YO NOID e os ADVERGAMES

Muito é dito hoje sobre os games no mundo. Que ele vale bilhões e já é maior que a indústria do cinema você já está careca de saber. O recém-lançado “GTA IV” vendeu 6 milhões de cópias e faturou 500 milhões de dólares em uma semana. Preciso falar mais?

Com isso, cresce também o investimento de marcas em publicidade dentro dos games e em advergames propriamente ditos. Assunto que virou até matéria de revista semanal brasileira.

Desde jogos em flash simples e rápidos, até produções maiores como o caso já clássico do “Burger King Games”, Titanium da Crispin Porter + Bogusky, existem incontáveis possibilidades dentro do segmento. Atualmente citamos muito esses cases recentes, mas talvez o que pouca gente lembre é que os advergames já estão por aí há um bom tempo.

Posso dar mihlares de exemplos, mas, verdadeiras relíquias acabam sendo as maiores provas de que os advergames fazem muito sucesso, ás vezes mais que as próprias marcas! Ainda guardoe jogo dos tempos de Nintendinho, MEGADRIVE e Super Nintendo. Certamente, alguns dos primeiros advergames que se tem notícia eu tenho e me divirto muito com eles!.

noid

O “Cool Spot” de Super Nintendo, por exemplo, lembro de ter jogado muito em uma época em que nem podia fazer idéia que estava sendo impactado por uma marca ou outra. Afinal, nem idade pra isso eu tinha. Nostalgia total, o antigo cartucho do Spot ainda tenho, o Yo Noid está perdido na casa das minahs tias, o Treasureland do MacDonalds para MegaDrive é um dos meus favoritos e mais difíceis que já joguei, etc.

O Spot, protagonista do game “Cool Spot”, nada mais era do que parte do logo do refrigerante 7 Up no começo da década de 1990. O ponto vermelho da marca ganhou braços, pernas e óculos escuros em um game de plataforma que veio logo atrás do sucesso de Sonic. E era um ótimo jogo, com ótimos gráficos para a época e que ganhou até prêmio por sua trilha sonora.

Lançado em 1993, “Cool Spot” não trazia apenas o mascote de 7 Up, como também diversas outras referencias a marca, incluindo garrafas e latas de refrigerante, além de parte do slogan. Um dos itens que o jogador deveria coletar durante as fases eram letras para formar a palavra “UNCOLA”, saída diretamente de “7 Up, the uncola refreshing drink.”

Originalmente o game saiu para SNES, Mega Drive, Master System, Game Boy e Amiga, mas uma seqüência, “Spot Goes To Hollywood”, foi lançada em meados de 1996/97 para Sega Saturn e PlayStation (e uma versão “pirata” para MegaDrive e SNES muito boa).

noid

Já o “Yo! Noid” foi um game lançado em 1990 pela Capcom para Nintendo 8-Bits, o personagem era o mascote da Domino’s Pizza. Cada fase do jogo terminava com um “concurso de pizzas”, na forma de uma disputa de cartas. Quem comprava o game, ganhava também um cupom de desconto nas filiais da Domino’s.

Abaixo, algumas animações dos comerciais com o Yo Noid!

Na década de 80, quando surgiu YO NOID, o mascote da DOMINO’S PIZZA, a propaganda era apenas:

Don’t Avoid the Noid!

Mas, o mascote acabou sendo deixado de lado, devido á uma pessoa que espancou um cara vestido de YO NOID que lhe entrergara uma pizza, fazendo com que o perosnagem perdesse força.

O jogo era bem divertido, e um dos mais difíceis que existe até hoje!

Para quem sente falta, pode matar a saudade comprando no eBay velhos itens dele por preços baixíssimos!

noid

noid

Domino’s Pizza Promo Full Page original one-of-a-kind pencil and ink artwork (Buy It Now: $90.00)

Seria legal se, nostalgicamente, a DOMINO’S PIZA fizesse bottons e outros itens dizendo “I Enjoyed the Noid!”… EU compraria! ^^”

O jogo McDonald’s Treasureland Adventure era MUITO melhor que MIC & MAC GLOBAL GLADIATORS e foi lançado MUITOS ANOS ANTES do Global Gladiators!

noid
noid

Neste jogo, mostrava-se todos os personagens, inclusive os que não temos mais nos comerciais de hoje em dia, que nos cativaram por anos. Sempre era necessário hamburgueres como energia e comidas como armas, e matar inimigos por grana para comprar mais comida. Era divertido! Este, guardo original e pirata, pois tem mapas diferentes entre as versões.

Primórdios de iniciativas que tornaram-se tendência e premiadas em festivais de publicidade. Porém, é sempre importante lembrar um aspecto crucial nos exemplos desses antigos games: a qualidade. Mais do que advergames, são games que caíram no gosto dos jogadores.

Se você ficou com saudades ou quer conhecer os games, pode jogar “Yo! Noid” online e baixar o “Cool Spot” para rodar com um emulador.

Espero que gostem das dicas!

YATTA!

bye-Q!

Comente

Sobre djyatta

2 Freaks estão discutindo o assunto. Participe Tambem.

  1. eu ainda guardo o q tenho de bom, e jogo tudo!

Grita Aqui!

Or

O seu Email não será publicado.Campos Obrigatorios estão marcados. *

*