Portal MMO #1 Iniciando a conexão.

Olá pessoal! Prazer sou o Pedro Alberto, o novo estagiário e integrante do AFS, mas me chamem de Zoid (ainda não revelarei o porquê desse apelido). Hoje começarei nosso portal falando um pouco de MMO (Massively Multiplayer Online).

MMO

Pois bem, quem nunca ouviu falar, ou já jogou, ou joga algum MMO?

MMO são os games que você tem de criar um personagem e ir desenvolvendo as habilidades dele, ir subindo de nível, aprendendo magias, fazendo quests, duelando.

Mas os MMO’s são divididos em subclasses:

  • MMORPG,
  • Sporting,
  • 2D,
  • 3D,
  • Shooter,
  • Fantasy,
  • Sci – Fi, e,
  • Browser
A proposta do MMO é incrível, você conseguindo armas e outros itens incríveis, jogando com players do mundo inteiro, conquistando territórios, ganhando respeito de outros players por meio de disputas, ou até mesmo tendo outra vida como mostra o Second Life.

Lembrando que uma das categorias principais do MMO é jogar com muitos players, sem limite de quantidade. (Sim, eu sei que não é isso o que acontece… Muitos servidores ficam lotados e você não consegue se conectar, triste realidade :X).

O MMO tem a vantagem de que mesmo sendo um game muito interativo, a maioria não requer muito de um computador (tendo 2 GB de RAM, um processador acima do Pentium 4 e uma plaquinha G force já da pra rodar a maioria).

MMO

Além disso, o interessante do MMO é o cenário, não importa qual gênero de MMO que seja, o cenário é o que chama mais atenção para o jogador (Mas no MMORPG o que chama atenção são aquelas armaduras brilhantes, as espadas gigantes e as montarias que ocupam muito espaço ‘-‘).

Esse estilo de game começou a se difundir principalmente na China e Coréia por isso a maioria dos games foram criados lá. (Malditos Chineses sempre revolucionando, primeiro com a pólvora e com a bússola e agora com o MMO).

E lembrando que no MMO também temos o PVP (Player Versus Player , quando um jogador desafia o outro).
MMO

Ok. Mas depois de pensar por algum tempo (aproximadamente 15 min, kk), cheguei numa questão. Quais os motivos desse gênero de game atrair os otakus e principalmente os nerds?

Esse gênero atrai os otakus principalmente pelos ideais,

Treinar, desenvolver skills, terminar quests e assim conseguir destruir forças do mal, inimigos ou outro tipo de oponente. (humm. Essa ideia não me é estranha aposto que já vi isso em animes, essa ideia do personagem ter que treinar bastante e se esforçar muito para conquistar seus objetivos).

Já os nerds. Prefiro não tentar entende-los. (brincadeira galera, os nerds são atraídos é pelas belas elfas).

Mudando o foco do assunto, andei reparando que a maioria das pessoas que jogam MMO’s não conhecem quase nada das histórias deles. Por esse motivo, irei contar-lhes a história de alguns games apresentados. (e contarei algumas histórias de gamers então se preparem também KKK)

Primeiramente falarei de uma lista de games que amigos otakus meus jogam, mas no próximo post irei escolher uma lista mais específica, quem sabe falo de MMO’s de tiro ou de dança, vai depender dos comentários ok? Vocês que mandam 😀 (ou não kk)

Grand Chase, Flyforfun e Pangya (eu ia falar do Ragnarok, mas decidi deixar ele separado para outra oportunidade) e esses são alguns games que eu e alguns amigos meus jogam ou já jogaram bastante (eu tenho um amigo que não quis se identificar que se chama Alex, que de tanto jogar Grand Chase , adquiriu o sonho de fazer cosplay da Elesis, por favor, leitores do sexo masculinos, não façam isso! Não acabem com a imagem que eu tenho da Elesis! KK) Continuando. Muitos otakus e otomes curtem esses games. A causa maior são os gráficos que são baseados em desenhos de mangá e em animes.

Lista com alguns MMO`s

Grand Chase

MMO

Grand Chase é um MMO que igual à maioria foi produzida na Coréia. (ufa, não é dos Chineses).

Na questão histórica do game, eu achei muito bem feito, por isso irei contar-lhes:

O game conta que ocorreu uma guerra entre tribos demoníacas e os humanos do reino de “Canalt” da lendária de terra de Arquimídia. Depois de muitas e muitas batalhas tudo acabou numa gigante explosão (seria isso um kamekameha?), e essa explosão acabou com as tribos demoníacas. A rainha “Cazeaje” decidiu então aproveitar da situação: já que essa explosão deixou um grande espaço, ela tentou dominar o mundo, pois os humanos estavam meio em decadência após essa longa batalha. Ela não obteve exito, sendo impedida por um herói vindo do Reino de Canaban.

Enquanto isso no continente de “Vermécia”, os humanos viviam em relativa paz com os elfos, mas no mesmo continente a rainha “Cazeaje” renasce, e como é de se imaginar, ela não está muito feliz. Com o objetivo de tentar dominar o mundo novamente, ela começa outra Guerra Mágica, e nisso o seu player aparece para ser o herói que irá conseguir derrubar os objetivos de “Cazeaje”.

Eu não vi nada de novo na jogabilidade. Na minha opinião, o diferencial desse game foi o gráfico, mas não se engane, pois mesmo sendo um game um pouco comum para um MMO de batalha, ele é foi muito bem difundido no Brasil e no mundo afora, principalmente na China e na Coréia.

Fly For Fun

Agora vamos falar um pouco sobre Flyforfun ou simplesmente Flyff, lembrando que esse game também é de uma produtora Coreana.

Sua história não é tão interessante, então não acho necessário conta-la, pois o que surpreende no Flyff é o seu jeito de jogar.

MMO

Nesse jogo, todos começam na Classe Vagrant e no level 15 pode escolher outras classes, podendo escolher subclasses dessa classe escolhida no level 60. Uma boa jogabilidade requer escolher bem suas classes já pensando na evolução delas.

Mas o que diferencia muito é que o player pode voar nesse game, pois na maioria dos games desse gênero o máximo que pode acontecer é ele flutuar com asas, mas a ideia das Asas nos outros jogos é mais para aumentar a velocidade em que o personagem anda ou os stats dele, e não para voar pelo ar igual em flyff.

Para o jogador poder voar ele necessita de level e de itens, como vassouras, pranchas ou motos, e para controlar o player pode usar o mouse para direções ou o próprio teclado no W A S D (essa configuração pode ser alterada) e a barra de espaço é usada para ativar a prancha.

O que é curioso são os monstros, eles são muito diferentes, aposto que a pessoa que era responsável por criá-los tinha bastante criatividade, você vai encontrar cada monstrinho sinistro por ai (risos). O mapa é muito legal, com ilhas, cavernas e muito mais.

O único contra do game é que ele não possui muitas quests e algumas pessoas não gostam disso, então fica mais a critério do próprio jogador. Outro ponto que ele perde é nas skills, suas skills e magias não são tão desenvolvidas e iluminadas como as de Lineage 2 ou Perfect World, mas para um jogo desse porte já está bom.

Pangya

Enfim chegamos ao ultimo game \o/

MMO

A história de Pangya é parecido à de Flyff: um o reino era calmo e do nada despertou um ser maligno e os guerreiros devem fazer diversas coisas e conseguir derrotá-lo.

Pangya é um jogo de uma empresa da Coréia do Sul (hoje a China não está muito bem no post). Mas o diferencial que faz mais garotas gostarem de Pangya é que não é um jogo de lutas ou batalhas (mesmo possuindo espadas), mas sim um game de Golf, ou seja, um game mais calmo e como todo game de golfe o objetivo é ir acertando as tacadas, sendo que essas podem ser feitas com especiais para ir certinho ao buraco ou ir com mais força para locais distantes.

Conforme você vai jogando, desenvolvendo suas habilidades e ganhando mais Money, você pode modificar cada vez mais seu avatar tendo até possibilidades de criar o avatar igual de animes ou igual a personagens de VOCALOID.

Para você jogar primeiro você vai para um mapa e assim você tem de mirar sua tacada tudo através do mouse e depois disso você sai do mapa e vai para o game normal e vai acertando as opções como força, qual taco escolher para alcançar aquela distancia e outros critérios, lembrando também que esse game está disponível para Nintendo Wii.

Em minha opinião esse game é muito bom para passar o tempo, pois não é aquela coisa cansativa de Quests ou de ficar matando monstros aleatórios. Eu sim prefiro um bom MMO de luta ou de tiro, mas os seus personagens são bem feitos (as garotinhas são super fofas). Em questão de gráficos ele se assemelha aos gráficos de Project Powder, mas um pouco inferior.

Project Powder é um MMO de Snow Board, mais detalhe desse game fica para outro Post,

Antes de encerrar vou falar de uma curiosidade que eu tinha ouvido falar de um gameplay.

Na china existem pessoas que trabalham jogando WOW ou outros MMO, porque o salário da china é tão baixo que a pessoa consegue adquirir mais dinheiro jogando e vendendo itens em contas do que trabalhando por dia em empresas. Ai está uma reposta para sua mãe quando ela brigar com você por ficar jogando tanto WOW, diga que você está trabalhando na internet. (LOL piada fail detect)

Além disso, existem pessoas que realmente trabalham jogando Second Life, caso gostem desse tema de entrar no mundo do MMO ou de realidade aumentada, tenho algumas ótimas referencias para vocês: assistam o filme Gamer (esse filme conta uma história muito F*** e mostra que para aumentar os gráficos dos games e tornar eles reais eles colocaram pessoas reais e criaram o game no mundo real e as pessoas reais seriam controlada pelos players, mas tudo se complica quando criam um game de tiro… Nesse filme é exibido mulheres sem a parte de cima de suas roupas, amigos nerds aprovaram) e leiam o livro Jogador Nº1 de Ernest Cline (conta que o mundo chegou numa crise de energia, onde pessoas passam fome e para escapar da triste realidade desse mundo em decadência foi criado o game OASIS, que era um game que a pessoas colocava luvas e um óculos 3d e entrava num mudo quase real e lá as coisas eram quase igual ao mundo real mesmo , tinham preços reais e etc. O criador do game acaba morrendo e ele deixa em seu testamento que quem achasse suas 3 chaves e abrisse os 3 portões iria ser o dono do game OASIS e de toda sua fortuna). Essas são ótimas fontes fictícias que mostram claramente como seria viver em um jogo de realidade virtual aumentada. Se quiserem referências em animes, vejam .hack ou Accel World e Sword Art Online (esses dois últimos ainda em lançamento).

Espero que tenham gostado de meu primeiríssimo post no AFS e da estreia do Portal MMO, lembrando que minha coluna é quinzenal, então daqui 15 dia  estarei por aqui novamente, não deixem de comentar , se quiserem podem dar sugestões de games ou de temas dentro de MMO para o nosso próximo post.

Observações sobre MMO:

Comentem galera,

Atenção eu não tenho nada contra os Chineses (eu acho chinesas lindas: D), também não tenho nada contra Nerds, não acho que eles sejam tarados (Okey. existe uma grande parcela que é, mas não podemos generalizar, se fosse assim eu seria estranho assim como a maior parte da staff.. opa pera ai será que eu sou estranho também?). Brincadeiras a parte, quero deixar claro que vou brincar muito no meu post, não se ofendam. 😀

E desculpe por algumas piadas Fail é que eu ando falando muito com o Sky no Skype kkkk (não me mate Sky).

Futuramente também teremos muita coisa nova no Portal MMO, teremos Game Players com participantes inusitados (ou não). Então continuem acompanhando.

Agora falando sério, eu não pude dar muitos detalhes de como se joga Grand Chase e Pangya, pois joguei há muito tempo atrás, mas acredito que pude descrever o necessário sobre os games, se algum de vocês se interessou sobre algum dos games apresentados vou deixar os links logo a baixo.

– Links dos games

Grand Chase Fly For Fun Pangya

– Referências

Grand Chase – Wikipedia Flyff Fórum Pangya Wikia

Sim, eu usei a Wikipédia, maldita inclusão digital!, SAHUSAHUHUSAS.

PS: Desculpem pelo tamanho do texto é que tive que explicar bastante sobre o MMO em geral, o próximo não será tão extenso e terá temas mais específicos (e poderá ou não conter um Game Play, kkkk).

Comente

Sobre Zoid

Zoid

15 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. gostei da coluna ziod! eu sou um apreciador da lore dos jogos de mmo e gostei de saber desses titulos que nunca joguei, parabens!

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*