Review Trilogia GM² pt.2: Hotaru no Haka

“Em nossa caminhada, o túmulo dos vagalumes fui se tornando mais iluminado.”

“Por que os vagalumes morrem tão rápido assim? …”

Hotaru no Haka
 

Hi Freakmanicos, aqui é o Majin. As águas de março fechando o verão, é promessa divina no meu coração. Essa frase traduz exatamente a situação dos animes que acabam nessa semana como Gintama, Beelzebub, Bleach. Dando lugar a outros animes, como Gon, Spinoff de Lee, as águas de março mudam muita coisa álem do verão. Agora esse é o 2º review de uma serie reviews referentes a animes relacionados com a 2º Guerra Mundial que eu estarei oferecendo a voces. Nessa semana, vou contar sobre um anime que não só se trata da GM², mas de tudo que vem em consequência de uma guerra, não importando o local em que ela aconteça. Hoje irei falar sobre Hotaru no Haka (Túmulo dos Vagalumes) é um novel Gekiga (Manga adulto) sobre a GM², publicado em 1967. Foi escrito por Akiyuki Nosaka e além de ser animado pelo Studio Ghibli em formato de filme em 1988 e produzido por Toru Hara (produtor de Tonari no Totoro) dirigido por Isao Takahata (Diretor de Heidi)  foi feito um LiveAction em 2005 e um outro em outra versão em 2008.

Então, nada a mais para adicionar, vamos para a história:

História

A história se desenvolve na mesma época em que Hadashi no Gen, no inicio dos dias finais da GM², em que o Japão guerreava contra os EUA na Guerra do Golfo. O Japão era alvo de bombardeios todos os dias, todas as famílias tinham que ajudar em tudo que for possível para a guerra, até dar todos os seus pertences para serem transformados em armas para seus cidadães defenderem o Imperador. A historia começa com uma pessoa num campo cheio de vagalumes que mostra a suas memorias da sua vida na cidade de Kobe. Ela conta a história de uma família que se prepara para abandonar a sua casa, pois no começo de março de 1945, Kobe havia sido atacada por bombas incendiárias, que queimavam casas e vidas de seus habitantes. A mãe dessa família havia ido primeiro no abrigo para se proteger das bombas, por sua debilidade. Já os filhos reuniam seus pertences para protege-los do bombardeio e seu pai comandava o Cruzador de grande porte, Maya, onde batalhava contra a marinha norte-americana.

A historia se desenvolve depois que os filhos ficam por sua conta, contando a sobrevivência deles longe de seus pais, que é em poucos momentos do filme, dava para sorrir.

 Personagens

 

Seita

Seyuu: Tsutomu Tatsumi O irmão mais velho da família, possui 14 anos, muito responsável por sua irmã, mas por ser muito jovem não tem experiencia para as dificuldades que ele e sua irmã mais nova encontram por ficar sem seus pais, nunca deixando ela longe dele até mesmo depois de muitos anos…

Setsuko
 

Seyuu: Ayano Shiraishi Irmã mais nova da família, tem apenas 4 anos e ao lado de seu irmão Seita, vive os dias sobrevivendo as situações adversas da guerra, uma criança muito energética e muito sensível com seu irmão Seita, ela se preocupa demais com seu irmão, pois ele é a única pessoa que está ao lado dela.

Seguindo para o próximo tópico:

Influências

A novel de Akayuki Nosaka é sua autobiografia adaptada, a maioria da sua história estão presentes em partes do filme de Hotaru no Haka. Pelo seu sucesso, ele ganhou o Naoki Prize, premio dado as melhores obras populares por escritores emergentes. O seu anime é visto com grande respeito por um grande critico de filmes, seu nome é Roger Ebert, ele colocou Hotaru no Haka em sua lista de grandes filmes com o subtitulo: “Uma emocionante experiencia tão forte, que força um repensar sobre a Animação”.

Disponibilizo dois videos para vocês, um será do Making-off de Hotaru no Haka e o outro será a analise de Roger Ebert, o critico que contei antes, falando sobre Hotaru no Haka.

Hotaru no Haka – Making-Off

Analise de Roger Ebert, s/legenda

A história foi escolhida como aquela que terá um LiveAction no dia do aniversario de 60 anos do fim da GM² em 2005, mas em outra perspectiva, o que tirou grande parte da emoção original do filme, mas em 2008teve uma outra versão dessa obra.

O navio em que o pai de Seita e Setsuko comandava na verdade é um cruzador histórico, com o nome de Maya que lutou na guerra do Pacifico, num determinado review, eu irei contar os detalhes da batalha em que esse cruzador batalhou.

Uma fabrica de doces chamada Sakuma Candy possui um produto da sua linha que foi retratada no anime, que fez parte de um das mensagens no anime. São balas duras com sabores de frutas chamadas Sakuma Drops, muitas vezes eles colocam a Setsuko como homenagem na lata. Eu quero ter essa lata XD, essa lata é um item de colecionador no Japão.  

Diferenças entre Hadashi no Gen e Hotaru no Haka

Mesmo se referindo ao mesmo tema da GM², os dois possuem vertentes que o separam distintamente, Hadashi no Gen tem um visão de superação e esperança para que tudo de certo no final, mesmo que muitos parentes morressem, trazendo muita tristeza e desespero, eles conseguiram sobreviver, pois muitos dos sobreviventes da Grande Luz se ajudavam a continuar vivendo, pois ninguém consegue sobreviver sozinho. Essa situação é principalmente tratado no 2º filme de Hadashi no Gen. Mas já Hotaru no Haka possui a mesma visão só que mais sombria sobre a situação em que as famílias japonesas encaravam no periodo da GM².

Para os sobreviventes que muitos deles tinham os seus parentes mortos pelos ataques principalmente aqueles que os pais faleceram, a situação piorava cada vez mais. As crianças que sobreviveram, poucas conseguam sobreviver com a ajuda de familiares, mas muitos tentaram sobreviver por eles mesmos. Mas sua inexperiência na vida, acabava trazendo infelicidade e consequencias que so podiam ser superadas com muita sorte. Nisso poucos sobreviveram para contar a sua história, mas muitos se tornaram apenas uma lembrança de um pesadelo que é a guerra.

Resumindo, ha muitas coisas em que os dois animes tem em comum, mas em relação a Hadashi no Gen, ele é inspirador pelo esforços dos sobreviventes apesar de tudo te emocionando com a esperança deles. Mas já Hotaru no Haka é mais frio em relação a guerra, mas suavizando para não se tornando cruel demais ele além com uma profundidade que lhe deixa sem palavras.

Opinião
 

Esse filme, me fez perceber como, nós, seres humanos, podemos ser tão frágeis, não pela condição fisica, mas como somos fracos de coração, essa fraqueza da espaço para o pecado. Para que a guerra? Ela só deixa, como eu disse anteriormente, lembranças de um pesadelo que muitos esquecem depois de vários anos, tornando uma simples paginas virada, mas para outros ela se torna tão amarga que queremos esquecer também, mas não se pode esquecer algo que amamos como um pai, uma mãe, um irmão, uma irmã… Muitos dizem que ele é negativo e muito triste, eu posso concordar em parte, mas esse negativo e essa tristeza, se torna positivo como experiencia a ser sentida.

Eu revi esse anime para poder fazer esse review, e posso dizer que a mesma sensação que tive visto pela primeira vez, estou sentido agora e irá perdurar em minha mente como perdurou anteriormente. Hotaru no Haka é um anime, como Hadashi no Gen, que deve ser lembrado para todo sempre, não por ser um belo filme, não pela sua direção fantástica, não pelo seu OST, é pela mensagem que trás para nós, que depois de assistir todo o filme, é passado para gente em poucos segundos no final do filme. Na verdade, a única função do filme é nos mostrar final, principalmente quando aquele olhar penetra o nosso consciente. Existem muitos vagalumes nesse mundo, por que eles morrem tão rápido? Essa é um questão que vocês vão encontrar e não será respondida nesse filme, mas por vocês mesmos.  

Fansub e Links

Agradeço imensamente pelo SBA fansubs por trazer essa obra tão preciosa para nós brasileiros. Pelo que vi esse fansub não existe mais ou está com outro nome ou seus integrantes se espalharam, mas do mesmo jeito agradeço a todos.

Disponibilizarei os links a seguir:
Filme: Meikai Animes LiveAction 2005: Live Action – Torrent LiveAction 2008: Live Action 2 – Torrent Ost:Mediafire

*Vocês devem querer o track 1 depois de ver esse anime ^~:

Comentários

-Espero que esse anime, mude pelo menos alguns minutos da sua vida, tornando esses minutos, inesquecíveis ^^.

-Comentem, fale a sua reposta para a pergunta principal desse anime, quero sentir os que vocês sentiram ao ver esse anime.

-Muito bem, Querem saber qual será o anime da semana que vem? Uma dica e que esse anime não é sobre a GM², mas fala sobre a sociedade japonesa depois da GM².

Lembrem-se

– Não é só de Podcast que vive o AFS XD!!

Comente

Sobre Majin

Majin
Sou um cavalheiro do seculo 19, em um grande corpo como Enma DaiOh, sou barbudo e adoro escrever, um exemplo de pessoa do nosso editorial.

9 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. Nossa foi emocionante assistir esta obra! Todos os pontos são de alta relevância, desde a concepção dos personagens, os traços meigos e fortes da Setsuko e Seita, o momento imposto pela guerra, a esperança que Seita trazia a irmã de um futuro melhor para os dois.
    Este anime estará para sempre em minha lembrança para exemplo de vida!

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*