My World – Tokusatsu #2

Hoje deveria ser um dia para se falar de moda, mas o último texto de tokusatsu não foi finalizado, por isso deixaria o texto de moda para a semana que vem e continuarei o de tokusatsu hoje, próxima semana será sobre moda, prometo.

tokusatsu

As séries são dividas em seis franquias, algumas tendo subcategorias. Cada uma contém uma peculiaridade. Tokusatsu rules…

Exemplos de Tokusatsu

Super Sentai

Produzida pela Toei Company, criado por Shotaro Ishinomori em 1975, durando até os dias atuais. Composto por equipes de três a cinco guerreiros fixos (ninguém conta os especiais que aparecem no meio da serie), como vocês sabem cada representado por uma cor diferente (assim formando um arco-íris), sendo eles e defensores da Terra contra as forças do mal. Foi a partir de 79 que a franquia passou a se chamar super sentai, por suas equipes obterem um robô gigante. O gênero já passou por várias reformulações, mas sempre mantém sua premissa básica.

Kaizoku Sentai Gokaiger

Kaizoku Sentai Gokaiger

Metal Hero

Produzido também pela Toei. A ideia principal é um único jovem que usa uma armadura metálica de última geração para combater uma organização maligna que ameaçasse a paz na Terra (ameaçou a paz na terra… O pau comeu). Foi considerado uma grande inovação do Tokusatsu na época, mas ao chegar em 1997 ficou tão chato e clichê que resolveram parar de fazer. O gênero teve início com a era dos policiais do espaço, formados por Gyaban, Sharivan e Shaider. Algumas das séries resolveram adotar temas diferentes, Jiraya um aprendiz de ninja com uma armadura foda e uma espada poderosa (ai bitch… Arrasou), Jiban, um policial que morre cumprindo seu dever e vira um ciborgue (já vi isso em algum lugar, o nome dele era… Hmm… Pensa… Pensa… Ah, lembrei! Era Robocop) que combate monstros biotecnológicos.

Como ocorreu muita reformulação no gênero a Toei decidiu por encerrar a produção, mantendo apenas os Super Sentai e posteriormente, Kamen Riders.

Gyaban e GokaiRed

Gyaban e GokaiRed

Kamen Rider

Mais um produzido pela Toei com parceria a Ishimori Productions. Criado por Shotaro Ishimori em 69, O Kamen Rider foi um personagem de enorme sucesso em mangá. Adaptado para a TV em 71, teve diversas versões e gerou uma própria franquia. Ficou fora da tv por 11 anos, após a morte de seu criador, retornou ao novo milênio reformulado e com muitas coisas novas em relação ao inicial. (Ah vá, o cara precisa morrer para as coisas se inovarem… -_-“).

Os riders têm por características de usarem armaduras de insetos e possuírem uma moto fodana. Sua personalidade tende sempre a ser um guerreiro solitário e frio. Mas teve algumas mudanças com o tempo, os primeiros rider eram jovens transformados em ciborgues. Em Black, Black RX, Shin, ZO e J são mutantes transformados organicamente em decorrência de algumas experiências em seus corpos. Os atuais, ou melhor, dizendo a era Heisei já não se baseia em insetos, mas em outros animais.

Kamen Rider OOO

Kamen Rider OOO

Ultraman

(Até quem enfim um que não é produzido pela Toei) Feito pela Tsuburaya Productions. Conta a história de uma família de guerreiros que vieram da Nebulosa M-78 e procuram um hospedeiro humano na Terra (não procuram por um humano em marte…-_-‘), para que possa combater os monstros alienígenas que querem invadir a terra. Os guerreiros Ultra e seus inimigos são gigantes. No entanto, nem todas as séries do gênero possuem seres Ultra, como a pioneira Ultra Q e seu remake Ultra Q – Dark Fantasy. Aqui no Brasil a série Ultra foi muito bem aceita por todos.

Ultraman

Ultraman

Henshin Hero

Um dos únicos gêneros independentes de produtora. “Henshin” (変身?) significa “transformação” em japonês, sendo que praticamente todos os heróis de tokusatsu (salvo raríssimas exceções) sofrem algum tipo de transformação. A classificação é usada para qualquer série que não se encaixa nos demais gêneros ou não faz parte de nenhuma franquia. Possui subgêneros, como os “Other Heroes”, “Super Heroines”, “Classic Heroes” e vários outros.

Ryukendo

Ryukendo

Kyodai Hero

(Um gênero que poucos conhecem, ou melhor ninguém sabe que existe ou nunca ouviu o nome na vida kkkkk) É qualquer série que tenha heróis gigantes não pertencentes à Família Ultra. A primeira série foi Vingadores do Espaço (Magma Taishi). O gênero teve um boom avassalor na década de 70 (acho que por isso ninguém sabe quem são eles), o que gerou a criação de muitos heróis como Redman, Thunder Mas e muitos outros, mas entrou em declínio nos primeiros anos da década de 80, o que fez o gênero acabar. O mais conhecido que todos devem já ter ouvido pelo menos falar (ele é comentado em um dos vídeos do mundo canibal) Spectreman.

Spectreman

Spectreman

 

Bem aqui acaba o texto, não acho muito interessante falar sobre a entrada do tokusatsu no Brasil, mas da próxima vez eu dou uma leve comentada, ok? Bem, espero que tenham entendido melhor a diferença entre cada gênero. Tenham um ótimo e maravilhoso restinho de semana e um fim de semana melhor ainda *—* Um grande beijo e abraço e assistam mais tokusatsu.

Comente

Sobre KulaPacco

4 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*