Monjayaki, o primo desconhecido do okonomiyaki

Para quem está acompanhando “Tonari no Kaibutsu-kun” (que ganhou o título em inglês “My Little Monster” e, em português, “Meu Monstrinho”, no site Crunchyroll), talvez tenha surgido a dúvida sobre a comida que o Haru tanto quer comer junto com a Shizuku, a protagonista da história. O que seria o tão citado “monja” ou “monjayaki”?

Monjayaki

Monjayaki sobre a chapa.
Fonte da foto: Wikipedia

Um provável motivo para tanta empolgação dele é o fato de que, seguindo o estilo de vários cozidos japoneses como o sukiyaki (um cozido de carne, legumes, etc. feito em um panelão não muito fundo), o monjayaki é um tipo de refeição a ser compartilhado entre um pequeno grupo de pessoas. Basicamente, amontoado composto principalmente por verduras e carne ou frutos do mar (os ingredientes variam muito) em meio a um tanto de massa para “dar liga”, de vez em quando com cogumelos também, frito em uma chapa no centro da mesa, a ser consumido com espátulas minúsculas (chamadas de “hera”, em japonês).

Monjayaki

A espátula, na verdade, tem mais ou menos o tamanho de uma colher de chá…
O monjayaki, comida típica de Tóquio e proximidades, é bastante comparado ao okonomiyaki, que também é uma mistura de variados ingredientes em meio a uma massa frita em chapa. Ambos se popularizaram durante a Segunda Guerra Mundial, quando o arroz estava mais escasso e surgiu uma oferta maior de farinha, oferecida por países ocidentais como os Estados Unidos.
Mas, enquanto a mistura crua da massa do okonomiyaki (sobre o qual não vou entrar em detalhes agora, o que vai ficar para um pequeno artigo só para ele no futuro) é mais cremosa e, após a fritura, toma uma consistência firme, próxima a de uma omelete, o caldo que serve de base para a massa do monjayaki é mais líquido e o resultado final é mais úmido e amolecido.
Monjayaki
Ok, não é bem assim que se prepara a mistura…

Modo de preparo do monjayaki

Começa com uma massa líquida formada por água, farinha e, às vezes, um pouco de shoyu (molho de soja) ou outro molho misturados em um recipiente e reservados. O restante dos ingredientes (carne bovina, suína, frutos do mar, queijo, legumes, macarrão) são picados grosseiramente e servidos em uma tigela. Com a chapa já quente, os ingredientes da tigela são jogados nela e cortados com uma espátula grande para ficarem em pedaços ainda menores e serem arrumados em forma de rosquinha (formato de donuts). Depois, o caldo da massa é despejado na chapa, no centro da “rosquinha”, e aos poucos tudo é misturado  para virar uma massa frita. No final, fica com aparência de gororoba, mas muito gostosa, segundo relatos que encontrei pelo Google afora…
Monjayaki
A mistura está naquela tigela que o atendente à direita carrega na bandeja
Monjayaki
Os instrumentos de preparo, após a calamidade.

Mais links e informações

Mais links e informações

Para quem quiser dar uma olhada em um manual do modo de preparo de monjayaki e ononomiyaki, o blog Kenjii no Tabi, em português-BR, conta a experiência de frequentar um restaurante que oferece um faça-você-mesmo desses dois pratos em cardápio. http://andrekhorie.wordpress.com/2009/04/18/monjayaki-e-okonomiyaki/

Há um vídeo mostrando o processo da fritura na chapa, a espátula quebrando os ingredientes e depois a mistura da massa.
http://www.youtube.com/watch?v=nUOBFRRo0kU

E outro que detalha um pouco mais os ingredientes e a forma de consumo: http://www.youtube.com/watch?v=AUy2U-L-v04

Monjayaki

Comente

Sobre Gabi

Fã de mangás e animês, não consegue deixar de reparar nas comidas que aparecem e fica passando fome. Divide seu tempo também com livros e games, e, pra conseguir fazer tudo isso, aprendeu com o Naruto o bunshin no jutsu, a técnica dos clones...

17 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. Como posso dizer isso….estou louca pra provar esse prato desde que comecei a ver/ler Tonari, eu gosto muito da culinária japonesa, até os pratos mais exóticos me atraem ashahsha esse vou provar com certeza quando for pro Nihon hehe

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*