    • Quanto aos mangás de KH, não sei ler alemão nem tenho euros, mas se quizer, pode me dar… e.e
      P.S.: É melhor vc dar um jeito neles antes que Drih descubra que vc os possui, se não, YOU’RE DOOMED!

      • o pior é q ela já sabe… e a reação até q foi normal XDD (*será q ela está afiando o cutelo silenciosamente gulp >_< *)

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*