Review: Spice and Wolf

EEm tempos de crise econômica mundial, com os problemas que a Europa enfrenta e influenciando nas bolsas do mundo inteiro, até que não seria de todo mal escrever algo sobre isso em animes. E a review de hoje aborda exatamente essa questão: economia, mais precisamente as lições de comércio que se pode aprender em um único anime. E o anime surpreende porque inicialmente você imagina que ele seja mais um daqueles cujo objetivo é ter fanservice.

Spice and Wolf, anime baseado em uma série de novels escrita por Hasekura Isuna, teve 2 temporadas apresentadas em 2008 e 2009. A história gira em torno de Lawrence Kraft, um mercador que viaja entre cidades fazendo trocas e vendendo qualquer produto que ele carregar, ou como o próprio anime define, ele é um mascate. Situado em um mundo fictício, relembrando a idade média, com cavaleiros, armaduras e reis, a série mostra como o protagonista lida com várias questões comerciais, e as atitudes que ele deve tomar sempre visando obter mais lucro. Muitas dessas atitudes estão relacionadas à alta do mercado, à oferta e procura de produtos e a desvalorização da moeda.

Junto de sua jornada, está uma deusa loba, Holo, que tem como objetivo procurar por sua terra natal. Um dia ela surge na carroça de Lawrence, e depois de algumas confusões ele decide ajudá-la  e os dois partem em viagem. Entretanto vale o aviso, porque a Holo não é um fardo para ele, ao contrário, é um personagem muito inteligente e consegue absorver rapidamente as leis de mercado, sempre lhe dando conselhos valorosos. Graças a sua grande capacidade analítica e imensa sabedoria, muitas vezes esses conselhos são tão valorosos, que faz com que Lawrence obtenha mais lucro do que esperava. Dessa forma, Holo se torna mais do que uma companheira de viagem, vira uma valorosa sócia no comércio.

Spice and Wolf inicialmente se confunde com uma série Moe, ou mesmo ecchi, já que a protagonista tem orelhas de um animal. Isso acontece porque antes de tudo ela é uma loba, na realidade uma deusa loba em um corpo humano. Daí pode-se pensar que por causa desse Okami mimi, Spice and Wolf seja que nem séries do tipo Kanokon ou Strikes Witches, cheio de fanservices. Todavia, é aí que todo mundo se engana porque a série não é leviana. Ele tem um tema que poucas séries discutem, que é o mercado econômico, e isso que faz Spice and Wolf ser interessante.

Alguns podem reclamar que o anime é explicativo demais, discutindo até demais lições de economia e por isso se torna chato e confuso. De fato, o anime não tem muitas cenas de ação e o plot do passado da Holo não é tão explorado como se deveria. Aliás, para quem vê esse anime como um Moe/ecchi esperava um relacionamento mais intenso da Holo e do Lawrence. Contudo, esqueça tudo isso! Para entender o anime, realmente é preciso prestar atenção nas falas. Nem por isso o anime deixa de ser atrativo. Com lições e exemplos de compra, venda, desvalorização da moeda, taxa de juros, e até mesmo logística, o anime surpreende mesmo para quem não esperava nada dele. Com certeza a série é recomendada para quem curte discutir um pouco de economia, e para quem não gosta, paciência, talvez alguma lição você consiga aprender.

E é isso galera. Essa foi uma review curta, até porque minhas reviews estão ficando escassas, mas os novos autores membros da Staff estão dando conta do recado. ^^ Tentarei escrever sempre que possível, quando conseguir arrumar mais tempo livre, então até uma próxima vez em um futuro não sei se distante >_< E comentem !!

Comente

Sobre Anime Freak Show

Durante esses mais de 3 anos, muitas pessoas passaram pelo site, algumas não estão mais, mas suas postagens continuam aqui!

9 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. Ouvi falar muito sobre essa série, mas nunca parei para ser convencido a assisti-la, já que como foi explicado da review, esses animes de menininha com orelhas de bicho é um convite para os fetichistas de plantão e eu não sou muito chegado nesse tipo de tara. Vendo a sua explicação, vi que é uma obra diferente, que aparenta ser algo, mas se mostra muito mais profunda.

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*