Por que muitos animes têm? O número 108

O número 108 é dotado de simbolismo e é utilizado em várias religiões e culturas como o Budismo e o Hinduísmo.

Uma das suas interpretações é a de que o número representa a união de 3 idéias colocadas lado a lado: o 1 (a criação), o 0 (a ausência) e o 8 (o infinito). Assim alguns místicos dizem que o número representa a existência, outros também interpretam como a harmonia.

Uma vertente do budismo já classifica esse número seguindo a fórmula:

  • -6 sentidos (visão, audição, olfato, audição, tato, sensitivo)
  • -3 possibilidades de sentimentos (gostar, odiar, indiferença)
  • -2 condições do coração (puro e impuro)

O produto de todos esses números é 36 que são as possibilidades humanas de sensações e que ainda são divididas em passado, presente e futuro, ou seja, um total de 108 sensações durante uma vida.

O número 108 também é um número facilmente associado ao número 9, porque o 9 representa a idéia de totalidade. Como qualquer número que é multiplicado por 9, a soma dos algarismos do produto é igual a 9. Dessa forma, segundo os místicos isso acaba tendo um caráter divino representado pela idéia da onipresença. Assim, seguindo essa lógica, o número 108 é um produto da multiplicação entre o número 9 e o 12 (outro número divino) , e a soma desse produto 1+0+8 = 9, ou seja, tem o seu lado divino.

Em vários outros lugares vemos também o uso do número 108. Por exemplo, o rosário usado em rezas tanto no budimo quanto no hinduísmo possui 108 gomos. Outro caso, em templos Zen, um dos rituais para a passagem do ano novo é badalar um sino gigante 108 vezes, usando para isso uma tora de madeira pendurada.

Outra consideração é que o número 108 é o hiperfatorial de 3: 1¹ x 2² x 3³ = 1 x 4 x 27 = 108. Entretanto alguns podem fazer a representação de que esse número representa a união das 3 dimensões, onde o 1 representa o unidimensional, 2 o plano bidimensional e 3 o plano tridimensional.

Uma curiosidade mais recente são os números misteriosos que aparecem na série LOST. Os números 4, 8, 15, 16, 23 e 42 são citados constantemente no seriado, ninguém sabe o que realmente significam esses números, contudo a soma desses números é igual a 108. Curioso né?

De fato, o 108 é um número misterioso, cheio de carga mística e que existem muitas outras referências por aí, mas assim como na realidade esses números também são bem citados em animes e mangás. Querem ver algumas dessas citações? Então vamos nessa.

CDZ – Os 108 Espectros

Em Saint Seiya, Pandora quando abriu a Caixa com o lacre de Athena, libertou os deuses Hypnos e Thanathos e libertou também o Exército de Hades, os Espectros. Esse exército é composto de 108 Espectros, divididos entre Estrelas Maléficas da Terra e do Céu, onde estão contados os 3 juízes do Inferno e demais guerreiros que lutam na Guerra Santa.

.

CDZ – Rosário de Shaka e o Tenkūhaja Chimimōryō

O Tenkūhaja Chimimōryō (Destruição Celeste do Mal – Espiritos malignos) é um dos ataques mais poderosos do Shaka de Virgem, no qual ele lacra as almas dos Espectros que foram derrotados na batalha contra Hades. Essa técnica consiste então em impedir que os Espectros ressuscitem graças ao poder de Hades. A forma de notar como um Espectro foi derrotado e lacrado é vendo o rosário que Shaka carrega. Como o rosário contém 108 gomos, cada vez que um gomo fica preto, um Espectro morreu, assim se todo o rosário ficar preto, o Exército de Hades foi derrotado.

.

One Piece

Zoro usa possui um ataque chamado 108 Pound Hou, que é um ataque de longa distância, ou seja, o corte voa graças à pressão no ar. Em cada espada que ele usa o ataque, ele define  cada uma das 36 agonias humanas em s sua espada, e assim nomeia o seu ataque. Assim, ataque com uma espada é 36 Pound Hou, com duas espadas é o 72 Pound Hou e com as 3 espadas ao mesmo tempo é 108 Pound Hou.

.

Shikabane Hime

Tanto no Aka quanto no Kuro, a série mostra a protagonista Makina Hoshimura, uma espécie de garota cadáver em sua missão de eliminar outros 108 cadáveres zumbis. Por que 108? Porque como ela não conseguiu um descanso final após morrer (não consegue entrar no céu), somente com essa condição de eliminar 108 mortos, teria a permissão de entrar no Paraíso.

.

Digimon Xros Wars

Em Digimon Xros Wars, o mundo digital foi dividido em Zonas, quase como se fossem Países e há um total de 108 Zonas nesse mundo. As Zonas já mostradas inicialmente foram a Zona Verde, a Zona da Ilha, a Zona Vulcânica, a Zona do Lago e algumas outras, e há várias outras Zonas que não foram mostradas na série.

.

Sekirei

Sekirei consiste num torneio entre garotas com habilidades sobrehumanas, lutando entre si com um estilo bem ecchi de luta (roupas rasgando). Essas garotas são chamadas Sekirei, e existe um total de 108 delas e obedecem a um mestre com quem fizeram um contrato, chamados de Ashikabi. A Última Sekirei de pé ganha o Prêmio que é algo misterioso, por isso todas devem lutar entre si. Curiosamente, dessas 108 Sekireis muitas delas ainda estão em um ar de mistério, ou ainda não foram apresentadas.

.

Tokkô

A série apresenta a idéia de que existe um grade portal dos Demônios, que se deixarem ele crescer, destruirá todos os seres humanos. Para se fechar esse portal é necessário obter cada fragmento (peças de um grande quebra-cabeça) que está dentro de poderosas criaturas (Phantom). Existe um total de 108 fragmentos. Assim, para obter esses fragmentos é necessário exterminar essas criaturas.

Fontes:

 

Comente

Sobre Anime Freak Show

Durante esses mais de 3 anos, muitas pessoas passaram pelo site, algumas não estão mais, mas suas postagens continuam aqui!

14 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. no anime hell girl ( jigoku shojo ) tbm têm um edifício com o número 108 . Site de primeira e com conteúdo informativo – já to seguindo !

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*