Game Retail #006 – E3, Tsunami de Notícias e Resumo
Está acontecendo em Los Angeles, nos Estados Unidos, a maior conferência do mundo relacionada à videogames, a E3 (Electronic Entertainment Expo), (até agora nada que ninguém conhece). E no meio de tantos anúncios, novidades e coisas um tanto famigeradas (diga-se de passagem), somos levados à uma verdadeira barricada de informações em um curto período de tempo.
Basicamente todos os sites falam da E3, os de games respiram o assunto, o fluxo de notícias recua como o mar em uma tsunami e nada de novo aparece, até que chegam os dias do evento e as novidades vêm em uma onda gigante, trazendo (ao contrário da figura de linguagem), a felicidade e a expectativa de todos os fãs do assunto.
E depois dessa introdução gigantesca (ainda não comecei a coluna), vou falar um pouco sobre como começou e como funciona essa feira de games e quais são as minhas expectativas para as três mais importantes empresas do ramo, Sony, Nintendo e Microsoft, que são as fabricantes dos consoles para quais os jogos são feitos.
A E3 começou em 1995, quando a Interactive Digital Software Association resolveu criar uma feira para as empresas do mercado de tecnologia de entretenimento, mais precisamente, os videogames. A feira foi um sucesso, sendo a primeira a mostrar as novidades e tendências dessa área, que até então, era pouco explorada na mídia.
O evento aconteceu, a partir de então, anualmente, tendo algumas reestruturações e hoje é conhecida como a maior feira de novidades no setor de videogames no mundo, onde as maiores empresas do ramo realizam suas conferências e mostram o que estão fazendo e o que pretendem fazer com seus consoles e jogos.
Todos os anos, empresas fabricantes de console (Microsoft, Nintendo e Sony) mostram como estão investindo para desenvolver novas plataformas e jogos para seus consoles, enquanto que diversas produtoras (Ubisoft, Electronic Arts, Konami, Square Enix, Activision, Capcom entre outras) demonstram quais serão seus próximos grandes lançamentos em relação à games e utilitários.
A edição de 2011 rolou nos últimos dias e, apenas para demonstrar minha opinião, falarei um pouco sobre as conferências mais esperadas e de alguns jogos que chamaram a atenção.
Microsoft
A Microsoft mostrou uma conferência simples, falando inicialmente sobre os resultados obtidos com o Kinect e mostrando novos jogos para o utilitário, com destaque para o esperado Mass Effect, que terá reconhecimento de voz ao ser jogado, além de Dance Central 2 e Star Wars Kinect. Também pudemos ver a apresentação de Gears of Wars 3,RYSE e Halo Combat Evolved. Os grandes destaques da conferência foram os jogos Halo 4 (anunciado horas antes no site do Xbox), a novíssima demo jogável de Tomb Raider (que parece ser um dos grandes destaques da E3) e a demonstração de Call of Duty: Modern Warfare 3, que também promete ser um dos grandes lançamentos. Apesar de simples e sem revelações bombásticas, a conferência foi muito boa e bem elaborada.
Sony
Mostrando que seu foco realmente é a tecnologia, a Sony utilizou em quase toda sua apresentação a tecnologia 3D, tanto em seus jogos quanto nas apresentações do telão, mostrando em primeira mão jogos como Uncharted 3, Bioshck Infinite, Starhawk e Star Trek, sendo a grande maioria jogos em primeira pessoa (que eu particularmente não sou muito fã). O grande destaque da conferência ficou para o Playstation Vita, o novo portátil (conhecido anteriormente como NGP), que trará várias novidades, entre elas a conexão 3G, tela com touchscreen, uma espécie de giroscópio e gráficos com muita qualidade. Eu não achei o nome PSVita dos melhores, mas a capacidade do portátil parece ser impressionante. A empresa anunciou diversos jogos para o novo console, como uma variação de Uncharted e Little Big Planet.
Nintendo
Com um ar bastante épico em ritmo de Zelda Skyward Sword e Ocarina of Time 3D ao som de uma grande orquestra, a BigN começou sua conferência com Miyamoto, que falou sobre os 25 anos da série. Depois disso, o presidente Satoru Iwata falou dos resultados do 3DS e em seguida Reggie, o presidente da Nintendo of America veio para anunciar os jogos como Kid Icarus, Super Mario Kart 3D, Star Fox 3D, Super Mario 3D e (pasmem!) Luigi’s Mansion 2. Além disso, a falou sobre aplicativos recém lançados para o 3DS, como o eShop, a Pokédex 3D e a conectividade com a Internet. O grande ápice da conferência foram as imagens iniciais do novo console, o Nintendo WiiU (conhecido antes por Projeto Café), que terá um controle com uma tela tátil e giroscópica. A empresa não economizou em anunciar jogos para a nova plataforma, dando aos hardcores um bom motivo para comprarem o console. Entre os jogos anunciados estão Tekken, Batman Arkhan City, Assassin’s Creed, Ghost Recon, Lego City Stories, Darksider II e Ninja Gaiden 3. Além desses jogos, foram mostrados os famosos games para os jogadores casuais, além de um dispositivo de videoconferência e comunicação online, fechando a conferência e deixando os expectadores com aquela famosa depressão pós E3, já que agora todo mundo vai ter que esperar um bom tempo pra ter acesso à essas novidades.
E esse foi um resumo (bem simples, diga-se de passagem) das principais conferências da E3 2011. Agora é a sua vez! Comente, dê sua opinião, critique, elogie e fale sobre o maior evento do mercado de games do mundo.
Até a próxima!
Random Comments:
02 – Gostei do PSVita, apesar do nome ser meio estranho. Se não custar o olho da cara como o PSP no lançamento, talvez eu compre um quando lançar Deus sabe quando.
03 – Tá todo mundo falando desse novo Tomb Raider. Vai ser interessante ver como as aventuras da Lara Croft começaram. No início achei meio estranho o novo “look” dela, mas já estou me acostumando. Quero jogar! ò.ó
04 – Não se fala em outra coisa nos sites de cultura pop e cultura nerd se não E3… Eu tinha que escrever o Game Retail sobre a E3 essa semana.
05 – Comente! Quero saber o que você pensa sobre os anúncios feitos nas conferências.
ótima postagem, foi um resumo bem breve e rapido da E3, mas foi bem feliz ao escreve-lo, ficou facil entender e acredito que até para quem não acompanhou a E3 conseguiu se achar, nao entrou em nenhum detalhe técnico, o que foi bom pois este não é um site de games específico então poupou boa parte do conteúdo “dispensavel” digamos assim, em relação ao texto é isso que eu tenho a dizer, está otimo!! Em relação à E3, concordo que a nintendo arrasou, em minha opinião a mais fraquinha foi a conferencia da microsoft pois não trouxe nada de “bombante”… Read more »
“O bixo tah pegando aki” Vamos botar mais fogo na lenha… A verdade é o seguinte… A industria dos games esta toda correndo atrás da Nintendo. Em 2005/2006 inicia a 7ª geração de consoles e Sony e Microsoft faz oque todo mundo esperava: bomba nos gráficos. Nada de novo, a mesma coisa que vem acontecendo nas ultimas 6 gerações de consoles. Ai vem a Nintendo com um console com capacidade gráfica inferior ao resto da industria, mas com o coringa que definiu essa geração: o controle. Basta uma olhada no inicio da atual geração o foco da Sony e Microsoft… Read more »
Disse tudo… e o jogador casual é o que mais dá lucro pra Nintendo… eu sou nintendo e não abro, mesmo não tendo o Wii, DS e o caraio… gosto de muitos jogos dos PS, vi a Microsoft arrebentar com o X-Box mesmo ninguém acreditando que daria certo, inclusive eu, mas a Nintendo como sempre é a que dita as regras…mas se ela não cometesse nenhum pecadinho se quer, não haveria concorrência… ainda bem que há.
Eu sigo duas políticas em relação a games: 1) Console caro = foda-se, não tenho porque ficar defendendo ou atacando ele se eu não vou poder comprar nunca (xDDDD – tá, zuera) e 2) Gosto de games e não de consoles. Infelizmente, não vi tudo da E3 que eu queria. E confesso, a Sony me decepcionou nesse ponto. Sim, acredito que o PSVita tem tudo pra ser épico e talz, mas… a conferência deles não me surpreendeu at all. Quanto à da Nintendo, bem, os caras lançam tendência e isso é fato. Mas ainda tenho minhas reservas quanto ao Wii… Read more »
O unico problema dos consoles nintendo , na minha opinião, é que é dificil mostrar a sensação de joga-los por video. Quem apenas viu o Wii U , achou estranho, desajeitado e alguns acharam até que era apenas um controle. Quem jogou falou que o controle é leve, confortavel e extremamente funcional. O mesmo acontece com o 3DS, quem fala mal do 3DS é por que não pos a mão em um ainda. Os videos na E3 não mostra o 3D e ainda se mostra mto serrilhado. Quem tem um 3DS (meu caso) e viu os videos em 3D do… Read more »
A Nintendo como sempre… Atrasada!
Sempre os mesmos jogos, Mario, Zelda, etc (não que sejam ruins, mas já deu no saco).
Wii ”Fuck” U!
xD
Calm your tits, boys. =3=
Não vou comentar a matéria decentemente ainda porque preciso ler um pouco mais sobre as conferências, mas sério. Console war é perda de tempo. =3=
“Praticamente do tamanho de um iPad, o controle é inovador e simplesmente diferente. Tanto que deixou todos confusos em um primeiro momento, e ainda foi confundido como sendo “o videogame em si“. O controle tem dois direcionais analógicos, quatro botões na parte frontal, 4 “gatilhos,” um D-Pad, entrada para microfone, autofalantes estéreo e uma câmera frontal. A tela é sensível ao toque, e ele vem com uma canetinha stylus. Com ele, será possível simplesmente alternar a visão do jogo entre a televisão e o controle, o que deve acabar com as brigas de casais quando um quer assistir TV e… Read more »
Wii U não é um novo console, é um novo CONTROLE para WII
ou seja, vc precisa do WII para rodar jogos exclusivos para ele, pelo q deu para entender pela conferência.
muito 10 jogar Batman Arkham City em uma tela de 6.2″
as pessoas precisam deixar a fanboyzisse de lado e prestar atenção aos detalhes.
Wii U é um novo console sim
mas nao sei muito mas pelo que eu vi o controle é o mais mostrado que o console que acabou confundido as pessoas
ps: eu quero o WiiU e um 3DS
Na verdade WiiU é um novo CONSOLE sim. Vc q nao acompanhou os detalhes do projeto Café, ou q nao prestou atenção na conferencia. Olha uma imagem oficial dele. http://s.glbimg.com/po/tt/f/original/2011/06/07/wii-u-console-oficial.jpg Todas as fontes falam a mesma coisa, o WiiU é sim um novo console, uma nova geração do Wii, só q o q destacou na conferencia é o novo controle, q é praticamente um tablet, mas no WiiU dá para usar tb o controle do Wii no WiiU. E nem vem falar q update não é novo console, senao vai ter q falar q 3DS tb não é um novo… Read more »
me diga em q momento do meu comment eu fui violento e eu respondo.
o ponto foi, em todo instante na conferência o Wii U foi relatado como um novo CONTROLE não um CONSOLE, reveja a conferência se quiser, não é dito a palavra console para relatar o Wii U, e sim CONTROLE.
destacar palavras não faz um comentário violento, e sim xingamentos, brinks
“as pessoas precisam deixar a fanboyzisse de lado e prestar atenção aos detalhes.” Isso é violencia gratuita…Eu me senti ofendido com essas palavras, mesmo nao sendo gamer. Sei lá se ele é fanboy. Nao sei. Sao suas palavras. Violencia nao quer dizer xingamentos explicitos ou destaque em palavras, isso nunca é nada. Mas algumas palavras e a forma q sao escritas podem tornar uma critica analítica e imparcial em uma discussão pessoal, cheio de parcialidade, sendo um texto desconsiderado, ou melhor uma rusga entre leitor e colunista. E a conferencia falou no inicio que era um novo console. Mas o… Read more »
fanboyzisse = ser totalmente parcial a um assunto
se vc se sente ofendido por defender a Nintendo, desculpe, mas eu peço apenas q pessoas q tem um pensamento parcial sobre um assunto, pensem de forma imparcial.
http://youtu.be/tc_NvotOIYE
eu te respeito, não respeito as suas idéias.
Se o Wii U é ou não é um Console/controle, quer saber? foda-se! (não vc, tudo!)
quem sabe é isso q eles quiseram instigar no povo: levantar a discussão se é ou não é.
e eu to me lixando pra isso agora.
Não vamos brigar pessoal! Entendo a opinião do Nicchi, já que a Nintendo não foi exatamente clara quanto ao console/controle… Mas essa imagem diz tudo: http://s.glbimg.com/po/tt/f/original/2011/06/07/wiiu3.jpg Se olhar bem, perceberá que o console embaixo da televisão não é igual ao Wii. Pode até ser uma possivel variação dele, mas não é um Wii convencional. Sim, eu presto atenção aos detalhes… ^^ E quanto ao fanboyzismo, sim prefiro a nintendo pelo carisma e pelas inovações, mas também gosto muito da Sony e Microsoft pela qualidade gráfica e tecnológica. Se pareci parcial ou não, os vídeos da E3 estão no youtube pra… Read more »