Review Trilogia GM² pt.1: Hadashi no Gen

“Vocês devem crescer como o trigo”

“Mesmo se for pisoteado, irá sempre se manter firme no chão, sempre crescendo forte e saudável.”

Hadashi no Gen
Hadashi no Gen 

Hi Freakmaniacos, aqui é o Majin, falta 4 dias para  Outono, que é para mim, a melhor estação do ano. Adoro sentir frio do que calor pelo simples fato que é mais fácil agüentar o frio do que o calor ^^. Nas proximas semanas estarei postando reviews seguidos até 30/03, seram 3 animes, que possuem um tema em comum: a historia do Japão durante e pós GM²(2º Guerra Mundial). Creio que vocês tenham estudado sobre o assunto na época do colegial, mas em nossos livros não contam a historia mundial, é contado a história europeia e sua influencia no mundo. Um exemplo é que em nossos livros escolares o Japão tinha aparecido na GM². E poucos livros falam o que acontece com o Japão depois do ataque nuclear em Hiroshima e Nagasaki. Hoje irei falar sobre Hadashi no Gen (Barefoot Gen, Gen Pés descalços), um mangá Gekiga(Mangá adulto) sobre a GM², em 10 volumes publicados entre 1973-1985. Foi escrito por Keiji Nakazawa e além de ser animado em dois filmes pela Madhouse em 1983 e 1986 por Mori Masaki(trabalhou com Osamu Tezuka), ele tem três LiveActions(1976,1977,1980), seis Novels(1982,91,94,99,2006 e 2008), um TV drama (2007) e até musicais e operas com periodicidade.

A sua publicação na Weekly Shonen Jump, em 1973, foi graças ao apoio do editor responsável da Weekly Shonen Jump da época, mas foi cancelada depois de um ano e meio pelo sucessor do antigo editor, depois de algum tempo, a série foi para Shimin(1975-1976)  que mas tarde fechou todas as suas atividade e depois foi para Bunka Hyoron(1977-…) que faliu depois de alguns anos, e só em 1982, na Kyoiku Hyoron, que conseguiu se manter até a sua finalização em 1985. Em 1976, um grupo chamado Gen Project, que traduziu para inglês e cortou a história em 4 volumes ( quase pela metade) se tornando o primeiro mangá a ter uma versão em ingles e mais tarde tendo versões para várias outras línguas, inclusive para o português, sendo a editora responsável a Conrad, que em 2000-2001 trouxe os 4 volumes, e agora estão finalizando a edição especial de dupla capa, sendo lançado o último volume no dia 30 de março, corra e garanta o seu.

Infelizmente não é a história completa, mas vale muito a pena ter em sua estante.

Hadashi no Gen

Por causa desses mangás, eu pude fazer um review sobre esse mangá hoje XD.

Vamos agora falar da história:

 

História
Hadashi no Gen

Essa historia tem inicio nos dias finais da GM², em que o Japão guerreava contra os EUA na Guerra do Golfo. O Japão era alvo de bombardeios todos os dias, todas as famílias tinham que ajudar em tudo que for possível para a guerra, até dar todos os seus pertences metálicos para serem transformados em armas para seus filhos defenderem o Imperador.

A história começa em Hiroshima, com uma família comum, que passam os tormentos da guerra, só que eles eram diferente das outras familias na época, eles eram contra guerra, falavam que a guerra era um inútil para o povo japonês, o que a segregava do resto do seus vizinhos, para eles aquela família era antipatriotas, o tornando alvos de discriminação e ódio, tornando a vidas deles um sofrimento, mas eles nunca mudaram a sua opinião sobre a guerra.

Então em 4 de agosto de 1945, a vida de todos muda, um clarão surge no céu, o bombardeio nuclear em Hiroshima e Nagasaki arrasa o Japão e seus habitantes, tornando a vida de varias famílias, inclusive essa, um inferno na terra. Então a história prosegue com a família sobrevivendo as consequências do ataque nuclear e o filho mais velho que mesmo sendo apenas uma pequena criança se torna um grande homem.

Personagens

 

 Gen Nakaoka
Hadashi no Gen

Seyuu: Issei Miyazaki
O filho do meio entre os filhos da família Nakaoka, tem um temperamento muito explosivo e muitas vezes nao pensa nas consequencias, sempre repreendendo seu irmão Shinji pela suas maluquices ou até participando varias vezes ^^. Sempre ajudando pessoas que estão em situações de desespero, pois sempre pensa no próximo, dando as vezes prioridade a outros do que ele próprio.

Shinji Nakaoka
Hadashi no Gen

Seyuu: Masaki Kōda
Filho mais novo da familia Nakaoka, muito inocente e birrento, e não muito sensível a condição de outras pessoas. Mas quando ele percebe, sempre ajuda elas ao lado de seu irmão Gen.

Eiko Nakaoka
Hadashi no Gen

Seyuu: Seiko Nakano
Unica filha da familia Nakaoka, muito bondosa e se sacrifica muito pela sua familia, ela teve que substituir a sua mãe, pela condição que ela se encontrava, tomando todo o trabalho de casa. Sempre da bronca nos seus irmãos menores, pois sempre fazem malcriação.

Kimie Nakaoka
Hadashi no Gen

Seyuu: Yoshie Shimamura
Figura materna da familia Nakaoka, mesmo estando gravida, ela se sacrifica pelos seus filhos para que eles cresçam fortes e saudaveis, mas acaba trazendo dificuldades na sua saúde, mesmo estando gravida, ajuda no negocio da família.

Daikichi Nakaoka
Hadashi no Gen

Seyuu: Takao Inoue
Figura paterna da familia Nakaoka, trabalha na sua oficina de sandalias de madeira e no campo de trigo, sempre deseja que sua familia tenha a melhor vida possível, seus filhos cresçam firmes e fortes e que a sua mulher tenha saúde para sustentar a criança que está em seu ventre.

Akira Nakaoka

Segundo filho homem da familia Nakaoka, ele não aparece nos dois filmes animados e nem no drama, ele foi separado cedo no mangá pela familia pois ele iria viver no interior como abrigo do bombardeio, ele não é muito seguro de si mesmo , tem medo de ficar longe da família, mas sempre ajuda a sua familia nos momentos dificies.

Kouji Nakaoka

Filho mais velho da familia, não aparece nos filmes, mas aparece no drama novel, ele é muito responsável e esforçado, trabalha na fabrica onde é produzido as armas para guerra. Ele se alista para o treinamento militar, pelo bem da sua família.

 

Diferenças Anime/Mangá

Infelizmente possui diferenças entre esses dois, diminuindo o peso dramático da série, o anime foi adaptado pois o conteúdo é deveras pesado para se passar na tv, não na questão mórbida da serie, o conteudo foi suavisado , mesmo que tenha a cena das bombas caindo, foi a questão politica e social, e outras coisas que foram afetados nessa adaptação, tornando o anime soft em comparação com o mangá.

O segundo filme é uma adaptação de toda a parte restante do mangá, parte que não se fala no mangá da Conrad, tendo uma grande parte cortada pela adaptação do mangá. Então vocês são obrigados a ver o 2º filme para pelo menos ter um final para história, porque a verdadeira versão só é encontrada nos volumes originais restantes de Hadashi no Gen .

Vários personagens foram cortados da história original, pois a sua historia não cabia dentro dessa versão soft, como os dois irmãos Nakaoka( Akira e Kouji ), certos vizinhos, certos militares e também as algumas partes da história pelo conteúdo politico/social e cortam alguns momentos que tiram a carga pesada do mangá. Mas isso não desmerece a experiencia de assistir o anime, ele consegue passar, para nós, a emoção central do anime, o amor fraternal da familia Nakaoka. Uma coisa que foi bem feita no anime foi as expressões dos personagens no anime, eles conseguiram tirar isso do mangá e passar para o anime, então sentimento é o que não falta, só que não supera o mangá.

 

 Influência

Hadashi no Gen foi e é um dos mangás mais importantes de todos no seu genero, foi o 1º manga traduzido para o inglês e em outras linguás como foi dito antes. Sua leitura é recomendada para todas as pessoas, pois além mostrar a historia do Japão durante e depois da GM², mostra as conseguências de uma guerra que mudou o jeito de se pensar da humanidade em relação ao conflitos entre seus semelhantes. Até que Keiji Nakazawa, autor de Hadashi no Gen, enviou seus 10 volumes da sua obra para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para que ao lê-lo tenha como lembrete para se manter a paz nuclear.

Hadashi no Gen foi a primeira obra que já existiu que divulgou os efeitos da Guerra do Golfo e do dia 4 de agosto de 1945 no Japão em forma de uma história para o mundo, principalmente dos descendentes de Hiroshima e Nagasaki, os Hibakusha, que além de sofrerem os efeitos da radiação, não recebiam apoio do governo e eram vistos com preconceito. Essa obra tem como objetivo de difundir os problemas enfrentados pelos descendentes e para preservar a memória da tragédia para as próximas gerações. Keiji Nakazawa, teve como primeira obra, um one-shot auto bibliográfico chamado Ore wa Mita“(Eu vi isso”), na Montly Shonen Jump em 1972, que conta a sua história da sua infância na época do Bombardeamento em Hiroshima e Nagasaki.

Com o  apoio do editor da Montly Shonen Jump, ele fez uma longa serie baseada em suas experiencias em Ore wa Mita para Weekly Shonen Jump, surgindo Hadashi no Gen, só que diferente de seu antecessor, ele tem um conteúdo mais vasto, lidando com todos os efeitos da GM², tornando essa serie mais completa em relação com seu antecessor.

Opinião
Hadashi no Gen 

 Hadashi no Gen, para mim, é uma obra que deve ser a sua leitura obrigatória para todas as gerações, passadas e futuras, nas escolas, nos vestibulares, ect. Ela mostra além da realidade do verdadeiro poder de destruição em que está presente nos dias de hoje, além do conhecimento do que a guerra traz fisicamente e psicologicamente para a população, ela mostra a força de vontade, a coragem, a bondade, o amor pelo próximo, virtudes que trazem o melhor das pessoas nas situações difíceis, mostrando exemplos de superação nos momentos desesperadores, mostrando a verdadeira força de dentro de nós.

Como otaku, como pessoa, eu recomendo Hadashi no Gen, o seu mangá, o seu anime, a sua novel, para vocês além de crescerem como otakus e também como pessoas.

 

Fansub e Links

Agradeço imensamente pelo Fansub Armandex que fez um ótimo trabalho nesse anime, pena que o site esta inativo, se o responsáveis do fansub estiver lendo esse review, eu espero, nós esperamos que vocês voltem a ativa pois os seus trabalhos merecem ser continuados, pois seus esforços ainda não foram em vão.
Os links para o download dos dois filmes do fansub estão no megaupload, e como voces sabem, isso já foi pro saco, mas a Meikai animes tem os dois em mediafire XD.
Hadashi no Gen 1º parte: Meikai Animes A historia de Gen referente a parte do bombardeamento e seus efeitos imediatos.

Hadashi no Gen 2º parte: Meikai Animes A história de Gen referente a parte da vida de Gen após o Inferno Nuclear de Hiroshima e Nagasaki.

Encontrei um link no youtube com o filme de Hadashi no Gen parte 1º, nao vou colocar no meu canal, mas segue o link, valew pelo uploader responsável:
Filme 1 – Youtube O mangá encontrei em inglês no Mangago aqui segue o link:
Mangá Online Infelizmente desconheço aonde é possível fazer o download do Drama de Hadashi no Gen de 2007 e seus filmes antigos, se qualquer um conhecer, poste o link para mim ^~.

Comentários

-Espero que vocês curtam como eu curti, se sensibilizem como me sensibilizou e chorem como eu chorei. Aproveitem essa obra ao máximo. Depois de ler e assistir a série, passe ela adiante, faça com que as pessoas conheçam o que ela devem conhecer.

-Eu não coloquei a cena da bomba, pois ia estragar o choque para os que não viram ainda.

-Semana que vem tem mais review, é uma obra como Gen, mas difere muito de foco.

Lembrem-se

– Não é só de Podcast que vive o AFS XD!!

Comente

Sobre Majin

Majin
Sou um cavalheiro do seculo 19, em um grande corpo como Enma DaiOh, sou barbudo e adoro escrever, um exemplo de pessoa do nosso editorial.

8 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. Excelente Review. Muito completa.

    Colocou toda a informação sobre o Manga e anime. Criador da obra, produtora, revista, live actions, filmes (com links para download), falou da história e das personagens (com imagens da mesmas), diferenças entre o manga e o anime, influências/referências e deu a sua opinião pessoal. Muito bom mesmo.

    Fiquei interessado na história, eu não leio mangá, mas usei os links que forneceu e já tenho os filmes para ver oportunamente.

    Parabéns pelo excelente trabalho

    • Majin

      Valew Larasu, seu coment foi muito bem vindo.
      Sempre adcionando informações a mais no reviews, para pessoas como vc, são interessadas
      sempre vou atualizando meus reviews para outras infos que acho, mas ta dando uma preguiça…

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*