Por que muitos animes têm? Poderes elementais

Incrível como na nossa vida, o ser humano tenta dar um padrão em tudo, embora boa parte da natureza esteja envolta pelo caos. E na busca por esse padrão, o ser humano consegue visualizar um padrão onde talvez não exista. Um dos maiores exemplos é a definição das constelações, pois as estrelas formadas por uma constelação estão a milhões de anos luz de distancia entre elas, portanto não influenciam umas sobre as outras. Mas para uma visão partindo da Terra, consegue-se formar um traçado, e assim imaginar que as estrelas estão relacionadas.

O que eu quero dizer é que não existe uma simples definição ou padronização de como funciona a natureza. Muitas vezes tentamos entender como funciona o mecanismo dela, e boa parte das leis e equações escritas surge de observações, experimentos, testes, e ainda assim existem muitos mistérios envoltos na lei da natureza.

Pensando nisso, o ser humano ao longo dos tempos também tentou definir como seria dividido a natureza. Uma das formas mais interessantes, e populares foi a definir em elementos. Curioso que a forma mais difundida seja a de origem grega que separou os elementos em 4: fogo, água, terra e ar. Embora alguns textos antigos também mencionam a existência de um quinto elemento que seria o éter, ou na visão dos antigos, o elemento que dominaria o espaço sideral (pois é, não havia a hipótese que o espaço seria um vácuo). Outras culturas também tem sua própria idéia de separação de elementos da natureza, criando por exemplo idéias de até 5 elementos fundamentais.

Usando essa separação de elementos, não é de estranhar que boa parte da cultura popular também façam referência a essa idéia de elementos da natureza. E boa parte da ficção que faz uso de poderes sobrenaturais ou ataques especiais, usam essa separação de poderes em elementais. Considerando que a maior divulgação desses poderes elementais ocorreu em histórias de RPG, não demorou muito para que esse meio fosse amplamente usado em outras mídias como por exemplo, animes, mangás e desenhos animados. Dessa forma, com a associação de personagens aos poderes elementais, é mais fácil divulgar não somente a série como o personagem em si, ou seja, atrair público, e no caso de shonens de lutas, criar batalhas mais interessantes.

Por isso vale a pena lembrar de algumas séries que fazem referência de certa forma aos poderes elementais. Cada uma tem a sua visão de como a natureza é dividida, ou melhor, como cada série tenta padronizar a natureza, e dessa forma explorar seus personagens da melhor forma possível.

Samurai Warriors

Para quem não se lembra desse anime, ele passou na Manchete e veio na febre da busca do substituto de CDZ, já que este já tinha sido exibido completo. O anime fala da luta desses Samurais que parecem mini-tokusatsus, agindo como uma equipe e enfrentando o mal. É bem aquelas histórias clichês de Shonen. Cada um dos heróis usam poderes baseados em elementos que seriam: fogo, água, terra, céu e luz.

.

One Piece

Para quem ainda não sabe, os poderes sobrenaturais de One Piece vêm das Frutas do Diabo (Akuma no Mi), sendo que elas são divididas em 3 tipos: Paramecia (poderes sobrehumanos), Zoan (transformação animal) e Logia (elementais). As do tipo Logia são as mais poderosas que existem, já que incorporam ao usuário algum elemento da natureza. Dessa forma, seu corpo não é totalmente físico e assim conseguem evitar ataques diretos.

Exemplos de usuários com poderes logias: fogo (Ace), gelo (Aokiji), fumaça (Smoker), luz (Kizaru), eletricidade(Enel), areia (Crocodile), trevas (Barba Negra), magma (Akainu), lama (Caribou).

.

Naruto

Cada país no mundo de Naruto é definido por um elemento da natureza, sendo que existem 5 grandes países, e cada elemento também representa um jutsu dominante nas técnicas ninjas. As demais técnicas ninjas acabam surgindo basicamente de combinações da natureza desses elementos. Aliás, a própria natureza do shakra define o elemento que mais combina com o usuário e a natureza do ataque usando shakra mostra qual anula qual, e qual é o mais efetivo contra o inimigo.

Os elementos principais do shakra são: Fogo, água, terra, vento e trovão

.

Card Captor Sakura

Mesmo o deque de Card Captor Sakura tendo 52 cartas, as mais poderosas que elas possuem são as elementais. Além de serem as mais poderosas, também não são fáceis de capturar, entretanto quando usadas em combate se mostram extremamente úteis. As cartas desse tipo são: fogo, vento, água, terra, luz e escuridão.

.

Guerreiras Mágicas de Rayearth

Essa história também vinda da Clamp apresenta 3 garotas, sendo transportadas da torre de Tokyo para o mundo mágico de Cephiro, onde precisavam inicialmente ajudar a princesa Emeraude a restaurar a paz desse mundo encantado. Para isso foram invocadas as guerreiras mágicas, que possuem poderes elementais, associadas à sua natureza humana, e cada uma equipada com equipamentos mágicos como roupa e espadas. Dessa forma, elas conseguem enfrentar os inimigos ao longo de sua jornada. Os tais poderes elementais são: Fogo, Água e Vento.

.

Fairy Tail

Fairy Tail que se baseia no mundo da magia, é uma série de lutas e combates. E um dos grandes usuários de magias em Fairy Tail são os que dominam a técnica do Dragon Slayer que permite ao usuário controlar um elemento da natureza associado aos poderes de um dragão. Nessa técnica, além do usuário usar ataques elementais, ele também controla e se alimenta desse próprio elemento para aumentar sua força de combate. Os principais Dragon Slayers já mostrados são: Fogo (Natsu), Vento (Wendy) e Ferro (Gajeel).

.

Tokyo Underground

A história de Tokyo Underground acontece em uma civilização escondida nas profundezas do subterrâneo de Tokyo. Este anime, apesar de eu considerar fraco no seu plot, apresenta personagens que lutam por meio de elementos da natureza ou fenômenos de natureza física. Por isso acaba sendo meio inegável citá-lo nessa coluna. Alguns dos poderes são: Vento, água,luz, fogo,gravidade, gelo,etc.

.

Kaze no Stigma

Kaze no Stigma conta a história de Kazuma Kannagi, que após ser banido de sua família, a família Kannagi, uma família poderosa e tradicional controladora do fogo,ele desaparece e retorna 4 anós depois com outro nome, Kazuma Yagami. O motivo de seu banimento foi porque ele não conseguia controlar o fogo, e por isso era considerado um inútil pela sua família. Após um longo treinamento, e contrato com um espírito, ele retorna sendo mestre no controle do Vento. Ao longo de toda a história vemos também outras famílias que controlam outros elementos tais como terra e água.

.

Avatar (???)

Mesmo não sendo exatamente um anime, seu traço e seu jeito de contar a história lembram muito um anime. Com isso, dá para fazer uma exceção nessa coluna e mencionar Avatar. Sim, na história de Avatar é contada como a humanidade se dividiu em 4 nações: tribo da água, Reino da Terra, Nação do Fogo e os Nômades do Ar. Cada um é especialista em controlar cada um desses elementos, sendo que para manter o equilíbrio dessas nações, existe a presença do Avatar, a única pessoa capaz de controlar os 4 elementos. E com altos perigos, enfrentando os planos de dominação da Nação do Fogo, a importância do Avatar se torna importante para restaurar a harmonia do mundo.

Comentários

  • – Pois é, essa foi uma coluna curta retirada das minhas anotações pessoais. Caso eu tenha escrito alguma coisa equivocada, é só comentar me corrigindo;
  • – Vocês lembram de outras séries que fazem destaque aos tais poderes elementais, é só comentar;
  • – Quer dar alguma sugestão de tema para uma próxima coluna, comentem!!;
  • – ontem teve uma reunião no QG, mas como foi de madrugada aqui para mim, acabei não participando. Contudo, parece que agora eu virei o braço esquerdo do sky, e isso não me soou nada legal  (já prevejo trollagens >_<);
  • – pois é, o site tá voltando à sua normalidade, por isso as colunas também tem que voltar com força total. Por isso comentem!!
  • – Abraços, fui e não esqueçam de comentar o/

Comente

Sobre Anime Freak Show

Durante esses mais de 3 anos, muitas pessoas passaram pelo site, algumas não estão mais, mas suas postagens continuam aqui!

16 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. Gostei!!

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*