SEJA UM COLABORADOR

Diferente de como era antes, que você precisava se inscrever em um recrutamento, passar por entrevistas, testes e mais testes, agora a coisa ficou mais fácil. Se você quer escrever para o AFS, acha que seus textos são bons e quer que as pessoas os leiam, pensam que eles farão sucesso… Bom, agora você não precisa mais esperar abrir um recrutamento, ter sorte de sua ficha ser escolhida e não ficar tímido na entrevista para fazer vários trabalhos diferentes durante alguns meses para poder participar da staff. Tudo que você precisa fazer é escrever e nos enviar.

 

 – Mas como funciona isso? – Você me pergunta.

E aí eu te respondo: Simples! Basta você escrever.

 – Simples assim? – Claro que não. Existem algumas regras para isso, mas são regras fáceis.

REGRAS DOS TEXTOS – LEITURA OBRIGATÓRIA.

  • Antes de tudo, escolher com sabedoria o editor de textos que você vai usar. Nosso capivaramaster diz que é melhor escrever no WordPad, que todo mundo tem ele instalado no computador. Mas o formato .rtf é muito pesado, alguns não aceitam imagens, e se seu computador desligar por algum motivo estranho, não salva automaticamente. Mas mais importante de tudo, o WordPad é um editor de texto para iniciantes, e é muito inferior ao Word, então eu recomendo que usem o Word.
  • Para imagens existem umas regrinhas básicas exigidas: elas precisam ter uma boa qualidade, sem direitos autorais, é aconselhável não usar fanarts, e isso é de vital importância: as imagens devem ter no mínimo 660 por 330 pixels, e precisam ser em .jpg ou .png. Uma dica minha, procurem direitinho as imagens. Imagens grandes atraem mais as pessoas que imagens pequenininhas.
  • Mandem seus textos com as imagens que querem. Por quê? As pessoas que vão revisá-los tem muitas outras coisas para fazer, então não vão ter o tempo de conversar com o autor de cada texto para saber que imagem ele quer. P.S.: Cuidado com a poluição de imagens nos textos.
  • Quando forem enviar as imagens, não as mandem dentro do texto; elas acabam perdendo muito da sua qualidade quando adicionadas no .docx e depois retiradas para adicionar no módulo de postagem daqui. Então as mandem anexadas no e-mail. Mas deixem nos textos os lugares de colocar as imagens grifados; tem um exemplo disso no final desta página.
  • É necessário que todos que desejam ser colaboradores tenham uma conta no site. Se você não tem uma conta ainda, cria rapidinho e coloca suas informações, facebook, biografia e tal, porque a postagem vai sair no seu nome.
  • Vocês podem enviar textos para: Notícias, Deu a Louca da Ásia, Animes em Dia, Músicas e Reviews. Cada um deles tem uma maneira certa de escrever, por favor, tomem cuidado com isso. E por último, mas não menos importante, textos com conteúdo que já existam no site nem serão lidos. Antes de enviar seus textos, pesquisem se já não existe algum sobre o assunto que você quer tratar.

 

E é isso.

Enviem os textos para o e-mail colaboradorafs@gmail.com. Lá, eles serão lidos e avaliados por uma equipe especial; se aprovados, será enviado um e-mail para o autor dizendo que seu texto será postado e quando será postado. Junto com seus textos, pedimos que enviem o nome do seu usuário no site, para evitar a cansativa troca de e-mails por informações mínimas. E o resto é a diversão! Mandem seus textos, o mais rápido possível, estamos esperando. Seremos como editores particulares, mais atenciosos e carinhosos que os editores da Shonen Jump!

COMO MARCAR OS LUGARES DAS IMAGENS NOS TEXTOS

COMO MARCAR OS LUGARES DAS IMAGENS NOS TEXTOS

Aqui está um trecho de um texto antigo meu, já postado, só para vocês verem como eu marco no texto os lugares de colocar as imagens.

“Akasaka Ryuunosuke; O cara dos tomates. (Título.)

[…] (Supressão básica para não ficar imenso.)

Enfim, piadinhas a parte, hoje vou falar sobre o único personagem que estava lá desde o começo mas ninguém sabia como ele era. Anime Sakurasou no Pet na Kanojo, até o episódio 09.

imagem 

(Colocado centralizado e em itálico, fica até mais fácil de imaginar como o texto vai ficar depois de pronto.)

Akasaka Ryuunosuke.

O garoto que, desde o início do anime se mantém em seu quarto, é representado por um urso de pelúcia com um peixe na boca e uma plaquinha com seu nome, se comunica com as outras pessoas por chats e pela “Maid-chan” (a “criada” virtual que ele mesmo projetou justamente para que ela converse com as pessoas por ele). Ele ajuda/ensina o Sorata-Baka a criar jogos, já que ele é um expert no assunto, e ponto. Ele fica mesmo dentro do quarto evitando as outras pessoas… Vai tomar banho e comer nos horários que ele tem certeza de que as outras pessoas estão ocupadas demais para notá-lo.

Quando eu imaginei o Ryuunosuke segundo as informações iniciais dele, acabou por parecer um nerd, provavelmente gordo, que come comida instantânea, e tem mais ou menos a mesma aparência do hikikomori Satou de NHK ni Youkoso. Só que, depois que ele realmente apareceu, eu olhei pra ele, e foi paixão instantânea. É tipo aqueles galãs de animes shoujos de romance, que não tem como não se apaixonar… Só que o Ryuunosuke parece uma criança que nunca deixou a mãe cortar seu cabelo.

imagem

Deixando de lado o meu lado fã-girl… Epa, espera aí! Isso não ficou meio redundante?

Acontece…

[…]” (Outra supressão, porque esse texto está postado.) 

(Renata Alexandra, Akasaka Ryuunosuke, o cara dos tomates. Anime Freak Show, dezembro de 2012.) (Referências Bibliográficas, para todos saberem onde está.)

E é assim que ficam meus textos antes de mandar para a revisão. Sim, mesmo que eu seja revisora, é o mesmo princípio de um médico só por ser médico receitar remédios a si mesmo.

EXEMPLOS E DICAS – NOTÍCIAS E DEU A LOUCA NA ÁSIA

EXEMPLOS E DICAS – NOTÍCIAS E DEU A LOUCA NA ÁSIA

Antes de tudo, as notícias não podem ser adaptadas de algum site brasileiro, tem de ser traduzidas. De que língua você vai traduzir, fica a seu critério, mas deve ser mantida a ideia de não copiar notícias de sites brasileiros.

Outro ponto é sempre mandar junto com a notícia traduzida, a fonte dela. O site que você achou ela, ou aquele que primeiro a postou.

Imagens nesse caso podem ser tanto da escolha do autor, que façam sentido junto com a leitura, como podem ser a mesma que estava na notícia original.

Quando forem enviar um texto dessa categoria, eles precisam ser lidos com rapidez pela nossa equipe, então por favor coloquem no título do e-mail se é ou não uma notícia.

Ex.: [NOTÍCIA] Dexter cai em seu laboratório e quebra a perna. – Por Docinho.

E a última coisa, sabemos dizer se você traduziu integralmente a notícia no google tradutor, então não façam isso. Vai ser tempo perdido, tanto para nós quanto para vocês.

Para as postagens em “Deu a Louca na Ásia“, normalmente são notícias também, mas notícias mais inacreditáveis ou simplesmente matérias sobre acontecimentos loucos ou produtos estranhos do Japão e cia.

Os textos vão ser a mesma coisa de notícias, traduções de outros sites e não adaptações dos brasileiros. As imagens não vão ter como fugir daquelas que já estão nas postagens originais. E para envio de um texto para essa categoria, manter o mesmo padrão das notícias, já que essas também são postagens que tem certa data de validade.

Ex.: [DEU A LOUCA NA ÁSIA] Novo produto de extrema importância, Kuu-Pillow. – Por Mariandele. Obs.: Que exemplo horrível.

DICAS – ANIMES EM DIA, MÚSICAS E REVIEWS.

DICAS – ANIMES EM DIA, MÚSICAS E REVIEWS.

Tenho poucas dicas para dar aqui. Para imagens ficam as dicas e especificações que já estão nas regras, não há nada a acrescentar.

Uma coisa muito importante são as informações: devem ser precisas, sempre. Não poderemos aceitar textos com achismo ou informações pela metade de maneira alguma, seja esse texto sobre o que for. Mas isso não é tudo.

Se você costuma ler nossas matérias regularmente, percebeu em algum momento que tentamos nos comunicar com os leitores, seja por meio de um “bom dia” ou uma opinião inserida ali. Mesclar sua opinião e colocar o texto em uma linguagem mais amigável, não é simples, mas é essencial. Minha dica de como fazer isso é simples. Ao invés de ir copiando e colando as informações que você quer usar no editor de texto, vai reescrevendo do modo que você entendeu. Se mesmo assim você não conseguir… Bom, estamos aqui para lhes ajudar.

Esses são textos mais livres, em que você além de incluir sua opinião, pode incentivar os leitores a assistir ao anime, filme, jogar o jogo ou escutar a banda; tenham em mente que suas palavras podem mudar a opinião dos leitores sobre o que você escreveu, então pensem calmamente no que escrever que nós leremos com atenção.

Dicas rapidinhas:

  • Textos de músicas mantenham a mescla de informações e opinião moderada.
  • Para animes em dia, a opinião pode ser predominante às informações.
  • Em reviews sua opinião só pode ser dada em um tópico separado das informações, no final do texto.

Quanto ao modo de envio, é basicamente o mesmo dos outros exemplos… Para podermos identificar cada texto mais facilmente.

[ANIMES EM DIA] Filme de Evangelion e a decepção dos fãs. – Por Asuka.

[MÚSICAS] Cha-La Head Cha-La: Flow e Kageyama Hironobu. – Por Goku.

[REVIEWS] Investigue o mundo sangrento de Mirai Nikki. – Por Akise. Obs.: Meus exemplos são ótimos.

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*