Coluna do Seiji

Pais em animes: diferentes tipos

Uma trama de um anime não envolve apenas apresentar a história, tem que apresentar personagens. E para tecer melhor uma história, é necessário lembrar que os personagens não surgem assim do nada, eles tem uma origem, que no caso seria o pai e a mãe. Só que essa origem muitas vezes é representado quase como um clichê, pois enquanto que a mãe é associada como a  figura de criação e ternura, o pai acaba representando a figura para o legado. E esse legado e essa criação, em vários momentos são o mote da história, especialmente o legado do protagonista, que no caso é o apreço a alguma atividade ou possuir alguma habilidade específicaherdada do pai. Logicamente, essa é um visão mais evidenciada em shonens, mas pode muito bem ser observado em outras categorias.

Assim, pode-se imaginar que os pais dos protagonistas apresentados em animes não estão lá à toa. Muitos deles são misteriosos ou estão ocultos na sombra, e de acordo com a trama, eles têm a necessidade de agir com esse comportamento estranho. Por isso, dependendo do estilo da série e da trama, existem diferentes personalidades e comportamentos para os pais, alguns deles se tornam clichês.

Logo, na coluna de hoje vamos rever algumas das figuras paternas de animes e mangás e suas diferentes personalidades.


Pai zeloso: Dizem que todo pai tem um apreço por seu filho (a), e às vezes isso é demonstrado nos animes. Claro que sem muitos abusos, essas figuras paternas são verdadeiramente lembrados pelos fãs, pois simbolizam os verdadeiros ideais de um pai: aquele que se sacrifica e se importa com seus filhos, mesmo que os filhos não percebam isso de imediato. Alguns que a gente já viu em animes são: Maes Hughes (FMA), Fujitaka Kinomoto (Card Captor Sakura), Shigeharu Honda (Major) e Spirit “Death Scythe” (Soul Eater).

Pai poderoso: Quem nunca imaginou que por trás de uma lenda, existiu uma origem por trás de tudo. Esses pais mostram como a linhagem sanguínea às vezes é mesmo poderosa. E como um legado, esses pais depositam algum tipo de  esperança em seus filhos e esperam que um dia sejam tão poderosos quanto eles já foram um dia. Alguns dos melhores exemplos seriam: Toga “Pai do Inuyasha” (Inuyasha), Bunta Fujiwara (Initial D) e Nagi Spriengfield (Mahou Sensei Negima).

Pai maldito: Outras vezes nós vemos aqueles pais que são a pior escória que existe, gerando todo um sentimento de raiva, ódio e vingança. Coitado do filho que teve o cruel destino de ter um pai como esse, já que se não foi descartado, ou ignorado, ele acaba sendo manipulado por toda uma vida. Não há como não afetar o psicológico de um filho com um pai como esse. Alguns dos melhores exemplos nesses casos são: Gendo Ikari (Evangelion), Mephistopheles Youma (Saint Seiya Lost Canvas) e Charles Zi Brittania (Code Geass).

Pai desleixado: Muitas vezes encontramos pais desleixados em animes. Desleixado de que forma? Na forma de criar a criança, tendo como consequência um filho com algum tipo de distúrbio. Logicamente, para um bom anime esses pais não são nenhuma novidade, pois acabam sendo aproveitados para alívio cômico. Mesmo assim, ainda não são bons exemplos de pais. Alguns dos exemplos que podemos lembrar são: Saotome Genma (Ranma ½), Shingen Kishitani (Durarara) e Sojiro Izumi (Lucky Star).

Pai ausente: Existem também aqueles pais que não sabem mostrar os sentimentos para seus filhos. Mesmo assim não significa que ele não os ama. Apenas preferem ficar ausentes para não serem afetados em suas decisões, ou orgulhosos ao extremos e por isso não sabem se expressar da melhor forma possível. Assim, os filhos que antes não entendiam os pais, só descobrem que há um afeto do pai mais a frente na história. Exemplos de pais ausentes: Vegeta (Dragon Ball Z), Van Hohenheim (FMA) e o pai da Lucy (Fairy Tail).

Pai guardião: Por fim, não podemos ignorar que pai não é aquele que concebe, mas sim aquele que cria. E nesse caso, o pai é aquele que responsável pela criação do personagem, desde a sua infância até a fase mais adulta. Representada como um tutor guardião ou mesmo um mestre, ela define o caráter do personagem e trata a criança com educação e respeito, gerando um sentimento mútuo de amor e respeito quando a criança fica mais velha. Por isso esses pais são figuras valorosas e bem lembradas nas histórias. Alguns exemplos são: Shiro Fujimoto (Ao no Exorcist), Kawachi Daikichi (Usagi Drop) e o mestre do Gintoki (Gintama).


Comentários:

  • 1. Feliz Dia dos Pais!!
  • 2. Pois é, acabei tendo a idéia dessa coluna no sábado. Se eu tivesse pensado nela antes, daria para caprichar mais. Pelo menos consegui publicar antes de acabar o Dia dos Pais.
  • 3. Desculpa pelo texto não estar dos melhores, isso que dá escrever algo com um pouco de pressa e sono. Eu ainda estou na dúvida se eu devia ter  aprovado meu texto para publicação.
  • 4. Eu omiti de propósito One Piece e Naruto. Não vou dar spoiler pros otakus mais novinhos XD
  • 5. Tem alguma dúvida em algum exemplo? Só perguntar que eu respondo ^^
  • 6. Vocês tem mais exemplos ou categorias? Comentem
  • 7. Que sono (-_-)
Mostrar mais

Artigos relacionados

27
Deixe um comentário

avatar
16 Comment threads
11 Thread replies
0 Followers
 
Comentario mais recente
Mais Comentados
  Se Inscreva  
Me Notifique
Neto
Visitante
Neto

Tem o pai da Furokawa do Clannad como pai protetor ou idiota também.

P4bl0tq
Visitante
P4bl0tq

Muito boa a coluna, agora vamos a uma crítica e uma sugestão. O Vegeta não era um pai ausente, tirando a fase em que Trunks era um bebe, ele criava do jeito dele. Em um episódio ele diz ao Trunks que se ele o acertasse eles iriam ao parque de diversões. Agora eu acho que deveria ter mais um tipo pq o Marian Cross pai do Allen Walker (D.Gray-man) seria mais um pai FDP já que ele sempre deixava o Allen pra trás de propósito para que o garoto se ferrasse no lugar dele. Ainda em D.Gray-man) tem o Komui… Read more »

Mochii
Visitante
Mochii

O pai da Maka ta mais pra pai coruja. EHEOIHAOHEOHAOIEHA XDD

Mirtu
Visitante
Mirtu

Outro tipo de pai… o pai animal… Igneel, pai Dragão do Natsu, Fairy Tail…^^
E um outro pai guardião, o pai da Yomi Isayama de Ga-Rei Zero, e o Son Gohan, avô mestre e pai do Goku…

Grande coluna, mesmo sendo pequena… rsrs Ficou muito boa.

Mirtu
Visitante
Mirtu

Pai Guardião…Daikichi… anime foda… e o cara é o melhor pai que a Rin poderia ter…

E a Dadan, entraria como pai do Luffy?? Rsrs

kudo
Visitante
kudo

Ola Seiji, gostei muito da coluna muito boa mesmo,
Sobre escrever uma review e mandar para você posso participar disso,
devo dizer antes que tenho um pequeno problema com pontuação.

Sobre os tipos de pai, o meu seria o ausente e o seu !

Sobre o exempro que você ussou no pai desleixado eu não concordo não o de durarara,ele tem È um problema mental eu não acho que ele seja desleixado.Sò para dizer mesmo
O pai maldito do Hayate (De Hayate no gotoku) aqueles pai deverian de morrer da pior forma existente.

Seiji
Visitante

manda aí… e vamos ver se dá para aproveitar algo XD

Dri
Visitante
Dri

Amei a coluna Seiji! Eu não tinha reparado até agora quentos tipos diferentes de pais de animes existem…

Lana-chan
Visitante

Quem quer ter o Gendo Ikari como pai?
O desgraçado abandona o filho, o coloca em uma situação de vida ou morte e não tá nem aí pro coitado que ainda tenta conseguir a atenção dele.

Eu acho que o senhor Kido lá (não lembro o nome dele) entraria no pai maldito, ele jogou os filhos para treinar exaustivamente ainda crianças só pra proteger uma garotinha sem graça que possui guardiões ainda mais forte que eles.

kudo
Visitante
kudo

Quem quer ter o Gendo Ikari como pai?
Se eu fosse o filho dele tinha usado o EVA, para esmagar ele,puta raiva que eu to dele, atè por que terminei de assistir o anime a uma semana então ainda estou com a raiva fresca.

Esse kido e de qual anime.Não sou muito bom para nome.

Lana-chan
Visitante

É o avô da Saori Kido de CDZ.

Cara, se você tentasse isso ele iria aumentar a pressão LCL do seu plug in. Lembra disso?

kudo
Visitante
kudo

Mas mesmo assim eu não conseguiria me controlar ele è pior tipo de pai
pessoa e ser vivo !

Kiichin
Membro

o pai guardião é o melhor, de fato. Shirou, Daikichi e o mestre do Gintoki são fodas. Pena que meu pai é uma mistura de Gendou com Hohenheim…

Taurga
Visitante
Taurga

ótima coluna ^^ eu queria dar uma ideia pra review (eh que eu não sei se assisto ou não) NHK ni yokuso falaram para mim que é bom, mas nao sei se puder fazer uma review eu ficaria feliz (acho q dei essa idéia no lugar errado mas tudo bem)

Kiichin
Membro

NHK é muito win, eu por culpa da preguiça só li o mangá e é foda, devia mesmo ter um review dele. E por que não um cast sobre NEET’s e Hikkikomoris? Eles estão ficando bem famosos hoje em dia por Chaos;Head, Kamisama no Memo-chou, NHK, Anohana e tal.

Seiji
Visitante

Porque não façamos o seguinte: vcs escrevam algumas reviews q poderiam ser publicados e me enviem (seijiafs@gmail.com), daí eu leio, avalio, posso revisar e se tiver qualidade dá até para publicar dando créditos a vcs. Só evitem temas mais comuns q todo mundo escreveria, pra evitar esgotar tema de reviews. OBS: nem pedi autorização pra fazer isso, espero não levar nenhuma bronca XD

kudo
Visitante
kudo

NHK eu estou assistindo agora e estou no episodio 19 sò digo uma coisa todos os episodios eu disse pra mim mesmo WTF!!

Dex Kazekyuu
Membro

Esqueceu de colocar “pai tarado”…
o pai do Seiya/Shirryuu/Hyoga/Shun/Ikki/etc seria o primeiro… teve 100 filhos o miserável… XDD

Seiji
Visitante

putz…. eu sabia q faltava uma pessoa… o maior pai de todos, com 100 filhos… eita velhinho safado XDD

Carlos Cesar
Visitante
Carlos Cesar

muito boa a coluna Seiji, vlw, so uma pergunta, Mephistopheles Youma (Saint Seiya Lost Canvas) é pai de quem???
flw e esperando ansioso pelo próximo cast, a propósito, tem uma data da volta do cast?

Seiji
Visitante

Sobre o Mephistopheles eu não vou dar spoiler não, só digo que eu odeio esse cara…. é um dos mais malditos que existe. O fã de Lost Canvas vai concordar comigo XD. Data de volta? segundo as previsões iniciais, deve voltar até o fim do mês ou em Setembro, a maratona de gravações foi encerrada nesse último sábado.

Kaze_Senshi
Visitante

Opaaa Seiji, ótimo post =D

EdCaetano
Membro

O pai do Ichigo entra em qual categoria?
E o da Tohru?
E o do Makoto? (apesar que ele nunca deu as caras)
E o General Cross?

Seiji
Visitante

haaa.. isso aí vcs decidam. Só lembrei das poucas categorias q eu criei. E existem diversos outros exemplos por aí q eu não sei XDD

Mith
Visitante
Mith

Do Ichigo deve entrar na categoria de desleixado e super poderoso (lol)

Majin
Membro

alias 1º post ^^

Majin
Membro

Muito bom seiji, toda vez q leio suas colunas da vontade de escrever colunas para o AFS, talves algum dia pode se tornar realidade, mesmo q so seja review, sempre quis participar.^^

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar