Review: Ranma ½

A review de hoje fala sobre uma das séries mais cômicas que já existiram, escrita por uma grande Mangaká. Ranma ½ conta a história de Saotome Ranma, um jovem lutador de artes marciais e as suas confusões envolvendo suas 3 noivas, e seus rivais amorosos.

O mangá de Ranma ½ é uma das 4 grandes obras de Rumiko Takahashi, uma das mangakás de maior prestígio no Japão e considerado por muitos como o trabalho máximo da autora. Suas outras obras são Urusei Yatsura, Maison Ikkoku e Inuyasha. O mangá foi escrito entre 1987 a 1996, tendo 38 volumes completos. Além disso, a série ganhou um anime que durou entre 1989 a 1992, divididos em 7 temporadas. Completando tudo, a série ganhou 13 Ovas e 2 filmes fora os inúmeros produtos relacionados como CDs, DVDs e games.

Ranma ½ começa quando Saotome Ranma e seu pai, Saotome Genma, praticantes do estilo de artes marciais Musabetsu Kakutou Ryuu vão morar na casa da Família Tendou depois de retornarem de uma excursão para treinamentos intensivos na China. O Sr Tendou é amigo de infância e de treinamento de Genma, mas o motivo de irem morar na casa dos Tendou é porque Genma prometeu ao seu amigo fazer seu filho Ranma casar com uma de suas 3 filhas quando este estivesse mais velho. O problema é que durante o treinamento na China, Ranma e Genma caíram nos lagos amaldiçoados de Jusenkyo.

Jusenkyo é um local repleto de lagos, só que cada lago possui uma maldição, associado a um ser vivo que se afogou no local. Quando uma pessoa cai em um dos lagos, ela imediatamente é amaldiçoada. Essa maldição tem como característica que toda vez que alguém é molhado com água fria, o corpo do indíviduo se transforma completamente no ser que se afogou do lago e se for molhado com água quente, retorna ao seu corpo original. Dessa forma, o corpo do Sr. Saotome vira um Panda e o corpo de Ranma vira uma mulher, mesmo assim ambos mantém sua personalidade.

Personagens

Saotome Ranma: É um jovem e grande lutador de artes marciais, praticante do estilo Musabetsu Kakutou Ryuu, odeia perder lutas e por isso faz de tudo para ganhar as batalhas. Possui a maldição na qual seu corpo se transforma em uma garota e tenta de todas as formas encontrar uma cura para a sua maldição. Ao longo da história descobre que tem 3 Noivas. Possui fobia por gato, e toda vez que tem um contato prolongado com esse animal, sua personalidade se transforma em um gato e consegue usar uma técnica de luta poderosa, a Neko-ken. Curiosamente, quando vira mulher, seu corpo fica menor, e o seu cabelo fica vermelho.

Tendou Akane: É a primeira noiva de Ranma a aparecer. É a filha mais jovem da família Tendou. Vira noiva de obrigação devido ao acordo de seu pai e o pai de Ranma que são grandes amigos desde a época de treinamento deles. Akane inicialmente odeia garotos, porque tem que lutar com todos da escola todos os dias. É uma garota tsundere que briga muito com Ranma, mas que muitas vezes é gentil, principalmente com os outros. Ela é péssima na cozinha, possui uma força acima da média e acaba resolvendo muitas coisas por meio da força bruta.

Shampoo: É a segunda noiva de Ranma. Ela é uma amazona chinesa, que foi derrotada duas vezes por Ranma. Ela ama Ranma e tenta usar vários truques chineses para fazer com que Ranma se case com ela. Ela também possui uma maldiçãoo que a transforma em um gato. Toda vez que fica irritada com Ranma, ela se transforma em gato por causa da fobia de Ranma por gatos. Trabalha no Cat Café entregando pedidos de comida chinesa.

Kuonji Ukyo: É a terceira noiva de Ranma a aparecer. É uma amiga de infância de Ranma e que virou noiva por um trato comercial entre seu pai e o Sr. Saotome, onde o pai do Ranma só queria levar a barraca de Okonomiyaki do pai da Ukyo. No fim, Sr Saotome roubou a barraca de Okonomiyaki e sumiu junto com Ranma. Como ela foi uma noiva abandonada na infância, ela se veste como homem na escola, tentando largar sua feminilidade. Ranma sempre pensou que ela fosse homem, mas depois de descobrir a verdade, Ranma percebe seu erro e diz que nunca a odiou. Instantaneamente, Ukyo perdoa Ranma e volta a se apaixonar por ele. Carrega pequenas pás pela roupa e uma pá gigante nas costas que ela usa para fritar Okonomiyaki. Trabalha em uma loja de Okonomiyaki que ela criou.

Kuno Kodachi: Mesmo não sendo uma noiva de Ranma, gosta dele e tenta usar suas armadilhas para ficar perto de Ranma. Ela é arrogante, e como é muito rica, acha que pode tudo. Prática ginástica, por isso usa um estilo de luta baseado nos movimentos e objetos da ginástica, usando mais a fita. Ela não sabe da maldição de Ranma. Ama o Ranma homem e odeia Ranma mulher, por achar que os dois são um casal.

Hibiki Ryoga: É um dos maiores rivais de Ranma. Não gosta dele, primeiro por que sempre foi derrotado por ele na infância, segundo por considerar que Ranma é a causa de toda sua infelicidade (caiu no lago amaldiçoado de Jusenkyo e virou um porquinho, P-chan), terceiro por ser apaixonado pela Akane, só que ela gosta do Ranma. Está sempre deprimido e vive um dilema porque Akane ama P-Chan, então ele já pensou muitas vezes em viver como o porquinho, pra sempre receber o amor da Akane. Esconde da Akane que ele pode se transformar no P-Chan. Ele é extremamente forte, mas consegue se perder facilmente (igual o Zoro).

Mousse: Rival do Ranma. Ele ama Shampoo, mas ela gosta do Ranma, por isso ele odeia Ranma. Usa técnicas de “magia negra”, que na verdade são milhares de itens que estão escondidos embaixo da roupa dele. É extremamente míope, por isso usa óculos, só que quando ele os perde não consegue distinguir pessoas e objetos. Ele possui a maldição de se transformar em um pato.

Kuno Tatewaki: Outro rival do Ranma. Irmão mais velho da Kodachi. Praticante de Kendo. Está sempre carregando uma espada de madeira. É rico, por isso faz um monte de coisas insensatas, gastando dinheiro. Ama a Akane, a Ranma mulher e odeia o Ranma homem. Acredita que a Ranma mulher está perto do Ranma homem, porque ele está escravizando ela. E não concorda com o noivado entre Ranma e Akane. Ele acha que Ranma homem está traindo Akane com a Ranma mulher. Como ele não consegue se decidir se gosta mais da Akane ou da Ranma mulher, no fim ele diz que quer ficar com as duas, e apanha mais ainda.

Tendou Kasumi: Filha mais velha da família Tendou. Figura materna, já que assumiu as responsabilidades da família porque sua mãe já morreu. Sabe cozinhar, lavar, limpar a casa, é tranquila e muito gentil. É a figura de uma Yamato Nadeshiko. Não tem interesse romântico com ninguém, embora o Dr. Tofu goste muito dela, e ela não tenha percebido.

Tendou Nabiki: Segunda filha da família Tendou. É gananciosa. Gosta de dinheiro e fazer apostas. Tem uma relação trêmula com Kuno, pois vive extorquindo ele vendendo fotos da Akane a um preço salgado que o Kuno sempre compra.

Saotome Genma: É o pai do Ranma. Se transforma em um panda quando é molhado por água fria, vítima da maldição. Quando se transforma em Panda, usa plaquinhas pra se comunicar. Luta o estilo da família, mas sempre perde pro Ranma.

Tendou Soun: Dono do dojo Tenjou. Pai da Akane, Kasumi e Nabiki. É viúvo e desde cedo teve que cuidar das 3 filhas sozinho. Vive reclamando que acaba abrigando 2 parasitas (Ranma e Genma). Amigo da época de treinamento com Sr. Saotome. Fez a promessa com Genma de que casaria uma de suas filhas com Ranma.

Happosai: Mestre de Genma e Tendou. Criador do estilo Musabetsu Kakutou Ryuu de luta. É um velhinho baixinho extremamente pervertido. Vive roubando as calcinhas de todas as garotas, além de pular nelas. Possui uma técnica secreta superpoderosa, Happo Daikarin, que na verdade lança poderosos explosivos.

Cologne: Avó da Shampoo. Velhinha baixinha. Velha conselheira da tribo das Amazonas chinesas. Aprova o noivado de Shampoo com Ranma, por isso o chama de genro. Ensinou algumas técnicas de luta ao Ranma e ao Ryoga.

Diretor Kuno: Diretor da escola Furinkan, onde Ranma e Akane estudam. É o Pai do Kuno. Viveu muito tempo no Havaí, por isso tem a pele bronzeada. Não gosta do Ranma, por isso quer sempre derrotá-lo. Vive de bem com a vida, e de modo irresponsável.

Por que assistir?

O ponto forte do anime é a sua comédia e as diversas situações envolvidas em seus personagens, especialmente por causa da sua complexa rede amorosa, todas girando em torno do personagem principal, Saotome Ranma. Aliás, o ponto forte da série são os seus personagens, cada um tem a sua própria personalidade e estereótipo, e na história conseguem ser bem trabalhados e explorados.

Além disso, toda a história de Ranma ½ tem como pano de fundo o mundo das artes marciais. Por isso durante a série, especialmente no mangá vemos alguns combates e desenvolvimento e utilização das mais diversas e estranhas técnicas de lutas. Usando da comédia, já que é a intenção da série, a autora se diverte no mundo das artes marciais, dessa forma ela introduz na série a idéia de que qualquer coisa se torna uma arte marcial. Assim, das mais diversas situações cotidianas, ela pode se tornar uma arte marcial como por exemplo carregar bolinhos, cozinhar, como se portar na mesa, fazer ginástica rítmica e até mesmo a patinação artística vira uma arte marcial.

Apesar da série ser considerada um harém, ela surgiu bem antes de alguns outras séries do mesmo gênero que ajudaram a popularizar o estilo, como Love Hina e Tenchi Muyo. Por ser uma série de Rumiko Takahashi, a série é bem trabalhada nas várias situações românticas, mas sem perder o tom cômico que caracteriza a série.

Mesmo o gráfico e o traço podendo não agradar a todos acostumados a um traço mais moderno, as piadas visuais e de contexto fazem Ranma ½ ser uma grande obra, extremamente agradável, mostrando que pode-se fazer humor de forma inteligente e ainda assim leve, fácil de ser entendida.

As músicas e a trilha sonora no anime são bem marcantes, e esse é mais um ponto positivo na série. Além disso, o trabalho de dublagem dos seiyuus é algo que também faz o anime ser bem mais valorizado. Pois é, Ranma ½ é recomendado para todas as idades e se você procura diversão e entretenimento, a série é mais recomendada ainda.

Comente

Sobre Anime Freak Show

Durante esses mais de 3 anos, muitas pessoas passaram pelo site, algumas não estão mais, mas suas postagens continuam aqui!

7 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. A temática é ótima mas o fato da autora alongar a série em tamanhos absurdos, torna as vezes a série repetitiva e limita as situações. O fato é que eu não sei se ela encerrou a série animada com o final do mangá ou não.

    Tirando isso a série é divertida a sacada de trocar o gênero do personagem principal é muito legal, os triângulos, quadrados, pentagramas amorosos são recheados de trapalhadas divertidas que se encaixam.

    A única coisa ruim foi a tentativa de troca de gênero em Kampfer que poderia ter alguma coisa promissora, mas deu um mortal de costas de cabeça no chão.

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*