Por que muitos animes têm? O tapa-olho

Okay. Eu, nesse meu tédio de hoje (segunda-feira sem nada pra fazer) decidi postar um texto random retirado das profundezas dos meus arquivos pessoais, escrito há muito tempo atrás (período das trevas do site). A idéia do texto até que era boa, mas ele ficou preso no universo estranho do rascunho do WordPress. O pior é que eu não lembro porque não quis postar ele antes. Bom, como é um texto random, acho que não tem problema em postar ele agora (postar só coluna fixa às vezes cansa >_<).

Agora chega de conversa porque preciso apresentar esse texto random. Eu tinha uma idéia de falar sobre personagens que possuíam um olho maligno, amaldiçoado. Por que isto? Bom, como existem vários mitos sobre os poderes vindo do olhar, já que este é o espelho da alma e orgão de maior sensibilidade do corpo humano (vide a gigante quantidade de informação recebida a cada segundo pela visão), existem também vários personagens que possuem com tal olho. Boa parte dessa característica surgiu da literatura, principalmente por causa do Drácula, vampiro que possuia no olhar, poderes de hipnose. em animes e mangás também não seriam diferentes, vide a grande quantidade de personagens com algum olho misterioso, tais como da Clamp entre outros como por exemplo Code Geass, Densetsu no Yuusha no Densetsu e Yu Yu Hakusho.

Entretanto, logicamente, junto com esse olho maligno, boa parte de alguns dos personagens usam um tapa-olho para cobrir esse olho. Ao fazer uma pesquisa, pude observar que existem inúmeros personagens que usam algum tipo de tapa-olho, e uma parcela deles não o usam por possuírem o tal olho misterioso, mas sim por outro motivo, alguns por problemas físicos mesmo.

Vendo a vasta quantidade de personagens de tapa-olho, mudei o foco da matéria e agora o texto é: porque muitos animes têm alguém de tapa-olho. Esse é um objeto bem curioso, e fora de moda nos dias atuais, entretanto toda vez que algum personagem em anime ou mangá surge com um tapa-olho, a primeira coisa que pensamos é: esse personagem esconde alguma coisa, virando algo meio clichê. E é isso que faz o personagem ser mais interessante, pois mesmo que o tapa-olho não esconda nada de anormal, a curiosidade faz o personagem ainda assim ganhar um certo destaque, mesmo que por pouco tempo.

Só relembrando que o tapa-olho está bem mais associado na vida real à piratas e marinheiros. Mas porque eles usavam isso? Usavam para uma adaptação rápida da visão dos observadores dos navios quando anoitecia. Isso tudo porque cobrindo um dos olhos com um tapa-olho, esse olho tapado se acostumava com a escuridão durante o dia inteiro, e de noite retirava o tapa-olho para que o observador do navio tivesse uma melhor visão na escuridão. Isso é uma técnica muito interessante, pois era usada especialmente para evitar ataques surpresas de piratas, que atacavam quando a noite surgia.

Depois da história já contada, vamos lembrar de alguns personagens que usam qualquer tipo de tapa-olho Eis a lista:

Chrome Dokuro (Katekyo Hitman Reborn)

Guardiã da névoa da família Vongola. Chamava-se Nagi antes de ser salva por Rokudo Mukuro, e graças a suas ilusões, Chrome se mantém viva. Usa o tapa-olho, mais provavelmente por lhe faltar um olho, assim como lhe falta vários órgão internos. Como dito, se mantém viva graças a Mukuro, pois este lhe criou órgãos internos usando seus poderes ilusórios.

Itsuki Iba (Rental Magica)

Presidente do grupo Astral, que faz serviços de investigação sobrenatural. Em sua equipe ainda conta com uma maga celta, uma mikko, uma fantasma e um Onmyoudou. Por baixo de seu tapa-olho, possui um olho maligno, o Glam Sight, que quando usado altera sua personalidade, ficando mais confiante e dominante, assim conseguindo dar ordens precisas a seus subordinados. Consegue com esse olho observar mágica e pontos fracos dos inimigos, e aumentar sua capacidade dedutiva.

Kakeru Satsuki (11 Eyes)

Possui olho de Aeon que o permite prever o futuro quando está em outra dimensão. Essa viagem para outra dimensão acontece quando o céu fica vermelho e a lua fica preta, durando uma noite. Assim, ele é sugado para essa dimensão junto de seus companheiros e enfrentam monstros, testando sempre a sobrevivência de todos. Fora dessa dimensão, seu olho fica cego, por isso o uso do tapa-olho.

Ciel Phantomhive (Kuroshitsuji)

Jovem garoto e líder da família Phantomhive. Por baixo de seu tapa-olho, está o pantáculo, a marca do contrato de Fausto que ele fez com Sebastian, o demonio.Antes de encontrar Sebastian, ele foi um escravo, sacrifício de ritual e torturado. Por causa disso, seu ódio fez invocar o demonio Sebastian, onde pediu que matasse todos. Como ele não quer que ninguém veja a marca, ele esconde o seu olho com um tapa-olho e também odeia contato físicos com as pessoas.

King Bradley (FullMetal Alchemist)

Comandante supremo dos militares, tendo o título de Führer. Na verdade ele é um homúnculo, e usa o tapa-olho para esconder seu olho esquerdo, que contém o selo do Ouroboros, o símbolo que o identifica como um Homunculus. Luta usando uma espada, e graças ao Ouroboros, pode predizer o movimento dos inimigos e analisar todas as soluções possíveis das situações tensas ao seu redor.

Agito/Akito (Air Gear)

Integrante do grupo Kogarasumaru. Um dos lutadores mais fortes da equipe. Foi membro do time Wind SWAT, onde era tratado como uma ferramenta por seu irmao, até ser resgatado e se juntado ao grupo Kogarasumaru. Possui uma dupla personalidade, a calma Akito e a selvagem Agito. Usa a posição do tapa-olho como um gatilho para ativar qual personalidade sera a dominante. Assim, se o tapa-olho está sobre o olho direito, o calmo Akito surge, enquanto que se o contrário, Agito surge.

Zaraki Kempachi (Bleach)

Capitão do Time 11, da Soul Society. Único shinigami que não usa o Shikai ou Bankai, mas isso não o faz fraco. Na verdade, possui tanto poder, que necessita usar o tapa-olho para conter tal poder. Isso porque, o tapa-olho na verdade é um monstro que devora continuamente a Reiatsu de quem o usa, e consegue diminuir um pouco a energia espiritual inesgotável de Kenpachi.

Sven Vollfied (Black Cat)

Possui o Vision Eye, que lhe permite ver alguns segundos do future, assim o permitindo esquivar de ataques facilmente. É parceiro de trabalho de Train Heartnet, após este abandonar o grupo Chronos, e também faz amizade com Eve, tratando-a como humana. Sven, é um ex-agente da Agência Internacional de Investigação, junto de seu parceiro Lloxd Godwynne (um clarivedente), e antes deste morrer em uma missão, ele doa seu olho para Sven que tinha perdido o olho na missão. Dessa forma, Sven obtém o Vision Eye.

Kyubei Yagyu (Gintama)

É uma garota, criada como garoto para ser a sucessora do clã Yagyu. Possui uma grande amizade com Tae Shimura, desde a infância, e respeito por Gintoki, e também é muito forte na luta contra espadas. Não consegue ser feminina, fato que a frusta muito. Usa o tapa-olho desde a infância, desde que perdeu o olho quando protegia Tae. Esse incidente a fez ficar mais determinada, e por isso treinou duramente para melhorar suas habilidades com a espada.

Date Masumune (Sengoku Basara)

Líder do clan Date, conhecido também como Dokuganryu (Dragão de um olho). Ele pode lutar até com 6 espadas nas mãos, 3 em cada mão. É um dos protagonistas de Sengoku Basara e possui uma forte rivalidade com Sanada Yukimura.

Noitra Jiruga(Bleach)

É o Quinto dos Espada, grupo de Hollows mais fortes que existe, inimigo dos Shinigamis, e que tem sob seu comando o traidor Aizen. Por baixo de seu tapa-olho esconde um buraco gigante na cabeça, orifício este presente no corpo de todos os Hollows, só que em posições diferentes. No caso do Noitra, ficou na região do olho esquerdo.

Shisuke Takasugi(Gintama)

Foi comandante de Gintoki na guerra contra a invasão Amanto. Ele lidera um grupo radical chamado Kiheitai, e tenta não só derrubar o governo como destruir tudo. Ele acredita que o melhor para o Japão é destruir toda a geracao pós invasão, pois estarem presos à evolução cultural que os Amantos trouxeram. É um dos principais inimigos apresentados em Gintama.

Natose – (Kimi ga Aruji de Shitsuji ga Ore de)

É a servente pessoal de Yume, filha caçula da família Kuonji que é descrita como um personagem normal, de estereótipo comum, ou seja sem nenhum destaque. Natose possui uma personalidade muito dócil, apesar de ser boa em lutas, e muito ágil para cumprir suas missões. Lutadora do estilo Muay Thai, ama comida, e se há algo relacionado a isso, mostra habilidades sobrehumanas.

Mukuro (Yu Yu Hakusho)

É um monstro de forma humana, nascida no mundo das Trevas, que na infância foi escravizada. Metade do seu corpo tem uma aparência horrenda, por isso ela cobre metade de seu rosto, com faixas e panos. Ela é um dos 3 Reis do Reino das Trevas, e concorda com o plano de Yusuke para o Torneio do Mundo das Trevas.

Marie Mjolnir (Soul Eater)

É uma das armas da morte presentes em Soul Eater. Sua forma de arma é um pequeno martelo negro que pode se transformar em uma tonfa. No anime, ela possui a forma de grande tonfa cinza. Ela forma parceria com Oceania.

Captain Harlock

Famoso pirata espacial retratado nas obras de Leiji Matsumoto. Capitão da super nave especial Arcadia. Ele possui uma filosofia de vida individualista, mas geralmente está sempre se rebelando a regimes totalitários, sejam eles terráqueos ou alienígenas. Possui um impacto cultural gigantesco no Japão, com vários personagens fazendo alusão a ele,e sendo mencionado em outras séries, principalmente as de Leiji Matsumoto, tais como Ginga Tetsudan 999 e Queen Emeraldas.

Kaede (Inuyasha)

Irmã mais jovem da miko Kikyo. Após a morte de Kikyo, Kaede se torna a miko da vila. É a primeira a reconhecer Kagome como a reencarnação de Kikyo. Ajuda Kagome a controlar Inuyasha, quando este é libertado de seu selo, que o deixa adormecido por 50 anos.

Lucia Nahashi (Venus versus Virus)

É líder do grupo Venus Vanguard, que luta contra monstros chamadas Virus. Possui um misterioso poder em seu olho dourado, escondido sob um tapa-olhos. Quando usado, este poder se torna imperdoável para os inimigos, entretanto consume sua energia muito rapidamente.

Mio Sakamoto (Strike Witches)

Sub-comandante da unidade Strike Witches. É uma das mais experientes e mais fortes do grupo. Seu tapa-olho esconde seu olho direito que lhe permite ver as coisas com maior precisão, inclusive o núcleo dos inimigos Neurois. Luta carregando um canhao Type 99 (automática de 20 mm) e uma katana mágica.

Ryomu Shimei (Ikkitousen)

Um dos 4 generais de Nanyo, sob o comando de Sonsaku Hakufu. Gosta de se vestir de maid, e luta usando um estilo de submissao de luta livre. Seu olho esquerdo possui o poder de um dragão, fato esse que deveria somente existir aos 3 reis. Usa o tapa-olho para tentar conter esse dragão e o deixar adormecido.

Comentários

• Tá tão popular esse acessório, que na última temporada teve um personagem que usava ele, que era a Laura de Infinite Stratos. Será que tem algum personagem dessa temporada que apareceu com algum tapa-olho? (Não to conseguindo acompanhar direito essa temporada TT_TT)

• A lista contém personagens que são apresentados já com o tapa-olho, e não estão inclusos os que ganham o tapa olho ao longo da série, ou que já usaram..como a Erza, Fay, Souichiro Nagi, Watanuki

• Só para lembrar, já que o tapa-olho é um acessório bem associado a piratas e marinheiros, o único personagem em One Piece que me lembro possuir um tapa-olho é o Van Auger. Bom se já teve com perna de pau e gancho na mão, porque não um com tapa-olho.

• Abraços ao Legend que lembrou dessa história de marinheiros e piratas, e o motivo de usarem tapa-olhos (apesar de eu já ter escrito essa matéria bem antes dele ter falado sobre isso).

Comente

Sobre Anime Freak Show

Durante esses mais de 3 anos, muitas pessoas passaram pelo site, algumas não estão mais, mas suas postagens continuam aqui!

14 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. esqueceu da menina de another que também usa um tapa olho,

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*