Review Trilogia GM² pt.3: Sakigake!! Otokojuku

“Há ainda vários difíceis desafios que hão de vir.”

“Supere-os”

“Vocês devem despertar o leão dormente dentro de vocês”

“Façam com que seu rugido alcance os céus.”

Refina sua virilidade com os desafio que hão de vir

EU SOU UM REVIEWER DO ANIME FREAK SHOW, MAJIN

 

Sakigake!! Otoko Juku
 

Hi Freakmaniacos, aqui é o Majin, agora estamos no final de Março, ultimo review do mês, ultimo capitulo da trilogia, mas ainda não é o fim. Adorei ter feito Hadashi no Gen e Hotaru no Haka, dois animes, que pelo que vocês viram em seus respectivos reviews, me dediquei bastante. Vimos, nos dois reviews, o período do fim da GM² em duas perspectivas que ao mesmo tempo são iguais, mas possuem duas vertentes, que levam a duas experiencias diferentes, mas agora irei falar de uma serie que trata a época em que o Japão andava em “grandes passos” por causa da influencia estrangeira, principalmente americana.

Sakigake!! Otoko Juku (Avante!! Escola só para homens) é uma serie seinen que possui, como gênero, ação com artes marciais, comédia e deliquentes. A sua publicação do seu mangá foi entre 1985 – 1991 na Weekly Shõnen Jump (um dos seus maiores sucessos, desde a sua estreia no top popularidade) pela Shueisha, com 34 volumes encadernados, sido escrito por Akira Miyashita (Só escreveu Spinoffs desse anime) e animado pela Toei Animation (Estúdio de One Piece) e dirigido por Nobutaka Nishizawa (Diretor de Slam Dunk) e tem 34 episódios, 1 filme e um 1 live action.

Agora vamos Avante!! nessa história XD

 

História
 

Há uma antiga escola, em que é muito diferente das atuais, que segue um modelo de ensino rígido, muito mais rígido e árduo que qualquer treinamento militar.

Todos os seus alunos são delinquentes que vem de toda a nação que ingressam na Otokojuku para refinar a sua virilidade, para se tornarem verdadeiros homens japoneses. São ensinados disciplinas comuns como toda a escola, bom algumas são muito diferentes, como o Õendan (Torcida japonesa) e uma educação fisica que não passa de desafios mortais ao extremo (Jeito Padre Rodz de ser): banhos de oleo fervente, marcha em linha reta, esmagamento com meia tonelada, refeições esquisitas, além dos “eventos diários” que tornam os dias ainda mais difíceis para os alunos.

Essa escola é dividida do mesmo jeito que o Ensino Médio, do 1º ao 3º ano, sendo que quanto mais velho  o aluno é, mais forte são. Sendo que os do 1º ano são considerados escravos, o 2º ano são demônios e os 3ºano são chamados de Reis do Submundo. Mesmo que todos os professores do corpo docente sejam fracos em relação aos alunos, principalmente se compararmos com os alunos do 3º ano , o único que pode disciplina-los é o Diretor, que é considerado um dos homens mais fortes do planeta, sendo que na guerra do Pacifico, o Presidente dos EUA dissera uma vez, “Se houve-se dez iguais daquele homem, nós teríamos perdido a guerra”. 

Os calouros são os que mais sofrem dentro da escola, sendo testados a todo momento, com desafios perigosos e lutas mortais e ainda não comendo ou dormindo decentemente. Agora é um novo semestre, com novos alunos que iram arriscar as suas vidas, para refinar a sua virilidade e o seu espirito.

Na turma do 1º ano, um de seus alunos já se destaca entre eles, Tsurugi Momotaro, um guerreiro com alma samurai, cativa seus colegas com o seu valor e enfrenta todas as diversidades escolares com eles. Com sua força e espirito, se torna o representante dos alunos do 1º ano, tornando alvo para lutas mortais com senpais valorosos, junto com seus companheiros.

Vocês devem estar se perguntando o que tem haver essa serie com os reviews anteriores que eu fiz. Esperem, no final vocês vão ver a resposta.

Agora vamos para lista de chamada. OSU!!!

 

Personagens

Estudantes

Tsurugi Momotaro
 
 

Seyuu: Hideyuki Hori
O representante dos alunos do 1º ano, o aluno mais forte entre eles, sempre está disposto a ajudar seus colegas, usa uma espada que esta em suas costas com eximia habilidade e usa Karatê quando não a usa . Mesmo que seus inimigos machuquem seus amigos e vá se vingar por eles, ele ainda os respeita pelas suas habilidades de luta, os repeitando muito.

Togashi Genji
 

Seyuu: Ken Yamaguchi
O brigão numero um de toda a Otokojuku, não possui nenhum conhecimento em artes marciais, mas possui um espirito guerreiro inquebrável que sempre define o resultado de suas lutas, sempre usa uma Tantõ (Faca normalmente usado pela yakuza) em suas batalhas e ele usa um boné aos pedaços. Ele é o amigo mais próximo de Momotaro desde o inicio do semestre.

Ryuuji Toramaru
 
 

Seyuu: Yūsaku Yara
O aluno mais forte em questão de força bruta entre dos 1º ano, mas é muitas vezes muito atrapalhado, diz lutar com o estilo Mouko-ryuu, mas é só o seu próprio estilo. Muito comilão, comendo 10 panelas de arroz, sendo que depois acabe soltando muitos gazes, o que ocasiona situações de “aperto” XD

J
 

Seyuu: Banjō Ginga
Estudante Americano que veio para o Japão para conhecer o tão famoso treinamento em Otokojuku. Ele é um boxeador habilidoso ganhado de medalha olimpica , usa 2 socos ingleses em cada mão, a velocidade de seus socos são fora do padrão, podendo usar Mach Punch (Soco Supersônico). Ele se identifica com o espirito da Otokojuku, tornando-se amigos dos seus estudantes.

Hidemaro Gokukouji
 

Seyuu: Noriko Tsukase
Yakuza que se tornou estudante na Otokojuku por conselho de seu irmão mais velho. Ele odiava participar de brigas antigamente, mas agora ele possui um espirito de um verdadeiro homem, graças ao seu treinamento na Otokojuku. Ele, Matsuo e Tazawa são o trio cômico da serie.

Taio Matsuo
 

Seyuu: Shigeharu Matsuda
Ele é o lider da Õendan da escola, adora beber um bom sake e suas premonições sempre estão certas. Ele, Hidemaro e Tazawa são o trio cômico da serie.

Ippei Tazawa

Seyuu: Masato Hirano
Clama-se o homem mais inteligente de toda a Otokojuku, mas se esforça muito em fazer um simples tabuada. Mas seu raciocínio só é usado em alguns momentos da serie.

Kiyomi Tsubakiyama
 

Seyuu: Kazuhiro Nakata
O aluno mais tímido de toda Otokojuku, se juntou na Otokojuku para se tornar um homem. Ele conseguiu auto confiança após se vingar de um senpai. Ele é um tipo de personagem regular, mas possui mais falas do que qualquer outro aluno comum.

 Corpo Docente

Onihige
 

Seyuu: Shigeru Chiba
O professor responsável pelos alunos do 1º ano, muito duro com seus alunos, mesmo sendo, as vezes, egoista e ganancioso, os seus alunos mostram algum respeito. Usa uma espada de madeira para disciplinar seus alunos.

Hikoubou
 
 

Seyuu: Ryōichi Tanaka
Um professor do 1º ano, no anime, ele se veste de monge que usa uma tipo de bastão para disciplinar seus alunos, mas no mangá, ele se veste como um aviador militar.Ele tem uma esposa e uma filha que vestem, no mangá, chapéus de piloto.

Ninja
 

Seyuu: Ikuya Sawaki
Um dos professores do 1º ano, no anime, ele se veste como soldado com capacete, tem um bigode, ele usa um chicote para disciplinar seus alunos. No mangá, nos 1º capitulos, ele usa uma braçadeira com o simbolo nazista.

Umanosuke Gonda
 

Seyuu: Kōji Totani
Responsável pelos dormitórios dos alunos e cozinheiro principal, ele gosta de forçar o seus alunos com inúteis trabalhos difíceis. Seu prato especial é ensopado de sapo.

Edajima Heihachi

Seyuu: Daisuke Gori
Diretor da Otokojuku, heroi da GM² como soldado imperial pela marinha como contra-almirante (Em One Piece seria um “Akainu”), foi estudante da Universidade de Tokyo muito jovem com apenas uma semana de estudo (Queria ter entrado na Usp). Depois da guerra ele se tornou diretor. Tem um bordão em que sempre grita nas vezes em que ele aparece: “Eu sou o Diretor da Otokojuku, Edajima Heihachi!!!”( Washi ga Otokojuku Jukuchō Edajima Heihachi de aru!!” ). 

Seu personagem foi inspirado no marinheiro Tõgõ Heihachirõ, um dos grandes herois navais japoneses na maioria das guerras antes da GW2 e um dos cosplays mais famosos dele é o do Lee Teng-hui, antigo presidente da republica da China, que se manteve por 3 mandatos. Seu seyuu, Daisuke Gori, foi encontrado morto em 201o nas ruas de Tokyo, com a suspeita de suicidio.

Agora, Avante!! com a review:

Aberturas e Encerramentos

  • Yogorecchimatta kanashimi ni
  • Ikujidai Arimashite
Uma abertura que encaixa muito com musica, no começo você começa com o personagem sozinho e caminhando por ai sem rumo, até achar um lugar em que ele se encaixa, ele encontra companheiros que o ajudaram nos desafios do futuro, sendo que superaram todos juntos e ficaram juntos no final, o que retrata o sentimento dos sobreviventes dos incidentes que aconteceram no Japão na GM², muitos ficaram sozinhos pois a suas famílias morreram, mas com a ajuda dos outros, eles conseguiram superar as dificuldades, se ajudando mutualmente. A musica é feita pelo grupo Issei Fuubi Sepia, não a informações sobre a banda, mas pelos videos, me pareceu um banda inspirada no estilo delinquente punk.
É um encerramento que se encaixa muito com a musica, o sentimento que é passado no vídeo transmite por meio da musica, mostra as emoções que as pessoas sentiram enquanto tentavam sobreviver, por meio do cenário, que mostra cenas que simbolizam superação, renascimento, tristeza, perdas, esperança. Um dos melhores encerramentos que já vi.

Õendan

 Talvez voces tenham ouvido essa palavra para quem ja jogou Osu! Tatakae! Õendan, ele é um jogo de musica para Nintendo DS. Õendan se trata de um estilo Torcida Japonesa que haje como um incentivador dos torcedores e dos jogadores, não como a torcida ocidental, onde usam ponpons em danças com musicas para animar a torcida, a unica coisa que ambos tem em comum e motivo por estar fazendo a torcida, para animar as pessoas que estão ao redor.

O Õendan incendeia o espirito do time com palavras de incentivo relacionadas, na maioria das vezes, no esforço, coragem, espirito do jogador e dos seus torcedores, sempre em movimentos em sincronia, acompanhados com taikos, cornetas, leques e outros objetos e em suas apresentações são usados bandeiras e banners com o nome e a cor do time. Além de apoiarem o seu time, provocam o time adversário, mas raramente sai briga, pois é pelo bem do espirito competitivo.

Eles se vestem de duas maneiras, uma é um uniforme que se parece escolar, sendo preto ou azul com botões brancos ou uma roupa denominada happi que é um casaco de algodão fino, onde os comerciantes em festivais acabam usando, onde possuem o simbolo da família em suas costas. Usam bandanas longas chamadas hachimaki e brasões com frases motivadoras, do nome do time ou do jogador que se esta torcendo

Aqui estou disponibilizando videos de apresentações de Õendan interescolar:

Time Azul

Time Vermelho

Cerimonia: Levantamento da Bandeira Õendan

Influências

Sakigake!! Otoko Juku é a 1º serie que juntou fatores de shounen com o tema escolar e pode se dizer que foi o pai de series com tema delinquentes, exemplos como Slam Dunk, GTO, Beelzebub. Até em Bakuman ele é citado por Takagi quando ele lê pela primeira vez Kiyoshi Knight aqui segue o link do Manga Reader:

http://i28.mangareader.net/bakuman/30/bakuman-349961.jpg

Essa serie recebeu influencia direta de animes de sucesso da época como Dragon ball, Ashita no Joe, Hokuto no Ken, como o uso de ki e habilidades de outro mundo que são explicadas por um enciclopédia que explica o fato com uma historia mirabolante para explicar de como aquilo é possível.

É uma serie que junto de muitas outras como Gegege no Kitaro, Hokuto no Ken, Detetive Conan, Tetsujin 28-go, influenciaram os animes que amamos hoje, e se amamos os de hoje, nao impede que gostaremos dos de ontem ^~.

Agora vamos para a parte importante dessa trilogia GM²:

 

Hadashi no Gen – Hotaru no Haka – Sakigake!! Otokojuku 

A História do Japão

Depois da Grande Luz (bombeamento nuclear de Hiroshima e Nagasaki), o Japão se rendeu incondicionalmente aos EUA(Aliados). Um general supremo americano chamado MacArthur, foi mandado para governar temporariamente o Japão, retirando o poderio do Imperador, dando fim ao Período Showa.

O plano inicial dos Aliados era dividir o Japão entre eles, mas esse plano foi deixado de lado pelos EUA sem um motivo aparente, mas há teorias em que se teve por dois motivos:

  1. Para mostrar o seu poderio para o mundo, intensificado pela influencia que teve o bombardeamento nuclear no Japão no resto dos países.
  2. Para conter a expansão soviética de Stalin. Churchill e Roosevelt viram que Stalin não era um homem confiável mudando assim divisão do Japão sem causar nenhum conflito.

Aportando no Japão, os Americanos coletaram desde escombros a viceras dos mortos para a pesquisa dos efeitos da bomba atomica, ignorando os afetados(Hibakusha) que sofrem queimaduras e a radiação pela bomba. Essas pesquisas sobre os efeitos da bomba atômica não podiam ser divulgadas nem para os Japoneses e nem para o resto do mundo, para não divulgar o crime terrível cometido pelos EUA.

O general MacArthur, em Tokyo, decretou diversas leis com relação a estrada dos soldados das forças Aliadas no país, entre as decretadas estão listadas:

  1. Nenhum soldado das Forças Aliadas não iram abusar a população japonesa.(Ocasionalmente aconteciam estupros com as mulheres. Que depois, muitas se tornavam prostitutas para ganhar dinheiro dos americanos).
  2. Nenhum soldado das Forças Aliadas não iram utilizar nenhum alimento japonês.(Os americanos davam chiclete para o povo japonês, principalmente para as crianças, sem nenhum motivo aparente).
  3. Proibido temporariamente o hasteamento da bandeira japonesa. Mas após 4 anos essa lei foi retirada.

No mesmo ano, o Japão assinou para a formalização de sua rendição o “Tratado de Rendição do Japão” e em seguida os EUA declararam a “Politica Inicial Americana pos Rendição para o Japão” que tinha dois objetivos:

  1. Eliminar o potencial bélico japonês e eliminar qualquer força militar(Pela ameaça ameaça comunista que rondava no oriente e dentro dos EUA. Mas agora, o Japão esta na 6º posição dos que mais gastam em custos militares no mundo).
  2. Tornar o Japão num modelo de pais ocidental por orientação Americana.
  3. O Japão será supervisionado por um período de 6 anos(Mas esse supervisionar foi mais além, tornou o Japão, uma “experiencia democrática” nas mãos dos Americanos).

Esse é o momento que é mostrado no começo de Hotaru no Haka e possivelmente em Hadashi no Gen. No caso de Hotaru no Haka, foi no dia 21 de setembro de 1945, no filme não dá a impressão que se trata dessa época, mas cronologicamente, é isso mesmo. Já em Hadashi no Gen, até o 4º volume e pelo 2º filme, pode se perceber que foi na mesma época, pois depois a situação do Japão “melhorou” em relação com o que é descrito até a parte que vimos.

O Japão ganhou incentivo financeiro, começou o processo de desmilitarização e democratização, mas depois de 2 anos, a desmilitarização e a democratização perderam tanta força que acabou sendo deixada de lado, tornando se o foco a re-estabilização do Japão politicamente e financeiramente. Mais dois anos depois, o general MacArthur recuou o domínio das Forças Aliadas no Japão dando mais espaço para os lideres japoneses retomarem as forças e depois retirou as Forças Aliadas definitivamente do Japão e por fim, depois de mais de 3 anos, o Japão estava oficialmente independente graças ao Tratado de São Francisco, só que menos em Okinawa e em IwoJima que só depois se tornaram território Nipônico.

Toda essa historia foi para chegar neste ponto. No atual período, Heisei, a sociedade japonesa, pós independência, se encontrava heterogênea, não no sentido de pessoas estrangeiras, mas no sentido de valores, que se tornaram muito diferentes dos originais ideais japoneses antes da ocupação. Muitos nacionalistas diziam que a dominação dos estrangeiros tornou a sociedade japonesa em apáticos, irresponsáveis e condescendentes, em outras palavras, muito passivos e conformados, diante outros países e com ele mesmo. Para fazer que o  Japão volte as valores antigos, eles precisavam da energia presente no Patriotismo, eles precisavam confiar nas gerações futuras, nas quais carregarão o espirito perdido na guerra: a honra, a disciplina, patriotismo. Para que o país possa encontrar os trilhos rumo a um Japão melhor

Assim surgiu a Otokojuku, uma escola onde os seus alunos estudaram, passar por desafios mortais para se tornarem os lideres do amanha. Mas eles tem ainda vários difíceis desafios que hão de vir. Eles tem que Supera-los. Eles tem que despertar o leão dormente dentro de sua alma e com seu rugido alcancem os céus e que refinem a virilidade com os desafio que hão de vir. Para que assim o Espirito do Japão incendeie mais uma vez e continue aceso durante muito tempo.

Declaração

Depois de ler o tópico anterior, vocês podem estar pensando que estou martirizando o Japão, que ele é inocente e ele foi injustiçado e massacrado pelos Aliados(Valew por me fazer perceber Kudo). Mas se vocês se lembrarem do que eu disse no review de Hadashi no Gen, eu tinha comentado que o Japão teve culpa sim, mas quem teve a culpa dos terrores que o Japão fez com a China, Coreia e outros, incluindo Pearl Harbor(Tendo visto Hadashi no Gen), não era a população, era pessoas no poder, politicos, militares, o Imperador, pois o Japão era uma Nação Imperialista. Eram eles que queriam dominar pois eram deveras gananciosos como esse carinha aqui a baixo:

Toda a população foi ludibriada para pensar que o Japão estava sobre ataque e precisava combater a ameaça. No caso dos países orientais, o Japão instalou um sentimento de superioridade, que em consequência trouxe o racismo contra outros nacionalidades orientais. Exemplos disso estão num link que o Kudo forneceu nos comentários sobre os crimes japoneses, e são muitos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Crimes_de_guerra_do_Japão_Imperial

Claro que a população teve lucros com toda as conquistas imperialistas, se formos ver os exemplos de outros Imperios, esse tipo de comportamento contra outros pais era normal. Mas isso não é desculpa para os dias de hoje.

Resumindo, eu acho errado você condenar um pais inteiro com poucas pessoas ruins se comparar com milhares cidadães bons, condene o que for relevante e salve as que são boas. Isso vale para todo o tipo de guerra. Por isso você não deve jogar duas bombas nucleares e outros ataques nas frutas boas e ainda para demonstrar quem é o dominante. Temos que ser corretos em nosso julgamentos, para continuarmos sendo seres éticos.
Agora espero ter esclarecido sobre o meu ponto de vista e Kudo, obrigado mesmo por ter me feito perceber que meu review estava incompleto sem meu ponto de vista.

Opinião

Esse fui um dos animes, dentro da minha lista de animes, que me deixou empolgado já no próximo episódio, mesmo que eu fiz o download dele inteiro, eu ia dormir la pela 1 da manha para poder assistir o próximo episodio e os personagens, em sua maioria dos que apresentei, são muito carismáticos. Você torce por eles e vibre junto com eles.

Mesmo sendo que há censura em relação com mangá: historias que o conteúdo não se pode passar por leis ou direitos autorais, objetos que são adaptados para passar na Tv, sangue como se fosse um jato aparece branco, mas quando é em menor quantidade, aparece normal a cor, mas isso não influencia o poder do anime em cativar os seus espectadores. Infelizmente, o final do anime é corrido pelos cortes para chegar na luta final e contradiz com o contexto na historia, o que estraga um pouco a experiência. Você fica muito puto por isso, eu fiquei ~~

Mas pensem no seguinte, o anime cumpriu o seu dever, te leva a ler o mangá, que é muito bom(queria usar uma palavra de baixo calão agora), o anime foi feito para isso, antigamente e continua até hoje, só que atualmente eles usam filler, o que não legal ~~, veja o anime, principalmente para usar os seyuus na hora que voce ler o mangá, pois foram muito bem escolhidos.

Esse anime foi que me abriu os olhos para fazer essa trilogia, mesmo que o tema não fale de GM² diretamente, ele mostra como o povo japonês ficou diferente depois da ocupação americana. O que coube como uma luva, na cronologia dos outros dois reviews.

E  como eu disse no Influências, ele foi o que tornou os animes de mesmo gênero o que são hoje, deixando imperdível para se assistir e principalmente ler, pois irá mudar positivamente a maneira de interpretar no assistir e na leitura de outras series.

 

Fansub e Links

Muito Obrigado ao Hokuto no Gun Fansub, mesmo sendo um fansub americano, sempre vale um parabéns aonde é que tenha pessoas que se dedicam na disponibilização de todo tipo de anime.
E um grande incentivo para o Hokuto no Ken Fansubs para continuar a tradução do anime, pois em junho ja vai fazer um ano que nao fazem nenhum trabalho ou para qualquer fansub brasileiro que esteja interessado, pois acho que depois desse review eu acho que alguns otakus estaram interessados nessa história.

Aqui disponibilizo os links relacionados:

Serie em ingles:Serie – Torrent/Bakabt
Ost: Ost – Torrent/Bakabt

Filme em ingles(O filme nao tem ligação com o mangá):
Filme – Torrent/Bakabt

Live Action (“resumo” com alterações do 1º ate o 22º episodio) e a Legenda em inglês:
Live Action – Torrent/KickASSLegenda

 

Comentários

-Esse não é o ultimo review de GM² que farei, acabei achando outro anime XD, a 4º e a real ultima parte fica para uma data indeterminada.Voces devem estar se perguntando: E esta trilogia fica incompleto? Não, darei um jeito de alguma forma, na verdade combinarei o ultimo review com uma outra serie de reviews que algum dia, terei o material suficiente para faze-los ^~ Aguardem ansiosos.

-De agora em diante, colocarei os seyuu’s dos personagens, os reviews anteriores também serão incluídos nas mudanças.

-Daisuke Gori, descanse em paz, vamos sentir muitas saudades. Veja o vídeo a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=xA691DuLxJ4

-No review de Hadashi no Gen, eu acabei passando uma informação errada sobre o 2º filme de Hadashi no Gen. O trecho a seguir está correto, e já esta atualizado:

“O segundo filme é uma adaptação de toda a parte restante do mangá, parte que não se fala no mangá da Conrad, tendo uma grande parte cortada pela adaptação do mangá. Então vocês são obrigados a ver o 2º filme para pelo menos ter um final para história, porque a verdadeira versão só é encontrada nos volumes originais restantes de Hadashi no Gen .”

-Espero que curtam Otokojuku XD.

-E antes da parte final, um video que traduz essa serie inteira em poucas palavras:

 

 Lembrem-se

– Não é só de Podcast que vive o AFS XD!!

Comente

Sobre Majin

Majin
Sou um cavalheiro do seculo 19, em um grande corpo como Enma DaiOh, sou barbudo e adoro escrever, um exemplo de pessoa do nosso editorial.

5 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. tenho um odio de nascença por reviews mas vou tentar ler esta se dar vergonha e raiva enquanto assisto só leio outro daqui a muito tempo..

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*