Review: School Rumble. O Delinquente, a tapada e os desencontros da vida escolar

Olá galera! Eu sou Joe e esse é o meu primeiro post no AFS. Farei minha estréia aqui com um review do meu anime/mangá favorito: School Rumble.

School Rumble

O mangá teve 22 volumes e 345 capítulos que foram publicados pela Weekly Shonen Jump entre 22 de outubro de 2002 e 23 de julho de 2009. Devido ao grande sucesso do mangá, a serie ganhou um anime dividido em duas temporadas de 26 episódios, sendo a primeira exibida de 10 de outubro de 2004 até 22 de dezembro de 2005 e a segunda entre 2 de abril até 24 de setembro de 2006. Para finalizar a obra, em 2008 foram feitos 2 OVAs que funcionaram como os últimos episódios de uma terceira temporada que não chegou a ser feita; no mangá foi dado fechamento a série com School Rumble Z, lançado também em 2008.

School Rumble é uma comédia romântica adolescente cujo foco é (de início) um triangulo amoroso entre os dois protagonistas e um personagem estranho. Harima Kenji era um delinquente famoso e temido até se apaixonar perdidamente por Tsukamoto Tenma, uma garota desligada e ingênua que nutre uma secreta atração pelo anti-social Karasuma Ooji (o estranho). 

School Rumble

 A primavera chegou para Tenma.

 A ideia de mesclar comédia aos agridoces amores adolescentes caiu muito bem no anime, desde suas piadas muito bem boladas até o dinamismo de personagens não óbvios para esse gênero. A comédia, que é definitivamente o foco principal, está nos maus entendidos causados pela timidez e insegurança característicos dos jovens quando o assunto é expressar seus sentimentos.

Como uma série despretensiosa, não se deve esperar grandes reviravoltas ou algo que resolva de maneira definitiva os problemas dos personagens, e esse é o preço que School Rumble paga pela sua comédia de alto nível.

No entanto, algo que marca o trabalho do autor Jin Kobayashi é o seu talento para, ainda que de maneira natural e descontraída, inserir personagens secundários e explorar suas questões de modo bastante bem humorado e competente. Exemplo disso são as outras personagens femininas do anime, com destaque para Tsukamoto Yakumo, a irmã mais nova de Tenma que consegue “ler”a mente das pessoas que se apaixonam por ela, e Sawachika  Eri, uma rica jovem com descendência europeia que tem uma personalidade bastante intrigante.

A trilha sonora é um tanto simples, mas bastante marcante. Apesar de ter pouca variedade, encaixa-se bem nos momentos em que é tocada. Quanto às aberturas e encerramentos, o destaque fica com a primeira temporada, cujas músicas encaixam-se bem com o clima despretensioso do anime, feito que não conseguiu ser repetido com mesma eficiência na segunda.

A peculiaridade dos personagens também é um ponto forte do anime. Foge-se do clichê ao colocar protagonistas com traços tão marcantes que poderiam, caso mal elaborados, impedir a identificação do telespectador. Mas esse não é o caso, Harima Kenji é um dos protagonistas mais carismáticos já criados e Tsukamoto Tenma não fica atrás.

School RumbleAcredite, carisma é seu ponto forte.

Com personagens cativantes e atrapalhados, School Rumble é uma excelente comédia para quem quer dar boas risadas com as desventuras amorosas dos personagens e relembrar o sabor agridoce do amor escolar. Apesar de ter o foco na comédia, a sensibilidade e inocência do romance dos personagens é algo notório para uma obra cuja proposta não é exatamente essa. Desconsiderando a progressão arrastada dos acontencimentos, o anime cumpre com maestria sua proposta.

O traço marcante, a trilha sonora excelente e os personagens que cativam são motivos mais que suficientes para fazer com que School Rumble seja um dos melhores animes de comédia romântica já feitos. É uma obra que definitivamente merece lugar na lista de todo mundo que gosta do gênero.

Comente

Sobre Joe

Joe
Otaku, Nerd, ex-gordo e projeto de escritor, gosta de animes de romance, One Piece e alcool. Tem uma leve preferência por garotas com peitos pequenos mas NÂO È LOLICON!

10 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. Aniere

    Esse é um dos animes que eu mais adoro. Posso ver qualquer episódio das temporadas e vou rir em todas as piadas, além de descobrir algumas outras que não tinha captado da primeira vez.
    Esse anime me conquistou pelo simples fato de ser uma comédia romântica onde se usa TODOS OS CLICHÊS DE COMÉDIA ROMÂNTICA e alguns de shounen pancadaria.
    Destaque para os episódios da segunda temporada onde teve o “Jogo de Sobrevivência” para decidir o tema do festival escolar. Jamais uma disputa será tão épica quanto essa travada pelos alunos durante a noite dentro das instalações do colégio. Teve direito a sniper e uma trilha sonora incrível rolando ao fundo enquanto pessoas se “matavam”. Simplesmente de tirar o fôlego.
    Recomendo para todos.
    Beijos pra quem lê =***

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*