Review: Yu Yu Hakusho

Olha eu voltando aqui para trazer mais uma review, essa é muito especial é um anime que marcou minha infância, e se não foi o principal responsável, foi um deles, que me tornou o fã que sou hoje de animações e histórias japonesas, YYH é simplesmente incrivel, não somente pela sua história, mas principalmente pelo desenvolvimento dela, muito linear e com um toque de humor espetacular graças aos personagens icônicos da obra, espero que gostem..

Yu Yu Hakusho (Lit. “Relatório do Poltergeist”), é uma série de mangá escrita e desenhada por Yoshihiro Togashi e posteriormente adaptada para um anime pelo Estúdio Pierrot.

Informações Técnicas

No Japão o mangá foi publicado pela editora Shueisha, na revista Shōnen Jump, e posteriormente compilado em 19 volumes, entre 1990 e 1994, mas, em 2004, Togashi relança o mangá com novas capas, ilustrações e páginas coloridas, em 15 volumes. No Brasil foi publicado pela editora JBC entre 2002 e 2004, em 38 edições.

O anime, dirigido por Noriyuki Abe e co-produzido pela Tv Fuji, Yomiko Advertising e Estúdio Pierrot, consiste em 112 episódios exibidos originalmente no Japão pela Tv Fuji entre 10 de outubro de 1992 á 7 de Janeiro de 1995. A série começou a ser exibida no Brasil no final dos anos 1990 pela extinta Rede Manchete em março de 1997 trazido pela falida Tikara Filmes. Em 2004 foi reprisado com nova dublagem pelo Cartoon Network.

Mundos na Obra

  • Ningenkai – Mundo dos Homens.
  • Reikai – Mundo Espiritual.
  • Makai – Mundo das Trevas.

O Autor

O Mangaka Togashi Yoshihiro nasceu em 26 de Abril de 1966 em Yamagata, Japão. É casado com a autora de Sailor Moon, Naoko Takeuchi, com quem tem um filho. A arte de Togashi-sensei pode variar de muito realista a muito cartunesca, que o faz não se limitar a um único estilo em seus mangás. Cada mangá feito por ele possui um estilo visual levemente diferente.

Outras Obras:

Ookami Nante Kowakunai!! (1989) – Primeiro trabalho como mangaka, foi lançado como uma coleção de pequenas histórias.

Ten de Showaru Cupid (1989 – 1990) – Sua primeira tentativa de serialização de um mangá.

Yuu Yuu Hakusho (1990 – 1994).

Level E (1995 – 1997) – Foi um mangá com um traço bem mais realista que suas obras anteriores, e com temática Sci-fi, porem não fez muito sucesso.

Hunter x Hunter (1998 – ????) – Obra mais recente do autor, aparentemente sofrendo do mesmo problema que o final de YYH, o mangá se encontra numa sucessão de pausas, mal explicadas.

Personagens

Yusuke Urameshi: Personagem principal, é um bad boy que vive se metendo em brigas, apesar disso tem um forte senso de amizade e uma grande força.

Kazuma Kuwabara: Rival de Yusuke, vive perseguindo ele atrás de uma revanche, nunca conseguiu vencer.

Kurama Yohko: É um yokai que aparece primeiramente como um inimigo porem para se redimir com o mundo espiritual começa a ajudar yusuke em algumas missões, ele é bem atencioso e calmo.

Hiei: É amigo de kurama e também para se redimir ajuda em algumas missões, porem diferente de kurama é bem agressivo e individualista, porém confia em yusuke.

Koenma: É o filho do grande Rei Enma, e administra o mundo Espiritual na ausência do Pai, é ele que da o título de Detetive Espiritual para Yusuke.

Botan: É a pessoa que auxila os mortos a atravesar o Rio Sanzu e chegar ao mundo espiritual, ou seja é a Deusa da Morte. Uma menina muito alegre e atrapalhada. É ela quem passa as Missões para Yusuke, uma ordem direta de Koenma.

Mestra Genkai: É a mestra do Yusuke, ou seja ela é mestra em artes marciais e treina Yusuke que ganhou o tornei de sucessão de sua doutrina o Leikou Hadouken (onda espiritual de energia).

Keiko Yukimura: É amiga de infância de Yusuke e a única pessoa que consegue controlá-lo.

História

Yu Yu Hakusho conta a história de Yusuke Urameshi. Um delinqüente de 14 anos que vive se metendo em brigas de rua. Atsuko, a mãe de Yusuke, é uma alcoólatra que teve seu filho na adolescência, e demonstra pouco interesse em criá-lo. Urameshi tem uma cadeira reservada na sala do diretor da Escola Sarayashiki e é odiado por todos os gangsters da cidade. Yusuke está de saco cheio com a vida. Então, acontece o que ninguém, nem mesmo Enma Daiou, poderia esperar: num ato de heroísmo, o rapaz morre salvando um garotinho de ser atropelado por um carro em alta velocidade. Após virar um espírito, ele é informado que não há lugar para ele em nenhuma parte do outro mundo, já que ninguém esperava sua morte.

Detetive Espiritual

A partir dai começam as missões para que Yusuke ganhe o direito de ressucitar, ao conseguir ele ganha o título de Detetive Espiritual cuja função é investigar casos em que Youkais ameaçam a paz no Mundo dos Homens. Urameshi ganha poderes, aprende a controlar seu poder espiritual, e faz vários amigos, Kurama e Hiei que haviam roubado objetos do mundo espiritual, e são derrotados por Yusuke que acaba recebendo ajuda deles, pois Koenma promete diminuir a pena dos mesmos. Kwabara também se junta ao grupo e os quatros enfrentam alguns demonios para salvar o mundo dos homens, também é apresentado o grande vilão da próxima saga Toguro, bem como a irmã de Hiei, Yukina. Essa saga se caracteriza pela apresentação dos personagens.

Torneio das Trevas

Yusuke, Kwabara, Kurama e Hiei são convidados (ou melhor intimados) a participar do torneio das trevas, uma competição entre monstros realizadas por humanos para lucrar com apostas. A regra do torneio prevê que existam 5 participantes em cada time por isso tem uma convidada misteriosa no time de Yusuke chamada de Mascarada, os capitães de cada time decidem as regras e se não entrarem em um acordo, todos os 5 tem que lutar um contra um, saindo do ringue é feita uma contagem até 10, o time vencedor é o que possuir o maior numero de vitórias. Para mim a melhor saga, com uma trama genial e lutas incríveis, com cortes para o Koenma e Jeorge Saotome (Diabo assistente) que trazem uma comédia perfeita, é a maior saga da série e muitos personagens que são inimigos durante o torneio se tornam amigos mais para frente.

Portão do Inferno — Saga do Capítulo Negro

Após o fim do torneio das trevas alguns humanos começam a ganhar estranhos poderes, o grupo é enganado no começo por três humanos com poderes que depois revelam serem mandados por Genkai, o buraco entre o mundo dos homens e o mundo das trevas esta sendo aberto e o inimigo principal é um ex detetive espiritual, Shinobu Sensui que conta com a ajuda de dez pessoas com poderes. Essa saga é principalmente uma ligação para a saga final, que levará todos ao mundo das trevas.

Makai — Saga dos Três Reis

Yusuke descobre que é descendente de um yokai, e vai ao Mundo das Trevas atrás dele para se vingar, pois o Yokai que se chama Leizen se envolve na sua luta com Sensui. Porem Leizen está morrendo e é um dos três reis das trevas e explica que sua morte trará uma enorme guerra. Yusuke treina para tentar derrota-lo porem não consegue e Leizen morre, Yusuke vai se encontrar com Yomi (outro Rei) para propor um torneio das trevas, Yomi não tem outra escolha se não aceitar ja que todos parecem concordar. E começa então mais um torneio, dessa vez com muitos participantes e somente de lutas um contra um, o ganhador fica como Rei absoluto das Trevas. O final é genial escorrem lágrimas, principalmente do mangá mas eu cito as diferenças mais pra frente.

Dublagem

Uma das melhores dublagens de Anime na TV Brasileira, Dubladores.

A voz do narrador é demais da um ritmo muito bom pro anime e até um ar tenebroso em alguns momentos, graças também é claro a trilha sonora que é impecável.

Frases marcantes (pelo menos para mim):

Yusuke Urameshi, detetive espiritual

“Não grita não, santa! Calma, calma! Muita calma nessa hora!”

“Tô na área, se derrubar é pênalti!”

“Mas mudando de pau pra cavaco, por que é que você está aqui?”

“Dane-se o mundo que eu não me chamo Raimundo!”

“Você é grande, mas não é dois, eu sou pequeno, mas não sou metade!”

“Rapadura é doce, mas num é mole não!”

“Eu não tenho samba no pé, mas eu bato pra caramba!”

“Quer aparecer, bota uma melancia no pescoço!”

“Ta olhando o quê, ô pastel?! Cara feia pra mim é fome!, ta aprontando o que ô bisonho”

” Eu to mais quebrado do que arroz de terceira, mas eu preciso de um pouquinho de ação. E eu vou te arrrebentar.”

“Cheguei pra abalar, hein galera!”

“Para o bonde que Isabel caiu! Para o mundo que eu quero descer!”

“Agora eu vou com a cara e a coragem!”

“Pra falar a verdade, meu coração continua parado. Será que meu antepassado era algum tipo de zumbi?”

“Sei lá se teu nível de poder é dez vezes maior. O importante mesmo é o prazer que ele proporciona.”

“Não conheci o outro mundo por querer!”

Kazuma Kuwabara, humano comum

“-Quê?! Esse cara? Quer dizer que não é só um guaxinim de enfeite?!”

“Se fosse melhor de três, com certeza eu ganharia!”

“Esse cara tá viajando na maionese… Deve tá chamando urubu de meu louro e essas coisas do tipo.”

“A flor tem que ser de cerejeira e o homem tem que ser Kuwabara!”

Hiei, mestre do jagan

“Se ele perder, antes de irmos embora, vamos quebrar a cara de todos os monstros do navio, assim todos nós sairemos satisfeitos daqui.”

“Ô idiota! Ele é sonâmbulo…”

“Desgraçado! Você é bom, é uma pena, mas vou te matar…”

“Idiotas e papel higiênico, foram feitos para serem usados e jogados fora”

“Sua imbecil… Vá cuidar primeiro do seu cérebro!”

“Agora não dá para voltar atrás… Até mesmo porquê esqueci como se enfaixa.”

  • Kurama Youko, raposa demônio

“Foi bom você ser um canalha… Poderei ser cruel sem nenhuma cerimônia.”

“Mas que ironia… O sangue dos canalhas faz nascer as flores mais lindas…”

Toguro

“Eu agradeço o convite… mas não sou chegado em bebida alcoólica. Eu prefiro sinceramente um suco de laranja.”

Koenma, para Diabo, seu assistente

“Ah, eu tô maluco!”

“Mas o qui é que cê qué aqui, ô Chupa-Cabra?!”

“Tá pensando que berimbau é gaita?!”

“Ô seu trapizomba!”

“Manda quem pode obedece quem tem juizo.”

“Cala boca, ô estrupício!”

“Ai diabo.. Mas tu é burro hein o Demônio?”

Tiyu, mestre alquimista bebum

“-Dois dos meus colegas morreram “acidentalmente”… Nesse caso, qual é a regra do jogo?”

“-Eu não tenho muita sorte nesse negócio de par ou ímpar, mas uma coisa eu sei, eu sou é muito bom de briga!”

“-Olha… Eu tenho uma bebida forte chamada Mata-Diabo. Me deixa doidão.”

“Ah, obrigado. To precisando de uma mulher assim como você.”

Músicas

Tema de Abertura
Cliquem na musica para abrir o video em outra página.

  1. Hohoemi no Bakudan (Sorriso Contagiante), interpretada por Matsuko Mawatari (Luís Henrique).

Temas de Encerramento

Cliquem na musica para abrir o video em outra página.

  1. Homework ga Owaranai (O Tempo), interpretada por Matsuko Mawatari (Luís Henrique).
  2. Sayonara Bye Bye (Eu vou Dizer Adeus), interpretada por Matsuko Mawatari (Luís Henrique).
  3. Unbalance na Kiss Wo Shite (Amor à Deriva), interpretado por Hiro Takahashi (Luís Henrique).
  4. Taiyou ga Mata Kagayaku Toki (Quando o Sol Brilhar Novamente), interpretado por Hiro Takahashi (Luís Henrique).
  5. Daydream Generation (Geração dos Sonhos), interpretada por Matsuko Mawatari (Carla de Castro).

Curiosidades

Então vamos começar pelas diferenças entre o mangá e o anime, Yu Yu começou como um mangá sobrenatural e não shounen Yusuke realiza várias missões para conseguir ressucitar, claro o autor ja sabia que chegaria no torneio das trevas (pelo menos é o que ele cita em sua entrevista) porem não tinha certeza ainda dos participantes, para vocês terem uma idéia hiei não era pra ser um personagem tão importante, só mais um inimigo, por isso a diferença de aparencia na sua luta contra yusuke, que nunca mais demonstrou olhos pelo corpo todo.

O começo é realmente o mais diferente, no restante o mangá é num todo bem mais agressivo, tanto pelo sangue quanto nas cenas de violência, yusuke fuma e até rouba no inicio. No torneio das trevas agumas lutas são bem mais extensas que no mangá e Shizuru, irmã de Kuwabara, nem conhece Sakyou.

Agora para mim a coisa mais absurda do mundo, meu personagem favorito Jeorge Saotome, não existe no mangá, foi um personagem criado para fazer dupla cômica com o Koenma no anime.

O final como um todo é bem diferente também, no mangá aparecem os pais de Yusuke e Kuwabara, o pai biológico de Yusuke tem uma conversa com Atsuko repleta de informações sobre a infância de Yusuke, alem de mostrar o que aconteceu com todos personagens importantes, um exemplo é o próprio Yusuke que vende ramen, Genkai morre bem no final do mangá deixando sua casa para Yusuke e sua turma, já no anime ela tem uma conversa com eles, porém permanece viva.

Existem também no anime algumas sátiras, como no torneio de Genkai, existem personagens muito parecidos com Zangief, Dhalsim, Honda, do jogo Street Fighter, a fita que Koenma envia a turma tem simbolos próprios no início do video mas que são claramente sátiras a MGM e Columbia, o personagem Bui do time Toguro tem uma grande semelhança com Kaioh (Hokuto no Ken), não podemos esquecer da banda favorita de Kuwabara, Megallica (Metallica), já no torneio do Makai, Koenma aparece desfarçado de Tuxedo Mask (Sailor Moon), e os subalternos de Yomi tem grande semelhança com personagens de Star Wars, o conselheiro Youda (Yoda), e os guardas da cidade (soldados rebeldes, trilogia clássica).

YYH Teve alguns problemas, algumas palavras do autor: enquanto Yuusuke lutava contra Sensui, nessa época eu não queria mais desenhar mangá e me sentia nauseado só de me sentar para desenhar. Foi a primeira vez que pedi à editora para abandonar YYH.

Então como podem perceber foi nessa época que começaram alguns problemas em YYH, praticamente a saga toda do Makai, foi feita de má vontade do escritor, praticamente forçado pela editora, e isso pode ser percebido no seu traço que teve uma mudança drástica, apesar disso o final foi uma grande reviravolta, o autor parece ter recuperado a inspirações e terminou Yu Yu Hakusho de forma extraordinária, é por isso e muito mais que eu digo:

Assistam, YU YU HAKUSHO é DEUS…

Lugares da onde peguei Informações:

Wikipedia
Melhor site sobre YYH Brasileiro
Baixem YYH em Dual Audio
My Anime List Yu Yu Hakusho
My Anime List Yoshihiro Togashi

Comente

Sobre ZiTeLLi

10 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. Quanto a música de abertura, tanto a versão original e a em português são ótimas. E as de encerramento: Sayonara bye bye, A carta e Geração dos sonhos são simplesmente excelentes.

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*