Slam Dunk – Jump Weekend #02

Segunda post especial para a Jump Weekend!

Jump Weekend

Jump

 

Pra quem não viu o primeiro, que foi sobre o mangá I’’s, aqui está o link: http://anfreak.com.br/is-jump-weekend-01/

Vou colocar aqui a mesma pequena introdução para as pessoas que ainda não sabem o que é a Jump Weekend:

Seguinte gente, Jump Weekend será um evento entre os blogueiros brasileiros cujo tema será a revista Shonen Jump, que fará aniversário de 44 anos no dia 2 de Julho. As postagens serão entre os dias 30 de Junho, 1 de Julho e 2 de Julho até as 17 horas.

E eu como sou um grande fã da Jump, perguntei para o organizador se eu podia participar. E ai que estamos com essa segunda postagem.

Esse Segundo post será sobre um mangá muito famoso, cheio de fãs por todo o mundo, um dos mangás mais adorados do Japão. Isso mesmo, estou falando do nosso querido e ótimo…

 

Slam Dunk

 

Jump

 

O maravilhoso mangá do incrível Takehiko Inoue, mesmo autor de obras famosas e consagradas:

-> Buzzer Beater, compilado em 4 volumes e lançado entre 1997 e 2005;

->Vagabond, em andamento, lançado desde 1999. Lançado aqui pela editora Conrad nos formatos meio-tankõbon e edição de luxo, só que foram cancelados;

->Real, em andamento, lançado desde 2001;

Destes, apenas uma parte de Buzzer Beater foi publicada na Weekly Shonen Jump.

 

Jump

 

Vamos falar de Slam Dunk.

Foi um mangá publicado na Weekly Shonen Jump do ano de 1990 até 1996, compilado em 31 volumes sido lançado no Brasil, completo, pela editora Conrad em formato tankõbon. Possui uma série e quatro filmes:

-> Slam Dunk, possuí  101 episódios, lançados entre 1993 e 1996;

-> Slam Dunk Movie, possuí 4 filmes, lançados entre 1994 e 1995;

Os dois feitos pela Toei Animation, dos animes de Dragon Ball, One Piece e o recente Toriko.

 

História

 

A história começa com um típico delinquente tomando o seu cinquentésimo fora em seus três anos de ginásio, seu nome é Sakuragi Hanamichi. Nesse último fora, a garota revela para ele que gosta de um cara do time de basquete escolar.

E com essa revelação, ele fica com uma raiva tremenda de basquete. Tudo o que as pessoas falam e ele ouve, ele acha que é uma zoação com a cara dele. Até que uma garota pergunta para ele se ele gosta de basquete, logo ele responde que ama (Por que será?), ele acabara de se apaixonar por ela. Essa garota se chama Haruko Akagi.

Depois de alguns acontecimentos, eles acabam ficando sozinhos na quadra do colégio e ela acaba explicando para ele o que é Slam Dunk, além de falar que ama muito o esporte, ela diz que jogava o esporte e que gosta de assistir os jogadores. O porquê de tudo isso é que ela via o seu irmão jogar desde pequeno.

 

Jump

 

Logo após essa conversa, Sakuragi acaba tentando fazer um Slam Dunk, mas bate a sua testa na tabela, onde Haruko vê seu incrível salto e acaba falando para Hanamichi que ele devia entrar no clube de basquete. No dia seguinte ela o avisa que colocou seu nome nas inscrições para entrar no time de basquete do colégio Shohoku onde ele acaba entrando por causa da Haruko.

E assim, começa o caminho em que Sakuragi Hanamichi irá marcar a história do Colégio Shohoku e a vida de seus alunos,  mesmo não sabendo jogar basquete, seu espírito e determinação iram fazer com que o time continue em frente e se tornem algum dia, Campeões de toda a nação.

Os jogos de basquete conseguem ser emocionantes do começo ao fim, é como se você virasse um grande torcedor do time, ele te envolve de uma maneira fantática. Vibrar com cada jogada, cada ponto, cada momento, Slam Dunk faz isso com muita perfeição. Como é um esporte, acontecem várias superações, nada sobre humano, porque Slam Dunk não foge do real, não possui poderes ou coisas do tipo.

 

Personagens

 

Obs: Uma grande parte dos personagens vem de inspirações de jogadores famosos da NBA, vou colocar o nome dos jogadores que eu encontrar com seus respectivos personagens, além de suas posições no time.

 

Sakuragi Hanamichi -> Esquentado, louco, gosta de uma boa briga, cabeça de fósforo. Não só ele se desenvolve de uma maneira inacreditável e rápida em qualquer esporte que se empenhe, mas com a sua personalidade ele também evolui de uma maneira estrondosa o seu sentimento pelo basquete. Um dos personagens principais mais carismáticos que eu já vi. Inspirado em Dennis Rodman. Ala-Pivô.

Jump

Haruko Akagi -> Agitada, gentil, pessoa feliz e bobamente apaixonada. Haruko não é apenas um personagem que está lá para ser o rostinho bonito, ela move a história, ela vibra com o time durante todos os seus jogos. O seu maior problema é ficar falando do Rukawa, que não tá nem ai pra ela.

Jump

 Takenori “O Gorila” Akagi -> Nosso querido Gor.. quer dizer, Akagi. capitão do time de basquete. Nervoso e ama basquete de uma maneira incrível. Seu grande sonho de chegar até o Torneio Nacional e ser campeão. Move a história de uma maneira simples e emocionante. Inspirado em Patrick Ewing. Pivô.

Jump

Kaede Rukawa -> Calado, frio, calmo e distante. Rukawa é conhecido por ser um novato muito talentoso e acaba entrando no colégio Shohoku por apenas ser perto da sua casa. Personagem que dorme toda hora, Rukawa é famoso com as garotas e tem até um fã clube que vai a todos os seus jogos. Inspirado em Michael Jordan. Ala.

Jump

Ryota Miyagi -> Decidido, encrenqueiro e outro apaixonado. Ryota é apaixonado pela ajudante do time de basquete, Ayako. Depois de muitas encrencas ele acaba voltando para o time, só que acaba fazendo com que nosso próximo personagem, volte ao time com força total. Armador.

Jump

 Hisachi Mitsui -> Desafiador, chega até o limite, no começo você acha que é um desgraçado, meu personagem favorito (O que não é nem um pouco importante). No ginásio foi o MVP (Most Valuable Player, simplesmente o melhor jogador do campeonato) do Torneio Nacional. Ele acaba sofrendo vários problemas e saindo do time no seu primeiro ano de colegial. Entrou em Shohoku por causa do treinador do time de basquete, Mitsuyoshi Anzai, no qual ele admira muito. Inspirado em Larry Bird. Ala-Armador.

Jump

 Kiminobu Kogure -> Tranquilo e esforçado. O sub-capitão do time de basquete, junto com Akagi, ele também tem o sonho de ser o campeão no Torneio Nacional. Ele não é titular, mas é um personagem muito importante.

Jump

Mitsuyoshi Anzai -> Calmo e calado. Não demonstra ser o incrível técnico que é, um grande homem e um ótimo estrategista. Era conhecido antigamente como “O demônio dos cabelos brancos”, era um treinador temido, mas muito elogiado pela sua enorme competência.

Jump

 

Por que ler Slam Dunk?

 

Tenho mesmo que falar isso? Não é óbvio? Slam Dunk é um mangá de esporte que revolucionou. Posso dizer que é um dos mangá de esporte mais famoso da Jump, na verdade, não só da Jump, mas no Japão inteiro ele é uma referência quando o assunto é mangás de esporte.

Além de tudo isso, ele ajudou a expandir o basquete no Japão, pois na época ele não era tão praticado no Japão. Depois de Slam Dunk teve um BOOM no esporte.

 

Jump

 

Slam Dunk, para melhorar, não é um simples mangá de esporte. Ele demonstra em vários aspectos o que é ser um shonen, sendo considerado não apenas uma referência na parte de esporte.

Sua comédia simples consegue ser ótima de uma maneira inacreditável, fazendo com que você crie uma admiração por cada personagem. Cenas simples, porém emocionantes. Inoue consegue demonstrar a emoção dos personagens de uma maneira que assusta.

Quem tem preconceito com mangás/animes de esporte, assim como eu tinha, deveria pelo menos dar uma chance, pois Slam Dunk, pra mim foi o inimaginável, eu não esperava algo tão bom e cativante dessa maneira.

Jogos emocionantes, personagens carismáticos, evolução, novos desafios, em busca de um sonho. Não é um simples mangá de basquete, ele é O MANGÁ DE BASQUETE. Rico em detalhes, traços lindo e bem trabalhados. Esse é Slam Dunk, o mangá que mais se pede, no Japão, a continuação do mangá e animação do seu último arco.

Esse é apenas o começo com muitos detalhes, para que vocês busquem ler ou até mesmo assistir. Mais uma coisa, a evolução do Sakuragi, é estrondosa conforme você lê o mangá.

Por favor, peço a todos que leram esse post: Leiam ou assistam Slam Dunk, ele merece do fundo do meu coração. (Ficou estranho, mas ÍDAI?)

 

Jump

 

Comentários

 

1. Lembrando que o objetivo da matéria, é fazer com que vocês fiquem com vontade de correr atrás de ótimo mangá. Ou dá série, que é muito boa e bem adaptada.

2. Fullmetal é foda! (A vezes não acredito que eu ainda faço isso…)

3. Não estou acostumado a fazer este tipo de texto, me desculpe se tiver algum erro. Estou treinando para que isso não aconteça e espero que não me matem, porque Slam Dunk não é um mangá qualquer.

4. Me sigam no twitter @Gabriel_Sau para me fazer perguntas de qualquer coisa ou apenas conversar, estamos ai.

5. Muito obrigado por lerem!

 Mais Jump…

Veja também os outros posts:

Hakuren (@paulovitorcs) – Esportes na Jump
Another Warehouse (@eduardoketsura_) – Kagami no Kuni no Harisugawa Beelzebub
Mangathering (@OniluapL) – Sket Dance
Mangás Cult (@Nintakun) – Houshin Engi
Sakazuki (@_Kiri_LJ) – Eyeshield 21
AnimePortifolio (@AnimePortfolio) – Rurouni Kenshin  | Yoshihiro Togashi
Puff no Piripaf (@Piripaf) – Yu Yu Hakusho
Shonen a Cabo (@jrlucario) – Death Note
Anikenkai (@didcart) – Bakuman
Shonen Mania (@MrCaiops e @LucasShonen) – Magico | Bleach | Atuais Mangakás da Shonen Jump
Show de Mangá (@Cadmus_Senpai) – Dr. Slump
Realidade ou Ilusão (@sharingandac) – Naruto
Gyabbo! (@Gyabbo) – Dragon Ball
Revista Pulo Dominical – Saint Seiya
Netoin! (@cnetoin) – Yu-Gi-Oh!
Mangatologia (@mangatologia) – 3 Primeiras Décadas da Jump
Visual Novel Brasil (@visualnovelbr) – Gintama
Chuva de Nanquim (@Chu_Nan) – Majin Tantei Nougami Neuro
Omnia Undique (@rubiopaloosa) – Ultimate!! H-E-N-T-@-! Kamen
Xtreme Divider (@MT_Virus e @HenryP39) – “Todo o carisma do novo candidato a principal pilar da Jump: Toriko!” | Katekyo Hitman REBORN! | Hikaru no Go                                                                                                                  Geekomics (@Roger_Walters) – Busou Renkin                                       Nahel Argama (@qwertybr) – Nisekoi

Jump na veia…

Comente

Sobre Alchemist

Alchemist
Colecionador fanático de mangás, leio de tudo, mas prefiro um bom shonen. Fã da Shonen Jump e sou daqueles que prefere ler mangás a assistir animes. Curto jogar Xbox, um pouco no Pc e sou adorador da saga Max Payne. Não vou digitar que eu sou fã de Fullmetal.

14 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. Realmente Slam Dunk é o melhor mangá que eu já li. E olha que nem de basquete eu gosto! Mas é uma história tão bem contada e os jogos eram tão emocionantes que eu comprei a série inteira, baixei ela toda em inglês (pq eu ia morrer de angústia esperando a JBC terminar de publicar o mangá), depois baixei todos os episódios e movies e até hoje eu ainda leio fanfics de SD por aí. Um sonho é ver o anime terminado e quem sabe o Inoue finalmente atender aos fãs e fazer o SD2. Isso ia ser a glória! By the way, ótima matéria Alchemist. Parabéns!

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*