J-WAY – A Flecha do Oriente
Yo minna!
Alguém aqui já viajou de trem?
A maioria de vocês com certeza irão responder que não, uma vez que aqui no Brasil infelizmente não temos esse meio de transporte para esses fins.
Porém em países DESENVOLVIDOS como o Japão, por exemplo, viajar de trens já faz parte da cultura e do cotidiano da população. Que tal conhecer um pouco sobre o mais famoso deles: o Shinkansen?
Então arrume suas malas, espere atrás da linha amarela e vamos embarcar juntos nessa viagem!
Shinkansen na verdade não é um trem e sim uma enorme rede de linhas férreas de alta velocidade que atravessa o Japão praticamente de ponta a ponta. Atualmente essa rede tem mais de 2.000 km de linhas construídas, sendo a primeira e principal delas a Tokaidô Shinkansen, com uma velocidade máxima de 300 km/h.
Ligando as principais cidades japonesas, a Tokaidô Shinkansen é a linha de alta velocidade mais movimentada do mundo, carregando mais de 150 milhões de passageiros por ano. Ela foi inaugurada em 01 de outubro de 1964, a tempo dos Jogos Olímpicos de Tóquio e mudou por completo o jeito de viajar de trem. Para se ter uma idéia, a viagem entre Tóquio e Osaka, as duas maiores cidades do Japão, que antes demorava 6 horas e 40 minutos passou para 3 horas e 10 minutos, isso naquela época, onde a velocidade máxima era de 210 km/h.
Mas como esses trens atingem essas velocidades?
A resposta é simples: Tecnologia.
As rotas do Shinkansen foram planejadas e construídas completamente separadas das linhas convencionais, eliminando assim o problema de tráfego. Os cruzamentos de estradas com as linhas também não existem nesses trajetos, tornando assim a viagem muito mais dinâmica. Outro ponto importante é que é proibido por lei se aproximar de qualquer rota do Shinkansen, estando sujeito o infrator a severas punições, evitando assim o risco de algum acidente.
O Shinkansen é também um meio de transporte muito seguro, mesmo com os constantes terremotos e tufões que atingem o Japão. Em todos esses anos desde sua inauguração e com mais de 7 bilhões de passageiros transportados não foi registrado nenhuma fatalidade devido a colisões ou descarrilamentos. O único descarrilamento do Shinkansen na sua história foi em outubro de 2004, devido a um terremoto de 6.8 graus, porém não houve nenhuma vítima. Depois desse incidente um novo sistema foi implantado em toda a linha, permitindo que assim que um terremoto seja detectado o Shinkansen pare rapidamente.
Devido a todos esses fatores favoráveis os japoneses na maioria das vezes utilizam o Shinkansen como principal meio de transporte, pois além de mais prático ele também é mais limpo com o meio ambiente. Para dar um exemplo fácil, uma viagem de Tóquio para Osaka produz 16% menos dióxido de carbono do que a mesma viagem feita de carro. Pode parecer pouco, mas isso equivale a 15.000 toneladas de dióxido a menos na nossa atmosfera por ano. Ah sim, e como não poderia deixar de ser, nos modelos mais novos de Shinkansen existem tomadas elétricas individuais e acesso à internet, que por lá chega aos míseros 1 Gigabyte por segundo.
Como pensar no futuro é uma grande força japonesa, planos de expansão já estão em andamento, inclusive com obras previstas até o ano de 2035. Novos trens com velocidades superiores a 300 km/h também estão sendo introduzidos, o que irá diminuir ainda mais o tempo das viagens por todo o Japão.
É uma pena que para nós, termos um serviço de transporte desses por aqui seja uma coisa praticamente impossível de acontecer. Mas sonhar não custa nada, não é?
Por hoje é só pessoal.
Faço qestão d andar no Shikansen se eu for pro Japão algum dia >_.< Só nos sonhos mesmo ;-;
*lembra d cena clássica d anime slice of life onde estudantes estão numa viagem d trem, olham pela janela, vêem o mar e ficam todos gritando: "UMIII DAAAA!!! SUGOIIII!!!" *
“Mãe eu quero andar de Shinkansen” *0*
Eu sabia que era comum trem no Japão mas não que era tão perfect assim =O
Esse meio de transporte realmente é impossível no Brasil
Pois é lau-chan, muita coisa teria que mudar aqui no Brasil para quem sabe um dia termos um meio de transporte desses por aqui. O que nos resta a fazer é ficar na vontade..>.< Obrigado pelo comentário!