Review: Ben-To

    EE ai galera aqui é Cabeça e estou aqui para trazer mais um review para vocês. Hoje vou trazer um anime mais recente e que me agradou muito, o shounen alimentício: Ben-To.

   Eu lembro que a primeira vez que ouvi falar do anime de Ben-To foi no cast número 56 e a primeira coisa que eu pensei foi: “WHAT?”. Após o cast, Ben-To passou a ser o anime que eu mais queria ver da temporada de Outubro por um motivo: eu não sabia o que esperar do anime, porque poderia vir qualquer coisa. O que eu poderia esperar de um anime que tem como tema principal disputas por marmitas com desconto?

Melhor que comida, só comida com desconto

   O anime de Ben-To é baseado em uma light novel de mesmo título, escrita por Asaura e ilustrado por Kaito Shibano. Um mangá, baseado na light novel, também foi criado e ainda está sendo lançado no Japão. O anime contem 12 episódios que foram transmitidos no Japão pela TV Aichi.

   A base sobre a qual a obra é construída é a seguinte: todas as noites, os bentôs que não foram comprados durante o dia nos supermercados recebem um selo de 50% de desconto. Este desconto desencadeia uma série de lutas homéricas que tem como finalidade definir aqueles que ficarão com os disputados bentôs. De início é meio estranho pensar em lutas por marmitas. Parece sem sentido, mas na realidade a explicação dada é plausível, todos estão brigando por comida. Os personagens apenas seguem o instinto mais básico e primitivo que é a busca por alimento, tanto que eles mesmos se autodenominam “lobos” para os veteranos e “cães” ou “filhotes” para aqueles que ainda são novos na briga por comida. Esta denominação de “lobos” é dada, pois o lobo é um animal considerado implacável na busca e na briga por comida. Apenas os mais fortes são considerados “lobos” e aqueles “lobos” que se destacam ganham apelidos ou nomes de guerra. Eu falarei mais abaixo sobre estes apelidos.

   Dentro deste universo de bentôs com desconto existe um senso muito forte de honra e o orgulho que está sempre em jogo. Por isso existe uma série de regras que devem ser seguidas pelos “lobos”. Dentre as regras, as principais são: você não pode fazer nada enquanto o funcionário responsável por colocar os adesivos (conhecido como Deus dos Descontos) não terminar de os colar; você não pode mais atacar uma pessoa que já pegou um bentô, logo uma só pode pegar um bentô, entre outras regras. A frase que, segundo o anime, resume a conduta a ser seguida durante as disputas é “Tenha educação e coloque seu orgulho em jogo”. Como em qualquer tipo de disputa, existem aqueles que não seguem as “regras” e fazem de tudo para vencer. Aqueles que não respeitam as regras não são considerados lobos, eles não são respeitados por outros lobos e podem ser associados a outros animais como um javali, por exemplo.

   A história de Ben-To se inicia com o protagonista, Yo Sato, acordando todo ensanguentado no chão de um supermercado sem se lembrar de nada do que havia ocorrido. Depois de acordar Sato repara que está com fome e se levanta para procurar comida. Ao se dirigir para o setor de alimentos do supermercado Sato repara que uma garota do lado de fora do estabelecimento está olhando pra ele. Então a garota diz algo, que Sato interpreta como “Eu gosto de você”, depois ele acaba descobrindo que na verdade ela não disse bem isso. Após este pensamento ele desmaia novamente e é levado ao hospital. No dia seguinte, Sato descobre que a garota da noite anterior é uma aluna do segundo ano do seu colégio e descobre que ela é a presidente e único membro do Half Priced Food Lovers Club ou Clube dos Amantes de Comida pela Metade do Preço. Este clube tem como finalidade ajudar os membros a conseguirem os bentôs com desconto. É a partir deste ponto que se desenrola o anime. Com relação à história, eu vou parar por aqui porque como já disse em outros reviews eu prefiro dar o mínimo de spoilers possíveis.

Personagens

  • Yo Sato
  • Sen Yarizui
  • Ayame Shaga
  • Hana Oshiroi

Yo Sato

   Sato é um estudante do primeiro ano que mora no alojamento do colégio. Por ele morar no alojamento e ter de pagar algumas contas, o dinheiro que resta para Sato acaba sendo meio escasso. Isso faz com que ele vá procurar por alimentos mais baratos. Assim, essa busca o leva até as marmitas com desconto. Em como todo protagonista de anime com gênero Shounen, Sato se mostra muito bom em lutar, e nessa luta pela comida ele acaba ganhando certa popularidade entre os lobos. Após uma série de fatos, Sato ganha o apelido de Pervertido, título que reflete sua personalidade. Um detalhe muito peculiar de Sato é que ele é um gamer apaixonado pela SEGA, tanto que ele joga um SEGA Saturn em pleno ano de 2010 (ano que o anime se passa). A paixão pela SEGA é peculiar porque todo gamer sabe que a SEGA deixou de ser uma produtora de consoles faz um bom tempo e hoje ela não está entre as melhores produtoras de jogos. Acredito que isso seja um gosto pessoal do autor, que foi colocado no protagonista.

Sen Yarizui

   Yarizui é uma estudante do segundo, presidente do Half Priced Food Lovers Club e por tabela a garota que Sato viu atrás do vidro do supermercado. Yarizui é um dos lobos mais fortes e é conhecida como Bruxa de Gelo. Tem uma personalidade tranquila e serena, características que podem ser vistas no seu modo de lutar.

Ayame Shaga

   Shaga é prima de Sato, mas estuda em outro colégio. Ela é meio italiana, então acabou sendo desenhada de uma maneira um pouco diferente das outras personagens femininas. Uma destas diferenças no desenho é que Shaga sempre está usando tênis vermelho e por alguma razão isso me chamou muita atenção. Outro detalhe que não é muito visto em animes é que Shaga em um episódio aparece vestindo calça jeans, outro traço que mostra o lado mais ocidental da personagem. Shaga também é um lobo respeitado e é conhecida como “A Bela do Lago”. Ela também é uma amante da SEGA e ganha do Sato na grande maioria das vezes. Shaga também sente prazer em importunar Sato, fazendo-lhe passar por algumas situações embaraçosas.

Hana Oshiroi

   A pequena Oshiroi é estudante do primeiro ano junto com Sato e também faz parte do Half Priced Food Lovers Club, apesar de não ter dado um único soco duranto o anime inteiro. Tem como hobby escrever uma light novel. Eu deixei a Oshiroi por último por ela ser a personagem que, na minha opinião, é genial. Inicialmente ela parece ser aquela clássica personagem tímida e atrapalhada que irá se aproxima do protagonista por estar apaixonada por ele, tanto que no inicio ela segue Sato por um tempo. Mas depois ela se revela uma personagem responsável por grande parte da comédia do anime devido ao seu hobby. A Light Novel escrita por Oshiroi não é uma história comum. É uma história yaoi que tem como personagens homens musculosos. E quem é o protagonista dessa história? Um policial chamado Saito (repararam a semelhança?). Então durante diversos momentos do anime você a vê transformando fatos que ocorreram com Sato em cenas de suas histórias e estas “adaptações” são extremamente engraçadas. Para mim ela é a personagem mais genial dessa obra.

   Eu poderia até citar mais alguns personagens que são importantes, mas se eu falar deles vou ser obrigado a liberar spoiler e esta não é a minha intenção aqui.

Bentô sem desconto é para os fracos.

   Ben-To, como todo shounen, é um anime que brilha no momento das brigas. As lutas de Ben-To são de tirar o fôlego e extremamente bem feitas. A movimentação dos personagens foi muito bem criada dando realmente sensação de fluidez que pode ser observada nos lutadores de artes marciais. Um fator que chama a atenção neste Shounen é que as lutas não seguem os padrões dos outros animes do mesmo estilo que é “O protagonista sempre vence ”. O Sato não é o mais forte do anime e isso é bem evidente, assim as lutas chegam até a ser imprevisíveis. Outro fator interessante é que nem sempre a força é determinante para a vitória, pois quem assistiu sabe que em um dos combates existe um dos personagens que é vencido de uma forma totalmente inesperada e muito criativa.

LIVE for LIFE

   A trilha sonora é outro aspecto que deve ser elogiado. Posso afirmar que se não fosse a trilha sonora, as lutas não seriam tão legais. A música que toca durante os combates é indispensável para que exista a imersão do espectador, porque ela faz com que o telespectador sinta a tensão e a adrenalina presente. Eu gostei tanto da música que eu uso ela quando raramente vou à academia. Na parte sonora também tenho que falar sobre as aberturas e os encerramentos. Eu simplesmente adoro a abertura principal de Ben-To, ela tem uma música ótima, foi muito bem feita e dá uma boa ideia de como é o anime. Vocês da uma olhada nessa e em outras aberturas no novo tópico sobre OPs e EDs no seguinte link: http://t.co/IGGnDuPX. Além dessa abertura principal existe outra que é usada no episódio 4 e basicamente serve pra apresentar a Shaga. Essa OP é cantada pela personagem e estará ai em baixo para vocês. Eu gosto muito dessa ideia de usar uma abertura diferente para apresentar um personagem, além de dar um destaque ao personagem, diminui a “monotonia” da repetição das aberturas. O encerramento não tem nada de mais, é uma musica calma e que tem um clima que eu chamo de “pós-refeição”. Mas devo confessar que essa ED me deixou com uma duvida: neste encerramento aparece um personagem masculino que aparentemente é o Sato, mas não da para ter certeza e eu suspeito que seja outro personagem, mas não dá para ter certeza.

Até o bentô estraga as vezes.

   Agora vem a parte chata, mas eu não posso deixar de citar os problemas que eu encontrei nesse anime. O problema que mais me incomodou foi o fanservice. No inicio o anime se desenrola sem nada que chame a atenção neste aspecto, até que chegamos ao deprimente episódio 9. O episódio 8 para mim já tinha sido enrolação, mas ainda sim serviu para introduzir dois personagens a história, agora o 9 é simplesmente ridículo. Neste episódio não existe uma cena que acrescente algo para a aventura principal, lógico que até tem uma ou outra cena que é engraçada, mas eu considero desperdício. Eu digo isso, pois eu vejo que poderiam ter colocando tanta coisa mais interessante no lugar desse episódio. O que piora é que além de ser um episódio inútil, ele tem uma quantidade muito grande de fanservice. Um outro aspecto que eu gostaria de abordar aqui é que durante a aventura nós somos apresentados a alguns personagens com um enorme potencial, mas que são completamente deixados de lado como por exemplo o Yuu Kaneshiro, também conhecido como “O Mago”. Kaneshiro é apresentado como um lobo extraordinário, cotado como um dos mais fortes, mas ele só tem participação direta em um episódio. Isso acontece também com os personagens principais, eu gostaria da ter visto mais sobre alguns personagens como a Bruxa de Gelo e a Shaga. Eu acredito que elas poderiam ter sido aproveitadas de melhor forma. Ainda falando de problemas, algumas pessoas podem reclamar um pouco das lutas, porque apesar de ser um anime sem aspectos “sobre-humanos”, as lutas são um pouco exageradas. Eu sinceramente não tive problema nenhum com esse caráter “sobre-humano” das lutas, elas são tão bem feitas que isso não estraga o efeito que os combates tem.

Afinal, devo assistir Ben-To?

   Sinceramente eu recomendo. Ben-To para mim foi uma surpresa boa da temporada passada, é um anime que tem um ritmo legal, te prende na aventura principal e tem cenas de luta que tiram o fôlego. Ben-To não é uma obra que revolucionou o gênero shounen e está muito longe disso, ele tem os clichês característicos de shounen, mas dentro de proporções aceitáveis. Além disso, a premissa extremamente fora do convencional dá um ar diferente à serie e impede que o anime se torne genérico e difícil de “engolir”. O episódio 9 me incomodou e eu considero que foi uma falha relativamente grave, a impressão que me deu foi a de que existiu um “medo” de explorar os personagens mais a fundo. Só lembrando que estes meus comentários são relacionados ao anime, eu não li a LN e nem o mangá, então não sei até onde o anime é fiel à proposta original e nem se estes problemas estão presentes no original. A única coisa que eu sei é que existe mais conteúdo após o anime, não o quanto mais, só sei que tem.

Comentários:

-Pessoal primeiro eu queria me desculpar pelo vídeo deste post. A qualidade dele está péssima, eu não consegui achar essa animação com uma qualidade melhor, mas assim que eu achar essa OP com uma qualidade decente, eu atualizo aqui.

-Só eu lembrei de Canaan quando vi a Bruxa de Gelo?

-Eu estou torcendo muito para que sejam lançadas figures de Ben-To.

-Pessoal, cada vez mais eu estou gostando de escrever aqui pro site, então eu queria agradecer a todo mundo que lê e comenta, são vocês que ajudam a gente a melhorar cada vez mais.

-Dica do próximo review: O que um caranguejo, um caracol, um macaco, uma cobra e um gato têm em comum.

– Querem criticar, elogiar, dar sugestões? Querem que o SKY me mande em uma viajem para o Japão com todas as despesas pagas? Então comentem.

 

Comente

Sobre Anime Freak Show

Durante esses mais de 3 anos, muitas pessoas passaram pelo site, algumas não estão mais, mas suas postagens continuam aqui!

23 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. Me interessei por esse anime vo baixar e ver

    • Assista sim Edward, vale a pena dar uma chance.

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*