Review: Ganbarist! Shun

“Seu corpo irá parar por conta própria se você se ater apenas ao que você imagina na sua mente”

Ganbarist! Shun
Ganbarist! Shun

Hi Freak minna-san, aqui é o Majin de sempre, mas faz tempo que não faço um review para vocês. Estava mais preocupado com outras colunas que o de review, então deixei meio de lado, mas na quarta feira passada, houve um acontecimento muito interessante: Kohei Uchimura, um ginasta japonês, ganhou a medalha de ouro no concurso completo de ginástica artística. Um feito histórico.

Agora você deve estar se perguntando: O que isso tem haver com o review? Em uma entrevista, Uchimura diz que a sua inspiração e a sua motivação em ser ginasta foi graças a um mangá na sua infância, esse daqui ^^. Eu estava esperando pelas próxima olimpíada no Brasil para fazer esse review mas graças ao senhor Kohei, mesmo que seja meio atrasado, decidi fazer-lo para vocês saberem que mangás podem mudar a vidas das pessoas.

Que tal começarmos pela ficha técnica?

Ganbarist! Shun é uma serie shõnen de esportes sobre ginastica. Sua publicação foi entre 1994~2000 na Shõnen Sunday(Magazine de Detetive Conan e Kami nomi zo Shiru Sekai) tendo ganho o prêmio de melhor shõnen em 1998, seu nome foi alterado no anime, seu nome original é Ganba!High Fly. Sua animação teve 30 episódios e foi ao ar em 1996~1997 pela Sunrise(Estúdio responsável por Cowboy Bepop e Gintama) e enfim dirigido por Hajime Kamegaki(Diretor dos dois primeiros filmes de Naruto e de Air Gear).

Vamos para o próximo tópico:

História
Ganbarist! Shun

As olimpíadas inspiram crianças e jovens do mundo inteiro, criando sonhos de grandeza e de serem os melhores do mundo. Essa história começa na época antes dos anos 2000, quando um adolescente chamado Fujimaki Shun entra para o Ensino Médio e decide entrar no clube de ginástica masculino, senho sonho era participar das Olimpiadas de Sidney e ganhar uma medalha de ouro, mas como sendo um completamente iniciante em tudo, seu sonho parece ser muito distante. Ao entrar no clube, ele vai aprendendo com seus Senpais a ginástica artística, claro que no começo teve problemas de relacionamento, mas o seu desejo de aprender mais e ser um campeão olímpico nunca se rendeu aos duros treinamentos que ele enfrentava.

Assim se tornando tão forte como seus Senpais, se torna parte da equipe de ginástica, onde participará de campeonatos onde suas habilidades e de seus colegas estarão em prova em busca da medalha de ouro.

Um classico shõnen de esporte, não? Agora os personagens clássicos de shõnen de esporte:

Personagens de Ganbarist! Shun

 

Fujimaki Shun
Ganbarist! Shun

Novo estudante do colégio Heisei e novo integrante do clube de ginastica artística masculina, Shun se esforça para o seu sonho quase impossível de ganhar uma medalha de ouro nas olimpíadas. Ao entrar no clube, foi forçado a entrar em uma competição sem nenhum preparo, dando num resultado desastroso e mesmo tendo uma pontuação baixa no começo, ele se levanta mais animado para a próxima vez que ele puder tentar de novo. No começo ele tem problemas com alguns de seus sempais, mas depois todos eles começaram a apoia-lo, tornando um membro do time de ginastica masculina do colégio Heisei. Sua especialidade é a barra fixa.

Reiko
Ganbarist! Shun

A ás da ginastica artística feminina do colégio Heisei, Reiko viu o potencial de Shun logo em sua 1 º apresentação. Sua relação com o Fujimaki nada mais que Sempai e seu Kohai, claro que algumas vezes pareceu ter um amor entre os dois, mas isso some de vez quando ela tem um caso com um dos colegas de Shun.

Uchida
Ganbarist! Shun

Membro do clube de ginastica artística masculina, Uchida se acha o mais habilidoso de todos os seus colegas, principalmente no cavalo com alças e variantes. Ele é apaixonado pela Reiko e toda vez que a vê se atrapalha todo, principalmente em suas provas. No começo, ele judiou de Shun por causa do seu ciume dele com a Reiko, mas viu depois, não era nada disso e começou a tratar Shun com respeito pela sua determinação.

Tou
Ganbarist! Shun

 Membro do clube de ginastica artística masculina, Tou é muito grande para sua idade e para a ginastica, onde se cultua corpos de tamanho pequeno para o esporte, mas ele equilibra tudo isso com a força super-humana que possui, que pelo seus musculos, ele diz que ginastica é baseada na melhor qualidade muscular que o atleta tem. Muito grosseiro, eles solta peidos diretos, mas essa é a sua forma de relaxar antes de fazer alguma acrobacia, o que melhora muito a sua pontuação. Sua especialidade é as argolas.

Sanada
Ganbarist! Shun

Membro do clube deginastica artística masculina, Sanada se acha o príncipe, mas ele se preocupa com a a sua performance para sempre deixar ela encantadora para a sua platéia. Sua especialidade é o solo e seu corpo é muito flexível .

Shindou
Ganbarist! Shun

Capitão do clube de ginastica artistica masculina, Shindou se preocupa com seus colegas, se preocupa tanto, que ao perceber o crescimento deles, ele percebe que não está fazendo progresso e se afasta para não prejudicar o time. Ele ganha confiança só depois de muito tempo. Sua especialidade é as duas barras.

Treinador Andrefes
Ganbarist! Shun

O treinador do time masculino de ginastica artistica do colegio Heisei, campeão mundial de ginastica artística, Andrefes ensina tudo o que era necessário para cada membro do time. Com seu sotaque russo, Andrefes se candidata a ser treinador do clube por uma amizade de muito tempo atrás com o pai da treinadora da ginastica artística feminina do mesmo colégio que eles.

Maruko
Ganbarist! Shun

Única integrante mulher no clube de ginástica artística masculina, Maruko influencia o resto do time sempre com espirito, mas sua atenção sempre está focada em Shun ^^

 

Chega de Personagens, to cansado… Vamos para o próximo tópico:

Aberturas e Encerramentos

  • Ganba Fly High Opening Theme
  • Ganba Fly High Ending Theme
Uma abertura mediana, boa em certas partes dela, principalmente na animação. É uma música até boa para se ouvir no mp3, vale até a pena, mas depois de pouco tempo, já está deletando ela.
Um encerramento com um ritmo até que bom, mas nada surpeendente sobre ela. Ouça uma vez e depois outra no final do anime, que já está de bom tamanho.

Kohei Uchimura

The Ganbarist!
Ganbarist! Shun

Essas Olimpíadas de Londres, muita coisa aconteceu nessa edição, principalmente no Japão, como o ginasta Kohei Uchimura, vencedor do circuito completo de ginástica artística masculina, uma façanha muito sensacional, que até entrou em um comercial da Toyota junto com Doraemon em pouco tempo de sua vitória. Kohei creditou a sua inspiração esportiva a esse mangá. Aos 5 anos, ele começou a ler e depois, apaixonado, assistiu o anime também. Ele ficou muito influenciado com a história do mangá e com essa paixão, aos 11 anos, começou a carreira de ginasta.

http://www.animenewsnetwork.com/interest/2012-08-02/gold-medalist-uchimura/manga-inspired-me-in-gymnastics

O seu feito, realizado na quarta-feira, dia 2/08, ganhou a sua medalha de ouro, se tornando o 1º japonês a ganhar todas as rotinas da ginástica artística em 28 anos. O co-autor de Ganba High Fly, Shinji Morisue, medalhista de ouro olímpico na barra horizontal das Olimpíadas de Los Angeles, deve ter ficado muito feliz ou até emocionado com esse feito, pois seu objetivo era inspirar os jovens ao esporte por eles mesmos com o seu mangá.

Isso mostra que mangá tem uma capacidade enorme em realmente mudar as pessoas, eu não sei vocês, mas eu ficaria muito feliz em ouvir que mangá oferece inspiração na vidas de outras pessoas. Imagine para os outros esportes, mesmo não sendo um anime de esporte, quantas pessoas são o que são hoje só por apenas alguns momentos ou até a história inteira de um personagem. É um sentimento muito ver esse tipo de poder que mangás tem.

Segue o vídeo de todo o circuito que Uchimura fez para ganhar a sua merecida medalha de ouro. Estou ansioso para ver o que mais esse homem consegue alcançar:

Opinião
Ganbarist! Shun

Como muitos animes de esporte, a trama sempre se torna muito básica e manjada em comparação com outros e a suas personalidades também são muito clichés também. Em Ganbarist! Shun é exatamente isso que acontece.

A série tem o material que sempre faz sucesso em todos os animes de esporte, mas de originalidade vai por um fator: O tema, sendo um anime de ginástica artística, ele traz um conhecimento novo para as pessoas e uma nova emoção nascida de sentimentos clichés. O anime passa uma mensagem boa, além de algumas outras que já se vê em outros animes, que pode se dizer que é a primeira vez que vi: o atleta nunca deve ser importar com a pontuação, mas com a sua apresentação seja a melhor para os espectadores, não que isso seja acrobacias de circo ^^ mas se importar mais com as pessoas do que os números.

Gosto muito desse anime, assisti ele direto, sem assistir outros animes. E posso dizer que mesmo ele não estar no top de melhores animes de esportes, mas no top de séries de esporte que devem ser lembrados.

Em consideração ao fansub, muito ruim a subagem, no começo dá para engolir, mas do meio para frente é muito feio, mas é o que tem:

http://bakabt.me/154479-ganba-fly-high-persistor-shun-ganbarist-shun.html

Não vou falar do fansub, pois ele é desconhecido, não se sabe quem o fez. Mas muito obrigado pelo seu trabalho, mesmo pela tradução porca.

Comentários

– Em todos os anime de esporte que assisti o que mais me cativou para algum esporte foi mesmo Dragon Ball Z, queria ser um sayajin. XD Brinks. Foi mesmo capitão Tsubasa e agora me pergunto o que vai aconteceu com as crianças de hoje que assistem Inazuma Eleven.

– Até uma proxima vez, nesse mesmo programa, nesse mesmo canal, mas não no mesmo horário. ^^

E Lembrem-se:

– Não é só de Podcast que vive o AFS XD!!

– Não deixem de assistir Ganbarist! Shun.

Comente

Sobre Majin

Majin
Sou um cavalheiro do seculo 19, em um grande corpo como Enma DaiOh, sou barbudo e adoro escrever, um exemplo de pessoa do nosso editorial.

2 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. e onde tem pra baixar? '–'

    • O link está na postagem ^^ na parte de Opinião

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*