Sessão Nostalgia Pura #01 – Tokusatsu

Enquanto isso, na Central de Redação do AFS

*Dentro da sala do BOSS*
BOSS: Seiji!! A sua última matéria random sobre a revista Herói atiçou o público, e fez despertar sentimentos nostálgicos nos leitores.
Seiji: Bom, o objetivo da matéria era essa!! Falar de uma das melhores coisas da minha infância!
BOSS: O Feedback foi positivo. Por causa disso, desejamos que você faça uma coluna sobre nostalgia!!
Seiji: OPA!! Vc quer me dar mais trabalho BOSS!! Quer dizer, eu faço com o maior prazer, mas já estou bem ocupado com as colunas de Seiyuu, Reviews, Pauta, Assistente Administrativo (escravo voluntário), Revisor, Office Boy, Stealth de plantão, fanboy de One Piece e Detective Conan, ator de radio novela de uma emissora panamenha e a minha pesquisa de pós-g.
BOSS: Mas você será bem recompensado por isso!!
Seiji: Aee…legal, Finalmente!!! \o/ (*Friday Friday Friday!!!*). Vou ganhar uma nova sala? Aquela sala está fedendo!!
BOSS: Por enquanto não temos espaço físico disponível pra te transferir pra uma sala nova. Pro seu caso te daremos um Bom Ar de presente.
Seiji: Pelo menos um ar condicionado? Até mesmo um ventilador serve? A sala é muito abafada
BOSS: Te daremos um leque. E não será descontado do seu pagamento.
Seiji: Um aumento no meu honorário, pelo menos?
BOSS: Ahmmm…Uhmmm…Isso a gente pode discutir em outra hora.
Seiji: Tá, então qual vai ser a minha recompensa.
BOSS: Éééé´….OPA!!…meu celular está tocando…a gente pode discutir isso outro momento!! Valeu, tchau e um abraço

*Do lado de fora da sala*
Seiji: PQ eu to achando q fui trollado de novo?!?!

.

Pois é, mais uma tarefa foi jogada para mim, o bom é que eu também vou escrever sobre mais um tema que eu gosto muito. E para não me desgastar muito, em virtude do meu tempo que vai ficando cada vez mais escasso, resolvi montar um modelo de coluna que é simples, e que não me consumirá tanto tempo assim. Essa sessão é dedicada ao publico um pouco mais velho que deve se lembrar de muitas coisas, pois a maioria das coisas serão de coisas da década de 90, e quiçá antes também. E espero que os mais jovens fiquem curiosos com as coisas que postarei.

Escrever essa matéria será um incômodo? Longe disso!! Vocês devem imaginar como escrever uma matéria consome certo tempo, mas geralmente o resultado final é super agradável. E essa coluna será outra das coisas mais agradáveis que irei fazer, e que o AFS me dá espaço para isso. Como eu sempre digo, escrever textos para quem gosta de escrever é uma das melhores terapias que existe.

Por isso inauguro a Sessão Nostalgia Pura, que é uma sessão random, sem periodicidade definida (tentando ver se posto nos finais de semana), e de modelo simples e prático. Como assim? Cada matéria será dividida em tópicos, e só vou jogar as informações (vídeos ou imagens) e comentários pessoais rápidos das minhas lembranças, ou seja, sem muitas informações técnicas. Isso servirá pra relembrar muitas coisas, e junto dos vídeos e/ou imagens, espero que ative algum sentimento nostálgico nos leitores. Por isso eu disse que a coluna é mais voltada ao público mais velho, em que as coisas mencionadas fizeram parte da infância do leitor. Logicamente, essa coluna se expandirá depois para além do universo otaku, com o objetivo de relembrar a infância de todos.

Por isso vamos entrar nessa máquina do tempo e relembrar muitas coisas legais. Como minha primeira matéria, vou relembrar uma das coisas mais legais da minha infância, e que chegou no Brasil no final da década de 80, Tokusatsus. Vejam e relembrem com carinho a invasão dos Tokusatsus no Brasil.

.

Jaspion

O primeiro tokusatsu metal hero trazido ao Brasil, e que passou na Manchete. Símbolo de uma nova era otaku no Brasil, foi sensacional para mim. E ainda foi símbolo cultural, pois eu lembro que qualquer japonês que passava na rua era chamado de Jaspion. A trilha sonora era fantástica, uma das melhores de tokusatsu e o Guerreiro Gigante Daileon era demais. E quem disse que não existe japonês de cabelo crespo? Ele foi o primeiro que eu vi!!

.

Changeman

O primeiro super sentai transmitido na TV. Muita gente adora essa série, pq além de ter sido o primeiro, é nostálgico e lembram com carinho. Fez tanto sucesso que surgiram vários produtos: máscaras, álbuns, CDs e até quadrinhos. Vcs se lembram? Dragão, Griffon, Pégasus, Mermaid e Phoenix. Foi a primeira vez q eu ouvi falar desses seres.

.

Flashman

Para mim o melhor dos super sentais transmitido na Manchete. Tem gente que gosta mais do Changeman. Changeman eu até gosto porque foi o primeiro e é nostálgico, mas Flashman me deixava mais emocionado. Chorei muito com o final de Flashman, pois foi um dos finais mais tristes que eu já vi. Além disso, foi o primeiro supersentai com 2 robôs gigantes. Putz, eu adorava o Titan Flash, eu queria ter um brinquedo igual aquele caminhão gigante.

.

Maskman

Terceiro super sentai da Manchete. Apresentava o grupo controlando a Aura Power. De fato, eu não tenho muitas lembranças dessa série, nao sei porquê? Uma coisa eu lembro, a música de abertura que era sensacional.

.

Spielvan

Essa série fez fama, especialmente porque se via nas propagandas o subtítulo de Jaspion 2, puro golpe de Marketing. Era óbvio que não era um Jaspion 2, só nao sei como teve gente que caiu nisso!! Era uma série que eu adorava, e uma das coisas mais legais era a nave gigante que se transformava em arma, o botão no cinturão do Spielvan que mandava todas as naves e inimigos para a pedreira da Toei e o ataque final, o bastão laser. Foi também a primeira série que vi com uma assistente metal hero. O final foi surpreendente.

.

Jiraya

Ninja Jiraya e sua espada olímpica, na época em que você falava Jiraya e ninguém falava Naruto. Para mim foi a melhor série que eu vi na Manchete. Quando ele fez os upgrades na armadura, a série ficou mais sensacional ainda. O que estragou foi aquele robô gigante que aparece lá perto do final da série.

.

Jiban

Uma das séries mais legais que eu vi, apesar de ter sido um pouco traumática e que também me deu muita raiva. Pra mim virou uma mistura de amor e ódio à série XD. Lembra um pouco de robocop, só que no estilo tokusatsu. Aquele distintivo que ele mostrava era demais, queria ter um igual ao dele. As frases tb era legais, eu até tinha decorado algumas. Cena marcante, a morte do Jiban q ele perdeu um braço, mas depois ele ressuscita e a sua eterna busca pela sua irmã perdida. Uma das melhores aberturas de tokusatsu da época.

.

Kamen Rider Black

Quem não se lembra de Issamu Minami e sua luta contra o império Gorgon. Acho que as pessoas gostavam mais do irmão dele, o Shadowmoon por causa da sua armadura de prata. Lembro bem dos ataques finais dele, Golpe Insectus e o Golpe Louva Adeus (na verdade Rider Punch e Rider Kick). Foi o primeiro Kamen Rider que eu vi.

.

Kamen Rider Black RX

Início o comentário com a seguinte afirmação: Foi a melhor opening que eu vi na época!! É uma sequencia direta do Kamen Rider Black, tanto é verdade que tem o mesmo ator fazendo o mesmo personagem. Dessa vez novos vilões e um upgrade no Kamen rider. Dessa vez ele tem 3 transformações (a versão robô era a melhor). Além disso, o ataque final era com uma espada, fora o fato dele ter ganhado um carro e uma nova moto.

.

Cybercops

Uma série de policiais do futuro com efeitos especias “sensacionais”, pelo menos na época pareciam bem legais. Eu sempre ficava me perguntando se existiam aqueles túneis secretos e terminais de acessos escondidos. O Júpiter era o meu personagem favorito. XD

.

Winspector

Uma das últimas séries de metal hero transmitida na Manchete. Eu tive a sorte de ter ganho um VHS japonês do Winspector um ano antes dele estrear no Brasil, então conheci essa série antes do que a maioria dos brasileiros^^. O carro do Fire era sensacional, acho q não tinha uma criança que nao admirava aquele carro e a transformação dele. Eu gostava mais do Biker do que do Highter e do Fire…aiai bons tempos aqueles.

.

Solbrain

Última série de metal hero da Manchete. Continuação direta de Winspector. Além disso, a série também possui uma mulher para se transformar numa metal hero de resgate, e foi interessante o resultado. O método de transformação era igual ao Winspector, dentro de carros.

.

Goggle Five

É um super sentai mais antigo que Changeman e Flashman, mas não foi um dos primeiros apresentados na TV brasileira. Eu gostava da abertura, era bem legal.

.

Machineman

Um dos tokusatsu mais estranhos q já vi, mesmo assim era bom. Fala de estudante universitário alienígena que veio para a Terra fazer seu TCC e que nas horas vagas era um super herói. A bolinha de baseball como assistente era bizarra. Eu gostava mais no momento da transformação, onde ele se incorporava dentro de um carro e ia até o local onde estava o inimigo.

.

Patrine

Essa fez história, pois a protagonista é uma garota super heroina. Foi inspiração para muitas fangirls.

.

Metalder

Esse é mais desconhecido, pois é um Metal Hero que passava na Band. Muita gente talvez não se lembre dele. Esse personagem é mais fácil de lembrar pq o jogaram na série americana VR Trooper. aff ¬¬’

.

Gavan

Primeiro do Metal Hero que existiu no Japão. Passava em horários macabros na TV Globo e na Gazeta. Foi o primeiro da série de detetives espacias onde ainda tem Sharivan e Shaider.

.

Sharivan

Esse migrou em vários canais. Foi o segundo detetive espacial, e também a segunda série a estrear o estilo metal hero no Japão.

.

Shaider

Último metal hero detetive espacial, fechando a trilogia Gavan, Sharivan e Shaider. Eu gostava da música, além da nave que se transformava em uma arma gigante.

Comentários:

  • •Só queria relembrar que essa não é exatamente uma coluna de tokusatu, e sim uma coluna de nostalgia. Por isso, perdão se não tem muitas informações técnicas.
  • • Queria agradecer à Drih e ao Kiba por me apoiarem nesse projeto. Valeu gente!
  • • Logo logo, o material se expandirá para além do universo Otaku! E comentem se tiverem sugestões!
  • • Comentem muito! E se tiverem histórias nostálgicas, comentem ainda mais!!
  • • Até a próxima edição, num período ainda não definido XD
Comente

Sobre Anime Freak Show

Durante esses mais de 3 anos, muitas pessoas passaram pelo site, algumas não estão mais, mas suas postagens continuam aqui!

12 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. SAHushsuahsuh, ooooh eu não sou tão velho assim e já vi alguns desse, tipo Kamen Rider, Jiban, Jaspion, Jiraya, todos são mtu bons, mas o que detona mesmo são as músicas todas são fodas…

    Seiji, parabéns pela nova coluna, vai atrais muitas pessoas das antigas xD, mas eu gostei mesmo, vi todos os videos, uahsuahsuhausah

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*